Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
GrJ

Colocar bateria extra pequena (6A, 12V) no carro

Recommended Posts

Olá Pessoal,

Tive meu som do carro roubado semana passada, o cara abriu o capô (o alarme toca quando faz isso tb :/), desarmou a bateria e fez a festa ...

 

O que eu quero é colocar uma bateria pequena e discreta - tipo uma de moto - no carro pra ligar o alarme nela. Aí se o gatuno desligar a bateria principal o alarme continuaria a funcionar alimentado pela outra.

 

Andei pesquisando com eletricistas, instaladores e achei opiniões diversas.

O alternador do meu carro (Siena 2007) gera 100A segundo o manual. Minha bateria do carro atual é de 48A.

 

1) Se eu colocar essa bateria extra de moto de mizeros 6A ela vai estragar pois o alternador estaria mandando bem mais amperes pra ela? ou da pra fazer assim

2) Tem como fazer isso com a bateria pequena como a de moto pra ficar bem escondida?

3) Quanto tempo duraria essa bateria se eu não ligar ela no alternador e deixar só o alarme nela? (nesse caso eu ia ficar tirando ela pra carregar em casa e para saber a carga dessa bateria menor eu usaria um amperimetro (aquele que tem várias luzes em fila e quando a bateria vai descarregando as luzes vão apagando)

4) Têm outra sugestão para mim?

 

PS.: Sei que dá pra botar uma de carro mesmo tipo 40A na mala e aproveitar e ligar o som nela tb mas não queria fazer isso.

 

Muito obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Pessoal,

Tive meu som do carro roubado semana passada, o cara abriu o capô (o alarme toca quando faz isso tb :/), desarmou a bateria e fez a festa ...

 

O que eu quero é colocar uma bateria pequena e discreta - tipo uma de moto - no carro pra ligar o alarme nela. Aí se o gatuno desligar a bateria principal o alarme continuaria a funcionar alimentado pela outra.

 

Andei pesquisando com eletricistas, instaladores e achei opiniões diversas.

O alternador do meu carro (Siena 2007) gera 100A segundo o manual. Minha bateria do carro atual é de 48A.

 

1) Se eu colocar essa bateria extra de moto de mizeros 6A ela vai estragar pois o alternador estaria mandando bem mais amperes pra ela? ou da pra fazer assim

2) Tem como fazer isso com a bateria pequena como a de moto pra ficar bem escondida?

3) Quanto tempo duraria essa bateria se eu não ligar ela no alternador e deixar só o alarme nela? (nesse caso eu ia ficar tirando ela pra carregar em casa e para saber a carga dessa bateria menor eu usaria um amperimetro (aquele que tem várias luzes em fila e quando a bateria vai descarregando as luzes vão apagando)

4) Têm outra sugestão para mim?

 

PS.: Sei que dá pra botar uma de carro mesmo tipo 40A na mala e aproveitar e ligar o som nela tb mas não queria fazer isso.

 

Muito obrigado

 

Olá conterrâneo, seja bem vindo!

Os gatunos de Aju estão fazendo a festa, hein? Bom, quanto à sua pergunta, achei uma boa idéia a da bateria escondida, ela deveria alimentar somente o alarme (ficando isolada do resto do sistema elétrico) e semanalmente (acredito eu que seria a duração da carga da bateria auxiliar, mas depois, saberíamos na prática a duração dela...) vc daria uma carga lenta na mesma, em baixa corrente, como vc quer. Você deixaria um conector com fácil acesso, dessa forma, não precisaria retirá-la do esconderijo para recarregar. Acompanhando!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outro dia, tava pensando sobre essa adaptação, mas não a fiz. Será que o alternador x bateria moto será o problema? E o suporte para a bateria extra? Tem como limitar a carga do alternador, pra não danificar a bateria de moto?

Acompanhando...

Editado por leandroRJ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto à bateria de moto x alternador eu não sei responder.. mas quero por o meu alarme na futura bateria auxiliar do meu som e inclusive instalar 2 sirenes também porque já vi casos de fdp arrancar a bendita e levar tudo.

 

Isso me revolta muito.

Consigo nem imaginar eu em uma situação dessas... com todos os sacrifícios que estou tendo que fazer pra montar tudo e um marginal fdp imundo chegar e levar tudo na boa. :banghead

 

Edit: O bom MESMO é instalar logo umas 4~5 sirenes DENTRO do carro como nas dicas que o pessoal deu aqui no autoforum... quero ver o desgraçado aguentar todas elas berrando pertinho do ouvido. :vts

Editado por distroy

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

... vc daria uma carga lenta na mesma, em baixa corrente, como vc quer. Você deixaria um conector com fácil acesso, dessa forma, não precisaria retirá-la do esconderijo para recarregar. Acompanhando!

No meu caso eu teria que tirar pq moro em prédio <_<

 

Outro dia, tava pensando sobre essa adaptação, mas não a fiz. Será que o alternador x bateria moto será o problema? E o suporte para a bateria extra? Tem como limitar a carga do alternador, pra não danificar a bateria de moto?

Acompanhando...

alternador x bateria extra pequena: essa é minha maior dúvida no momento.

Mas eu penso assim: Se minha bateria é de 48A (principal) e o alternador gera 100A - conforme o manual - era pra estragar essa tb né!!!???

 

... mas quero por o meu alarme na futura bateria auxiliar do meu som e inclusive instalar 2 sirenes também porque já vi casos de fdp arrancar a bendita e levar tudo.

No seu caso se vai ligar o som na bateria auixliar tb então tem que ser uma normal de carro. E nesse caso da pra fazer sem problemas.

 

[quote name='distroy' date='08 junho 2010 - 18:42 ' timestamp='1276033277' Edit: O bom MESMO é instalar logo umas 4~5 sirenes DENTRO do carro como nas dicas que o pessoal deu aqui no autoforum... quero ver o desgraçado aguentar todas elas berrando pertinho do ouvido. :vts

Já pensei nisso tb. O ideal desse sistema é o alarme, o pisca e as sirenes ligados na bateria auxiliar e com certeza tem que ter pelo menos mais uma sirene escondida ligada na bateria auxiliar pq o meliante arrancou o fio da minha tb.

Detalhe: ele levou o sub bomber upgrade 12" com caixa dutada de 50L e tudo :/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu acho q nao tem problema nenhum ligar a bateria de moto no carro!tanto é q o alarme rastreador da positron vem com uma bateria de moto ligada direta no sistema do carro só pro alarme!!!eu vou ligar uma pra ver o q acontece!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ligar tranquilamente. Apenas use um diodo de 5A em série, evitando assim que, caso o ladrão corte a bateria principal, o carro continue gastando a carga da pequena. Além disto, se ele corrtar o fio e der um curto, a bateria do alarme continua operando normalmente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ligar tranquilamente. Apenas use um diodo de 5A em série, evitando assim que, caso o ladrão corte a bateria principal, o carro continue gastando a carga da pequena. Além disto, se ele corrtar o fio e der um curto, a bateria do alarme continua operando normalmente.

Bem lembrado cara, isso é importante mesmo.

 

Recebi tb essa opinião:

"Sim, a bateria vai se danificar caso você supere a amperagem de carga. Para resolver esse problema, use um resistor em série de 6 ohm 24w, que vai limitar a amperagem para 2 amperes."

E em outro lugar vi:

"...Considerando que idealmente a bateria deve ser carregada com 10% da sua capacidade nominal (1 ampére seria a corrente de carga para uma bateria de 10A/h)"

 

Então, eu acho que colocando o resistor de 6 Ohm 24w pra limitar a amperagem e o diodo para evitar os problemas citados pelo Kleberlpa.

Já pode dar certo assim. (??)

Pensei também num relé mas não sei se seria o caso :unsure:

Editado por GrJ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu caro conterrâneo, é uma pena o que houve, mas isso realmente não nos é tido como 'imprevisto'...Mesmo em umas das Capitais mais seguras(menores) do País, como a nossa. =D

 

Como já 'previsto', pode ser uma ótima opção usar uma bateria de moto no alarme. Como ligar?

Há vários modelos (5,6,7, 9Ah,...) de baterias de moto, todas em 12Volts (óbvio).

Como a tensão é igual a da sua bateria de carro, pode ser ligada SIM junto. Mas observe como(desculpe as repetições, mas necessárias):

 

1-Tensões iguais, correntes diferentes (ambas 12Volts porém 40Ah do carro e 6Ah de moto) = serão ligadas em PARALELO [+com+ e -com-]

2-O uso do diodo como citado (Kleberlpa) é uma boa opção. Caso seu carro seja 'azariado'(=/) novamente e o gatuno desconecte a bateria e, se porventura você tentar dar a partida com a bateria principal desconectada, o motor 'pedirá' mais corrente que sua bateria de 6Ah pode fornecer = o diodo impedirá o fornecimento de corrente pela franzina bateria de 6Ah. E isso impedirá que a bateria adaptada sofra danos irreversíveis. [Pois ele somente deixará a corrente fluir num sentido, o de carga.] É o mais importante para o uso do diodo nesse caso.

3-Qual diodo usar, 5A?

Atribuindo os 10% da capacidade (6Ah) para a carga, teremos 0,6Ah a corrente de carga. Pode usar diodo de 1Ah com segurança. (Até de 5A sem danos, o diodo não exatamente tem função de impedir excesso de carga, mas sim o fluxo de corrente em somente um sentido - nesse caso, o de carga). Deverá ser usado na posição indicada na figura a seguir, para não impedir a bateria de fornecer corrente ao alarme (o principal motivo dela).

 

4-Acho o resistor totalmente contra-indicado. Pois ele trabalha diretamente como redutor de tensão. Qualquer resistor utilizado tentará impedir a recarga da sua bateria 6Ah (pois quanto - carregada ela estiver + corrente ela 'puxará'(da outra bateria 12V/40Ah) e qnto + corrente ela 'puxar' + tensão o resistor diminuirá = sua bateria 'passará' séculos p conseguir recarregar...(rsr) Na prática isso não acontece, pois com o resistor, sua bateria 6Ah nunca terá a mesma tensão que a bateria carregada de 40Ah, pois ela está sendo consumida pelo alarme. Não use o resistor.

 

 

Por quê? (leia se tiver saco...rsrs mas será importante!!)

 

As células de chumbo ácida (Pb) são as mais ESTÁVEIS entre os diversos tipos de baterias existentes (NiMH-níquel metal hidreto, íons de Lithio, NiCd-Níquel Cádmio, LiPolymer,...), essa é uma importante propriedade. Sua variação de tensão carga/descarga é mínima (cerca de 12,7V qndo carregada, 11,5volts descarregada) [só p agregar informação: uma célula de lithium 3,7V, varia entre 4,2v máx na carga e 3,0Volts mín de descarga]. Se fôssemos comparar a variação de carga da bateria de Chumbo veríamos 1,2Volts, 10% de sua tensão(12v), enquanto a de Lithium 1,2Volts, 32,4% de sua tensão(3,7v).

É graças a estabilidade da bateria de Chumbo que existem carregadores no mercado tão estúpidos, que com uma lâmpada incandescente (40, 60, 80w, dependente da capacidade da bateria) e 2 diodos é possível ter sua bateria carregada em algumas horas, conectando à rede elétrica. Simples, a lâmpada é ligada em série com a bateria(funcionando como um resistor), os diodos impedem o caminho inverso da corrente(já que nossa tensão residencial é 127v alternada. Graças a Deus, q inventou o homem e esse pensou..rsr). Mas isso é impraticável se falarmos em outras baterias.

Para n fugir do foco, concluo: a bateria de chumbo 12v-6Ah, uma vez ligada (em Paralelo, é claro) a outra de chumbo 12v-40Ah,80Ah,99999Ah (e jogue àmper nisso...rsr) funcionará como uma célula adicional somente, e receberá a mesma tensão de carga da bateria do carro. Funciona como um conjunto 40Ah(da bateria do carro) + 6Ah(da bateria adicional em paralelo). Lembre-se sempre: Paralelo = mesma tensão.

Pronto, agora boa sorte contra os gatunos...(ah se tivesse cerca-elétrica p carros, aí p/ q alarmes né..rsrs Meu sonho!!)

 

Abçs,

Aspirante a Eng Eletricista-UFS.

post-55684-1278751185,0128_thumb.gif

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por quê? (leia se tiver saco...rsrs mas será importante!!)

 

As células de chumbo ácida (Pb) são as mais ESTÁVEIS entre os diversos tipos de baterias existentes (NiMH-níquel metal hidreto, íons de Lithio, NiCd-Níquel Cádmio, LiPolymer,...), essa é uma importante propriedade. Sua variação de tensão carga/descarga é mínima (cerca de 12,7V qndo carregada, 11,5volts descarregada) [só p agregar informação: uma célula de lithium 3,7V, varia entre 4,2v máx na carga e 3,0Volts mín de descarga]. Se fôssemos comparar a variação de carga da bateria de Chumbo veríamos 1,2Volts, 10% de sua tensão(12v), enquanto a de Lithium 1,2Volts, 32,4% de sua tensão(3,7v).

É graças a estabilidade da bateria de Chumbo que existem carregadores no mercado tão estúpidos, que com uma lâmpada incandescente (40, 60, 80w, dependente da capacidade da bateria) e 2 diodos é possível ter sua bateria carregada em algumas horas, conectando à rede elétrica. Simples, a lâmpada é ligada em série com a bateria(funcionando como um resistor), os diodos impedem o caminho inverso da corrente(já que nossa tensão residencial é 127v alternada. Graças a Deus, q inventou o homem e esse pensou..rsr). Mas isso é impraticável se falarmos em outras baterias.

Para n fugir do foco, concluo: a bateria de chumbo 12v-6Ah, uma vez ligada (em Paralelo, é claro) a outra de chumbo 12v-40Ah,80Ah,99999Ah (e jogue àmper nisso...rsr) funcionará como uma célula adicional somente, e receberá a mesma tensão de carga da bateria do carro. Funciona como um conjunto 40Ah(da bateria do carro) + 6Ah(da bateria adicional em paralelo). Lembre-se sempre: Paralelo = mesma tensão.

Pronto, agora boa sorte contra os gatunos...(ah se tivesse cerca-elétrica p carros, aí p/ q alarmes né..rsrs Meu sonho!!)

 

 

[]-[]

Editado por Juriti

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

DESENTERRANDO POR MOTIVO NOBRE

 

Nessa quinta-feira (dia 13/01) eu também tive a sorte de ser furtado, eu tava num evento no hotel radisson e meu carro tava estacionado na rua atrás dele. Os fdp abriram meu carro com a tal chave mágica deles, por minha sorte não arrombaram nada, não cortaram fio nem nada, a única marca que ficou foi no painel e mesmo assim foi pouca coisa. Enfim, levaram uma caixa com 2 sub's, 2 módulos, 1 player e o estepe zeradinho. A novidade é que no sábado a quadrilha foi presa e ontem a noite um amigo viu meu som no SE TV 2ª edição. Fui no COPE e eles recomendaram que amanhã (quarta 19/01), eu fosse na SSP. Eles ainda estão catalogando tudo que foi recuperado. Minha sorte é que eu descrevi tudo direitinho no B.O., acredito que eu consiga recuperar boa parte das coisas, espero amanhã ter novidades pra postar pra vocês. A galera de aracaju que teve seu som roubado recentemente, acredito vá valer a pena dar uma passadinha lá...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

DESENTERRANDO POR MOTIVO NOBRE

 

Nessa quinta-feira (dia 13/01) eu também tive a sorte de ser furtado, eu tava num evento no hotel radisson e meu carro tava estacionado na rua atrás dele. Os fdp abriram meu carro com a tal chave mágica deles, por minha sorte não arrombaram nada, não cortaram fio nem nada, a única marca que ficou foi no painel e mesmo assim foi pouca coisa. Enfim, levaram uma caixa com 2 sub's, 2 módulos, 1 player e o estepe zeradinho. A novidade é que no sábado a quadrilha foi presa e ontem a noite um amigo viu meu som no SE TV 2ª edição. Fui no COPE e eles recomendaram que amanhã (quarta 19/01), eu fosse na SSP. Eles ainda estão catalogando tudo que foi recuperado. Minha sorte é que eu descrevi tudo direitinho no B.O., acredito que eu consiga recuperar boa parte das coisas, espero amanhã ter novidades pra postar pra vocês. A galera de aracaju que teve seu som roubado recentemente, acredito vá valer a pena dar uma passadinha lá...

 

Tenho um amigo que teve o som roubado do mesmo jeito que o seu, só que na quarta-feira... ele já tá ciente que a quadrilha foi presa e já tá na correria pra recuperar o set... valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

povo, tava lendo aqui e lembrei que existe um alarme da Positron que é mais usado em caminhões, mas dá pra montar em carros tbem... chama-se Cyber TX, e vem com uma bateria auxiliar (pequena, 9v) para a sirene. Custa em torno de 270 reais, e resolve em parte o problema (os piscas não atuarão, já que a corrente foi cortada, mas a sirene sim...). Tem controle de presença (chaveiro separado), liga em 12v ou 24v... tou pra comprar um destes e instalar em casa msm, num local menos manjado que perto da caixa de fusíveis.

 

abs,

Ricardo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olha, eu tive uns 9 ou 10... parte deles eu mesmo instalei. Os antigos eram mais toscos (ativação/desativação por reed switch, p.ex.), mas dos controlados por radiofrequência, nunca tive queixas. O último foi um PX 2, com sensor de presença... duram bastante (5 anos no mínimo), eu costumava tirar do carro na hora de vender e reinstalar em casa no próximo. Não tenho queixa não, Klebão...

 

 

No seu caso, o que ocorreu??? Fiquei curioso agora.

 

abs,

Ricardo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De tudo...

 

Vidros que não sobem (isto só nos carros que tinham módulo de vidros positron), ultrasom que parava de funcionar... Tive um total de 5 ou 6.

 

E o meu atual (e último), RECONHECE que a porta do motorista está aberta, MAS se eu desligo o alarme e abro a porta, 30 segundos depois ele rearma. Ou seja, vou ter que descobrir onde diabos está o tal botão e programar pra não rearmar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Kleber e seu ranço com a Positron. Eu sempre usei e nunca tive problemas. Não é coisa dessa central multiplexada do PUG não??

 

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

(eu sei que ninguém tá nem aí pra minhas coisas, mas td bem...)

 

Estive hoje (18/01) na SSP/SE, fui atendido pela delegada (muito simpática e educada por sinal) responsável pela investigação e captura da quadrilha. Lá ela me disse que a apartir de amanhã estariam devolvendo os pertences das vítimas dos mala, e como eu descrevi tudo muito bem no meu B.O., ela pediu que eu deixasse uma cópia do mesmo, eles iram separar as minhas coisas e na quinta-feira eu poderei ir buscá-las... Boa sorte a quem tá indo lá amanhã tomara que vcs tenham a mesma sorte que eu, e que eu tenha a realmente a sorte de recuperar tudo no mesmo estado que me levaram.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

DESENTERRANDO POR MOTIVO NOBRE

 

Nessa quinta-feira (dia 13/01) eu também tive a sorte de ser furtado , eu tava num evento no hotel radisson e meu carro tava estacionado na rua atrás dele. Os fdp abriram meu carro com a tal chave mágica deles, por minha sorte não arrombaram nada, não cortaram fio nem nada, a única marca que ficou foi no painel e mesmo assim foi pouca coisa...

O modo como arrombaram foi idêntico ao meu, e olhe q o meu já tem um tempinho.

Depois diz aí se vc conseguiu recuperar pois uma amiga minha tb foi roubada acho q tem umas 2 semanas, só q ela não prestou queixa (até tentou) aí não sei como pode ser

 

 

povo, tava lendo aqui e lembrei que existe um alarme da Positron que é mais usado em caminhões, mas dá pra montar em carros tbem... chama-se Cyber TX, e vem com uma bateria auxiliar (pequena, 9v) para a sirene ...

Já ouvi sobre esse alarme, é bem interessante mas como o meu é original não vou trocar ele não.

 

Não mexi em nada de colocar essa nem outra bateria mas creio q no próx. upgrade vem um módulo mono e um esquema desse de auxiliar - seja pequena ou grande mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Iaii, acabei de chegar da SSP. Como eu havia dito consegui recuperar minhas coisas pq eu descrevi tudinho no B.O., porém perdi um TARAMPS 1.0 gold series e o meu estepe... O taramps nao foi encontrado e o estepe a delegada disse q nao ia devolver pq ele tem milhoes de pretendentes, vai passar pra justiça decidir o que faz. Lá eu encontrei um cara que não tinha feito B.O., ele chegou apenas com a nota fiscal, daí o policial mandou ele fazer o B.O. e trazer a caixa do aparelho pra conferir o numero de série. Então meu povo, quando vcs forem extraviados, tenham o cuidado de descrever bem o que foi levado e de preferencia guardem as notas fiscais e etc. meu aparelho só recebi pq eu sabia de um cd que tinha dentro dele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

desenterrando tb.

não sei se o para GrJ já fez o esquema da bateria, mas caso mais alguem queira ligar uma bateria auxiliar somente para o alarme, nao precisaria retirala para recarregar, é soh colocar um rele para isolar ela da bateria do carro, liga a bobina do rele no pós chave, assim qdo o carro estiver desligado ela ficaria isolada do restante do sistema eletrico do carro, ou troque o alarme por um positron cyber tx que já tem nele a bateria auxiliar e ela tb monitora a bateria do carro, comprei este tx para instalar no meu carro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também tenho um TX. já tive 2 Positrons e nunca deu problema, os dois eu mesmo instalei...

 

O bom desse alarme é que se o meliante corta o cabo, ou simplesmente desliga a bateria do cofre ele dispara na hora. Isso é bom pra quem tem Gol G2/G3, que quebrando a "churrasqueira" tem acesso a bateria sem precisar abrir o capô.

 

Eu já vi no ML umas "gambiarras" com um celular que instalam junto com o alarme... Penso em colocar no meu uma parada que me avise por SMS ou ligação quando o alarme disparar, pois convenhamos que ninguém dá bola pra alarme tocando, e se você estiver numa balada por exemplo, de nada vai servir...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...