Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
I2afael

Trio SEM driver

Recommended Posts

Sempre vejo nos carros por ai umonte de Drivers, geralmente em quantidade desproporcional ao som.

esses dias liguei na casa de praia um par de 15pw3 + um par de Tweeter daqueles leson numa potência PA de 200rms e o som ficou muito bom, apenas com deficiencia na parte de graves (lógico).

gostaria de saber se alguem aqui usa trio sem driver, e se fica deficiente a uma certa distância no som.

e no geral pra galera trocar idéias sobre o assunto, pois não so muito chegado no timbre dos drivers.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Liguei ontem 4 MB 12" do meu amigo no meu carro.. Sem driver nem tweeter, e olha, a distância longa ficou bom sim!!!

Foi ligado em um 2K5, somente para fins de curiosidade... :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Pra fazer algo de qualidade, precisa ter woofer 8' + ST... aí casa de boas!

Já woofer de 10', não é qualquer um que chega FLAT nos 5khz da maioria dos tweeters! Pra woofer de 10' ou 12' eu indico drive ti mesmo!

Já woofer de 15' o buraco é inevitável! A não ser que use tweeter parrudinho tipo 1tw1 (que pega de 1khz)... mas aí também.. precisaria de vários 1tw1 pra acompanhar um 15pw3!! rsrssrrs (inviável)

Compartilhar este post

Link para o post

Pra fazer algo de qualidade, precisa ter woofer 8' + ST... aí casa de boas!

Já woofer de 10', não é qualquer um que chega FLAT nos 5khz da maioria dos tweeters! Pra woofer de 10' ou 12' eu indico drive ti mesmo!

Já woofer de 15' o buraco é inevitável! A não ser que use tweeter parrudinho tipo 1tw1 (que pega de 1khz)... mas aí também.. precisaria de vários 1tw1 pra acompanhar um 15pw3!! rsrssrrs (inviável)

Concordo!

não é pq um driver Ti responde 1200Hz q vc precisa cortar ele em 1200Hz!

uma D210Ti, por exemplo, q é um driver barato e que tem um ótimo timbre, pode ser tranquilamente cortado em 3KHz (até melhora os agudos) se estiver acompanhando um 10PW3, por exemplo, que toca com bastante competencia até os 3KHz!

desse jeito vc consegue tirar um pouco do incomodo dos drivers, uma vez que eles não tocarão a faixa de maior sensibildiade de nossos ouvidos, de 1000 a 2000Hz! com woofers de 15" leves dá pra experimentar corte em 2000 com driver Ti... creio q ficará melhor que com o ST!

mas é totalmente possível fazer um trio sem drivers, com o 10PW3 mesmo na via de médios, cortado mais alto, em torno dos 300Hz, ele acopla legal com um ST em 4500 ou 5000Hz!

Compartilhar este post

Link para o post

e no caso, sem citar marcas ou modelos utilizando:

2 x 15" 800 rms

2 ou 3 x 10" ou 4 x 8"

2 x St

teria um som realmente equilibrado, com força e qualidade?

Compartilhar este post

Link para o post

ninguem possui um trio sem driver?

ou já viu tocando forte um trio sem driver?

ou o pessoal só quer saber de poc poc e corneteiros ? :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Liguei ontem 4 MB 12" do meu amigo no meu carro.. Sem driver nem tweeter, e olha, a distância longa ficou bom sim!!!

Foi ligado em um 2K5, somente para fins de curiosidade... :vts

fica legal sim mais é melhor usar pelo menos dois é que a rapaziada usa muita corneta acham que trio é isso mas a varios tipos de projetos de trio aquele me que se tem mais pancadão que voz tipo o que vc quer os mais equilibrados batem forte e tem uma voz que trabalha em sintonia e os que usam dois woofer e colocam mais de 6 drives fica uma gritaria som o grave nunca vai acompanhar blz

Compartilhar este post

Link para o post

fica legal sim mais é melhor usar pelo menos dois é que a rapaziada usa muita corneta acham que trio é isso mas a varios tipos de projetos de trio aquele me que se tem mais pancadão que voz tipo o que vc quer os mais equilibrados batem forte e tem uma voz que trabalha em sintonia e os que usam dois woofer e colocam mais de 6 drives fica uma gritaria som o grave nunca vai acompanhar blz

sim, concordo que é comum utilizar e muito mais comum ver trio com a voz tapando todo o restante do som.

meu objetivo não é racha e nem um tipo de competição, é apenas uma qualidade consideravel Sem usar drivers, nada impede que eu tenha 2 D405 guardadas e desligadas para algum imprevisto.

e tambem não colocar em questão o projeto que tenho em mente até porque não vou montar de imediato, apenas debater com a galera a utilização de um trio forte, com qualidade acima da média e sem driver. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

De forma genérica, trio sem Driver requer escolha de falantes com bastante cuidado, como um colegas lembrou bem, visto que pode correr o risco de não reproduzir uma boa faixa de frequência.

Dessa forma tem alguns falantes que podem entrar nessa restrita lista:

-> Eros 310V.............. - Resposta de Frequência: 65 ~ 9.500 Hz

-> Oversound MD6.......... - Resposta de Frequência: 200 ~ 8.000 Hz

-> Selenium 8PW3.......... - Resposta de freqüência: 70 ~ 8.000 Hz

-> Eros 251V.............. - Resposta de Frequência: 60 ~ 6.500 Hz

-> Oversound Stell 100w8.. - Resposta de Frequência: 80 ~ 6.000 Hz

-> Oversound Stell 300w10. - Resposta de Frequência: 70 ~ 6.000 Hz

Ainda tem o ESV 610, que eu lembrei agora, que eu lembre, vai até os 6KHz.

Eu apostaria nos 3 primeiros, para não precisar deixar o Stw com corte muito baixo e o expor ao excesso de potência sem necessidade.

Me parece que o STw da Snake, é um dos que permite corte mais baixo.

Como falei antes, a escolha dos falantes é essencial, tanto nessa faixa, quanto nas demais.

Compartilhar este post

Link para o post

De forma genérica, trio sem Driver requer escolha de falantes com bastante cuidado, como um colegas lembrou bem, visto que pode correr o risco de não reproduzir uma boa faixa de frequência.

Dessa forma tem alguns falantes que podem entrar nessa restrita lista:

-> Eros 310V.............. - Resposta de Frequência: 65 ~ 9.500 Hz

-> Oversound MD6.......... - Resposta de Frequência: 200 ~ 8.000 Hz

-> Selenium 8PW3.......... - Resposta de freqüência: 70 ~ 8.000 Hz

-> Eros 251V.............. - Resposta de Frequência: 60 ~ 6.500 Hz

-> Oversound Stell 100w8.. - Resposta de Frequência: 80 ~ 6.000 Hz

-> Oversound Stell 300w10. - Resposta de Frequência: 70 ~ 6.000 Hz

Ainda tem o ESV 610, que eu lembrei agora, que eu lembre, vai até os 6KHz.

Eu apostaria nos 3 primeiros, para não precisar deixar o Stw com corte muito baixo e o expor ao excesso de potência sem necessidade.

Me parece que o STw da Snake, é um dos que permite corte mais baixo.

Como falei antes, a escolha dos falantes é essencial, tanto nessa faixa, quanto nas demais.

eu tendo a desacreditar da faixa de resposta divulgada pelo fabricante, muitas empresas divulgam faixa de uso com ±10dB, oq torna esses valores pouco úteis! o 8PW3 mesmo sofre para tocar acima dos 5000Hz! Mas ele certamente é uma opção mto boa para acompanhar um ST!

Compartilhar este post

Link para o post

2x15 ou 2x18 até uns 250Hz

2x10 ou 2x8 250Hz até uns 4KHz

2x D210Ti

Acho que fica bem reguladinho, deixa a "gritaria" para os de 8" que não incomoda os ouvidos e os drivers a partir de 4KHz

Compartilhar este post

Link para o post

2x15 ou 2x18 até uns 250Hz

2x10 ou 2x8 250Hz até uns 4KHz

2x D210Ti

Acho que fica bem reguladinho, deixa a "gritaria" para os de 8" que não incomoda os ouvidos e os drivers a partir de 4KHz

a questão do tópico é a NÃO utilização de Driver em um sistema de trio. sei que fica bom e bem regulado, mais gostaria de saber a se alguem tem/ouviu um Trio SEM driver e se fica forte, com qualidade e sem buracos :legal:

minha idéia é utilizar 2x 15" + 2 ou 3 x 10" ou 4 x 8" + ST.

Compartilhar este post

Link para o post

alguem sabe de algum video com um trio sem driver tocando?

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, fiz aqui uns videos. 2 12PW3 4Ohms + 2 ST200 8Ohms, ligados nas bridges de um RF4600X ( 2 x 120WRMS @ 4 Ohms). Note que os drivers ali não estão ligados!

Então, nao estava com o meu CD...tinha umas músicas não muito boas. Mas fiz pra vc ter uma idéia. Volume com a mala aberta fica de boa até uns 25, mas com ela fechada ando sempre em 35 (eu sei, o ganho ta alto!).

Tocando sertanejo, forró e etc o set se sai melhor.

http://www.youtube.com/watch?v=2JCuuibnP-k

http://www.youtube.com/watch?v=6A-TI3j08do

Editado por Benincá

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já tive no meu Monza 93, 2 Street bass de 15" na caixa dutada e na tampa traseira em uma caixa selada de fibra e massa 2 HPF600 (woofer da Hinor), 4 Mid-Hi de 5" Azza (marca diabo)esses eram fechados atráz e eram de 60 RMS cada,2 ST Hinor Trinium (um dos melhores senão for o melhor).Tocava muito mesmo só perdia para as cornetas porque não mandava longe a voz mesmo mas em altura e qualidade era show, se um cego ficasse na frente juraria que tinha drives e bons kkkkkkk, o grave dos streets que não eram bons sumiam mesmo tocados por um Corzus 1002, para tocar a caixa da tampa tinha um Rodstar 1.200 Eagle, os Woofers estavam ligados com os ST, e os mids 2 em cada canal recebendo uns 80rms cada par de mid e com capacitor 22X100 em cada um!O som era muito massa mesmo!Flw

Compartilhar este post

Link para o post

Pronto, fiz os vídeos, mas nada demais. Achei ruimzinho....

Acho que as músicas mataram. Eu gosto mesmo do meu somzinho, sério.

Compartilhar este post

Link para o post

Pronto, fiz os vídeos, mas nada demais. Achei ruimzinho....

Acho que as músicas mataram. Eu gosto mesmo do meu somzinho, sério.

opah... valeu véio!

gostei do resultado, achei bem equilibrado.

acredito que com um cross e woofers pra médio de 10" teria uma elevação da qualidade em frequências mais altas.

um trio simples que toca muito bem! :legal:

valeu! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

AChei um som misto.. que não é trio.. mas é SPL misto. A diferença dele prum trio, é que ele não tá com woofers e de mala aberta! Segue:

só o dle tá ligado nesse vídeo:

Compartilhar este post

Link para o post

eu tendo a desacreditar da faixa de resposta divulgada pelo fabricante, muitas empresas divulgam faixa de uso com ±10dB, oq torna esses valores pouco úteis! o 8PW3 mesmo sofre para tocar acima dos 5000Hz! Mas ele certamente é uma opção mto boa para acompanhar um ST!

Eu não tiro a sua razão, pois o que você comentou é o correto mesmo.

É natural que eles tenham a atenuação na faixa superior da gama de resposta e por isso apostei nas 3 primeiras opções e evidentemente combinados com um Stw que possa permitir um corte mais baixo e em virtudes deles irem mais alto do que os demais citados, mas nada melhor do que testar.

Eu vi uma vez o 4202 (eu tenho) da Snake suportando até Crossover recomendando o Mínimo de 5KHz ou acima (18 dB / oitava mín).

Como ele tem uma sensibilidade bastante alta e até porque vai usar um Woofer como complemento, basta você pegar por exemplo um Cross da JFA de 24 dB/8ª e aplicando pouquisíma potência (40w RMS) e garantindo uma boa qualidade de sinal potência já vai dar para atender a sua necessidade e reduzindo as chances do Woofer não subir tanto.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

O problema de uso de drives em trios é que o povo só usam cornetas de bocas largas e longas, as famosas HL 14X25

corneta_redonda_pequena_hl14_25_selenium_245.jpg

Ou as HL 14X50

corneta_redonda_lc1450_ludovico.jpg

Cornetas voltadas verdadeiramente pra quem quer fazer zuada e não ouvir músicas, desde que mal reguladas e com cortes errados!

Ou usam drives xing-ling de má qualidade com esses tipos de cornetas...

Enfim, são poucas as pessoas que realmente curte um som limpo, potente e com qualidade vindo de um drive com uma corneta adequada ao tipo de uso!

No meu som está assim: Um Street Bass de 12" cortando de 40Hz a 500Hz, drive D200 + Corneta LC 07 cortando de 500Hz a 5000Hz e Super-tweeter ST200 com capacitor de 2,2uF tocando o restante.

Pra quem já ouviu meu som, gostou pra caramba do timbre, apesar que a aparência é uma das mais feias! Corneta e super-tweeters tocando limpo e se agressividade para os ouvidos! E olha que eu já vi muitos projetos com ST200 tocando que nem drives D250X...

Editado por dudufuddellys

Compartilhar este post

Link para o post

ninguem possui um trio sem driver?

ou já viu tocando forte um trio sem driver?

ou o pessoal só quer saber de poc poc e corneteiros ? :banghead

Olha cara, eu tive um trio sem drive a muito tempo... era bem simples que agora uso ele no fundo de casa pra ouvir fazendo churrasco

eram 2x selenium 10"

2 st leson

e sempre tocaram bem, de longe ou de perto...agora uso drive para pode acompanhar os medios/grave que o st nao consegue(a nao ser que for um de 100wrms ou mais).

at+ espero ter ajudado +D

Compartilhar este post

Link para o post

ontem vi um TRIO ocm 2 HAMMER + 2 ST somente

gostei ate , parece q os ST faziao os Hammer render + rsrs

ate filmei de longe mas tava escuro so apareseu SOM hehe

nem parecia q n tinah Driver

Compartilhar este post

Link para o post

olha eu ja montei alguns carros com falante e tw , e digo aqui que fico um som super gostoso! a cx com sintonia baixa puxando um grave mais cheio e o falante parando onde devia , claro tudo em 24db !!! 2 tuitao da hinor metalico daqueles que grita com força mesmo .... show de bola :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

olha eu ja montei alguns carros com falante e tw , e digo aqui que fico um som super gostoso! a cx com sintonia baixa puxando um grave mais cheio e o falante parando onde devia , claro tudo em 24db !!! 2 tuitao da hinor metalico daqueles que grita com força mesmo .... show de bola :legal:

tem fotos ou video praia?

vlw pelas info ae

é mais ou menos isso que procuro.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...