Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
edgard neto

oque é HI-FI????

Recommended Posts

então é +- assim o hi-fi depende do seu gosto musical.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

então é +- assim o hi-fi depende do seu gosto musical.

Em partes, sim...

Hi-Fi é um conceito único.

Agora, Hi-Fi para música clássica é diferente de hi-fi para jazz, por exemplo. Não em equipamentos, mas na própria interação com o ambiente.

Alta fidelidade em rock vai diferenciar um pouco do Hi-Fi para jazz, já que o sub acaba ganhando maior sentido... quem gosta de rock, sabe que o bumbo tem que bater no peito! Já viram apresentação de metal em que a bateria não fosse o instumento com maior punch? Batera que não senta a mão é batera do Elton John, Ricky martin, Jeorge Michael...

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

"o que é HI-FI????"

Depende do ouvido e do gosto musical...

Pra ouvir "Funk Carioca" é uma coisa, quem aprecia a voz da Elis Regina - por exemplo - é outra coisa, né? rs...

Exemplo:

Pra ouvir um Funk Carioca, o set do Palio da minha noiva toca LINDO, totalmente Hi-Fi

Fui ouvir o "CD de SQ V 1.0" que o Kleber upou, e pensei, putz, que LIXO (embora já tivesse ciência do resultado desastroso e não ser novato na área).

Ser H-Fi ou não vai depender do ouvido e sua exigência, não do equipamento.

Compartilhar este post

Link para o post

independente do hi-fi ou nao, fugindo do conceito de campeonatos onde voce tem que agradar o ouvido da pessoa que julga o seu sistema, o importante, antes de tudo, é observar os tipos de musica em que voce escuta, e quais as maiores necessidades de reproduçao disso, ai sim voce vai buscar os equipamentos que possam se sair melhor no seu sistema.

acho que muito importante também, é observar as deficiencias de cada equipamento, e, também da instalaçao, e evitar usar equipamentos que possam ter suas deficiencias de forma proxima, somando e causando um efeito desastroso. vamos colocar um exempolo disso, voce coloca um subwoofer de 12 polegadas que e tenha alto QMS, usa uma grnade caixa dutada, e um amplificador de baixo damping factor.. todos os quesitos contribuem para um menor controle do cone, e nao necessariamente, todos sao ruins, mas quando somados, o efeito será desastroso num subwoofer completamente bobo e descontrolado..

entao nao ha como voce definir se um equipamento é ou nao hi-fi, vai depender de muitas variaveis.. que muitas vezes podem ser ate impossiveis de serem calculadas e controladas..

mas falando sobre o que significa um som hi-fi, é, nada mais que, reproduzir o som da forma com que ele foi criado. nao importando se vc va usar um subwoofer de spl, ou um sabiá ensinado

Compartilhar este post

Link para o post

Seria bem fácil se vc chegasse num campeonato, e pudesse se dizer: -Acima de n pontos o som é considerado hi-fi.

Bem.. não é fácil assim....

Quando pensamos em equipamentos, a coisa complica mais ainda, pois alguns foram projetados pra ser hi-fi e acabam não agradando. Outros foram feitos para uso comum, mas algum maluco encontra uma utilização interessante e o negócio vira febre.

Quer mais que o exemplo do CSB? Um falante feito pra ser um dos mais baratos da Bravox, que é uma marca que já não é voltada pra hi-fi, e mesmo assim, mesmo que em uma faixa limitada de frequencia, tocou e ainda toca em muitos sets hi-fi.

Outro exemplo bizarro é o full-range que o user "noslinda" usa nos peitinhos. Ninguém sabe a marca deles, só que são vendidos a R$9,50 numa loja de componentes eletrônicos. Alguém poderia dizer que este falante é hi-fi? Acontece que, pelo que o som do cara toca, inclusive pelos resultados nos campeonatos que ele disputou, ninguém poderia dizer que o set-up dele não é hi-fi!!

Então, ao criador do tópico -que mais de uma vez perguntou sobre "quais equipamentos poderiam ser considerados hi-fi"-

SINTO MUITO!!!! NÃO EXISTE UMA RESPOSTA

Compartilhar este post

Link para o post

Correto, mas se não podemos denominar quais equipamentos são hi-fi, seria possível denominar quais não são?

Editado por Tchobi

Compartilhar este post

Link para o post

Como dito acima, um drive de 10 reais, foi perfeitamente encaixado num set....e o resultado foi bom! Entao o que conta e resultado. Asimm como tem produtos muito bom, que em certas instalacoes nao rendem, nao casam, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Então, ao criador do tópico -que mais de uma vez perguntou sobre "quais equipamentos poderiam ser considerados hi-fi"-

SINTO MUITO!!!! NÃO EXISTE UMA RESPOSTA

talvez não exita verdade absoluta, no entanto basta que lembremos dos nossos proprios projetos de som seja no carro ou onde for.

colocou o equipamento por que? olhei e gostei ou ouvi e gostei? se foi por que ouvi e gostei, ai ja esta uma resposta.

quanto as gravações de audio é um mundo fantastico de HI-FI, isso se você tiver equipamentos e principalmente ou ouvido que condiza com a situação, no studio é uma grande escola auditiva pra se chegar a um patamar de referencia auditiva.

acho que dizer que é dificil ter referencia é um pouco incoerente poi tudo surgiu de uma referencia, nada do acaso!

abraço a todos

Compartilhar este post

Link para o post

Correto, mas se não podemos denominar quais equipamentos são hi-fi, seria possível denominar quais não são?

Eu juraria que um driver fenólico da selenium e um super tweeter snake não eram hi-fi. Até ouví-los num par de caixas expostas no Hi-Fi Show 2008...

Compartilhar este post

Link para o post

Quase todo equipamento tem alguma virtude... uma, no mínimo, tem que ter, senão é uma completa porcaria (e tem produtos que realmente não tem nenhuma).

Sabendo explorar a virtude daquele equipamento, dá pra tirar leite de pedra.

Agora, é mais fácil (e geralmente, mais barato, se você mesmo não souber fazer tudo) comprar algo BOM do que comprar algo simples e partir pra extração láctica de geolitos. Tem que isolar a virtude de todos os defeitos, promover um, isolar as outros...

Por exemplo, um caso pessoal: O falante de 6" original peugeot que eu tô usando nos peitinhos... É um bom falante? Em partes... mas sabendo usar, é uma puta opção, deu um espanco sincero em 4 kits componentes, sendo que um deles é um dos "cultuados" do fórum, o Q Series da MB Quart.

O MBQuart deu mais grave, neste ponto o do pug é magro... mas a naturalidade daquele médio... sobe 12k fácil, bom timbre e detalhamento. Sem falar na sensibilidade.

Aí vem a pergunta: QUANTA gente tira os originais e mete o triaxial ou o kit 2 vias mais vagabundo no lugar, e jura que fez um bom negócio?

Compartilhar este post

Link para o post

o alto falante mais fiel que eu tenho aqui em casa é o mais barato! um par de fullranges sem marca que me custaram 10 reais, NUNCA OUVI UM MÉDIO TÃO NATURAL! mesmo em carros e sistemas alheios! é impressionante a sensação de se estar ouvindo o instrumento real, a voz parecendo que tem alguem ali na sua frente cantando!

ele não desce menos que 100Hz, e tem um pico chato em 10-12K subindo pra lá dos 15K, mas cortando este full na sua faixa ideal (200-8K) é bem dfícil achar algum que supere aqui na cidade, pelo menos!

um exemplo de falante que não é hi-fi são os tweeters de kits Bravox, eles são tweeters, logo, feitos para reproduzir altas frequencias, e não o fazem com competencia, não sobem tudo que devia, quando sobem perdem o timbre, todo prato de bateria faz TCHHHHHHHH igual, e sem extensão... enfim, ele não faz oq ele é proposto para fazer com fidelidade, não é Hi-Fi!

não tem segredo, não tem preço, não tem rota certa, tem é um conceito e uma intenção!

Compartilhar este post

Link para o post

Outro bom exemplo posso dizer das caixas Bose. Já vi algumas abertas e os drivers (pelo menos das que eu vi) são a coisa mais sem vergonha, aquele putza som é graças à construção da caixa acústica.

Compartilhar este post

Link para o post

DGobbo.....as aparencias enganam, quem ve so o falante da bose nao da nada mesmo....mas a caixa nao faz nada sozinha. Tenho 4 caixas da bose, com full range de 11,5cm e impressiona.

Compartilhar este post

Link para o post

Hifi pra mim é a recriação do ambiente e sonoridade da forma como foi gravado. Um show de rock tem que PARECER um show de rock.

Quanto ao resultado é uma questão de três pontos:

Qualidade dos equipamentos + Integração do Sistema + Ambiente (incluindo caixa)

Você pode ter algo com uma qualidade baixa, mas que se integre bem ao sistema e ao ambiente e conseguir um resultado bom. Mas um resultado espetacular acredito que só seja possível com bons equipamentos que se integrem bem ao sistema e ambiente.

Pra resumir, eu só acredito que bons equipamentos deem resultado quando você consegue fazer a mesma mágica que você fez com o falante de R$10 no falante de R$1000.

MAS, de qualquer forma, a parte "ambiente" no som automotivo é sempre meio capenga (pela forma, materiais, espaço, enfim...).

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo contigo!

Controlar a inércia ,do conjunto móvel e a deformação do cone de um subwoofer de 15 polegadas ,não é facil,e o resultado é bem "embolado".O pêso do conjunto móvel deve ser em torno de + - 100 gramas

Por isso que os menores ,sáo mais fiéis!

independente do hi-fi ou nao, fugindo do conceito de campeonatos onde voce tem que agradar o ouvido da pessoa que julga o seu sistema, o importante, antes de tudo, é observar os tipos de musica em que voce escuta, e quais as maiores necessidades de reproduçao disso, ai sim voce vai buscar os equipamentos que possam se sair melhor no seu sistema.

acho que muito importante também, é observar as deficiencias de cada equipamento, e, também da instalaçao, e evitar usar equipamentos que possam ter suas deficiencias de forma proxima, somando e causando um efeito desastroso. vamos colocar um exempolo disso, voce coloca um subwoofer de 12 polegadas que e tenha alto QMS, usa uma grnade caixa dutada, e um amplificador de baixo damping factor.. todos os quesitos contribuem para um menor controle do cone, e nao necessariamente, todos sao ruins, mas quando somados, o efeito será desastroso num subwoofer completamente bobo e descontrolado..

entao nao ha como voce definir se um equipamento é ou nao hi-fi, vai depender de muitas variaveis.. que muitas vezes podem ser ate impossiveis de serem calculadas e controladas..

mas falando sobre o que significa um som hi-fi, é, nada mais que, reproduzir o som da forma com que ele foi criado. nao importando se vc va usar um subwoofer de spl, ou um sabiá ensinado

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo!

Inumeras referencias auditivas,tive e tenho várias,desde "Rock ",a "Sinfônicas ao vivo".Tive o prazer de ir num show do Pink Floyd"The Wall",em Junho de 1981 na Inglaterra(ao vivo,e inesquecível),Foi a primeira referencia musical,que tentei reproduzir com alguma semelhança auditiva "pseudo real" com equipamentos HIFI da época.Lembro que não desisti facilmente ...

Memorizar o timbre de um determinado instrumento,e tentar reproduzi-lo fielmente,acredito que seja base do HIFI!

Se formos pensar nas definições mais extremistas, é uma utopia mesmo.

Basta analisar fatos simples: Um sax jamais soa igual ao outro, um mesmo sax não soa duas vezes igual, a temperatura ambiente muda o som, a umidade também... a densidade do ar muda todas as ressonâncias, muda a compressão mecânica do ar...

Aí pensamos: E a tal "referência"?

Referência é uma mera aproximação. Um tal de "lembra", e não "soa igual".

Alta fidelidade se alcança quando a reprodução LEMBRA uma reprodução ao vivo. Neste sentido, a alta fidelidade existe sim.

Compartilhar este post

Link para o post

O "HIFI" ideal,seria : ter a sensação de ter o próprio grupo musical,cantor ,ou instrumento ao vivo ,no ambiente que voce estiver escutando.

Bem dificil atingir este objetivo,mas dá pra chegar perto...

Abs

Acho que foi a melhor definiçao aqui listada!

Realmente pra mim tambem seria a sensação de distinguir da onde vem cada som, como se fossem varias fontes simultaneas como um show ao vivo!

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente pra mim tambem seria a sensação de distinguir da onde vem cada som, como se fossem varias fontes simultaneas como um show ao vivo!

+1!!

Compartilhar este post

Link para o post

Mas esta é a parte fácil...

Difícil é conseguir uma reprodução convincente de cada instrumento, desde percussão, metais (os mais complicados!)... Conseguir ataque e decaimento adequados à maioria do que se toca ali, para que as coisas não embolem, para que exista "ar" entre os instrumentos... Conseguir um som dinâmico, macro e micro...

É conseguir que as vozes soem limpas, mas que os metais não soem apagados, extensão sem comprometer a inteligibilidade... Esta é a parte árdua que separa o SQ do Hi-Fi. Hi-Fi tem compromissos extras que o SQ não precisa ter.

Compartilhar este post

Link para o post

A definição é genérica, mas o objetivo dos foristas é o mesmo. Mesmo que os sets deles não sejam hi-fi, se a intenção for evoluir até ele, todos estão em casa.

Dizendo assim, tudo é muito bonito, Kleber... é uma pena que as pessoas não ajam assim. Se eu tentar postar meu set aqui, com módulos Stetsom e Hurricane, vai ser movido pro SQ em poucos segundos.

Aí eu perguntaria: Quem entrou no meu carro e ouviu pra saber como está o resultado? Quem me perguntou qual é meu intuito pra saber se é Hi-Fi ou não?! Infelizmente, o hi-fi aqui é sim definido pelos equipamentos, com raras exceções. Uma pena.

Mas partindo pra outra dúvida, de onde você tirou a informação de que apenas 20% é mantido em uma gravação?! Isso foi mensurado de fato?! Parece-me um dado um tanto pessimista. Gostaria de saber e ler mais sobre.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Dizendo assim, tudo é muito bonito, Kleber... é uma pena que as pessoas não ajam assim. Se eu tentar postar meu set aqui, com módulos Stetsom e Hurricane, vai ser movido pro SQ em poucos segundos.

Aí é um entendimento do moderador... cada cabeça uma sentença, mas nada que uma MP não resolva.

Quem me perguntou qual é meu intuito pra saber se é Hi-Fi ou não?! Infelizmente, o hi-fi aqui é sim definido pelos equipamentos, com raras exceções. Uma pena.

Perguntar alguém até vai... mas a obrigação doi forista é deixar claro no corpo da mensagem.

Tem gente que quer Hi-Fi, mas já diz que o Stetsom e o Hurricane não saem... e quem já testou sabe das limitações... Aí fica complicado...

Mas partindo pra outra dúvida, de onde você tirou a informação de que apenas 20% é mantido em uma gravação?! Isso foi mensurado de fato?! Parece-me um dado um tanto pessimista. Gostaria de saber e ler mais sobre.

Não disse 20% como número real, é uma coisa literal... mas de fato, perde muito.

Só pra começar a conversa, peça para um trompetista tocar uma nota a 2 metros de você, e depois peça para ele tocar a 5 centímetros... O som é completamente diferente.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho uma dúvida em relação ao Hi-Fi. Sou novo no mundo de som automotivo então...

É o seguinte, pelo que li aqui, não existe uma fórmula exata a ser seguida para criar um sistema de som Hi-Fi, entretanto, acredito que devam existir equipamentos mais ou menos recomendados - não digo em relação à marca, mas ao equipamento em si. Minha dúvida é axatamente essa, quais seriam os equipamentos mais recomendados para compor um sistema de som que busque alta fidelidade (alto falantes, amplificadores e todo o resto que compõe ou pode compor um som)? Por exemplo, vale mais a pena usar falantes "dedicados" para determinada frequência (um para graves, um para agudos, um para médios...) ou coaxiais/triaxiais/quadriaxiais/pentaxiais/hexaxiais e todos ou outros terminados em "axiais"?

Baixei aqui algumas coisas da net para aprender um pouco sobre som, mas nada muito bom. Alguém poderia me recomendar algum manual (para baixar da net mesmo) ou algum tópico aqui do forum voltado para isso?

Desde já, obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Não disse 20% como número real, é uma coisa literal... mas de fato, perde muito.

Só pra começar a conversa, peça para um trompetista tocar uma nota a 2 metros de você, e depois peça para ele tocar a 5 centímetros... O som é completamente diferente.

Essa discussão pode ficar muito boa, Kleber!!

Ainda não acho que microfones são tão ruins assim!! O funcionamento é tão simples como uma membrana vibrando! E tenho certeza que quem cobra vários milhares de dólares por um microfone já se certificou de copiar a densidade, consistência, massa e etc. do tímpano humano. Até arriscaria dizer que o processo de transdução em um microfone poderia ser mais sensível que o do tímpano com seus ossículos, membranas e líquido coclear (não que isso não nos desse o mesmo problema de fidelidade... anyway...)!

Então... será que o problema, de fato, está nos nossos microfones?! Ou será que nosso problema está nas gravações que SEMPRE são feitas a 5 cm do microfone (e não à 2 m, quando se quer o delay causado por um trompete a 2 m)?! E DEPOIS processadas com todo tipo de circuitaria eletrônica para imitar (e "melhor controlar") aquele delay?!

Acho que existe potencial para se gravar muito de uma apresentação. Acho que os únicos limitantes reais são pressão sonora e ataque de notas, duas coisas que acho imbatíveis em uma apresentação ao vivo. Todo o resto, podem ser compensadas com boas técnicas de gravação, bons equipamentos e, principalmente, bom senso.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho uma dúvida em relação ao Hi-Fi. Sou novo no mundo de som automotivo então...

É o seguinte, pelo que li aqui, não existe uma fórmula exata a ser seguida para criar um sistema de som Hi-Fi, entretanto, acredito que devam existir equipamentos mais ou menos recomendados - não digo em relação à marca, mas ao equipamento em si. Minha dúvida é axatamente essa, quais seriam os equipamentos mais recomendados para compor um sistema de som que busque alta fidelidade (alto falantes, amplificadores e todo o resto que compõe ou pode compor um som)? Por exemplo, vale mais a pena usar falantes "dedicados" para determinada frequência (um para graves, um para agudos, um para médios...) ou coaxiais/triaxiais/quadriaxiais/pentaxiais/hexaxiais e todos ou outros terminados em "axiais"?

Baixei aqui algumas coisas da net para aprender um pouco sobre som, mas nada muito bom. Alguém poderia me recomendar algum manual (para baixar da net mesmo) ou algum tópico aqui do forum voltado para isso?

Desde já, obrigado.

Bom, dando uma pesquisada, vi que o pessoal recomenda kits duas vias + subwoofer ao invés de axiais. Entretanto, percebi também que recomendam usar os kits duas vias nas portas da frente e o subwoofer no porta malas, e só. Por que isso? Por que não usar mais um kit duas vias nas portas traseiras, falantes na tampa do porta malas, supertweeter ou também um woofer?

Desde já obrigado, e não liguem para o nível das perguntas, ainda sou BEM amador no assunto. ;D

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, dando uma pesquisada, vi que o pessoal recomenda kits duas vias + subwoofer ao invés de axiais. Entretanto, percebi também que recomendam usar os kits duas vias nas portas da frente e o subwoofer no porta malas, e só. Por que isso? Por que não usar mais um kit duas vias nas portas traseiras, falantes na tampa do porta malas, supertweeter ou também um woofer?

Desde já obrigado, e não liguem para o nível das perguntas, ainda sou BEM amador no assunto. ;D

quando voce vai a um show, o som dos instrumentos vem da frente, e não de traz... logo esse é o motivo de não ter nada a tras, apenas o subwoofer.

as frequencias mais baixas não são direcionais, logo, tudo bem se ficar la atras.

Usando um kit na frente e um atras, voce fica sem o efeito de palco sonoro, que é a distribuição dos instrumentos no painel do carro.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...