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AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
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wasdyn

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    Walter Silva
  1. O Audi RS3, que é um bom exemplo de motor 5 cilindros de alto desempenho, como é o coletor original (de fábrica)? E os coletores que o pessoal faz para tirar ainda mais potência e torque do motor? Continuam com a mesma "unificação" (5x1, 5x2, 5x2x1...) dos canos e só o que muda é o dimensionamento e curvas ou mudam também as "unificações?
  2. Então Baboo, de motores 5 cilindros no geral. Realmente, o único que consigo imaginar é o 5x1.
  3. UP!!! Alguém sabe? No caso de um 5 cilindros em linha, para o coletor ficar "equilibrado" só consigo imaginar 5x1. Se quisesse fazer um 5x2 um dos conjuntos receberia os gases de 3 cilindros e outro de 2 cilindros; no caso de 5x3 dois dos conjuntos receberia os gases de 2 cilindros e outro de 1 cilindro... E já vi algumas matérias dizendo que, no caso dos 4 cilindros o coletor 4x2x1 favorece o torque em alta, enquanto o 4x1 favorece o torque em baixa (ouo contrário). No caso dos 5 cilindros como se faz? Valew.
  4. Seguem algumas fotos de sistemas desse tipo: http://www.google.com.br/imgres?um=1&hl=pt-BR&sa=N&biw=1920&bih=962&tbm=isch&tbnid=yRj50JBV325-8M:&imgrefurl=http://cars.about.com/od/infiniti/ig/2009-Infiniti-G37-Conv-photos/2009-Infiniti-G37-hdrst-spkrs.htm&docid=QQb51OCrwJqZ4M&imgurl=http://0.tqn.com/d/cars/1/0/9/w/1/ag_09g37conv_headrests.jpg&w=851&h=1280&ei=CC7yT876M-b50gHZv9z7Ag&zoom=1&iact=hc&vpx=172&vpy=111&dur=296&hovh=275&hovw=183&tx=112&ty=126&sig=109390034651119381710&page=1&tbnh=142&tbnw=91&start=0&ndsp=44&ved=1t:429,r:0,s:0,i:72 http://www.google.com.br/imgres?um=1&hl=pt-BR&sa=N&biw=1920&bih=962&tbm=isch&tbnid=4Bz-pxfKibyBzM:&imgrefurl=http://reviews.cnet.com/convertible/2010-infiniti-g37-convertible/4505-10870_7-34157788-2.html&docid=ocJu9AmQ210c-M&imgurl=http://asset3.cbsistatic.com/cnwk.1d/i/tim//2010/08/31/34157788_SS14_440x330.jpg&w=440&h=330&ei=CC7yT876M-b50gHZv9z7Ag&zoom=1&iact=hc&vpx=286&vpy=151&dur=354&hovh=194&hovw=259&tx=187&ty=80&sig=109390034651119381710&page=1&tbnh=142&tbnw=189&start=0&ndsp=44&ved=1t:429,r:1,s:0,i:75 http://www.google.com.br/imgres?um=1&hl=pt-BR&biw=1920&bih=962&tbm=isch&tbnid=AJhfl6cdSZiwiM:&imgrefurl=http://www.duettomotors.com/miata/audio.htm&docid=FdRhLHxvDLAFJM&imgurl=http://www.duettomotors.com/miata/images/audio/speakers-in-headrest.jpg&w=449&h=335&ei=IjPyT9y5BMH50gHn7PT6Ag&zoom=1&iact=hc&vpx=174&vpy=149&dur=6264&hovh=194&hovw=260&tx=133&ty=106&sig=109390034651119381710&page=1&tbnh=137&tbnw=172&start=0&ndsp=42&ved=1t:429,r:0,s:0,i:69 As duas primeiras são do Infiniti G37, enquanto a última é do Miata. Reparem que no caso do Infiniti o sistema fica nas laterais do encosto de cabeça, enquanto no caso do Miata ele fica no próprio sistema. Acredito, pelo menos na teoria, que o sistema do G37 seja melhor, uma vez que direciona melhor o som para os ouvidos (vem mais dos lados do que de trás, como é o caso do Miata), deve possuir melhor transmissão do som, uma vez que não possui (acredito que não possua) espuma na frente do falante, e proporciona maior conforto e segurança, pois acredito que no caso de uma cabeçada muito forte no encosto, no caso do Miata, seja possível sentir os falantes (mesmo tendo espuma na sua frente). Acredito que ainda melhor seria o sistema num banco tipo concha, pois os falantes estariam quase ao lado das orelhas (reduzindo a sensação do som que vem de trás), e não atrás, como pode ser visto no link desta foto: http://www.google.com.br/imgres?um=1&hl=pt-BR&biw=1920&bih=962&tbm=isch&tbnid=JK4Ylh8yf21dZM:&imgrefurl=http://www.bakerprecision.com/sparco1.htm&docid=vdh6eRcnXSaMoM&imgurl=http://www.bakerprecision.com/images/5133.jpg&w=300&h=455&ei=jDTyT8utLqnX0QGIg9H6Ag&zoom=1 Infelizmente este tipo de assento não é tão comum nem prático para o dia a dia.
  5. wasdyn

    Headrest speakers

    Há algum tempo eu estava pensando em algum sistema onde os falantes ficassem próximos aos ouvidos do ouvinte, deixando livres as portas, porta-malas e demais espaços do carro onde normalmente se colocam os falantes e permitisse que ambos os canais (esquerdo e direito) ficassem exatamente à mesma distância dos ouvidos. Pesquisando em português nada ou quase nada encontrei, já quando utilizei tags em inglês as buscam foram bastante frutíferas. Vi que no exterior alguns carros conversíveis utilizam sistemas de som embutido no enconsto de cabeça, acredito que sendo vantajosos em situações de se utilizar a capota aberta (possuem também o sistema convencional, com falantes nas portas e afins). A maioria das informações que encontrei me remeteram ao Mazda Miata e, algumas outras, ao Infiniti G37, que possui o sistema elaborado pela Bose. Minha dúvida é se alguém aqui tem conhecimento e/ou experiência com este sistema e quais as impressões. Vale a pena um sistema desses (num carro "comum" - não conversível)? Seria uma boa como sistema ÚNICO (sem falantes nas portas), tendo em vista qualidade de som sem pretensões de palco sonoro? Já vi em algum fórum, também relacionado a som, que alguns sistemas de som residenciais tops utilizam caixas com centenas de falantes pequenos (utilizando-se o princípio de que aumentando-se o número de falantes em X% ganha-se 3dB - se não me engano, dobra-se o número de falantes para ganhar 3db, é isso? Como cada falante trabalhará com uma baixa potência consegue-se maiores frequências [tudo o que eu disse nesse parêtese foi no achômetro, não me recordo muito desse sistema de vários falantes pequenos nem seus princípios]) ao invés de apenas uns 3 falantes cuidando, cada um, de uma faixa específica de frequência. Seria possível utilizar um sistema semelhante em carros, mais precisamente em sistemas de som no encosto de cabeça? Como os falantes estarão a poucos centímetros das orelhas e não serão utilizados altos volumes não há necessidade de falantes super potentes, o interessante é que apenas quem está sentado no banco consiga ouvir o que está tocando (o carona, por exemplo, não escuta o som que vem dos falantes do motorista, caso opte por deixar seus falantes desligados). Motivos: no carro tenho escutado o som bem baixo, apenas como som ambiente/de fundo, por isso acredito que um sistema desse poderia ser mais interessante do que sistemas convencionais, e também por nunca utilizar o som alto acredito que este sistema, no meu caso, poderia substituir o sistema tradicional (ao invés de se somar a ele), permitindo um menor peso final do carro (ausência de falantes pesados e menor tratamento acústico nas portas) e economia de espaço (porta-malas, no caso de um sub), se bem que essas economias não foram minha preocupação ao procurar por este sistema, são apenas benefícios que vêm junto. O que se busca é um sistema que consiga reproduzir com boa qualidade os sinais recebidos, uma grande faixa de frequência (que acredito já estar dentro do conceito de qualidade de som) também com qualidade, sem necessidade de palco sonoro e tocando baixo, apenas como som ambiente/de fundo. Por enquanto estou apenas colhendo informações e tentando aprender um pouco sobre este sistema, sem pretensões (atuais) de utilizá-los. Acho que por enquanto é isso, se lembrar de algo mais posto aqui. Desde já, obrigado pela atenção.
  6. MUITO obrigado Leandro. Ainda não li a matéria, mas dei uma passada de olho e parece ser muito completa e detalhada. Valew mesmo.
  7. Valew Guto. Na realidade não tenho a intenção de comprar. Apenas estava dando uma olhada no site deles e vi os falantes lá, aí bateu a curiosidade. hehe
  8. Olá, o que podem me dizer sobre os falantes da linha Voce da Audison? Vejo o pessoal comentando bastante dos "bit..." e também dos amps, mas sobre os falantes não vejo muito. Possuem um bom som para um bom SQ? Qual a "pegada" desses falantes, são legais para um rock/metal ou se dão melhor com uma música clássica? Se puderem dizer com que linha de outra marca eles se comparam acho que já ajuda bastante. Desde já agradeço a atenção.
  9. Olá, alguém conhece algum bom curso de mecânica/elétrica automotiva (não precisa ser o mesmo curso para mecânica e elétrica, pode ser um [ou até mais] para cada)? Estou procurando um curso legal para fazer, mas sem fins profissionais, apenas como hobby e para poder dar uma olhada no carro/moto de vez em quando sem me perguntar “mas que raios de peça é esta?” ou ficar com medo de desmontar algo e não saber remontar depois (sei que para determinados assuntos vou precisar de um profissional, mas quanto menos eu precisar, melhor – não gosto dos outros fazendo as coisas por mim). Dei uma olhada nos cursos do Senai, mas quero algum curso que não leve dois anos, quero algo mais rápido, cerca de 6 meses no máximo. Quem sabe um dia, caso sinta necessidade, faça algo deste tipo. Até cheguei a pegar algumas apostilas na internet, mas acredito que a parte prática seja fundamental. Obs.: sou de São Paulo/SP - Z/S Desde já, obrigado.
  10. Aproveitando o tópico, dei uma olhada em algumas lâmpadas e as que me chamaram a atenção foram: Philips X-treme Power Osram Night Breaker GP Thunder 3.500k Nokya 2.500k Altezza 2.800k Sobre as Blue/Crystal/Diamond Vision da Philips parecem ser uma linha mais tuning da Philips, mais comprometida com a estética que com a funcionalidade (em comparação à X-treme Power) Dessas citadas alguma é ruim (pelo menos li boas coisas, tanto em sites brasileiros quanto gringos, sobre a maioria)? Alguma outra seria mais indicada? Qual seria a melhor montagem para um "set" (lanternas + faróis baixos + faróis altos + faróis de milha)? A intenção são leds branco-neutro nas lanternas, faróis baixos e altos branco-amarelado e faróis de neblina amarelos. Lembrando que a preocupação é com a eficiência/funcionalidade das lâmpadas - acho deplorável esse pessoal que prefere deixar o carro "bonito" (bonito entre aspas porque acho ridículas aquelas lâmpadas azuis, em relação à estética acho que o branco neutro ou levemente amarelado [xenon 4.300k a 5.000k] é o melhor - mas isso é questão de gosto). Obs.: uso de xenon está fora de cogitação por razões óbvias (resolução 384/2011 do CONTRAN). Desde já, obrigado.
  11. Muito obrigado gente. ModeradorAutoSom Pode ter certeza que vou dar uma lida nestes tópicos. Rick demolidor Valew, vou dar uma lida nos tópicos que o ModeradorAutoSom e qualquer coisa dou um up aqui. vxice Obrigado, já deu para dar uma boa ilustrada.
  12. Olá, participo do fórum a pouco mais de dois anos e já consegui aprender várias coisas sobre som automotivo (infelizmente só na teoria - por enquanto), mas um assunto que acredito que ainda não dei um passo sequer foi amplificadores, por mais que eu leia os projetos do pessoal e veja alguns manuais de produtos (amps) na internet não consigo entender, por isso criei um tópico especificamente para isso (até para não ficar enchendo o saco do pessoal nos tópicos de projetos com dúvidas bésicas, que só deixarão o tópico mais longo com um assunto alheio ao principal). Pois bem, aqui vão algumas das dúvidas: - O amplificador serve, como o próprio nome diz, para amplificar um sinal. Por exemplo, se minha HU manda 50 watts e meus falantes possuem 100 watts RMS o amp fará com que ele possa trabalhar com esses 100 w, e não apenas com os 50 w mandados pela HU, correto? Fora isso o amplificador possui alguma outra função? - O que significa dizer que um amplificador possui 2, 4 canais ou que ele é mono? Dei uma olhada numa foto de um 4 canais e vi que existem 2 conjuntos de 4 conectores cada (do lado esquerdo 4 conectores e do lado direito mais 4 conectores), sendo um conjunto para os falantes da esquerda e o outro conjunto para os falantes da direita (um nomeado "left" e o outro "right"). No caso de ligar um 2 vias nesse amp seria: >Conector left: tweeter da esquerda, positivo em um conector e negativo em outro conector; wooferda esquerda, positivo em um conector e negativo em outro conector; >Conector right: tweeter da direita, positivo em um conector e negativo em outro conector; wooferda direita, positivo em um conector e negativo em outro conector? E no caso de utilizar o crossover depois do amplificador (esse é o cross passivo ou ativo? qual é melhor?), como fica a ligação? Apenas um positivo e um negativo para esquerda e um positivo e um negativo para direita (independente do número de falantes que serão ligados ao cross)? E no caso de se ter um kit 3 vias, seria necessário outro amplificador (esse de 4 canais mais um de 2, ou apenas um de 6) ou dá para utilizar apenas um de 4 canais para o kit 3 vias (visando qualidade)? - Na teoria (manual), o que caracteriza um bom amplificador? Sei que muitas vezes um produto parece perfeito ao se ler as especificações técnicas e, na hora do "vamovê", ele não é tão bom assim, mas no básico, no geral, o que faz com que um amplificador seja bom ou ruim (tipo de construção, materiais utilizados...)? Por enquanto é isso, se lembrar de mais coisas posto aqui. Obs.: em todos os casos estar-se-á em busca de qualidade (não sei se existem vários tipos de montagem de amps, uns visando qualidade outros visando economia de espaço, mas de qualquer forma já fica especificado aqui). Desde já, obrigado.
  13. Entendo que o objetivo do tópico é listar marcas que podem ser utiliadas para SQ, mas acho que seria legal criar mais um tópico (além desse - esse seria mantido com a finalidade que já possui e o outro seria criado como um "plus"), mas destinado a discutir/reviews sobre sobre as marcas, séries e equips por elas construídos, por exemplo: os falantes da marca 'x' possuem agudos excelentes, mas os graves não descem tanto; ou a série 'y' da marca 'x' possui os melhores graves que já ouvi, mas os mids são muito fracos; ou ainda os falantes 'z' da série 'y' da marca 'x' possui mids bem macios, mas os agudos são muito estridentes. É lógico que aqui falei em falantes apenas como exemplo - o tópico no caso poderia abordar HUs, falantes, subs, amps, cabos, mantas e afins. Desde já agradeço a atenção.

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