Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
gustavomp3

Upgrade de Bateria ou Adiçao de Megacapacitor!

Recommended Posts

Pessoal,

Andei lendo bastante o fórum, porém não vi muita discussão na parte de qualidade aqui qual é a melhor solução para o sistema se é a adição de um mega-capacitor ou a troca da bateria para uma de gel!

Quando se tem um som de 1000 watts RMS para cima como exemplo a utilização mais frequente que é um PDX4.150 e um PDX1.600, todos sabemos que a bateria original normalmente não supre adequadamente o sistema, vi que o upgrade do BIG3 ajuda bastante, porém a deficiencia na parte elétrica é certa!

O que vai resolver melhor?

-A troca da bateria para uma de gel que armazene em torno de 100 amperes.

Será que na hora de pico ela vai conseguir fornecer facilmente a corrente necessária?

-Fazer o upgrade para BIG3 e adicionar um mega-capacitor.

Sabemos que ele é bem rapido para fornecer a energia para os amps, mas será que a bateria aguenta manter uma carga razoável no CAP?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Andei lendo bastante o fórum, porém não vi muita discussão na parte de qualidade aqui qual é a melhor solução para o sistema se é a adição de um mega-capacitor ou a troca da bateria para uma de gel!

Quando se tem um som de 1000 watts RMS para cima como exemplo a utilização mais frequente que é um PDX4.150 e um PDX1.600, todos sabemos que a bateria original normalmente não supre adequadamente o sistema, vi que o upgrade do BIG3 ajuda bastante, porém a deficiencia na parte elétrica é certa!

O que vai resolver melhor?

-A troca da bateria para uma de gel que armazene em torno de 100 amperes.

Será que na hora de pico ela vai conseguir fornecer facilmente a corrente necessária?

-Fazer o upgrade para BIG3 e adicionar um mega-capacitor.

Sabemos que ele é bem rapido para fornecer a energia para os amps, mas será que a bateria aguenta manter uma carga razoável no CAP?

Qual é o carro, a capacidade e marca da bateria atual?!?

Abraxx...

Compartilhar este post

Link para o post

No meu caso eu possuo um Gol G3 com uma bateria de 55 amperes e um punch 400.4 e um MTX 500D totalizando 900w RMS..

Mas neste caso eu generalizei, para ter uma noçao...

Joguei um exemplo de um set que não utilizo!

Estou migrando para 1 amp apenas e não sei como meu sistema vai se comportar!

Editado por gustavomp3

Compartilhar este post

Link para o post

1000 rms de um amp classe D é diferente de um amp classe a ou ab... qual amp vai ser?

Compartilhar este post

Link para o post

Se for ficar apenas com 1 ampli, nao precisa de bateria nem megacapacitor, a nao ser que a bateria esteje bem atulizada, seria bom a troca da mesma.

Eu tenho um 2 vias + sub 10 + 400.4 com bateria original do novo corsa com a/c, imagino que seje 60ah. Quando ligo o som com o carro desligado, vc percebe a puxada de energia quando o sub começa a bater, mais como é raro ficar ouvindo o som com o carro desligado, nao me preoculpei tanto com a bateria!

Compartilhar este post

Link para o post

Em que sentido você acha que 1000w RMS classe D é diferente de 1000w RMS classe a/b?

EDIT: Agora entendi, você quis dizer em relação a eficiência e a necessidade de trocar ou não a bateria.

Se usar os PDX (ou outra linha de amps classe d) provavelmente não precisará mecher muito no sistema elétrico.

Editado por Ianaconi

Compartilhar este post

Link para o post

O tópico me interessa muito pois tenho 2 modulos hifonics um Zeus 6008i 600wrms e um Titan Digital 1000wrms, hoje uso uma bateria de 95h da shocker a agua, a fiação dos modulos é de 21mm toda fosgate com porta fusivel também fosgate faca de 100h

Compartilhar este post

Link para o post

@ Gustavo

MC vai depender da potencia do amp

Mas bateria pode trocar sim, por uma de por volta de 75A

Editado por galegorafa

Compartilhar este post

Link para o post

@ Gustavo

MC vai depender da potencia do amp

Mas bateria pode trocar sim, por uma de por volta de 75A

Voce acha que no meu caso seria bom a adição de MC?

Compartilhar este post

Link para o post

o PDX É digital. e lembre-se que o 1000w é em pico. E não constante.

Nada que uma bateria, big3 e um mega cap, ou bat cap não resolva.

Pesquise sobre Bat-cap. Hibrido de bateria e capacitador. Se mata 2 em 1.

Compartilhar este post

Link para o post

Em que sentido você acha que 1000w RMS classe D é diferente de 1000w RMS classe a/b?

EDIT: Agora entendi, você quis dizer em relação a eficiência e a necessidade de trocar ou não a bateria.

Se usar os PDX (ou outra linha de amps classe d) provavelmente não precisará mecher muito no sistema elétrico.

exatamente, desculpas por nao ter sido claro....

pois é, esse foi um dos motivos por eu pegar um classe D(6x150 4ohms) pra tocar o sistema inteiro.... tocando musica e clipando(6X250 2ohms) meu amp consome por volta de 40-60 amperes(pelo manual, nunca testei)... se eu fosse ter essa potencia com um classe a ou ab, eu precisaria de uma "reforma" no sistema elétrico....

Compartilhar este post

Link para o post

To nesse mesmo dilema. Mas penso em ao inves de trocar a bateria original, jogar uma pequena, de uns 40a na mala... to avaliando o caso ainda.

Vo usar classe A/B nai faixa de 600 a 700 rms efetivos. Bateria original 53a. Alternador, 120a. Dizem que aguenta... mas nunca se sabe hehe..

Compartilhar este post

Link para o post

To nesse mesmo dilema. Mas penso em ao inves de trocar a bateria original, jogar uma pequena, de uns 40a na mala... to avaliando o caso ainda.

Vo usar classe A/B nai faixa de 600 a 700 rms efetivos. Bateria original 53a. Alternador, 120a. Dizem que aguenta... mas nunca se sabe hehe..

Eu tenho a mesma duvida.

Comprei um MC de 2F hibrido, porem, a bateria do NC é de 48a.

Será que da conta? Pra tocar um PDX 1.1000 e um PDX 2.150?

Compartilhar este post

Link para o post

Voce acha que no meu caso seria bom a adição de MC?

Sim sim, acredito que de 3 a 5 Farad...

Compartilhar este post

Link para o post

Uma bateria no PM pode acabar com o visual, quando se trata de SQ ou Hi-fi onde tudo é bonitinho e bem acabado.

No meu caso não hesitei em por um de 60Ah no cofre e por a de 40Ah no PM. Essa do PM atrapalha bastante na hora de se configurar onde por mais modulos, caixa e etc. Mas como não sei se vou por mais um ou 2 modulos e mais o Carpc, axei melhor deixar assim mesmo. É sempre melhor sobrar do que faltar.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ja li os artigos da autosom!

Sei que um sistema que o consumo maximo seja 60A nao consome os 60A continuos...

E la tambem informa que a relacao e a seguinte a cada 1000w RMS recomenda-se a utilizacao de um CAP com 1 Farad de capacitancia.

O meu carro quando funciona a pleno vapor com meu atual set que consiste num modulo A/B de 400wRMS e um classe D de 500wRMS

Porem nao sei se o CAP+BIG3 resolveria...

As vezes o investimento de BAT+BIG3 e melhor..

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ja li os artigos da autosom!

Sei que um sistema que o consumo maximo seja 60A nao consome os 60A continuos...

E la tambem informa que a relacao e a seguinte a cada 1000w RMS recomenda-se a utilizacao de um CAP com 1 Farad de capacitancia.

O meu carro quando funciona a pleno vapor com meu atual set que consiste num modulo A/B de 400wRMS e um classe D de 500wRMS

Porem nao sei se o CAP+BIG3 resolveria...

As vezes o investimento de BAT+BIG3 e melhor..

Compartilhar este post

Link para o post

Bom ja q pelo visto passou reto no meu post.

Procure sobre...

Bat-Cap

Hibrido de bateria com capacitador. Acho que isso resolveria. []-[]

Se nada der certo, Bat-cap + big3 + bateria gel .

Editado por H2o0

Compartilhar este post

Link para o post

Li aqui a respeito de um bat-cap aqui..

É uma ideia interessante!

Tenho que fazer uns calculos aqui, e ver qual o pico o sistema pode fornecer!

E qual o pico o som solicita...

Alguem tem ideia dos preços desses bat-cap no Brasil?

Razão Edit: Corrigir erros de português.

Editado por gustavomp3

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, ainda nao resolvi qual vou instalar...

Estou terminando de pensar no meu sistema..

Não sei se vou utilizar 2 amps ou apenas 1!

Quando definir bem o projeto defino a parte de alimentaçao.

Mas por enquanto vou fazer um big 3 para dar um upgrade na parte elétrica!

Assim que puder posto umas fotos!

Alguem sabe aonde posso conseguir Techflex e ideia do preço?

Compartilhar este post

Link para o post

Li aqui a respeito de um bat-cap aqui..

É uma ideia interessante!

Tenho que fazer uns calculos aqui, e ver qual o pico o sistema pode fornecer!

E qual o pico o som solicita...

Alguem tem ideia dos preços desses bat-cap no Brasil?

Razão Edit: Corrigir erros de português.

Cuidado! BatCap (ou híbridos) é muita enganação. vale a pena apenas se você quiser uma bateria...

Tem modelos por aí anunciando 20F, mas na verdade, não tem 1F de capacitor, e uma bateria selada de 17 ou 22A/H. Porquê? porquê bateeria é bem mais barato que capacitor, mas não faz a mesma coisa!

O ideal, como falamos em uso com carro em movimento, é ter capacitor mesmo, e não bateria. Em um bom sistema, 1F pra cada 200W tá de bom tamanho (agora, consideremos o consumo dos graves apenas, por razões simples: Só consome quem está entregando potência. E amps em faixas de frequência diferentes não tocam juntos). Se você tem 500W, então considere pelo menos 2F.

Quer uma dica melhor que qualquer Batcap do mercado? MC (confiável) de 2F + bateria selada de 17A/H, que você acha aqui em brasília por volta dos 80 reais, se não me falhaa a memória. Dá até pra achar mais barato, a do meu alarme de casa custou 40 reais, mas não lembro a capacidade... era algo próximo disto).

Compartilhar este post

Link para o post

Cuidado! BatCap (ou híbridos) é muita enganação. vale a pena apenas se você quiser uma bateria...

Tem modelos por aí anunciando 20F, mas na verdade, não tem 1F de capacitor, e uma bateria selada de 17 ou 22A/H. Porquê? porquê bateeria é bem mais barato que capacitor, mas não faz a mesma coisa!

O ideal, como falamos em uso com carro em movimento, é ter capacitor mesmo, e não bateria. Em um bom sistema, 1F pra cada 200W tá de bom tamanho (agora, consideremos o consumo dos graves apenas, por razões simples: Só consome quem está entregando potência. E amps em faixas de frequência diferentes não tocam juntos). Se você tem 500W, então considere pelo menos 2F.

Quer uma dica melhor que qualquer Batcap do mercado? MC (confiável) de 2F + bateria selada de 17A/H, que você acha aqui em brasília por volta dos 80 reais, se não me falhaa a memória. Dá até pra achar mais barato, a do meu alarme de casa custou 40 reais, mas não lembro a capacidade... era algo próximo disto).

Na verdade estou pendendo a adicionar um MC no carro ..

Agora quanto a dimensionamento do CAP que é uma duvida..

Vejo muitas pessoas falando uma coisa, outras falando o contrário...

E bem polemico este assunto!

Vou fazer os calculos do consumo e verificar qual a capacidade tem que ser, lembro que vi este calculo de dimensionamento do CAP para ponte retificadora, acredito que seja a mesma coisa!

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que ele citou ali no caso a marca BatCap, que fabrica alguns produtos excelentes.

Agora esses batcaps xingling que tem por ai é a maior enganação mesmo.

Inclusive a maioria dos capacitores do mercado que dizem ter 3,4 ou 5 farad, geralmente não tem metade.

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade estou pendendo a adicionar um MC no carro ..

Agora quanto a dimensionamento do CAP que é uma duvida..

Vejo muitas pessoas falando uma coisa, outras falando o contrário...

E bem polemico este assunto!

Vou fazer os calculos do consumo e verificar qual a capacidade tem que ser, lembro que vi este calculo de dimensionamento do CAP para ponte retificadora, acredito que seja a mesma coisa!

É o mesmo cálculo sim... tempo de descarga e % de queda...

Lembro que deu trabalho calcular isto... Faz tempo que calculei, mas pra uma queda de 10% em 1 segundo 9ou mais de um segundo, agora não lembro), deu algo por volta de 1F/200W. É nesta faixa.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...