Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Tiago Andre

Drive Selenium D405 Trio ou D405?

Recommended Posts

Segundo este manual aqui a 405 normal se sai melhor! Vai entender...

30cy4uv.jpg

349fcr5.jpg

Editado por RobertoLenz

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou aproveitar já que desenterraram o tópico, vou continuar cavando ele. hasuahsuas.. no caso cravando dúvidas. Melhor que fazer outros tópicos.

pois bem, sou novo no ramo do Trio elétrico, som mala aberta. Meu ramo era Subwoofer, mala fechada. Mas resolvi mudar.

Quero montar um set da seguinte forma:

- 2 Tornado de 15 1100rms

- 3 ou 4 JBL de 10 (médio grave )

- 4 ou 6 cornetas de titanium (Digo 4 ou 6 dependendo do espaço, meu carro é um Gol G6)

- 1 soundigital 2500rms para tornados

- 1 taramps t800 para os JBL 10'

- Módulo para as cornetas, eu ainda não sei o melhor. Pois é exatamente aqui minha dúvida. Não entendo nada de corneta.

Primeiramente: Essas cornetas de titanium falam que reproduz agudo também, junto com o médio. Isso é verdade ou eu preciso de tweeter para meu agudo?

Segundo: Olhando a conversa de vocês, a dúvida é em cima da D405 e D405 Trio. Então, fui ao mercado livre analisar os preços e encontrei com esse outro driver que tem preço muito parecido.

Driver Jbl Selenium D450 Ti Trio Titânio - 300 Watts Rms.

​Isso serie exagero para um set dentro de um Gol G6? Pra esse set, qual desses três driver vocês me indicam? Qual módulo usar pra elas? E Preciso de tweeter?

Obrigado e abraço!

Editado por Joelmir Patriota

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro amigo com relação as cornetas antes de mais nada tem que entender que existe algo chamando de cancelamento de onda, isso que dizer que as ondas das cornetas vão se chocar horizontalmente e com isso terá muita perda, duas cornetas pode toca igual ou até com melhor rendimento que 4 e assim por diante, isso tudo devido o posicionamento das cornetas horizontalmente e agravando mais ainda com a frequência utilizada nos cortes que faz a corneta tem maior deslocamento horizontal, isso irá ver na curva polar dos drives nos parâmetros quanto mais baixo você usar o corte terá mais médio na voz, menor db e maior deslocamento horizontal e isso é ruim em muitos projetos.

Com relação ao som o tornado é mais apropriado para iniciar no trio ainda mais vindo do som interno, mas entenda que esse de 15 é mais fraco de todos devido a sua sensibilidade que é muito baixa comparados outros ou até mesmo o de 18 do mesmo modelo que possui a sensibilidade maior e uns dos maiores motivos por toca mais que o 15 e não só pelo seu tamanho que também tem muita influência. Lembre a sensibilidade é muito importante e junto do rms que faz a grande diferença.

Eu aconselho

Dois sds 2.7 de 15 de 4ohs

Um módulo de 3000 a 3500rms de 2ohs para eles

Dois médios esx 608

Dois 405

Dois ST

Um módulo de 4 canais de 12000rms taramps ou banda que toca toda parte de altas

Um crossover banda px1

Uma bateria de 150 amperes

Uma fonte de 150 amperes digital

Cortes no px1 em 48db cada via:

grave de 15 em caixa dutada 50hz a 200hz

Médio grave de 8 polegadas 200hz 1000hz

Corneta 405 1000hz a 4500hz / ou ti 1000hz a flat sem st

ST 4500 a flat.

caixa de grave em baixo, acima no centro os médios e nos cantos os drives separados em bocas pequenas, essa distância horizontal e corte em 1000hz inicial para evita o cancelamento vai resultar melhor cobertura aberto e db.

Editado por Luiz Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

poxa cara, você praticamente deu uma aula aí.. valeu mesmo, parabéns.. E obrigado pelas dicas.

Quanto ao tornado de 15. Não quero de 18 polegadas porque o porta malas do gol g6 é pequeno, logo não vou ter a litragem correta. Não quero perder meu banco traseiro. Então vou por de 15 polegada pra pode fazer uma caixa na litragem correta.

Quanto ao SDS 2.7 eu não coloco por dois motivos: 1 - não gosto do grave dos EROS, são muito seco. Prefiro um grave mais macio, que no caso os Tornados proporcionam. 2 - eles são 1350rms cada um, logo os dois juntos darão 2700rms, pra tocar isso, precisarei de um módulo de 3000 a 3500 rms pra tocar. E pra tocar um módulo de 3500 rms, 210Ah de bateria não vai alimentar corretamente. Pra cada 1000rms de módulo, usa-se 100Ah. E eu só tenho 210Ah. Cofre 60Ah + 150Ah aux. Por isso eu me limito nos Tornados de 15. Pois vou ter grave macio, caixa bem litrada e um módulo de 2500rms bem alimentado.

Mas quanto as cornetas, deu pra entender e ajudou sua dica. Você acha melhor 2 cornetas dt405.

Mas se o driver for titanium, ainda precisarei de Tweeter para o agudo?

Compartilhar este post

Link para o post

Tornado de 15 pode usar amigo, agora o de 18 tem uma litragem mínima que se usam em muitos carros e o que vejo mais, mesmo em litragem pequena os de 18 terão maior db e vai render melhor aberto, agora o tornado de 15 compre se não for outra escolha, só usar a caixa recomendada para eles e sempre mínimas vou explicar o motivo.

Quanto maior a litragem usar mais terá o som macio ou subgrave, mas terá algumas perdas com relação ao trio que é menor db e cobertura aberto.

Quanto menor a litragem terá um som mais seco sem perder o som gordo tudo meio termo, mas terá ganhos como maior db e cobertura aberto e vai ampliar a vida útil dos equipamentos.

Tente usar o meio termo, não precisar ser muito grande pq até a vida útil dele vai embora além de ser muito fraco como trio.

Trio sempre usamos em 50hz para cima e tudo que descreve ficaria um ótimo som, pode utilizar o resto dos equipamentos que citei acima.

Ti não se utiliza ST

Tornado de 15 com 1100 rms com 92 db sensibilidade toca menos que o eros sds 815 que tem 800rms devido a sensibilidade que é 95db, pois existe um calculo básico para isso com logaritmo, mas não deixa de ser um bom falante para iniciar e ótimo para o seu gosto.

Ti não precisa de st por começar em 1.000hz e vai até 20.000hz por isso falei flat que é o final igual de uma st.

Corte para aproveitar melhor o tornado isso no banda px1 com filtro atenuação em 48db em cada via, vai ter um corte brusco, preciso que vai melhora o rendimento do som.

Grave 50hz a 160hz em dutada

Médio de 8 608 200hz a 1000hz

Corneta 405 1000hz a 4500hz ou TI sem ST com 1000hz a flat ou 20.000hz

ST 4500hz a flat 20.000hz

TI forte é o eros 7200 que tem 114 db e 100rms toca mais que todos que descreveu devido a sensibilidade de 4db a mais em um só driver.

Editado por Luiz Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

Luiz Rafael, vc disse que usaria ST400 a 4500 - flat...

poxa vida, eu usa ele a 8000 - flat

... uso PX1

vc já deu uma olhada nas especificações técnicas dele no site da selenium?

(não estou te criticando... hauahuaha)

Enviado via AutoForum Mobile App

Compartilhar este post

Link para o post

Luiz Rafael, vc disse que usaria ST400 a 4500 - flat...

poxa vida, eu usa ele a 8000 - flat

... uso PX1

vc já deu uma olhada nas especificações técnicas dele no site da selenium?

(não estou te criticando... hauahuaha)

Enviado via AutoForum Mobile App

Vamos por parte amigo.

ST 200

Resposta de freqüência @ -6 dB. . . . . . . . . . . . 2.000 a 20.000 Hz

Programa Musical (c/ xover 5.000 Hz 12 dB/oit) . . . 140w

ST 400

Resposta de freqüência @ -10 dB. . . . . . . . . . . 4.000 a 20.000 Hz

POTÊNCIA RMS COM CROSSOVER ATIVO PASSIVO

AES (HPF 5.000 Hz 12 dB/oit) .........................20...........-- . . . .

W *3 AES (HPF 8.000 Hz 12 dB/oit) .........................20...........-- . . . .

W *2 NBR 10.303 (HPF 5.000 Hz 12 dB/oit) .............20......... 100 . . .

W *2 NBR 10.303 (HPF 8.000 Hz 12 dB/oit) .............20..........150. . . W

Sensibilidade (2,83V@1m) média entre 6 e 15 kHz . . . . . . 111 dB SPL

Pode sim! Ainda mais usando corte inicial em 4500hz com 48db, estou correto?

Veja que nas descrição quando eu passo sempre os cortes descrevo para utilizar em 48db em cada via.

Editado por Luiz Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

Qual corte mais baixo q posso colocar na d405? Aplicando 150 rms nelas ? Da pra colocar 900hz? To cortando de 1200 a 5000, mas to achando muito estridente. Os médio graves n tão acompanhando..

Set: 4x target bass 3.0 + banda 7000

4x hammer 3.0 + banda 7000

8x d405 + banda 12.4

4x st400 + banda 2.4

Cortes no px1

Grave: 60~160

Medio grave 160~1200

Médio agudo 1200~5000

Agudo 5000~20000

Tudo a 24db

Da pra abaixar mais o hpf das 405?

Ou é melhor dar um ganho nos médios?

Compartilhar este post

Link para o post

Sabia com 48db em cada via você terá maior ganho em qualidade, db e volume e com isso você pode baixar mais o corte devido a maior precisão do corte. Aqui usamos todas as vias em 48db e também protege mais os teus equipamentos.

O que está errado no teu sistema são os médios e o cortes em algumas vias, pois os esse falante usado para médio não faz essa função e não foi feito para isso, não terá muito ganho nessa faixa perdendo em qualidade para os MG e e-1200mb da eros, nem tudo é potência e sim os equipamentos mais adequados para ter melhor rendimento em cada via, por isso está muito fraco o seu médio.

Eu trocaria os seus falantes de pancadão e colocaria falantes próprios para médios graves no seu lugar, com bem menos rms e iria ter melhor resultado na qualidade e até em db pois esse falantes sobem mais e até desce mais que esses de pancadão, além de consumir bem menos energia e módulo, uns 4 da para usar módulo de 3000rms de 2ohs numa boa isso os falantes de médios de 8ohs cada.

Cortes com filtro atenuação em 48db oitavo em cada via

Grave: 50hz a 160hz

Médios 160hz a 1000hz

Corneta 1000hz a 4500hz vai deixar menos estridente e não perderia tanto db.

St 4500hz a flat 20khz

Editado por Luiz Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos por parte amigo.

ST 200

Resposta de freqüência @ -6 dB. . . . . . . . . . . . 2.000 a 20.000 Hz

Programa Musical (c/ xover 5.000 Hz 12 dB/oit) . . . 140w

ST 400

Resposta de freqüência @ -10 dB. . . . . . . . . . . 4.000 a 20.000 Hz

POTÊNCIA RMS COM CROSSOVER ATIVO PASSIVO

AES (HPF 5.000 Hz 12 dB/oit) .........................20...........-- . . . .

W *3 AES (HPF 8.000 Hz 12 dB/oit) .........................20...........-- . . . .

W *2 NBR 10.303 (HPF 5.000 Hz 12 dB/oit) .............20......... 100 . . .

W *2 NBR 10.303 (HPF 8.000 Hz 12 dB/oit) .............20..........150. . . W

Sensibilidade (2,83V@1m) média entre 6 e 15 kHz . . . . . . 111 dB SPL

Pode sim! Ainda mais usando corte inicial em 4500hz com 48db, estou correto?

Veja que nas descrição quando eu passo sempre os cortes descrevo para utilizar em 48db em cada via.

Cara acho q vc só esta levando em consideração o papel. Já viu a curva de resposta deles? Se sim, olha de novo.

Da uma olhadinha ali tb @ -10 db, ai é facil. rsrs

Vais ver que eles só respondem bem a partir de 5500 / 6000 Hz. Eu uso 6000 Hz.

Caso contrario estaria entrando no que vc falou logo acima de estar usando o equipamento errado na frequência errada, posso estar errado mas dê uma olhada lá no gráfico de resposta.

Editado por alldafjunior

Compartilhar este post

Link para o post

O gráfico que foi tirado essas frequências foram em 12 db oitavo já em 48 db oitavo muda tudo aquilo.

Compartilhar este post

Link para o post

O gráfico que foi tirado essas frequências foram em 12 db oitavo já em 48 db oitavo muda tudo aquilo.

Td bem, mas muda pra onde? É jogar no escuro!

Q melhora, melhora. Mas quanto? Eis a questão.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou mostrar algo simples que a hinor divulga nos seus parâmetros

HDC 3000

Potência RMS com filtro HPF em 1000 Hz @ 12dB/8ª =200 W

Potência RMS com filtro HPF em 500 Hz @ 12dB/8ª =150 W

Potência RMS com filtro HPF em 900 Hz @ 6dB/8ª =150 W

Imagine usando corte em 48 db no exemplo acima mantendo o mesmo corte HPF em 500hz vai render muito mais que em 12db, pois você consegui força muito mais sem que prejudique o equipamento por isso ele muda todo o parâmetro. Com relação ao ST digo que ele usando o corte em 4500hz inicial com 48db não irá prejudicar o equipamento e vai render um bom db, então é valido esse corte que passei.

Editado por Luiz Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...