Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Buxito

Protech Excursion 15" - SPL + Subgrave

Recommended Posts

Então minha galera, como podem perceber não posto muito. Porém sempre tô lendo e aprendendo com vcs. Acredito que não seja o único!

Montei um som com um Excursion de 15" numa caixa de aprox. 90l brutos com 2 dutos de 4" por 42cm. Mas eu acho que o som pode melhorar. Ele dá uma porrada animal, porém hj, montei um sonzinho básico do meu primo, composto por uma selada de aprox. 25l e um sub selenium free air de 120rms, empurrado por um Falcon Concept de 250rms só pro sub. Nossa! Que porradinha gostosa de ouvir, me impressionei. Acho que com a experiência de vcs consigo tirar todo SPL + subgrave do Excursion. Alguém pra discutir a questão? Abraços e obrigado a todos!

 

OBS. Tá empurrado por um SD1000 + cabeamento preparado p/ alimentção do sub e do módulo + MC

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nesse forum tem alguma coisa sobre isso, pra render bem indicaram de 80 a 84L, com 1 duto de 4" x 40cm, acho q deve ser por q vc está usando 2 dutos e o sub não desce tanto, pode ser por excesso de volume tb a perda de pressão, mais é isso aí uma caixa trapezoidal media de 82 L com um duto de 4" por 40cm, deve resolver...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

axo q com 2 dutos ta até melhor o fluxo de ar, axo q n tem nd a ver e deixar apenas 1 iria piorar. Bem sintonia da sua caixa esta em 33hz se for 90L livres, eu axo mto baxoo pro tetech sendo q ele ja nao rende tanto nessa faixa, a coisa seria encurta os dutos pra toca mais forte, se vc deixar 34cm o duto vc vai sintonizar com 37hz. tenta assim axo q vai fikar mais forte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, geralmente tem que ver o que tu busca no som, se mais SPL ou Subgrave. Se não souber se expressar bem fala pelo menos o gênero musical que tu mais ouve para poder indicar alguma configuração.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beleza! Tem duas opções:1ªTua caixa com os 2 dutos de 4" mas com 38,5cm isso vai te dar:

pico=4,73dB

f3=38,45hz

fb=35,38

2ª Tua caixa agora com 1 duto de 4" X 7cm isso vai te dar:

pico=7,17dB

f3=48,52hz

fb=45hz

(essa é melhor se tu quer grave muito forte pra dentro, mas que sai pra fora o suficiente pra disparar uns alarminho)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra opção seria tentar tirar 5L da caixa e diminuir os dutos pra 38cm cada..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa discussão que eu procurava!!!

Escuto mais hiphop do que qualquer outra coisa.

Eu tava querendo tirar o máximo do tetech, com spl + subgrave, enquanto não tenho dindin pra trocar por um P3...

Porrada pra dento e porrada "pra fora".

Quanto essa opção de diminuir a litragem e o duto já tinha pensado nisso, já tinha feito uns cálculos loucos que geraram um resultado de diminuir 5 litros e diminuir os dutos pra 38,39 cm, como o Ernany citou. A segunda opção do fabiogaucho tbm é legal....

O que mais posso considerar?

 

Obs: vou pôr fibra por dentro da caixa e fazer o travamento que ainda não tá feito!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hip hop a conversa muda, tem muito sub grave, eu vou montar uma caixa pra 4 sub de 12" q o ernany (depois de eu torrar a paciencia dele) me falou num gol g4, tudo indica q vai causar um pequeno 'terremoto" heheh, ele só não me disse em q sintonia a caixa ia ficar, mais rendendo menos spl e mais sub, já fika mais do meu gosto tb,.. tem projetos de caixa pra um sub só tb, com dutos retangulares feitos da propria madeira (formando especie de um quase" labirinto interno até a saida de ar da caixa) q rendem graves muito fortes, com sub's pequenos, eu fico imaginando com sub de 15" o estrago feito... no sites dos sub DD, tem projetos tb desses formatos de caixas... e em outros foruns tb...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho o projeto desta caixa com duto retangular mas vai ficar muito grande. Acho que vc extamente o que vai acontecer na minha, perde um pouco do spl e ganhar mais subgrave. Até quinta feira vou decidir o melhor a ser feito. Por enquanto, tô indo com o Ernany, pois a resposta dele foi só pra confirmar um teoria que eu tinha desenvolvido.

 

Mas uma coisa galera, 6" ou 6x9" na traseira precisam ser direcionados pra dianteira ou podem ficar na horizontal msm?? (Nunca tive, por isso tô perguntando!)

 

 

Abraços!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então povo, alguém tem algo a acrescentar ou fica na caixa trapezoidal com 85 litros brutos e 2 dutos de 4" por 38, lembrando que a prioridade é o hip hop?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

então, com certesa já pode faser isso, tá mais fail, pois só vai encurtar um pouco os dutos, e na litragem baixa os 5L, se ainda depois disso não der certo esperimenta com um duto só..., um pouco tb, agente tem q ir ajustando aos poucos por q cada caso é um caso, oq pode dar certo pra mim pode não ficar blz pra vc, ..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu tinha 2 woofer 15" pw5a selenium4, em casa esses numa caixa com duto de 3" x 30cm 2x 75L brutos, depois vendi pra um amigo meu q pois eles na kombi hehehehe, ele é tapeceiro e aluga som e luz pra festas tb, manja muito de faser caixas apesar de não entender muito sobre o volume formato frequencia ,etc, a gente fez outra caixa trapezoidal mesmo com 3 1/2" x 30cm, 80L por camara, ficou muito forte apesar de ser woofer, até 50hz q ele responde, ficou top. os visinhos q acharam bom d+ na epoca.. q me desfiz do brinquedo.. jogava 450W rms ( amp classe ab de 920W rms dentro de casa) em cada nunca abriram o bico, ... dentro da kombi tá "um estrondo" hehehe só mudamos o formato da caixa, pra colocar nela..

Ve esse detalhe da caixa depois posta aí o resultado..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ok! vou fazer isso! diminuir a litragem e os dutos já é o começo! obrigado pela ajuda!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com dois dutos a resposta da caixa fica seca, mesmo sintonizando baixo os dutos! Mas tem uma vantagem, o sub toca mais controlado e não ultrapassa seu Xmax.

 

Faz o teste tampando um dos dutos e verifique se a resposta da caixa melhorou na questão de timbre!

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com dois dutos a resposta da caixa fica seca, mesmo sintonizando baixo os dutos! Mas tem uma vantagem, o sub toca mais controlado e não ultrapassa seu Xmax.

:legal:

 

De onde vc tirou isso?

 

Nunca vi literatura ou algum comentario sobre isso. E na pratica tambem :pirou:

____________________________________________________________

 

Eu testaria essa caixa de 90L com 2 de 4" (pra nao mudar a caixa) com 25cm de comprimento ou entao vai de "ouvimetro", pega uma 3 musicas do seu gosto musical, e vai testando alguns comprimentos de dulto( 20, 25, 30, 35cm etc). O que te agradar mas vc deixa :mac1

Editado por neil

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ok! farei teste com os dutos, senão vou diminuir a caixa!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, retomando o tópico. Não fiz as modificações necessárias na caixa pois ainda não deu tempo. Porém, surgiu a oportunidade de vender meu Excursion 15". Como já disse anteriormente, a caixa desse falante tá enorme! Então, volto ao tópico pra pedir idéia a vcs pra pegar um sub novo! Vamos aos passos:

- Pode ser 1 ou 2;

- Baixa litragem;

- Qualquer tamanho abaixo de 15";

- Amplificador pro sub é um SD1000;

- Escuto basicamente hip hop, rap, funk, e aquelas musiquinhas da rádio Mix;

- Melhor ou maior SPL + SUBGRAVE possível.

 

Pensei num DD qualquer ou num P3 de 12", mas vou aguardar opções cedidas por vcs!

Abraços!!!!

Editado por Buxito

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depende o quanto você quer gastar, Se for colocar DD ficaria um tanto fraco pro seu modulo (Digo a serie 1500), Já pensou nos Bravox UXP? Não rende tanto pra fora... Mais pra dentro faz ESTRAGO.

Dá pra colocar 2 na sd1000 e fica bem legal...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigo dei uma simulada aki e cheguei num BOA caixa pra subgrave

 

130 litros livres 3 dutos de 4" por 38cm :legal:

 

ta ai []-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigo dei uma simulada aki e cheguei num BOA caixa pra subgrave

 

130 litros livres 3 dutos de 4" por 38cm :legal:

 

ta ai []-[]

 

Pra qual falante?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou muito inclinado a comprar um P3 mas ainda tô esperando opniões. Mas o DD tbm me pega. Nunca ouvi nenhum nos dois então não consigo fazer uma comparação!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou muito inclinado a comprar um P3 mas ainda tô esperando opniões. Mas o DD tbm me pega. Nunca ouvi nenhum nos dois então não consigo fazer uma comparação!

 

a acaixa seria pro tetec excurcion 15"

 

 

eu ja escutei DD e p3.... quando a subgrave gostei dos p3..quanto ao SPL gostei do DD.... eu iria de DD^^

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...