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Celta x Clio x Mille x Ka x Palio x Gol

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Abril 2010

Celta x Clio x Mille x Ka x Palio x Gol

Ok, nunca foi tão fácil comprar um carro novo. Mais difícil é escolher o melhor para o seu bolso

 

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No supermercado, você escolhe uma marca de arroz ou sabonete se ela estiver 30 centavos mais barata que a concorrência? Então esta matéria é para você. Escolher o carro contando centavos pode render a economia de dezenas de reais ao mês, mais que o rendimento da poupança. Você sabe quanto custa cada popular, na hora e depois da compra? Para responder, reunimos os carros que estão custando, na loja, menos de 25 000 reais: Fiat Mille Economy, Renault Clio Campus, Chevrolet Celta Life, VW Gol G4, Fiat Palio Fire Economy e Ford Ka. Pesquisamos preço real, depreciação na revenda, valor de seguro, além de gasto com revisões, combustível e peças extras, ao longo de três anos e 30 000 km. E, além do custo, você conhece os benefícios de cada um? Como carro não é sabonete, que dá para comprar de outra marca na semana seguinte, é bom saber.

 

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Começo pelo Mille. Ele venceu o comparativo de julho passado, mas o texto indicava que a vitória dependia da cotação do dia: Nenhum carro é bom ou ruim antes de você saber o preço. O Mille precisa custar muito menos para compensar a sensação de ser um estranho no meio do trânsito, de conviver com um padrão único de acabamento. Ao baixar a alavanca de freio, não tem jeito, você espreme os dedos no console. Só não machuca porque esse console afunda, é parte do carpete prémoldado. Em julho, o carro da Fiat era 4 000 reais mais barato que a concorrência um desconto de 25%, tanto dinheiro que dava para comprar arcondicionado. Agora a diferença caiu à metade. Dá para investir no kit Top 1, com rodas de liga leve, vidros elétricos, rádio, ar quente, desembaçador e apoios de cabeça traseiros. Poderia comprar direção hidráulica, mas o Mille não precisa. Ela sempre foi leve. Agora, infelizmente, ficou leve demais.

 

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Uma das iniciativas da Fiat para reduzir consumo, no Mille Economy, foi deixar as rodas dianteiras em posição neutra antes eram levemente divergentes (cada uma puxando o carro para seu lado) e com cambagem negativa (inclinadas para fora). A direção ficou boba, como se houvesse dois sacos de cimento no porta-malas. Traz leveza no primeiro quarto de volta, ficando insegura já a partir de 60 km/h. Aliviado por fora e em suas peças internas, o motor Fire conseguiu ótimo rendimento. Mille e Palio saem de quebra-molas e valetas melhor que muito carro 1.6.

 

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O Palio nasceu para matar o Mille, em 1996, mas a briga de irmãos acabou virando amizade, com compartilhamento de peças que favoreceu aos dois. Mille e Palio têm o mesmo plano de revisões tabeladas: 549 reais. O Palio está 1 900 reais mais caro que o Mille, e você não encontrará justificativa para isso na lista de equipamentos. Os dois são bastante simples o único luxo é o econômetro, que ajuda a poupar combustível. A vantagem do Palio está no projeto mais moderno, com avanços em segurança ativa (caso da suspensão, de comportamento mais previsível) e passiva (como o estepe no porta-malas, bem mais seguro em colisões que no cofre do motor). Mas o Mille custa menos na compra, gasta menos no posto e anda mais rápido.

 

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Encomendamos à corretora Nova Feabri cotações de seguro com perfis de motorista de alto risco (solteiro, estudante, até 25 anos) e baixo risco (casado, 40 anos), em sete capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e Campo Grande. A íntegra dos levantamentos está em nosso site. Os valores seguem um padrão: o Celta é sempre mais barato. Logo acima vêm Ka (segundo melhor em São Paulo) e Clio (segundo melhor nas outras cidades). Palio e Mille formam um terceiro bloco e, de longe,

 

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O Gol é o mais caro. O G4 ganhou um sistema mais sofisticado de chave codificada em 2008, mas isso não foi suficiente para baratear sua apólice. O Gol justifica a fama de ter seguro caro e não justifica, não no Geração 4, a fama de dar prazer ao dirigir. É o único com ajuste de altura no banco, mas isso apenas atenua o problema do volante desalinhado, herança do modelo de 1980. Na saída do sinal de trânsito a frente abana, como se os amortecedores estivessem vencidos. Quem diria, hoje o Palio é mais bem acertado de suspensão e freios que o Gol G4.

 

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Mês que vem chega o Gol G4 EcoMotion, com mudanças para baixar consumo. A inovação é bemvinda, afinal o Gol empata com o Ka como o mais bebedor. Celta, Palio e Clio ficam num pelotão intermediário, e o Mille se destaca à frente. Tomara que a Volks vá além de afinar o motor. Hoje esse Gol é pouco prazeroso, pouco equipado e caro de manter.

 

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Clio e Ka são carros que você não encontra na locadora (embora o Mille também tenha sumido do cardápio de empresas como Localiza, Hertz e Avis), têm menos pragmatismo e mais imagem. O Ka foi lançado há dois anos, mas, nesse mercado árido, ainda é o modelo com mais cheiro de novidade. Seu desenvolvimento recente leva em conta preocupações atuais, como manutenção e valor de seguro. O modelo da Ford é o único equipado com alarme e trava elétrica com controle remoto no chaveiro, e ainda traz conta-giros e aviso eletrônico de revisão. Isso atenua o problema de ser o modelo mais caro da turma.

 

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O Ka é a escolha de quem busca prazer ao dirigir. Com direção rápida, suspensão firme, não surpreende que seja comprado por gente rica como carro de track day. Também não surpreende que essa gente prepare o carro antes de estrear na pista... O motor Ford é o menos eficiente do comparativo, fica em último em desempenho e consumo. Na retomada de 60 a 100 km/h, foi 5 segundos mais lento que o Celta. Na estrada, você precisaria de 100 metros a mais para fazer a mesma ultrapassagem. As qualidades do Ka são mais evidentes que as do Palio, mas os defeitos também. Qual é o mais vantajoso?

 

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Os custos do Ka dependem bastante da quilometragem (porque seu consumo é maior) e os do Palio dependem muito do perfil do motorista (porque seu seguro é mais caro). No nosso uso cálculo, os custos empataram. Se você roda muito, vá de Palio. Se você tem perfil de seguro de maior risco, vá de Ka.

 

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O Clio é o menos vendido, mas o único capaz de pegar emprestado aquele slogan do Polo: O mundo inteiro dirige o mesmo carro. Os europeus também compram. Ele nasceu como carro superior e foi perdendo equipamentos, mas não perdeu todos. Ar quente e desembaçador, só ele tem de série. Enquanto a luz interna do Mille não acende ao abrirmos a porta do carona, a Renault oferece acendimento gradual, como numa sala de cinema. Temos aviso de farol aceso, cintos traseiros retráteis, bancos aconchegantes e o painel de duas cores. O Clio não se destaca em pontos importantes para um público de dinheiro contado tem mecânica mais sofisticada e menor liquidez na revenda. Mas é mais carro.

 

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O vencedor é o Celta. É um carro gostoso de dirigir. Não é tão na mão quanto o Ka, mas fica perto e anda muito mais rápido. Com câmbio curtíssimo e o motor VHCE, ele deixa o modelo da Ford 5 segundos para trás, na retomada de 60 a 100 km/h. O Celta anda rápido e bebe pouco, como o Mille, mas tem projeto mais moderno e visual atraente. A diferença de preço não está tão grande e tende a diminuir com o tempo, porque seu seguro é o menor.

 

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Não é uma vitória que surge à primeira vista. Peças onde você põe a mão, como maçanetas de porta e botões de ventilação, parecem pequenas e frágeis. Isso é a parte ruim. Mas, ao cortar custos em todos os detalhes, o Celta não corta demais em detalhe algum. Não há partes de lataria nem parafusos expostos dentro da cabine. Os cintos de segurança dianteiros têm ajuste de altura e os laterais traseiros enrolam sozinhos. Temos luxos como contagiros e alarme de faróis esquecidos acesos. Faltam desembaçador, ar quente e para-choque pintado, mas não é caro providenciar.

 

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Isso é tudo? Não. Fique de olho no preço do serviço. Nossa experiência em testes de Longa Duração mostra que a rede Chevrolet dá trabalho é preciso pesquisar serviço em diferentes lojas, porque os orçamentos variam, e dispensar serviços inúteis que eles incluem na lista. Contar centavos, enfim. Aquilo que você já conhece bem.

 

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VEREDICTO

Vitória do Celta: é barato na compra e depois, anda bem e tem luxos. Em 2o, Clio: custos na média e benefícios bem acima. O Mille caiu para 3o conforme a vantagem de preço encolheu. Ótimo no essencial, mas de projeto antigo demais. Palio e Ka empatam em 4o: bons, mas não se destacam. E o Gol é caro.

 

 

P.S: Pra comprar qualquer uma dessas tranqueiras o objetivo têm de ser único, ou seja, economia. Sendo assim, eu ficaria com o Mille. Mas barato, mais econômio, manutenção barata e revenda excelente.

Editado por GIII lêndea_sc

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E o Effa m100 não entrou no comparativo (o effa da effa e o da FIat também :vts)

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Li a materia na revista, e achei bem ridiculo o Celta ficar em 1º... Na minha opiniao deveria ser ou o Palio ou ate o Gol, nao se compara o espaço interno desses com Ka e Celta... pqp Celta é claustrofobico!

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eu tbm achei que os carro mais vendidos sao o gol e o palio, meu irmao me disse que o celta vai sair de linha, se é vdd eu nao sei

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Li a materia na revista, e achei bem ridiculo o Celta ficar em 1º... Na minha opiniao deveria ser ou o Palio ou ate o Gol, nao se compara o espaço interno desses com Ka e Celta... pqp Celta é claustrofobico!

 

 

Será que não ficou claro que o objetivo é CARRO BARATO...

 

O gol é o pior em TODOS os quesitos... tem que ficar em último com honra mesmo....

 

 

Eu achei bem sensata as avaliações....

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Engraçado... O cara diz que andar de uno é se sentir um estranho no meio do trânsito... um tanto ridículo, não? Afinal, tem MUITO uno na rua, e andar em um não é atestado de pobreza.

 

Depois diz que soltar o freio de mão é enroscar os dedos no carpete... eu nunca sequer toquei no carpete, e minha mão é grande.

 

Agora vamos ao mais impressionante:

 

Vitória do Celta: é barato na compra e depois, anda bem e tem luxos. Em 2o, Clio: custos na média e benefícios bem acima. O Mille caiu para 3o conforme a vantagem de preço encolheu. Ótimo no essencial, mas de projeto antigo demais.

 

Projeto antigo demais, mas curiosamente é um projeto tão antigo quanto o celta...

 

Sim, o celta tem acabamento melhor, mas o tal "câmbio curtíssimo" foi apresentado como vantagem... e nunca foi vantagem alguma, pois exige mais trocas de marcha. O Uno é mais econômico e anda mais, mas não pesou contra o Celta.

 

Curioso o comparativo, não? Se eu não soubesse como funciona o esquema de jabá e se já não tivesse participado de vários jabás, iria ficar cheio de caraminholas na cabeça.

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Engraçado... O cara diz que andar de uno é se sentir um estranho no meio do trânsito... um tanto ridículo, não? Afinal, tem MUITO uno na rua, e andar em um não é atestado de pobreza.

 

Depois diz que soltar o freio de mão é enroscar os dedos no carpete... eu nunca sequer toquei no carpete, e minha mão é grande.

 

 

 

Tbm NUNCA vi esse negócio de prender mão ai... (uso uno na empresa)...

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É porquê o repórter deve soltar o freio de mão em meio a um passo de balé... Ou pq precisava botaar algum defeito novo no carro...

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Uma coisa eu digo, o Clio é um carro BEM agradável de dirigir, e não dá impressão de estar num carro ralé. Suspensão e carroceria excelentes!

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Tendenciosa demais essa pesquisa, quanto ao conforto do celta, pergunta pra quem tem um pouco mais de 1,75m e já andou em um, barato só na hora de passar pra frente e a desvalorização é absurda , projeto feito pra competir com o mille mas a preço de palio....

Editado por 486

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Tendenciosa demais essa pesquisa, quanto ao conforto do celta, pergunta pra quem tem um pouco mais de 1,75m e já andou em um, barato só na hora de passar pra frente e desvalorização absurda , projeot feito pra competir com o mille mas a preço de palio....

 

Exato, eu nao sou alto, tenho exatamente 1,75 e da agunia dirigir Celta cara... Parabrisa na testa da pessoa, sensaçao horrivel

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"O vencedor é o Celta. É um carro gostoso de dirigir."

 

Agora me diz... onde? Vai de SP até Ribeirão Preto num celta e ve se vc naum chega com as costas acabadas. Já fiz isso 3x com celta alugado (e um era 0Km.. primeira locação)

 

De boa.. o cara andou no celta e enrroscou a mão no mille.. o clio ele só olhou por fora... dos básicos não tem melhor que o clio em conforto. E não é pq tenho um não.. é pq já andei em todos e um dos fatores que decidi em comprar o clio foi o conforto.

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Prefiro o Ka, Preço e conforto!!

 

Uno é pra aqueles que só faz trabalho - casa, Clio é carro de mulher, Ja tive um Celta 09..carrinho bom...mas é muito visado como o uno!

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Prefiro o Ka, Preço e conforto!!

 

Uno é pra aqueles que só faz trabalho - casa, Clio é carro de mulher, Ja tive um Celta 09..carrinho bom...mas é muito visado como o uno!

 

Qual a sua tese pro clio = carro de mulher? E o Ka não é?

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Prefiro o Ka, Preço e conforto!!

 

Uno é pra aqueles que só faz trabalho - casa, Clio é carro de mulher, Ja tive um Celta 09..carrinho bom...mas é muito visado como o uno!

 

 

A velha história de carro tal é carro de mulher...

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Prefiro o Ka, Preço e conforto!!Uno é pra aqueles que só faz trabalho - casa, Clio é carro de mulher, Ja tive um Celta 09..carrinho bom...mas é muito visado como o uno!

 

O carro da foto do seu avatar é seu? Porque se Clio é carro de mulher, EcoSport então... vish

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O carro da foto do seu avatar é seu? Porque se Clio é carro de mulher, EcoSport então... vish

 

hauahauauaa verdade

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A velha história de carro tal é carro de mulher...

 

A Europa inteira aceita o Clio como um dos melhores carros de entrada do mercado. E aqui não vende porque "Clio é carro de mulher".

 

Não à toa o consumidor brasileiro é menos respeitado do que o Chinês.

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Exato, eu nao sou alto, tenho exatamente 1,75 e da agunia dirigir Celta cara... Parabrisa na testa da pessoa, sensaçao horrivel

 

Po cara nem eh assim nao. Vc ta exagerando eu tenho 1,78 e o celta me vestia bem...

Vc tem que comprar uma scania.

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Eu tenho 1,91, e nunca vi o parabrisa do celta tão de perto não...

 

Aliás, pra mim, quem tem 1,75 é baixinho... hauhauhauhauhauhau

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Eu tenho 1,91, e nunca vi o parabrisa do celta tão de perto não...

 

Aliás, pra mim, quem tem 1,75 é baixinho... hauhauhauhauhauhau

 

 

Vc que eh alto.

 

A mulherada gosta de caras com 1,80m

Eu comprovo isso.

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Essas comparações de revista é fod*, não tem como levar por base para se comprar um carro...

Ao invés de falar quem é o melhor e quem é o pior as revistas deveriam se preocupar em falar o que cada um tem de melhor e o que tem de pior, sem ficar fazendo um ranking...

Afinal a pessoa só irá comprar o carro se sentir bem no mesmo...

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acho justo o celta ganhar, na minha opnião seria o celta e o clio empatados em primeiro, terceiro o ka, quarto o mille, e o gol só entraria no teste de pudesse tacar fogo..

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Essas comparações de revista é fod*, não tem como levar por base para se comprar um carro...

Ao invés de falar quem é o melhor e quem é o pior as revistas deveriam se preocupar em falar o que cada um tem de melhor e o que tem de pior, sem ficar fazendo um ranking...

Afinal a pessoa só irá comprar o carro se sentir bem no mesmo...

 

Excelente colocação. Apoiado.

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