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Novo Uno parte de R$ 25.550

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Novo Fiat Uno parte de R$ 25.550 (duas portas) e R$ 27.350 (quatro portas)

CLAUDIO DE SOUZA

Enviado especial à Praia do Forte (Bahia)*

 

A Fiat do Brasil começou nesta terça-feira (4) o lançamento oficial do Novo Uno. O modelo da marca italiana chega com três acabamentos -- Vivace, Attractive e Way -- e duas opções de motorização -- os propulsores Fire EVO 1.0 e 1.4. Os preços oficiais do Novo Uno foram revelados à imprensa automotiva esta noite, na Praia do Forte, litoral da Bahia. Confira os valores:

 

Vivace 1.0: R$ 27.350

Way 1.0: R$ 28.490

Attractive 1.4: R$ 31.080

Way 1.4: R$ 31.870

 

Os preços acima são válidos para o Novo Uno quatro portas e, segundo a marca, a carroceria duas portas deve chegar em até 45 dias -- ou seja, meados de junho -- e custar cerca de R$ 1.800 menos: Vivace 1.0 a R$ 25.550, Way 1.0 a R$ 26.690, Attractive 1.4 por R$ 29.280 e Way 1.4 por R$ 30.070.

 

O modelo serve ainda para reorganizar a linha de compactos da Fiat e, de cara, promove um rearranjo nos preços de Mille e Palio, que passarão a custar R$ 600 a menos. Na briga com a concorrência, deve se posicionar entre os carros de entrada (com motor 1.0) como Volkswagen Gol G4, Chevrolet Celta e Ford Ka, e compactos mais "sofisticados", com motor 1.6, mirando o novo Gol e o Ford Fiesta.

 

* Divulgação

 

Novo Uno chega para reforçar tropa de compactos da Fiat contra Volks, GM e Ford

 

O Novo Uno aposta num design que, ao Brasil, chega com sabor de inovação, ou pelo menos chegaria, não fosse o lançamento do Kia Soul em 2009. Foi batizado de Round Square (literalmente, "quadrado redondo"). O nome é auto-explicativo, mas a primazia do estilo parece pertencer a alguns modelos japoneses; uma referência confessa -- citada à revista Quatro Rodas por um designer da Fiat -- é a Scion, marca pop da Toyota nos Estados Unidos. Mas modelos e protótipos anteriores da própria Fiat namoraram com essa estética.

 

Quanto às medidas, o Novo Uno tem 3,77 metros de comprimento (entre-eixos de 2,37 metros) e 1,49 metro de altura (versões Vivace e Attractive; a Way é mais alta). Seu porta-malas tem capacidade para 280 litros de bagagem, valor aceitável para um modelo dois-volumes desse porte. O Novo Uno é, portanto, 8 cm mais comprido que o Mille, mas pode carregar um pouco menos de bagagem.

 

Montado sobre uma nova plataforma, com 82% de componentes inéditos no Brasil e no mundo (segundo a montadora), o Novo Uno tem estrutura de hatch e jeitão de multivan -- resumidamente, é um carro quadradinho com arestas redondinhas. E, por ora, as fotos falam mais do que mil palavras.

 

O QUE TEM CADA UNO

A versão de entrada, a Vivace, terá como mote (além do preço reduzido) a economia de combustível. Por isso, chega dotada de Econômetro, indicador analógico do consumo médio já presente na gama Mille e Palio. Outros itens de série citados pela Fiat não chegam a ser suficientes para não tratar a versão como "pelada": hodômetros total e parcial e indicador de temperatura da água digitais, brake-light, porta-luvas com tampa, luz-espia de manutenção programada, banco traseiro com duas posições para o encosto e apoio de cabeça regulável (na frente, os apoios de cabeça são fixos). Ar-condicionado, direção hidráulica, regulagem de altura para banco do motorista e cintos de segurança dianteiros, e trio elétrico são opcionais. Quem quiser pode acrescentar ABS (antitratavemento) e EBD (distribuição de força) ao sistema de freios, além de airbags, o chamado kit HSD (de High Safety Drive).

 

Já o Novo Uno Way 1.0 "enfatiza um espírito mais aventureiro" (as palavras são da Fiat). Ao conteúdo da versão Vivace somam-se itens de conforto e estilo, como barra longitudinal no teto, porta-luvas iluminado, conta-giros, faróis com máscara negra, lanternas traseiras fumê, suspensão elevada, tecidos de revestimento exclusivos, revestimento preto nas colunas das portas, anéis estéticos na grade dianteira, frisos laterais das portas com o nome da versão, detalhes estéticos nos para-choques dianteiro e traseiro e molduras nas caixas de roda. Os opcionais são os mesmos da Vivace.

 

A versão Attractive traz o propulsor EVO de 1,4 litro e um recheio mais polpudo, ampliando o conteúdo da versão de entrada. São de série cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura e laterais traseiros retráteis de três pontos, conta-giros, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do reservatório de combustível, console de teto, console central longo (dois porta-copos e um porta-objetos), espelho de cortesia do lado do motorista, limpador e lavador do vidro traseiro com intermitência, porta-óculos, retrovisores externos com comando interno mecânico, alças de segurança traseiras, vidro traseiro térmico temporizado com limpador e lavador, volante com regulagem de altura, revestimento preto das colunas das portas, para-choques, maçanetas das portas e espelhos retrovisores na cor da carroceria, soleiras dianteiras e traseiras, apoia-pé e frisos laterais nas portas. Ar, direção hidráulica, vidros e trava elétricos, ABS/EBD, regulagem de altura para o motorista e airbags são alguns dos opcionais.

 

Por fim, a versão top é a Way 1.4, uma espécie de ampliação da Way de 1 litro somada à Attractive (até os opcionais são os mesmos dessa última), mas com pneus de uso misto (on e off-road) de aro 14. Esse é o Novo Uno que poderia ser chamado (mas não será) de Adventure.

 

* Divulgação

 

Até junho, Novo Uno só terá carroceria de quatro portas; esta é a Attractive 1.4

 

A Fiat decidiu também oferecer kits de personalização, todos com itens visuais externos e/ou internos, como adesivos decorativos e painel com moldura em preto brilhante. São seis de fábrica: Square e Smile para a Vivace, Jeans e Sunny para a Attractive e Tribal e Steel para a Way. Além deles, haverá outros três disponíveis nas concessionárias: WWW, Arabesco e Podium. Quanto às cores, são 14, três delas exclusivas da Fiat e compatíveis com a proposta jovem do Novo Uno: amarelo citrus, azul splash (para Vivace e Attractive) e verde box (na Way).

 

Veja a lista de equipamentos do Novo Uno

 

Como se pode notar nas listas de equipamentos acima, nenhuma das versões do Novo Uno traz de série equipamentos ultradesejados pelo consumidor brasileiro, tais como ar-condicionado e direção hidráulica; e "luxos" como regulagem dos retrovisores por alavanca manual só vão aparecer na versão intermediária (comandos elétricos, nem em sonho). Por outro lado, a partir da porta de entrada (Vivace) já é possível adquirir ABS/EBD e airbags, itens que serão obrigatórios em alguns anos. E todas as versões têm carroceria de quatro portas.

 

MOTORIZAÇÃO E CONSUMO

Os motores Fire EVO (abreviação de "Evolution", ou evolução) de 1 e 1,4 litro que equipam o Novo Uno possuem algumas peculiaridades em relação aos Fire "antigos". Por exemplo, em ambos o coletor de admissão é feito de plástico; no maior, a centralina da Magnetti Marelli é de "última geração". Mas isso não mudou substancialmente o rendimento.

 

* Divulgação

 

A traseira do Novo Uno é o ângulo que melhor exprime a ideia de 'quadrado redondo'

 

O propulsor 1.0 gera potência máxima de 75/73 cavalos e torque máximo de 9,9/9,5 kgfm, sempre a 3.850 rpm (etanol/álcool). São os mesmos dados do motor Fire 1.0 da gama Palio, mas atingidos em rotações mais baixas. Por sua vez, o bloco 1.4 entrega 88/85 cv e 12,5/12,4 kgfm (etanol/gasolina) a 3.500 rpm. O torque é idêntico (inclusive nos giros) ao do atual motor 1.4 do Palio, mas a potência é um pouco maior com etanol (era 86 cv) e surge bem antes (era em 5.750 rpm).

 

A Fiat promete um consumo médio de 15,6 km/l (gasolina) e 10,5 km/l (etanol) na cidade com o Uno Vivace 1.0, chegando a 20,1 km/l e 12,9 km/l na estrada. Já o Attractive 1.4 faria 14,7 km/l (gasolina) e 10,3 km/l (etanol) em uso urbano e 19,4 km/l e 12,8 km/l (etanol) em uso rodoviário.

 

UM MILHÃO DE HORAS

O Novo Uno é um reforço na batalha da Fiat contra os principais carros pequenos das fabricantes rivais -- Gol, Celta e Corsa, Ka e Fiesta -- e também na briga para manter a liderança na venda de automóveis e comerciais leves no Brasil (reafirmada em 2009). É um lançamento crucial na história recente da indústria automotiva brasileira -- sabendo disso, a Fiat o preparou por três anos, desde a prancheta até esta noite, no Polo de Desenvolvimento Giovanni Agnelli, na fábrica de Betim (MG), e gastou por volta de US$ 600 milhões nessa empreitada.

 

Alguns dados fornecidos pela Fiat: entre designers e engenheiros, 600 profissionais gastaram cerca de um milhão de horas no (então chamado) "projeto 327". Foram construídos 99 protótipos, além de 88 unidades para verificação da montagem; entre pré-série e pré-produção, surgiram mais 239 "quase-Unos". Fechando a conta: antes de o Novo Uno nascer oficialmente houve 426 carros de teste. Vários foram flagrados nos arredores da empresa. Depois, vazaram fotos de divulgação, quase certamente de dentro da Fiat. Por fim, a montadora decidiu soltar algumas imagens oficiais do carro no último dia 22. E hoje, ao anunciar os preços do Novo Uno como quem solta bombas sobre a concorrência, a Fiat lançou os dados de sua sorte no Brasil para os próximos anos.

 

 

Fonte: http://carros.uol.com.br/ultnot/2010/05/04/novo-fiat-uno-chega-em-tres-versoes-e-precos-partem-de-r-27350.jhtm

 

Achei um pouco caro pelo proposta do carro (ser barato e confiável, para mim). Porém há a possibilidade de valer o que custa.

 

Edit: o consumo, principalmente na estrada, está bem mentiroso.

Editado por Pad

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cara nuuma boa... eu nao to acreditando nesse carro ate agora...

só acredito quando ver ao vivo...

 

o negocio feio..

de verdade... muito muito feio MESMO

 

 

nao gostei de NADA!

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Achei o valor coerente... tomara que barateie mais ainda o mille...

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Prefiro esperar pra ver ao vivo... ainda não sei se tá bonito ou não... pra mim é igual o novo Ka... Se for preto é lindo, se for outra cor é feio.

 

Quanto ao consumo, não digo que é mentiroso, pois tive mille fire e de fato o bicho chegava a 20km/l na estrada, se vc rodasse a 80km/h e vazio. Minhas médias de estrada eram de 15-18km/l com o carro cheio e o pé embaixo...

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Prefiro esperar pra ver ao vivo... ainda não sei se tá bonito ou não... pra mim é igual o novo Ka... Se for preto é lindo, se for outra cor é feio.

 

Quanto ao consumo, não digo que é mentiroso, pois tive mille fire e de fato o bicho chegava a 20km/l na estrada, se vc rodasse a 80km/h e vazio. Minhas médias de estrada eram de 15-18km/l com o carro cheio e o pé embaixo...

 

 

Amigo meu fazia 17km/l NA CIDADE com o dele...era um 2004 (antigo) a gasolina.

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Eu fazia 17 tb... e não ficava andando igual velho, mas também não abusava.

 

Foi uma ótima compra, pois eu cheguei a rodar quase 500km por semana... era menos tanque por semana! Semana que rodava pouco eram 2 tanques por mês.

Editado por Kleberlpa

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eu gostei pra caraio!!!! Sério mesmo, acho q vai vender MUITO!!!

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Amigo meu fazia 17km/l NA CIDADE com o dele...era um 2004 (antigo) a gasolina.

 

Boas épocas dos motores monocombustível. Hoje com o flex já não faz mais essa média.

 

Eu acho que deveriam disponibilizar motor flex ou não na hora da compra.

Na minha região nunca vale a pena rodar com álcool, um motor somente a gasolina me traria mais economia.

 

 

Agora me lembrei dessa matéria que li há algum tempo no BCWS.

 

"Um 1,6-litro otimizado para o álcool, com taxa de compressão da ordem de 14:1 a 15:1, desenvolveria perto de 130 cv, com torque de pelo menos 12 m.kgf/litro (isso daria perto de 20 m.kgf), e teria um consumo de combustível muito menor que o verificado hoje nos carros flex quando abastecidos com álcool."

 

Link da matéria completa: http://www2.uol.com.br/bestcars/colunas3/b291b.htm

Editado por avukte

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A versão Way ficou parecendo um mini-Doblo.

 

[]'s

Crawling Chaos

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Eu sei que uno rende bem, mas 20Km/l é bem raro, muito circunstancial. Pode até ser, mas no geral fica abaixo disso.

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Pad, sempre fica... ou você acha que dá pra sair de SP e chegar a Brasília com 1 tanque, à bordo de um Gol? Só a VW mesmo... hauhauhauhauhauhauhauhauhau

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Por isso mesmo que eu to dizendo que é "meio fantasioso", o da VW eu sei que é fantasioso inteiro. Eu racho transporte pra fac com um colega num uno, e sei que o carro rende bem.

 

Mas 20 chuta o balde. O motorista deve ter 1,40m e 32,7Kg, isso, não dá o "lastro" da minha barriga quase.

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Só gostei da versão attractive que vem tudo pintado... os com parachoques pretos achei bem estranho. Mas de design gostei muito.. bom, eu gostei do Soul, claro que ia gostar do Uno. :P

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eu gostei pra caraio!!!! Sério mesmo, acho q vai vender MUITO!!!

 

Engraçado q essa mer** de 32k vc gosta. E o Gol G5 1.6 COMPLETO (ar/direção/vidro/trava) q a volks

tava vendendo por 33k vc acha um lixo.

 

Cada uma...

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Por isso mesmo que eu to dizendo que é "meio fantasioso", o da VW eu sei que é fantasioso inteiro. Eu racho transporte pra fac com um colega num uno, e sei que o carro rende bem.

 

Mas 20 chuta o balde. O motorista deve ter 1,40m e 32,7Kg, isso, não dá o "lastro" da minha barriga quase.

 

 

:+1[^]:(

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Engraçado q essa mer** de 32k vc gosta. E o Gol G5 1.6 COMPLETO (ar/direção/vidro/trava) q a volks

tava vendendo por 33k vc acha um lixo.

 

Cada uma...

 

Nooooooooffffffaaaaaaaaaaaaa!

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Nooooooooffffffaaaaaaaaaaaaa!

 

huahuhauha....

 

Quanto o Marcelo pagou no gol fodão dele????

 

Quando ele já pos em cima???

 

Quanta dor de cabeça ele já teve???

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Nooooooooffffffaaaaaaaaaaaaa!

 

Eh que os curintia tão com medo do Flamengo hj e estão todos estressadinhos uiiiiiiii

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O Way ta uma mer**, o Atractive ta aceitavel, com as customizações deve ficar legal. To tentando entrar no site da Fiat pra montar um, mas ta congestionado!

 

To com o Cesar, estranho alguém que odeie Gol G5 gostar de algo bem mais simples, feio, e com acabamento pior....

Lembrando que também abomino os Gol 1.0 , mas os Gol 1.6 são ótimos carros.

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Engraçado q essa mer** de 32k vc gosta. E o Gol G5 1.6 COMPLETO (ar/direção/vidro/trava) q a volks

tava vendendo por 33k vc acha um lixo.

 

Cada uma...

 

Cara, achei esse Uno muito legal mesmo, nos moldes de city car europeu. Em tempos de face lifts ridículos como do Classic, 206,5 e etc, achei que a Fiat acertou dessa vez.

A questão do Gol, sempre falo do 1.0, que todos sabem que é uma BELA mer**. Nunca entrei no mérito do 1.6, que se realmente for vendido completo por 33k, é sim um bom negócio. Quando comprei meu Clio, o GOL G4 com a/c sairia 32k. Isso sim é ridículo.

Sempre falo mal do G5 1.0 e vc se ofende... mas nao percebe que SÓ FALO do 1.0 e não do 1.6.

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Cara, achei esse Uno muito legal mesmo, nos moldes de city car europeu. Em tempos de face lifts ridículos como do Classic, 206,5 e etc, achei que a Fiat acertou dessa vez.

A questão do Gol, sempre falo do 1.0, que todos sabem que é uma BELA mer**. Nunca entrei no mérito do 1.6, que se realmente for vendido completo por 33k, é sim um bom negócio. Quando comprei meu Clio, o GOL G4 com a/c sairia 32k. Isso sim é ridículo.

Sempre falo mal do G5 1.0 e vc se ofende... mas nao percebe que SÓ FALO do 1.0 e não do 1.6.

 

Aí sim hein? Achei que ja ia vir com outra resposta sarcástica!

 

Pelo menos mostrou argumentos.

 

[]´s

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