Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

cris_oenning

Toyota Corolla vai passar por recall no Brasil

Recommended Posts

Postado em (editado)

Toyota Corolla vai passar por recall no Brasil

toyota-corolla-300.jpg

O Grupo de Estudos Permanentes de Acidentes de Consumo (GEPAC) determinou, em acordo com a Toyota, o recall de um número ainda não definido de unidades do modelo Corolla no Brasil. A informação foi divulgada pela Fundação Procon de São Paulo no fim da tarde desta sexta-feira (23).

O GEPAC é formado por integrantes do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), ligado ao Ministério da Justiça, do Ministério Público de São Paulo e do Distrito Federal, do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e do

Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC).

Num primeiro momento, chegou a se anunciar que o GEPAC teria solicitado ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) a suspensão da comercialização e emplacamento do Corolla no Brasil.

A concordância da empresa em fazer um recall, entretanto, teria conduzido a uma solução negociada.

O G1 procurou a assessoria da empresa japonesa no Brasil no fim da tarde desta sexta-feira (23), mas os representantes do grupo ainda não tinham informações sobre o assunto.

Somente entre janeiro e dezembro de 2009 foram vendidas 54.599 unidades do modelo. Os números são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.

Na quinta-feira (22), as vendas do modelo Toyota Corolla foram suspensas no estado de Minas Gerais. A decisão foi tomada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), nesta quarta-feira (21), após alguns modelos apresentarem problema de aceleração contínua causado pela falta de fixação do tapete ao assoalho. O problema foi o gerador da maior crise que a Toyota enfrenta, por ter iniciado a maior série de recalls da indústria automobilística mundial.

A decisão administrativa foi tomada por meio do Procon Estadual e assinada pelo promotor de Justiça de Defesa do Consumidor Amauri Artimos da Matta. O órgão estadual tem autonomia para tomar este tipo de decisão. De acordo com o MPMG, foram relatados nove casos de veículos que apresentaram problemas de aceleração contínua e casos de acidentes. Por esse motivo, o Procon considerou que o carro coloca em risco a vida de pessoas.

O promotor Amauri Artimos da Matta disse ao G1 que o caso é grave porque a falta de fixação do tapete está descrita no manual de instruções do veículo, que ressalta a necessidade do uso de tapetes com presilhas. "Como está no manual, não podemos tratar como um recall, o que é mais grave. O consumidor só tem informações sobre o problema quando já comprou o carro, pois é quando ele tem acesso ao manual", ressalta.

Segundo ele, como o aviso também não está visível no interior do veículo, também não atende as exigências do Código de Defesa do Consumidor.

De acordo com a decisão do MP de Minas Gerais, as vendas do modelo serão liberadas quando o fabricante efetuar a troca dos tapetes dos veículos em circulação e adotar medidas que impeçam a troca do tapete original de fábrica por um que não possua a presilha. "Quem já comprou o carro precisa ser informado. Não se pode ignorar o que já foi vendido e alertar apenas quem vai adquirir agora o carro", destaca Matta.

Desde o ano passado, a Toyota tem anunciado recall dos veículos Lexus ES350, Camry e Camry Hibridus em diversos países, devido a problemas com a fixação do tapete ao assoalho. O último aconteceu no início deste mês e envolveu 12.984 veículos na Coreia do Sul.

Em nota oficial enviada ao G1 na quinta (22), a montadora afirma que “a Toyota do Brasil respeita, mas não concorda com a decisão de suspender as vendas do Corolla no Estado de

Minas Gerais e tomará as medidas necessárias que preservem seus direitos”.

Apesar de reconhecer a existência de casos de aceleração involuntária reportados por clientes brasileiros, a montadora garante que “os veículos Corolla não apresentam qualquer defeito que possa vir a causar aceleração involuntária”.

Além disso, a Toyota afirma que, “desde que instalados corretamente”, os tapetes genuínos da marca “não apresentam possibilidade de interferir no movimento do pedal”.

Editado por cris_oenning
Postado em (editado)

agora viro moda o "recall", falando nisso, mudando um pouco de assunto, hoje quando eu fui na aracai VW de minha cidade eu vi uns 10 gol g5 la na parte de macanica, dei risada, ta complicado isso em, esquema eh comprar carro antigo que fica sussa.

Editado por angio
Postado em

agora viro moda o "recall", falando nisso, mudando um pouco de assunto, hoje quando eu fui na aracai VW de minha cidade eu vi uns 10 gol g5 la na parte de macanica, dei risada, ta complicado isso em, esquema eh comprar carro antigo que fica sussa.

Exato!

Fui na concessionaria vw essa semana para fazer a troca de uma peca que segura a lanterna traseira, e la na oficina tinham MUITOS Gol G5. PqP...

Postado em

É, da-lhe recall.

Alguns podem até me crucificar pela uma parte do que eu vou falar, mas vamo lá.

Carro que eu mais ando é um Gol G5 1.0 de um amigo meu, ele é meu vizinho, tamo direto junto, vou todo dia com ele pra academia e tal, o carro é bom, acho espaçoso pra um popular, anda bem (o dele é ca**** o tempo inteiro), silencioso, mas PQP o que aquela mer** quebra, tudo que se pode imaginar já quebro naquele carro, sem dizer o monte de recall, e a falta de freio com AC ligado, que mesmo depois do recall, não acabou, só ficou um pouco melhor, antes não freiava nada, agora freia um pouco.

Postado em

Estou pensando em entrar na justiça pra resolver o problema do acelerador enroscar no tapete.

Quem sabe rola uma grana, ou vão todos pra recall.

Se for assim acho que mais de 50% da frota nacional terá recall. Tem esse problema com tapete em diversos modelos, tanto que eu acho que deveria ser culpado o fabricante de tapetes, já que tapete não sai de fábrica no carro.

Falando em recall, viram que carro perdeu a roda e capotou em uma avenida no último dia 20?

Uma gelada pra quem acertar.

Postado em

Estou pensando em entrar na justiça pra resolver o problema do acelerador enroscar no tapete.

Se for assim acho que mais de 50% da frota nacional terá recall. Tem esse problema com tapete em diversos modelos, tanto que eu acho que deveria ser culpado o fabricante de tapetes, já que tapete não sai de fábrica no carro.

Falando em recall, viram que carro perdeu a roda e capotou em uma avenida no último dia 20?

Perdendo a roda por aí só tem um que conheço.. só não falo pq vi a reportagem, inclusive com uma foto bem demonstrativa...

Não entendi até agora o problema do corolla. Temos um aqui em casa 2010/2011 e vem com 2 ganchos de fixação além de ser antiderrapante. O problema é quando fica solto? Mas tem o gancho pra que então? Muito estranho!

Postado em

fala serio neh haha

eu chuto um stilo ??

Postado em

fala serio neh haha

eu chuto um stilo ??

Bingo !!! []-[]

E não venham dizer que bateu no canteiro porque o eixo está retinho.

Bem típico de brasileiro, roda de carro com Sky Window e freio a tambor.

acidente_stilo4.jpg

Postado em

Perdendo a roda por aí só tem um que conheço.. só não falo pq vi a reportagem, inclusive com uma foto bem demonstrativa...

Não entendi até agora o problema do corolla. Temos um aqui em casa 2010/2011 e vem com 2 ganchos de fixação além de ser antiderrapante. O problema é quando fica solto? Mas tem o gancho pra que então? Muito estranho!

Segue um trecho da reportagem do Carsale:

"Mas apesar de 'aceitar' a obrigatoriedade da convocação, a Toyota ressaltou em comunicado à imprensa que "o Corolla de Nova Geração não apresenta qualquer risco ou defeito que possa vir a causar aceleração involuntária". De acordo com a marca, o que foi constatado é que o mau posicionamento ou instalação incorreta do acessório, bem como o uso de tapetes 'genéricos' incompatíveis com o projeto do sedã, pode afetar o retorno do pedal do acelerador."

Nunca vi carro nacional sair com tapete de fábrica, cada concessionária coloca o que quiser e a maioria ainda cobra por um jogo de tapetes. O modelo não importa, devem colocar os mais baratos pra poder lucrar muito até nos tapetes. Se tem fixaxão ou não, se escorrega ou não, aí é problema de quem comprou. Eeeeee Brasilsão...

Ainda bem o que o seu veio com fixação. Mas é loteria, depende de cada concessionária.

Postado em

http://img517.imageshack.us/img517/1861/dsc01073o.jpg

http://img171.imageshack.us/img171/7692/dsc01085u.jpg

Tão aí as fotos.

Não é do meu, mas o tapete é idêntico. É o tapete que as concessionárias geralmente dão, as vagabundas enfiam os de borracha mesmo.

Pelo que entendi o problema acontece quando o tapete fica solto.

Continuo achando inútil se for realmente isso, vou ter que ir na concessionária só pra eles olharem se está preso?

E o de todos os outros carros rodando por aí que não tem nada disso, leia-se a maioria! Recall tb?

Mudando de assunto, algumas outras fotos do stilo:

http://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/stilo-perdeu-roda-bh-5.jpg

http://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/stilo-perdeu-roda-bh-1.jpg

Postado em

Bingo !!! []-[]

E não venham dizer que bateu no canteiro porque o eixo está retinho.

é complicado msm viu, majina vc dano uma volta com a familia ai se vai fazer uma curvinha e seu carro capota do nada?? ai dps que vc sai do carro vc percebe que uma roda se soltou. Tudo isso por culpa daquele merdas de engenheiros que fizeram o calculo errado para aquela peçinha que nao suporta o peso total que era para ser suportada.

esse Brasil nao vai muda NUNCA mesmo viu, da ate vergonha pasmafaute

Postado em

Bingo !!! []-[]

O tio do amigo do primo de um cara que conhece meu vizinho trabalha na fiat, ele diz que o sky window na verdade é uma saida de emergencia para facilitar a retirada de vitimas em caso de capotamentos... diz que no projeto inicial vinha um martelinho preso do lado e um aviso "em caso de emergência, quebre o vidro".. mas ai o depto de marketing tirou o aviso e chamou de "sky window"....

Postado em

O tio do amigo do primo de um cara que conhece meu vizinho trabalha na fiat, ele diz que o sky window na verdade é uma saida de emergencia para facilitar a retirada de vitimas em caso de capotamentos... diz que no projeto inicial vinha um martelinho preso do lado e um aviso "em caso de emergência, quebre o vidro".. mas ai o depto de marketing tirou o aviso e chamou de "sky window"....

pqp viu...

Postado em

Mais um capítulo da novela "Quem não faz recall é viadinho"

Land Rover faz recall do Defender

Modelos 90, 110 e 130 ano/modelo 2007 e 2008 podem ter danos no freio

PB3_1447_640x408.jpg

A Land Rover iniciou nesta semana o chamado de recall para o Defender nas versões 90, 110 e 130 para verificação do anel de vedação da caixa de transferência e o sistema de freio de estacionamento. Segundo a fabricante, foi constatada a possibilidade de vazamento de óleo da transmissão, que por sua vez pode contaminar as lonas do freio, impedindo que o aparato funcione corretamente.

A ação começa nesta quarta-feira (28) na rede oficial da marca no país, onde serão verificados o estado do anel de vedação e o sistema de freio de estacionamento. Se necessário, os dois componentes poderão ser substituídos gratuitamente. Estão envolvidos na convocação somente os carros ano/modelo 2007 e 2008. Ao todo, segundo a fabricante inglesa, a medida afeta 123 veículos no Brasil e mais de 19.000 no mundo.

Para mais informações, proprietários de Defender devem entrar em contato com a Land Rover no Brasil pelo telefone 0800 012 27 33.

Porsche convocará 3.176 Panamera para recall

Cinto de segurança pode não funcionar em caso de acidente

porsche_panamera5_640x408.jpg

A Porsche e a NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration, entidade norte-americana de controle de segurança do tráfego em rodovias) anunciaram, nesta segunda-feira (26), a realização de um recall no modelo Panamera nas versões S, 4S e Turbo. A medida, a ser tomada nos Estados Unidos, envolverá 3.176 unidades do veículo, que pode apresentar falhas no cinto de segurança em caso de acidente.

De acordo com a marca alemã, o problema no dispositivo pode ocorrer quando qualquer um dos assentos dianteiros for posicionado para a frente, situação em que o cinto de segurança é mais esticado. Nesta condição específica, o mecanismo pode não travar caso ocorra uma colisão, criando riscos para o passageiro. Em nota oficial, a empresa diz que “no evento de um acidente, o cinto de segurança pode não promover proteção adequada para o ocupante do banco, o que pode aumentar o risco de ferimentos ou morte”.

A marca ainda não informou o período que realizará o chamado para a substituição da peça defeituosa, mas afirma que os proprietários do modelo não terão de arcar com quaisquer custos. O Carro Online tentou entrar em contato com representantes da Porsche do Brasil para saber se o problema também afeta os modelos comercializados em território nacional, mas não obteve respostas.

Postado em

É jovens, o negócio ta feio pra tudo quanto é lado! Segue alguns trechos de um forum que participo, lá de Portugal!!!

Sim, eu trabalho na marca e graças a estes recalls tenho tido trabalhinho até dizer chega, o que por um lado agradeço.

Mas...

Ninguém acha estranho que:

- Toyota em 2008 (acho) passa a ser o maior construtor Mundial

- Toyota ultrapassa a GM

- Toyota/Lexus em 2009 são a 2ª marca mais vendida nos EUA e com perspectivas de alcançar a GM no mercado interno

AUTOYLY.gif

- GM em risco de falência técnica

- Problemas técnicos quase só em Toyotas, uns a seguir aos outros e apenas (ou quase apenas) a ocorrer nos EUA

- Grande cobertura dada pelos media

Cá para mim os EUA atacaram o Japão mais uma vez com uma bomba, só que desta vez não foi atómica porque daria muito nas vistas atacar Nagoya...

Mais uma vez quando viram a sua economia aflita face aos pequenos Japoneses e tomaram as devidas medidas.

É apenas a minha opinião face aos acontecimentos recentes, que sou muito anti-americano e tal como não acredito que tenham ido à Lua e que não tenham tido mão no 11 de Setembro, também me parece que há uma "mão de Deus" neste assunto dos recall sucessivos dos Toyotas.

O cara continua...

Não é conspiração... é uma opinião...

A Toyota, pelo menos na Europa, já teve problemas bem mais graves e perigosos e não se fez o alarido que se está a fazer agora.

Inicialmente o alarido nos EUA foi causado por supostas mortes devido aos aceleradores ficarem presos, mas é algo que nunca foi provado de forma credível.

Depois veio o Prius com problemas de sensação de travagem a velocidades inferiores a 30 Km/h.

Depois as colunas de direcção com ruído (folga).

Agora é a fuga de óleo nos motores, sim é normal os carros japoneses não terem fugas de óleo, mas nas outras marcas é mato.

Coincidência, todos estes problemas partiram dos americanos, aquele povo culto que está 10 anos atrasado no que diz respeito a automóveis, e os únicos carros avançados que têm são japoneses e europeus.

Os americanos começam a abrir os olhos e a comprar cada vez mais carros japoneses e europeus.

Se isto continuar assim, qualquer dia embargam a importação de carros estrangeiros.

Para terem uma ideia dos recalls feitos em UK desde 2000 a 2010:

http://www.dft.gov.uk/vosa/apps/recalls/searches/search.asp

São milhares, mas só o da Toyota foi notícia de destaque...

E ta dando oq falar lá...

Postado em (editado)

aff... o lance do Stilo é f... em... será que é o mesmo do Siena? imaginem eu a 180 e isso quebra? o bom eh que meu irmao vai ficar rico.. nem pelo meu seguro de vida mais pelo processo! =S eu heim!

quanto ao corolla ao comentar com um camarada do trampo que tem exatamente esse mesmo corolla ele me disse sobre os ganchos e me chamou pra ir olhar! bem fui la olhei olhei... É IMPOSSIVEL ESSE TAPETE SAIR DO LUGAR SE ESTIVER BEM COLOCADO!

pois bem tiramos ele do gancho e ele se meche com alguma dificuldade mais se meche sim... éééééé uma otima montadora fica com má fama pq os usuarios BURROS nao sabem prender a mer** de um tapete! pq eh impossivel ele sair do lugar se preso direito!!! o que deve acontecer eh o cara do lava rapido tirar pra lavar e nao por o gancho... e o dono tb nao ponhe.. ele escorreca e nao percebe que esta proximo ao pedal... sei la... mesmo assim tem que ser mtooo asno pra isso acontecer... pq alguem com um pokinho de noção percebe que o tapete ta andando e da aquela puxadinha nele...ja fiz mtoo isso no meu ex palio!rs

a troca eh feita por tapetes com aquele "velcro" embaixo como nos tapetes de carpete que vende nos mercados por ai!!! e inutiliza o gancho que na minha opiniao eh mtooo mais eficiente!!

Editado por Rodrigo_KBLO

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...