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Leandrinhom

[FOTOS + SPECS] Fusca 73 T + 17"

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E aí pessoal, esse era o meu Ocre Marajó 73.

Quando entrei na faculdade em 2003, precisei vender um Corsa que eu tinha (cujo pagava prestação) e comprar um carro sem dívida.

Foi a desculpa para retornar aos motores a ar (já havia possuido um 1965, 1200 saia e blusa e uma Puma GT 75).

Na ocasião tinha praticamente acertado a compra de um 78, bege alabastro, mesma carroceria, só que 4 furos, no qual colocaria umas Cup 3 da mille miglia. Só faltava pegar o dinheiro da venda do Corsa. E justamente quando estava indo entregar o GM, na mesma avenida vi o '73. Na hora soltei o pé do acelerador e pensei " Que Fusca zero!!!.....mas olha a cor do bagulho".

Segui em frente vendi o Corsa e voltei a pé mesmo p/ dar "só uma olhada". Cheguei lá foi paixão a primeira vista o carro era muito novo, com exceção dos bancos que eram altos e de veludo. Dei uma volta td perfeito, negócio fechado, na hora.

 

Num primeiro momento pensei em mudar a cor do carro, mas achei que seria um "crime" e acostumei e comecei a gostar da cor. Outra vantagem eram as rodas 5 furos que eu gostava. Pensei: "gasto só com o motor, e já que as 5 furos são bonitas, não gasto $$ com as 17".

 

O tempo passou e lá esta o danado turbo (e com as 17"...rs)

 

Gosto de um original, mas não era o q eu pretendia para este carro. Como 73 e 74 foram os anos em que mais se fabricou fusca no Brasil, personalizei o carro sem culpa, pq um 73 não é assim nenhuma "raridade".

Mesmo assim tomei muito cuidado p/ não exagerar. Volante Walrod, usado nos anos 70, as rodas, que apesar de 17" são réplicas das Rader que também são "setentistas"... e só. Com o 1600 turbo veio a necessidade de instalar os manometros e para manter a descrição e deixar o mais perto do orginal possível, o que fiz foi instalar os manômetros na parte de dentro da tampa do porta-luvas. Assim quando ele esta fechado, os mesmos ficam escondidos.

Também não tive coragem de cortar o painel para colocar o CD...montei um mini-console embaixo do painel.

 

Bom acho que é isso...se esqueci algum detalhe perguntem.

Já são quase 6 anos com esse carro e tem história suficiente para centenas de tópicos. Só de quando comprei as rodas e de quando saiu na capa da Revista da Hot, vish...

 

Aí vão as fotos.

 

Calixto01.jpg

 

Calixto02.jpg

 

S2020101.jpg

 

Calixto04.jpg

 

IMG_0516.jpg

 

Calixto05.jpg

 

Calixto06.jpg

 

Calixto03.jpg

 

mail.jpg

 

Bom como muita gente tem me perguntado sobre a motorização do carro elaborarei uma "Ficha Técnica"

 

Motor

Bloco.............................Kombi moderno de prisioneiro fino

Cabeçotes.......................Autolinea (modelo original)

Válvulas.........................originais

Molas.............................Fiasa

Varetas..........................de aço MWM série 10

Balanceiros.....................originais com reforço da Paula Faria

Pistões.......................... 86,5 mm (1,0 mm modelo antigo)

Vira............................... 69,0 mm (original)

Comando........................ 274º 9,7 lift

Taxa de comp.................. 7,2:1

Turbo..............................Garret APL240 modificada .42/ .36 (caixa quente)

Pressão...........................1,0 Kg

Pressuriz. e Escape............German Racing

 

 

Alimentação

Injeção eletrônica

Módulo Pandoo

2 throtle body de 45mm

4 bicos golf retrabalhados

 

Transmissão

Caixa..............................33 X 8 com 4ª da Variant

Platô...............................1200 Lbs displatô

Disco.............................. Cerâmico de 4 pastilhas (sem mola da displatô)

Alavanca original com short-shift............................Bugpack

Coxins de câmbio e de motor em nylon.....................Bugpack

 

 

Ignição

Eletrônica, distribuidor com sensor hall e módulo original VW.

Bobina............................ de ignição interna original do Gol Mi

Cabos de vela..................Accel 8,8mm

Velas...............................BP9ES NGK

 

ISuspensão

Dianteira com catraca e amortecedores Impacto retrabalhados

Traseira facão reposicionado e amortecedores Impacto com coil-over

 

Refrigeração

Original a ar Volkswagen, com capela "tipo bugpack" feita a partir da original da kombi, com radiador de Gol BX para caber. Bomba de circulação dupla de 4 engrenagens da Turbo Anhanguera com pescador no bujão do carter, Filtro de óleo, radiador externo auxiliar tipo AP de 590 ml no eixo dianteiro.

Pressão de óleo

Frio..............................6,8 Kg

80º/90º........................1,8 - 2 Kg na lenta

 

 

Desempenho

Dados APROXIMADOS E REFERÊNCIAIS, obtidos pela planilha de Simulação do Marcelo Vader do Fusca 4ever

Como curiosidade e para efeitos de comparação, coloco alguns dados (marcados em azul) que foram obtidos utilizando um aparelho chamado GTech, mas também servem apenas como referência, pois o aparelho trabalha com a inércia e não é 100%. Preciso mesmo só o dinamômetro.

 

Simulador Vader GTech

 

Cilindrada....................1622 cm3

Potência......................180 cv a 6000 rpm 182.3 cv

Torque.........................26,6 Kgf @ 3800 rpm 26,7 kgf

Velocidade Máx.............1ª marcha - 47 Km/h

2ª marcha - 86 Km/h

3ª marcha - 134 Km/h

4ª marcha - 202 Km/h

 

Aceleração 0-100...........6,3 s 6,2 s na melhor passagem, ficando a maioria em 6,5-6,8

0-402m........................16 s à 176 km/h 15,4s na melhor passagem

 

 

Retirado do Volkspage, carro do usuário Calixto.

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Lindo fusca... a cor deu um diferencial bacana... e as rodas... PQP....

 

Uma coisa que tenho curiosidade sobre fuscas preparados... a parte mecanica, fora o motor, (suspensão, freios, direção), fica realmente confiável???

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Já vi no FFB...

 

Muito bonito.

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muito lindo...

 

lembro de quando estava a venda... acho q vi no webmotors... 16 mil...

 

pra mim vale cada centavo...

 

carro simplesmente maravilhoso....

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Fodão!

 

Só os bancos, que eu curto mais os originais... mas casou legal tb.

 

 

Eu tbm curo bancos baixos originais... mas num projeto de maior potencia... tem que ser uns bancos mais seguros.

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PQP perfeito!!!

 

Pra mim casou tudo muito bem nesse carro, inclusive a cor.

 

Parabéns

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ja havia visto esse fusca uma vez num encontro( se naum era esse era um bem parecido).....

 

q coisa linda... e mecanica de responsa

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