Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

virleialberto

[Toyota Fielder] Projeto SQ

Recommended Posts

Postado em

Nem tinha terminado de montar o projeto e parti para uma mudança para realizar um sonho antigo: sai o P880PRS e entra o Alpine CDA-9887. Além de realizar o sonho estou trocando para tentar melhorar ainda mais a qualidade de áudio. Nem sei se vou perceber tanto a diferença, mas acredito que sim. O P880PRS vai para a revisão pois ele tem sintomas de estar com o microfuse do aterramento dos RCAs queimado o que foi um dos motivos para eu trocar de uma vez e ainda usei de desculpa com a dona patroa para justificar o novo investimento. Depois coloco ele a venda.

Mais para frente quero ver se compro o conjunto de calibração do CDA9887. Será que vale a pena?

alpinecda98872.jpg

alpinecda98871.jpg

Postado em

Nem tinha terminado de montar o projeto e parti para uma mudança para realizar um sonho antigo: sai o P880PRS e entra o Alpine CDA-9887. Além de realizar o sonho estou trocando para tentar melhorar ainda mais a qualidade de áudio. Nem sei se vou perceber tanto a diferença, mas acredito que sim. O P880PRS vai para a revisão pois ele tem sintomas de estar com o microfuse do aterramento dos RCAs queimado o que foi um dos motivos para eu trocar de uma vez e ainda usei de desculpa com a dona patroa para justificar o novo investimento. Depois coloco ele a venda.

Mais para frente quero ver se compro o conjunto de calibração do CDA9887. Será que vale a pena?

alpinecda98872.jpg

alpinecda98871.jpg

Isso sim é um "up grade".....PARABENS !!!!!

Postado em

Já dá pra pensar em começar um negócio aí hein! Deve ter demanda não-atendida boa. Fora que vc jah tem o show-car!

Quem me dera gabriezim abrir negócio. Fiquei dois meses nesse projeto e faço som por puro hobby mesmo. Até ajudo com idéias, alguns projetos básicos e algumas simulações de caixas no Winisd e Bassbox para alguns conhecidos. Mas nada por grana não. E SQ não é a praia do pessoal daqui.

Nada melhor que fazer por conta e curtir o que fez... parabens Virlei

Esse é um dos lados bons da coisa Galegorafa.

Tá conseguindo ouvir o sub? carro desse tamanho está batendo junto com os pezinhos?

Markto

Markto nem ajustei bem ainda mas estou achando que o sub está tocando na medida exata para o meu estéreo. Já tive subs com mais SPL mas esse Focal toca “limpo”, bem controlado e está descendo até bem apesar do FS alto dele. Ficou bem nessa caixa selada de 30 litros. Vamos ver como vai ficar no 9887 que dizem ter graves menos destacados que o Pioneer.

Postado em

Muito bonito! Se você conseguir dar um jeito nos tapetes esses pesinhos vão parecer de fábrica!

Pad, com relação aos tapetes ainda estou pensando no que vou fazer mas acho que vou mandar fazer um par para a dianteira já novo teria que cortar. Mas não estão atrapalhando dessa forma que estão.

Parabéns, belo trabalho, ainda mais por fazer tudo sozinho, para fazer isto precisa de bastante ferramenta...

Agora nos conta como estão os cortes, para ajudar o pezinho vc pode colocar um delay nele para bater junto com o sub, se realmente o sub estiver batendo na frente vc não vai quase perceber o pezinho fraco.

Marcelo obrigado pelo elogio. Você até tocou num ponto interessante: as ferramentas. Eu venho comprando ferramentas ao longo do tempo que venho montando meus sets e muitas delas se pagaram só com o que economizei fazendo mesmo os serviços. Depois acabo utilizando para fazer outros serviços aqui de casa e minha esposa gosta de artesanato. Sempre tem utilidade. Como moro em casa tenho uma peças para guardar elas.

Com relação aos cortes, estão sendo feitos pelo crossover do kit MB Quart e o player: de 63hz até 350hz o mid bass, o mid range de 350hz até 3500hz e o tweeter disso para cima. Marcelo, o kit foi tu que me mandou, era do Arisa. O sub está cortado em low pass 63hz. Depois que instalar o 9887 vamos ver como vai ficar.

Parabens pelo trabalho, ficou excelente!

:rever1:

Obrigado Cyro.

Muito bom o projeto!

As colunas ficaram perfeitas e o pezinho tbm, parece de fábrica!

Parabens!

Abs.

Obrigado Cirodias. Que bom que gostaram do resultado do serviço. O pesinho foi a única coisa que não fiz dessa vez. Eles foram feitos na Primeáudio do Zecca e comprei eles do user massami. São realmente muito bem construídos e acabados.

Postado em

Marcelo obrigado pelo elogio. Você até tocou num ponto interessante: as ferramentas. Eu venho comprando ferramentas ao longo do tempo que venho montando meus sets e muitas delas se pagaram só com o que economizei fazendo mesmo os serviços. Depois acabo utilizando para fazer outros serviços aqui de casa e minha esposa gosta de artesanato. Sempre tem utilidade. Como moro em casa tenho uma peças para guardar elas.

Com relação aos cortes, estão sendo feitos pelo crossover do kit MB Quart e o player: de 63hz até 350hz o mid bass, o mid range de 350hz até 3500hz e o tweeter disso para cima. Marcelo, o kit foi tu que me mandou, era do Arisa. O sub está cortado em low pass 63hz. Depois que instalar o 9887 vamos ver como vai ficar.

Legal, pelo que me lembro das fotos o sub esta em selada, correto? Se sim tenta aumentar o corte do sub, e integrar ele com os médios ajustando o delay da frente e se possivel baixar o hp do médio.

O unico detalhe que acho chato deste 9887 é que é em CM, isto para quem esta acostumado com os MS do alpine.

Postado em

Legal, pelo que me lembro das fotos o sub esta em selada, correto? Se sim tenta aumentar o corte do sub, e integrar ele com os médios ajustando o delay da frente e se possivel baixar o hp do médio.

O unico detalhe que acho chato deste 9887 é que é em CM, isto para quem esta acostumado com os MS do alpine.

Marcelo a caixa é uma selada de 30 litros. No manual nem há previsão de caixa dutada para esse Focal. Final de semana instalo o 9887 e começo os ajustes e com relação ao TA em CM não vejo muito problema pois no Pioneer era CM ou polegadas. Fim de semana foi testar diferentes dutos no pesinho e ele selado também.

Postado em

To aguardando as impressoes do player novo..

Meu palpite é que o alpine ganhara nos agudos e perdera nos graves/medio grave...

Posta as impressões do novo player.

Abraço

Postado em

Hoje instalei o Alpine CDA-9887 no lugar do P880PRS. Fiz alguns ajustes básicos nos cortes, ganhos, equalizador flat, subwoofer +15 que dizem ser equivalente ao 0 do Pioneer e o que acho que realmente confere. Estou usando ele no modo 3 way. O ganho em qualidade achei considerável onde os médios e agudos dão um banho no meu P880. Eles estão bem mais naturais com agudos menos estridentes. Nele gravações mal feitas também se destacam mais. Consegui acertar melhor meus médio graves dos pezinhos. Agora estão com uma pegada melhor. Tinha alguma coisa errada nos cortes enquanto usei o Pioneer. É que nem cheguei a fazer um ajuste melhor pois já estava com o 9887 engatilhado. Os subgraves estão me agradando deixando regulado no + 15. Muito controlados e precisos. Desse jeito dá para chegar mais próximo do Pioneer mas é um pouco mais baixo, mas mesmo assim achei bem melhor. Nem mechi em ajustes de TA ainda. Isso vou fazer amanhã. O único porém é que para quem vem de Pioneer como fazer ajustes nesse Alpine é bem menos intuitivo e está tudo esparramado em diversos botões. As opções de iluminação achei mais bonitas e combinou um pouco melhor com o painel da Fielder. Mas posso dizer que o investimento valeu muito a pena e que fiquei com o sorriso felicidade lá na orelha. Como me disse minha esposa: foi meu presente de dia dos namorados.

alpinecda98873.jpg

alpinecda98874.jpg

Amanhã depois de melhorar os ajustes posto impressões melhores.

Postado em

é absurdo a diferença de agudos de um alpine para um pioneer!!

lembro que sai de um Pioneer 6980 para um Alpine 9855....fiquei até espantado com o mundo paralelo que se abriu!!!rsrsssr

Belo projeto cara! Parabéns pela sua dedicação!

Abraços!!

Postado em

Com o 9887 instalado nesse set percebo que passei a ouvir coisas nas músicas que antes eu não conseguia ouvir. O som ficou muito mais detalhado. É só no sub grave que o SPL cai bastante para quem estava acostumado com Pioneer porém o que é importante é que mais preciso.

Postado em

Virlei, só aprender a usar esse Alpine que vai apaixonar!! toca sub tbém, regula aí que ele aparece!!

Markto

Markto, hoje li bastante o manual e fiz diversos ajustes e o grave já apareceu bastante. Eu já me encantei com esse Alpine, que além de ser minha primeira experiência com ele me trouxe uma melhora muito grande no áudio.

Postado em (editado)

cara, primeiramente parabéns.

seu trabalho ficou MUITO, MAIS MUITO BOM CARA;

eu nunca tinha visto algo relativo;

muito criativo mesmo;

sobre o porta mala, tira uma foto dele com a tampa que tu fez com o simbolo da focal;

o bom é que num perde nada de espaço, mas se por um acaso a patroa pegar o carro pra fazer compras, e lota o porta mala, num é perigoso racha essa tampa?

boa sorte com o novo som;

Editado por MACACO ARMADO
Postado em

cara, primeiramente parabéns.

seu trabalho ficou MUITO, MAIS MUITO BOM CARA;

eu nunca tinha visto algo relativo;

muito criativo mesmo;

sobre o porta mala, tira uma foto dele com a tampa que tu fez com o simbolo da focal;

o bom é que num perde nada de espaço, mas se por um acaso a patroa pegar o carro pra fazer compras, e lota o porta mala, num é perigoso racha essa tampa?

boa sorte com o novo som;

Obrigado pelos elogios Macaco, realmente me deu bastante trabalho essa instalação mas também gostei do resultado.

Com relação a tampa, não tem problema de quebrar de jeito nenhum pois ela fica a maior parte apoiada em cima da caixa do subwoofer e dos apoios nas laterais. E a patroa não quebra não, ela curte muito o som e é bem cuidadosa na hora de guardar as coisas no porta malas. As fotos da tampa, tanto sem como com revestimento estão na página 7

Postado em

Markto, hoje li bastante o manual e fiz diversos ajustes e o grave já apareceu bastante. Eu já me encantei com esse Alpine, que além de ser minha primeira experiência com ele me trouxe uma melhora muito grande no áudio.

Sobre o kit de calibração eu achava que valia a pena, So que se voce dominar todas as funções do player, ele fica com o som mais natural do que calibrando via MultEQ.

Sugiro ler esse meu post.

Post Sobre o kit

Topico Inteiro

Abraço man. :legal:

Postado em

Virlei, show show show!!! Só assim pra descrever! :legal:

Também troquei o 880PRS pelo 9887, o ganho em definição é sensível, especialmente quando os equipamentos 'sobem a escala'. A interface eu achei mais confusa no Alpine, mas em termos de qualidade de áudio, há um bom ganho, especialmente nos médios e agudos. E ficou bem bonito no painel da Fielder, combinou mais que o Pio.

novamente, parabéns pelo capricho e pela seleção!! :)

Postado em

que massa o player novo, eu já tentei aprender a mexer em um 9887 e achei bem complicado, mas é só questao de tempo. tem muitas regulagens, é um baita player..

Postado em

Sobre o kit de calibração eu achava que valia a pena, So que se voce dominar todas as funções do player, ele fica com o som mais natural do que calibrando via MultEQ.

Sugiro ler esse meu post.

Post Sobre o kit

Topico Inteiro

Abraço man. :legal:

H2o0, li o seu post e o tópico além de um tópico imenso no DIYMA sobre o kit de calibração para o 9887 e vi que não dá muito resultado para quem usa ele no modo 3 way como eu estou usando. Dizem que ele é muito bom para que usa front, rear + sub, mas em 3 way só li casos de insucesso.

Virlei, show show show!!! Só assim pra descrever! :legal:

Também troquei o 880PRS pelo 9887, o ganho em definição é sensível, especialmente quando os equipamentos 'sobem a escala'. A interface eu achei mais confusa no Alpine, mas em termos de qualidade de áudio, há um bom ganho, especialmente nos médios e agudos. E ficou bem bonito no painel da Fielder, combinou mais que o Pio.

novamente, parabéns pelo capricho e pela seleção!! :)

Obrigado Riquati pelos elogios. Agora eu vou acompanhando a sua instalação.

Com relação a troca de player realmente o ganho em definição foi muito bom e já estou me acostumando com a interface do Alpine. Tenho gostado bastante do amplificador Kenwood Excelon pois tem uma qualidade muito boa e potência na medida para o meu set. Casou muito bem com o kit 3 vias MB Quart bi amplificado. Também achei que a iluminação do 9887 combina mais com o painel da Fielder.

Só não consegui tirar um estalinho que está dando no subwoofer principalmente quando desligo o player. Vou ter que revisar o aterramento do amplificador. Será que seria aterramento isso? No estéreo está tudo OK, sem estalo.

que massa o player novo, eu já tentei aprender a mexer em um 9887 e achei bem complicado, mas é só questao de tempo. tem muitas regulagens, é um baita player..

Arthur, resolvi boa parte de minha dúvidas dando uma boa lida no manual do 9887. Aprendi mais um tanto lendo tópicos do player em fóruns. Mas gostei muito dele.

Postado em

Provavelmente seja algum aterramento mesmo. Colocou algum relê pra acionar os amps? É uma boa e fácil e eu já tive problema com isso.

abs

Markto

Postado em

Virlei, meu 9887 fazia um estalos esporadicamente, apenas nas RCAs... mas era na hora em que inseria/descarregava um CD do aparelho. Vendi ele sem saber o que era (claro, expliquei antes no anúncio e dei um bom desconto...), mas não creio que fosse algo complicado de arrumar. Uma coisa que poderia fazer, é experimentar testar o sub em saídas diferentes... pra ver se é na saída do alpine ou no amp do sub.

De qualquer forma, deve ser algo simples, provavelmente aterramento do amp, do player, ou algo assim. O mais difícil já passou, agora é a hora dos detalhezinhos finais né... :legal:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...