Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
Fodaodboa

4 de 18" Eighteen Sound.... ou 2 de 21"?

Recommended Posts

Bom galera chegou a hora de dar um up... alguns lembram que a um ano atras montei meus dois Over bruthus de 18" na manifold e por sinal ta muito forte mas agora quero algo mais forte!

Me apareceu uma grande oportunidade de compra produtos da Eighteen sound com um amigo PAzeiro que por sinal so usa 18sound!

Bom o que eu tenho é:

T4.2K 2ohm que vai tocar os 4 de 18"

T1.2K vai tocar os MG

Pone vai tocar os drivers

Punch a200 que toca o kit 2vias sony

Em amplificador não pretendo mudar agora pois estou com 360Ah de bateria!

Agora me surgiram duvidas sera que compensa 4 de 18" em manifold com os MG em caixas selada ou 2 de 21" em MTL e os MG em cornetada?

O estilo de musica que eu sempre escuto é hip hop por isso que me veio em mente o de 21" que parece ser um monstro no sub grave!

O que acham qual dos set vai ter mais força no sub grave?

Editado por Fodaodboa

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma duvida que me deixa encucado... Se eu montar 4 de 18" em manifold os woofers vão tocar virados pra cima com a caixa deitada isso vai me tirar o rendimento do som? pois eu uso o som mais com o carro em movimento então não da pra levantar a caixa!

To com medo de o som tocar apenas com a caixa de pe!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu inovaria com

2 de 21" em MTL e os MG em cornetada

apesar de eu nao entender mto de MTL...

seria uma coisa bem diferente do que vimos no dia-a-dia :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

21" eu já pensaria 02 vezes.

Está certo que pode responder mais baixo, mas tem a questão do Vas(normalmente alto) que puxa o volume do projeto para cima.

MTL com falante de 21" eu nunca ouvi falar, mas se tem conhecimento técnico para calcular e adaptar o projeto em relação ao falante, até arriscaria.

Tanto quanto as Manifold, as MTL, atuam em determinadas faixas de respostas e precisam de divisores de frequências, que faça atuar na faixa considerada ideal. A questão toda, é por ser um produto inovadora, não exista estudo pre´vuio a respeito disso, o que não acontece com outros falantes por exemplo.

Se o seu amigo já fez esse projeto e já ouviu e gostou é outra coisa.

Tem a questão de que um falante usado em amplificadores e demais itens nesse ambiente (PA), atua

diferentemente no ambiente automotivo. Pode ter alguma decepção nessa questão, principalmente

se o seu colega processador.

Não estou querendo desetimular não, mas se ele for amigo, se tiver esse projetos montados, teste lá a caixa dele com o amplificador automotivo e terá uma noção do comportamento do falante.

Quanto ao uso de cornetadas, nem todo falante é adequado para usar nesse tipo de caixa, apesar de promover um aumento de SPL, em relação a outros tipos de caixas.

Cornetadas dão uma "coloração" ao som que eu não gosto.

Compartilhar este post

Link para o post

21" eu já pensaria 02 vezes.

Está certo que pode responder mais baixo, mas tem a questão do Vas(normalmente alto) que puxa o volume do projeto para cima.

MTL com falante de 21" eu nunca ouvi falar, mas se tem conhecimento técnico para calcular e adaptar o projeto em relação ao falante, até arriscaria.

Tanto quanto as Manifold, as MTL, atuam em determinadas faixas de respostas e precisam de divisores de frequências, que faça atuar na faixa considerada ideal. A questão toda, é por ser um produto inovadora, não exista estudo pre´vuio a respeito disso, o que não acontece com outros falantes por exemplo.

Se o seu amigo já fez esse projeto e já ouviu e gostou é outra coisa.

Tem a questão de que um falante usado em amplificadores e demais itens nesse ambiente (PA), atua

diferentemente no ambiente automotivo. Pode ter alguma decepção nessa questão, principalmente

se o seu colega processador.

Não estou querendo desetimular não, mas se ele for amigo, se tiver esse projetos montados, teste lá a caixa dele com o amplificador automotivo e terá uma noção do comportamento do falante.

Quanto ao uso de cornetadas, nem todo falante é adequado para usar nesse tipo de caixa, apesar de promover um aumento de SPL, em relação a outros tipos de caixas.

A minha maior duvida é em relação ao som tocar com o carro em movimento ou seja com as caixas deitadas... com a manifold eu terei perdas usando elas viradas pra cima?

Compartilhar este post

Link para o post

Se vc terá perdas com manifold virada pra cima eu não sei mas creio que não.

Agora esse 18sound (italiano) é muito bom, excelente falante, um amigo que tem PA comprou o modelo 18" 1200Wrms e segundo ele não tem comparação.

O som dele é muito bom.

Acompanhando.

Compartilhar este post

Link para o post

o falante e top, isso nao se discute, porem e sensivel e pede caixas enormes... pense bem antes de faze o investimento. Nao adianta ter um som de 10k e esse som rende igual a um outro de 5k. tendeu?

Compartilhar este post

Link para o post

Quando ele diz caixas enormes é enormes mesmo, 250 litros no mínimo pra esses de 21" e dependendo do pico eles recomendam box de 500 litros.. Os de 18" a litragem recomendada é 180litros.. Então veja bem como o Rodrigo falou, se tu tiver como manter uma boa litragem eu iria sem medo neles, são os tops dos trios né..

Compartilhar este post

Link para o post

Quando ele diz caixas enormes é enormes mesmo, 250 litros no mínimo pra esses de 21" e dependendo do pico eles recomendam box de 500 litros.. Os de 18" a litragem recomendada é 180litros.. Então veja bem como o Rodrigo falou, se tu tiver como manter uma boa litragem eu iria sem medo neles, são os tops dos trios né..

O que eu consigo de espaço é 90L pra cada woofer isso em manifold... dutada não quero mais, acho muito inferior ao som da manifold fora que rende bem menos!

O de 21" esta fora de cogitação se fosse fazer uma MTL ela ficaria muito alta e não caberia debaixo da capota!

Em relação aos de 18" achei o 18LW1400 o mais forte pra sub graves sera que nessa litragem renderia mais que o Over SUB800?

Em questão de preço vai sair na mesma tanto o Over SUB e o 18Sound!

Editado por Fodaodboa

Compartilhar este post

Link para o post

Se vai sair tudo na mesma o preço parte pros 18sound, eles podem não render tudo que pedem nessa litragem mas duvido msm assim ficar atrás de algum nacional...

FREQUENCY RESPONSE CURVE OF 18LW1400 MADE ON 180 LIT. ENCLOSURE TUNED 35HZ IN FREE FIELD (4PI) ENVIRONMENT. ENCLOSURE CLOSES THE REAR OF THE DRIVER. THE THIN LINE REPRESENTS 45 DEG. OFF AXIS FREQUENCY RESPONSE.

Mas será que 2 apenas desses 18Lw1400 na litragem correta não ficariam melhor do que 4 em litragem menor?

Pq ja pensou woofer de 18" descendo em 35hz de mala aberta ia ser coisa linda de se ouvir hein...

Compartilhar este post

Link para o post

Fala de todas elas ou só da MTL? Eu sempre curti a Whorn! :(

Compartilhar este post

Link para o post

Se vai sair tudo na mesma o preço parte pros 18sound, eles podem não render tudo que pedem nessa litragem mas duvido msm assim ficar atrás de algum nacional...

Mas será que 2 apenas desses 18Lw1400 na litragem correta não ficariam melhor do que 4 em litragem menor?

Pq ja pensou woofer de 18" descendo em 35hz de mala aberta ia ser coisa linda de se ouvir hein...

Mas 90L em manifold não é pouco não o povo costuma usar de 65L a 75L a minha atual esta com 86L e toca um sub grave bom e tem um SPL violento nos 60HZ isso com 2 bruthus 2000 de 18"... tenho medo de colocar um par desses woofers e tocar menos que os meus atuais, pois não acho fraco meu som acho que toca até demais pra so 2 de 18"...

Alguem ai ja usou manifold deitada? rende igual a ela de pé ou tem perdas porque eu uso mais o som dando um role do que parado!

Compartilhar este post

Link para o post

Tem um carro de cliente aqui com manifold em caçamba.

Vou testar para saber te responder se deitada ou em pé difere.

Abraço.

Rafael - Hertz Autosom

Compartilhar este post

Link para o post

Abraço.

Rafael - Hertz Autosom

Compartilhar este post

Link para o post

Abraço.

Rafael - Hertz Autosom

Cara se voce puder me fazer esse favor te agradeço!

Não faço esse teste com a minha caixa pois ela esta parafusada ai é dose ergue o carro pra tirar os parafusos!

Compartilhar este post

Link para o post

Amanhã provavelmente consigo testar isso aí!!!

Até mais.

Rafael - Hertz Autosom

Compartilhar este post

Link para o post

Vou postar os paramentros de dois woofers que estou em duvida!

Primeiro modelo é o 18LW2400

GENERAL SPECIFICATIONS

Nominal Diameter 460 mm (18 in)

Rated Impedance 8 Ohm

AES Power 1200 W

Program Power (1) 2400 W

Peak Power (2) 7000 W

Sensitivity (3) 98 dB

Frequency Range (4) 31 - 2500 Hz

Power Compression @-10dB (5) 0,7 dB

Power Compression @-3dB 1,5 dB

Power Compression @Full Power 2,2 dB

Max Recomm. Frequency 500 Hz

Recomm. Enclosure Volume 130 ÷ 350 lt. (4,59 ÷ 12,36 cuft)

Minimum Impedance 6,3 Ohm at 25°C

Max Peak To Peak Excursion 50 mm (1,97 in)

Voice Coil Diameter 100 mm (4 in)

Voice Coil Winding Material copper

Suspension Triple roll, Polycotton

Cone Straight Ribbed, Treated paper

THIELE SMALL PARAMETERS (6)

Fs 35 Hz

Re 5 Ohm

Sd 0,1225 sq. mt. (189,88 sq. in.)

Qms 7,2

Qes 0,32

Qts 0,31

Vas 230 lt. (8.12 cuft)

Mms 192 gr. (0,42 lb)

BL 25,6 Tm

Linear Mathematical Xmax (7) ± 9,5 mm (± 0,38 in)

Le (1kHz) 1,35 mH

Ref. Efficiency 1W@1m (half space) 96,7 dB

Segundo modelo é o 18LW1400

GENERAL SPECIFICATIONS

Nominal Diameter 460 mm (18 in)

Rated Impedance 8 Ohm

AES Power 1000 W

Program Power (1) 1400 W

Peak Power (2) 7000 W

Sensitivity (3) 98 dB

Frequency Range (4) 28 - 2500 Hz

Power Compression @-10dB (5) 0,8 dB

Power Compression @-3dB 2,1 dB

Power Compression @Full Power 3,0 dB

Max Recomm. Frequency 500 Hz

Recomm. Enclosure Volume 130 ÷ 350 lt. (4,59 ÷ 12,36 cuft)

Minimum Impedance 6,4 Ohm at 25°C

Max Peak To Peak Excursion 50 mm (1,97 in)

Voice Coil Diameter 100 mm (4 in)

Voice Coil Winding Material copper

Suspension Triple roll, Polycotton

Cone Straight Ribbed, paper

THIELE SMALL PARAMETERS (6)

Fs 31 Hz

Re 5 Ohm

Sd 0,1225 sq. mt. (189,88 sq. in.)

Qms 7,2

Qes 0,31

Qts 0,29

Vas 297 lt. (10,49 cuft)

Mms 190 gr. (0,42 lb)

BL 24,7 Tm

Linear Mathematical Xmax (7) ± 9 mm (± 0,35 in)

Le (1kHz) 2,3 mH

Ref. Efficiency 1W@1m (half space) 96,5 dB

Os dois são bem parecidos mas o LW2400 me parece ser um pouco mais robusto!

Qual dos dois teria parametros mais ideais pra tocar em manifold? Não manjo muito dessa caixa a que eu fiz foi meio que na loucura e deu muito certo :rolleyes: mas agora não quero arriscar!

Semana que vem talvez ja pego dois pra ir testando!

Compartilhar este post

Link para o post

Dentre os dois citados, vai de 18LW2400 sem dúvidas! Pede caixa menor, sofre menor compressão térmica, suporta mais potencia.. maior x-max, maior BL.. QTS e FS proximos.. eu iria de 18LW2400!

Compartilhar este post

Link para o post

Dentre os dois citados, vai de 18LW2400 sem dúvidas! Pede caixa menor, sofre menor compressão térmica, suporta mais potencia.. maior x-max, maior BL.. QTS e FS proximos.. eu iria de 18LW2400!

Tambem gostei muito dos parametros do 18LW2400 mas o preço é um pouco mais salgado!

Tem um user aqui do forum que esta querendo me vender dois de 21" da eighteen sound... pena que não da altura pra colocalos em manifold

O cara que vai me vender os woofers ta me enrolando.. diz ele que não ta conseguindo achar esses woofers no PY!

Não sei se não vo parti pros Over SUB800!

Compartilhar este post

Link para o post

Tambem gostei muito dos parametros do 18LW2400 mas o preço é um pouco mais salgado!

Tem um user aqui do forum que esta querendo me vender dois de 21" da eighteen sound... pena que não da altura pra colocalos em manifold

O cara que vai me vender os woofers ta me enrolando.. diz ele que não ta conseguindo achar esses woofers no PY!

Não sei se não vo parti pros Over SUB800!

Amigo, tenho dois pra vender, novos, ambos na caixa, comprei para PA e colocá-los em caixa WHorn mas mudei os planos e coloquei as caixas a venda também.

O modelo é exatamente esse 18LW2400, testei apenas um pra ver o som que dava e é realmente excelente.

Estou pedindo R$ 800,00 em cada. Se lhe interessar me avise. Reintero, os falantes são "novos".

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...