Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

ZANON

Indicador de Clipping - DIY

Recommended Posts

Postado em

Eu estava aqui pensando como que eu ia arranjar um osciloscópio para regular o ganho do meu amp(que ainda vou instalar)

Considerei a alternativa de ligar em um PC, mas aí lembrei que meu amp(Zed Audio Leviathan) tem indicador de clipping.

Bom, perfeito, nao preciso mais de osciloscópio....

mas daí eu pensei:

Mas quando eu tiver meio bebum, ou viajando com os vidros abertos, eu nao vou conseguir ouvir nitidamente se o som ta clippando.

Não vou parar no meio do caminho(com o som no talo), abrir o porta malas pra ver se ta clippando e continuar o trajeto.

Entao pensei:

E se o amp der um bipe quando algum dos canais clippar?

E se eu construir um indicador de clipping e acoplar no painel? tipo, colocar o indicador de clipping entre a HU e o AMP?

é muita loucura? influenciaria no som? teria chiado? seria barato e facil de fazer? valeria a pena?

não manjo nada de eletronica, então não posso opinar nada...

se servir de referencia:

http://sound.westhost.com/project23.htm

meu sonho é ter um mostrador(uma telinha apenas) no painel que indique:

Voltagem da bateria

Consumo do amp

"Clippagem"

Potencia sendo entregue para cada alto falante

Temperatura do Amp

Postado em

Sendo bem honesto... se você tem 50W RMS por canal, por exemplo, e aplica em um 2 viaas qualquer, você fica surdo antes de pensar em clipar.

não duvidando do teu argumento( :rever1: ) mas o problema é que eu toco bateria(sim aquela coisa barulhenta que incomoda os vizinhos), então meu ouvido ja ta moldado pra som alto... e tbm...

de vez em quando(bebum) o cara quer escutar um som BEM alto....

hoje to empurrando morel tempo com um audio art(4X60rms) e o dxz785usb(o ganho ta regulado certo), e varias vezes(mesmo sóbrio) eu quero um som mais alto... :legal:

Postado em

Com o som em FLAT e o LOUDNESS desligado fica difícil clippar o som.

Eu entendo o que são estes momentos de querer ouvir um som bem alto, porém sem distorção.

Não seria o caso de utilizar um kit com maior sensibilidade por watt ? :o)

Postado em (editado)

ah...

por sinal, preciso sim de osciloscópio...

conversei com o Steven Mantz, que projetou e construiu o meu amp. Ele disse que o clipping indicator que o amp possui nao serve como indicador de clipping do sinal de entrada...

ele explicou que teria algo a ver com o sinal medio e blah blah blah, dai ja virou russo pra mim!

ou seja, um clipping indicator "de bolso" cairia bem!

Editado por ZANON
Postado em

Marantz é outra marca :)

Já cometi este engano também.

Por sinal o menino já está aí? Como que toca! Faz um review pro polvo do forum.

Postado em

Marantz é outra marca :)

Já cometi este engano também.

Por sinal o menino já está aí? Como que toca! Faz um review pro polvo do forum.

hahaha

once a rookie always a rookie :banghead

o amp ja chegou sim... na verdade, fui "buscar" ele nos eua!

passei os 20 dias de ferias na california(e 1 semana em las vegas []-[][¨][-] ) e peguei o amp...

ainda nao instalei(o amp + dls) pq quero trocar de carro....

instalar o sonzinho "bão" num corsa classic sem ar é f0d@!

Olha, eu posso até fazer um review, mas acredito que nao vai contar muito....

tenho pouca experiencia em som automotivo. o melhor som que ja escutei foi o do gabiba2005(quando eu comprei os DLS Nobelium dele).

MAS eu disponibilizo o amp se alguem quiser testar... é só racharmos o frete, ou achar alguem de porto alegre! hehe ;)

Postado em

Ah tá, achei que você tinha importado... Você poderia tentar fazer igual o pessoal de SP fez, junta 3-4 amplificadores e testar, deve ter mais gente do SQ ai em Poa.

Postado em

Ah tá, achei que você tinha importado... Você poderia tentar fazer igual o pessoal de SP fez, junta 3-4 amplificadores e testar, deve ter mais gente do SQ ai em Poa.

tem sim, ja tem um encontro marcado pra 24/04... mas dai nao eh somente SQ neh...

o amp eu ja paguei caro(U$600), se eu fosse importar ia ser a facada da vida!!!! hahaha

Postado em (editado)

Eu acho que os morel tão passando é fome com 60w rms so.

Mais foi o que falaram, procure um kit com sensibilidade maior por watt.

Eu sei como é isso, querendo sentir o som e não ouvir... aquela coisa absurda e envolvente... o ar ligado na cara HUAHUAUHAUH...

Editado por H2o0
Postado em

Sendo bem honesto... se você tem 50W RMS por canal, por exemplo, e aplica em um 2 viaas qualquer, você fica surdo antes de pensar em clipar.

Estou surdo, passei um bom tempo aplicando mais de 200Wrms por canal no meu kit 2 vias :vts

Estava com 90Wrms no meu midbass e achando pouco, tanto que comprei os Adire...

Postado em

Estou surdo, passei um bom tempo aplicando mais de 200Wrms por canal no meu kit 2 vias :vts

Estava com 90Wrms no meu midbass e achando pouco, tanto que comprei os Adire...

esse sim é do meu time.... :mac1[]-[]

nao é que o assunto nao esta legal, mas eu queria mais é saber se é dificil/caro/chato fazer um clipping indicator DIY...

Sou leigo em eletronica, mas ja sei usar o ferro de solda... hehehe

Postado em

Se o seu ampli já tem o indicador de clipping, simplesmente tira o led dali e bota no painel =) Mais simples!

Mas, se conseguir fazer um indicador de clip, poste aqui... Eu me interesso... Meu fosgate não tem indicador de clip!

O que dá para fazer (e isso é fácil) é montar um voltímetro na saída, e com ajuda de osciloscópio descobrir qual a voltagem que clipa... ae faz um circuitinho para acender um led quando chegar nessa voltagem...

Postado em

Se o seu ampli já tem o indicador de clipping, simplesmente tira o led dali e bota no painel =) Mais simples!

Mas, se conseguir fazer um indicador de clip, poste aqui... Eu me interesso... Meu fosgate não tem indicador de clip!

O que dá para fazer (e isso é fácil) é montar um voltímetro na saída, e com ajuda de osciloscópio descobrir qual a voltagem que clipa... ae faz um circuitinho para acender um led quando chegar nessa voltagem...

o indicador de clipping do meu amp, só indica o clip do amp em si!

Se o sinal de entrada estiver clipado, não necessariamente o led vai brilhar....

essa foi a explicação do cara que projetou o amp:

"No the fact that the input signal is a clipped signal, the clipping LEDs work off the average level and if the average level is below the clip point then the LEDs will not light"

Postado em

Sinal clipado na entrada, só quem vai identificar são analizadores de distorção caríssimos, ou então um osciloscópio... mas aí, só na fase de regulagem.

O ideal é acertar o sistema direitinho, pro máximo volume, e usar de forma normal.

Postado em (editado)

cara, com um clip indicator entre o HU e o ampl, voce só vai notar se o som esta clipando na saida da HU.

recomendo o acerto uma unica vez com osciloscópio, primeiro com os tone controls loudness e qq outra coisa ajustando no seu costume, vc testa até que volume a saida no player é limpa. depois voce acerta no ampl o ganho com o volume maximo do player com sinal limpo.

depois pra saber se está clipando é simples, toque ate no volume acertado ;)

lembrndo que um pouco de clip nao mata ninguem

Editado por murilloalanis
Postado em

Sinal clipado na entrada, só quem vai identificar são analizadores de distorção caríssimos, ou então um osciloscópio... mas aí, só na fase de regulagem.

O ideal é acertar o sistema direitinho, pro máximo volume, e usar de forma normal.

http://www.redcircuits.com/Page132.htm

isso funcionaria?

Postado em

Sim e não.

O circuito apenas te avisa quando a potência ultrapassa determinado nível, ou seja, quando está chegando perto do máximo, se você regular assim.

Tudo depende da calibração, mas se for apenas pra saber quando não dá mais pra aumentar o volume, funciona perfeitamente.

pelo que eu entendi o circuito avisa quando o sinal ta clipado....

mas nao entendo nada de eletronica...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...