Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

vxice

Subgrave de 22hz com sub de 6" !!!!

Recommended Posts

Postado em

a novidade eh que ela vai sair do carro esse fim de semana pra dar lugar a um par de fosgate punch RFP-2410... to sentindo fanta daquele BEEEIIISSSSS !! KKKKKKKKKKKKK

Ai ja no domingo a tarde ela volta pro carro. Pra escutar musica essa caixa eh uma maravilha. Extremamente rapida e precisa.

Abraços

Postado em

a novidade eh que ela vai sair do carro esse fim de semana pra dar lugar a um par de fosgate punch RFP-2410... to sentindo fanta daquele BEEEIIISSSSS !! KKKKKKKKKKKKK

Ai ja no domingo a tarde ela volta pro carro. Pra escutar musica essa caixa eh uma maravilha. Extremamente rapida e precisa.

Abraços

P**** ficou show sua caixa mano.

Gostei do batidao.

abraz

Postado em

Conseguiu acertar ela?

Estou p/ pegar 2 desses mids que irei usar para esse fim (sub), como que está agora seu projeto?

Acho que vou pegar esse seu mas fazer alguma modificações apenas.

Postado em

gu_mazza.

A unica coisa que eu recomendo numa caixa de sub grave LT eh que ela tenha no MAXIMO 1.5sd de inicio e 0,5sd de final. Com a linha tao larga como eu usei, o sub em volume alto fica meio "boomy"

Essa caixa nunca podera render tudo o que o sub pode por causa da largura da linha.

Pro proximo capitulo teremos uma LT pra um sub de 10" com 1sd de inicio e 0,5sd de final. O sub tem Fs de 28hz... e eh fosgate...

RFP-2410 r0x. E provavelmante sera LT isobarica. ja que tenho 2 subs...

Postado em

gu_mazza.

A unica coisa que eu recomendo numa caixa de sub grave LT eh que ela tenha no MAXIMO 1.5sd de inicio e 0,5sd de final. Com a linha tao larga como eu usei, o sub em volume alto fica meio "boomy"

Essa caixa nunca podera render tudo o que o sub pode por causa da largura da linha.

Pro proximo capitulo teremos uma LT pra um sub de 10" com 1sd de inicio e 0,5sd de final. O sub tem Fs de 28hz... e eh fosgate...

RFP-2410 r0x. E provavelmante sera LT isobarica. ja que tenho 2 subs...

:)

eu aprendi isso tbem! linhas começando entre 1 e 1.5SD, e terminando abaixo de 0,8SD são MUITO interessantes! a quantidade de preenchimento é mínima e o controle é EXCELENTE! em isobárica então, pode socar potencia sem medo!

Fs em 28Hz... isso vai ficar MUITO BOM! e como pode mandar potencia, vc vai ter um SPL legal! acho q não vai mais sentir falta de dutada não! hehe

Postado em

grande gabriel !

O problema eh que esses 2410 que estou querendo usar ja estao amaciados ao extremo, e ja com a potencia nominal aplicada eles batem bobina (pelo o som parece ser de bobina batendo no GAP)... entao vou ter que maneirar na potencia e nao aplicar muito mais que os 400 rms.

So corrigindo. Fs 30hz e Xmax 8mm.

Vai ficar uma caixa com 2,80m de linha. uma vez eu vi uma LT do kleber com um JL, provavelmente a minha nao vai ser muito diferente daquela nao.

Postado em

Ja que tão falando de LT + isobárica... Será que prestaria pra 2 P3's uma caixa assim?? :rolleyes:

Que estou quase fazendo uma LT para os 2...

Sendo isobárica, faz linha calculada somente para 1 sub?

Postado em

eh filho... LT pra sub de 12" mesmo começando com 1,5sd... vai ficar "grandinha". Eh meio impraticavel. Ja que ela caberia legal em uma parati, palio weekend, marea weekend, blazer... e por ai vai. Ai vc leva em conta tambem o espaço que vc tera para os 2 subs. NOSSAA gigante mesmo a caixa.

gu_mazza. Isobarica eh um sub virado pro outro (push-pull) (na figura eh mais facil de entender heheheh)

Assim...

caixa_isobarica.gif

Postado em

Valeu Ixe me lembrei agora.

Mas e a pergunta que o Vini fez, os falantes em conf. isobárica, como que fica o calculo da linha e supostamente quais as vantagens que teria?

Postado em

eh filho... LT pra sub de 12" mesmo começando com 1,5sd... vai ficar "grandinha". Eh meio impraticavel. Ja que ela caberia legal em uma parati, palio weekend, marea weekend, blazer... e por ai vai. Ai vc leva em conta tambem o espaço que vc tera para os 2 subs. NOSSAA gigante mesmo a caixa.

gu_mazza. Isobarica eh um sub virado pro outro (push-pull) (na figura eh mais facil de entender heheheh)

Assim...

caixa_isobarica.gif

Advinha o que eu tenho?? :vts

Postado em

Antes de usar os P3, usava uma LT para um 10" Clarion, em 30hz...(ainda tenho guardada essa cx + o sub, não dou, não vendo nem empresto, é meu xodó! [-])

Acabei acostumando com essa caixa, que da saudade, e até mesmo fazer uma para os P3 pra ver se vai prestar ... :P

Postado em

Valeu Ixe me lembrei agora.

Mas e a pergunta que o Vini fez, os falantes em conf. isobárica, como que fica o calculo da linha e supostamente quais as vantagens que teria?

o cálculo é o mesmo! vc considera um unico falante para o SD, e a Fs, normal!

a vantagem q eu percebi é que aumenta MUITO o controle do Sub, com menos preenchimento a resposta ficou tão plana quanto, e com mais SPL, e o controle fica IMPRESSIONANTE, a velocidade aumenta mais ainda, tolera mais do que o dobro de potencia (sendo q teoricamente só aguentaria o dobro), e eu percebi que melhora a resposta no limite baixo, o grave desceu mais ainda!

a LT isobarica vale a pena? se vc tem falante e amp sobrando... COM CERTEZA! agora, se o projeto é "from the scratch", com a possibilidade de escolha cuidadosa de equipamentos, e se o orçamento aperta... a isobarica não tras TAAAANTA vantagem a ponto de se dobrar o custo de subs e amp! escolher bem o sub e amp faz mais diferença! ainda mais quando pra LT nem sempre o sub mais caro é o melhor! vc pode ter resultados EXCELENTES com falantes de baixo custo!

Postado em

o cálculo é o mesmo! vc considera um unico falante para o SD, e a Fs, normal!

a vantagem q eu percebi é que aumenta MUITO o controle do Sub, com menos preenchimento a resposta ficou tão plana quanto, e com mais SPL, e o controle fica IMPRESSIONANTE, a velocidade aumenta mais ainda, tolera mais do que o dobro de potencia (sendo q teoricamente só aguentaria o dobro), e eu percebi que melhora a resposta no limite baixo, o grave desceu mais ainda!

a LT isobarica vale a pena? se vc tem falante e amp sobrando... COM CERTEZA! agora, se o projeto é "from the scratch", com a possibilidade de escolha cuidadosa de equipamentos, e se o orçamento aperta... a isobarica não tras TAAAANTA vantagem a ponto de se dobrar o custo de subs e amp! escolher bem o sub e amp faz mais diferença! ainda mais quando pra LT nem sempre o sub mais caro é o melhor! vc pode ter resultados EXCELENTES com falantes de baixo custo!

Gabriel,

Por enquanto minha situação financeira não me permite escolher muito um equipamento especifico e tbm acho muito legal essa de se pegar algo que parece imprestavel e com um bom projeto ter resultados inimagináveis.

Falando da caixa, os falantes devem ficar um de cara para o outro ou pode um olhando para a bunda do outro? No primeiro caso se inverter a fase em um deles irei ter um cancelamento das ondas, no segundo é preciso inverter e qual a distancia que uso entre eles?

Valeu

Postado em

distancia seria o mais proximo possivel.

Eu ja tive uma isobarica com 2 upgrade 12" que tocava uma maravilha. Tive tambem uma com 2 fosgate 2410 que era T de mais, mas nao tinha tanta definiçao...

Ja escutei uma isobarica com 2 Nitro (650... sei la qual heheh) que tocava gostopso igual um JLzao da vida. tocava muittooo gostoso, tinha um timbre legal e descia bem.

Em dutada, um dos beneficios da Isobarica eh a alteraçao do parametro "Vas", que diminue pela metade. alterando toda a resposta da caixa. Resumindo... 2 subs em isobarica de 20L terao a mesma resposta, veja bem, disse resposta, do que uma dutada normal com 40L. porem a isobarica sera bem mais rapida.

Postado em (editado)

Cara isso está meio confuso, os cones não devem trabalhar na direção oposta um do outro?

subani_v1.gif

[^] Me desculpe analizando essa imagem consegui perceber, tanto de frente como um com a cara na bunda do outro deve-se inverter uma das fases. :banghead

Editado por gu_mazza
Postado em

isso ai eh outra coisa...

Na isobarica, onde um sub fica de frente pro outro, um trabalha em fase inversa. um sub empurra o cone do outro.

Postado em (editado)

Vamos deixar de lado essa questão, vou pesquizar um pouco mais e qualuqer coisa volta a perguntar aqui.

Qual a melhor configuração: push-push ou push-pull como no gif que mandei?

Editado por gu_mazza
Postado em

nunca testei push pull contra pull pull, mas nao vejo nada que possa ser melhor em um do que no outro...

Alem da push pull ser mais facil de fazer.

Postado em

Push pull é sempre melhor que pull-pull, porquê os falantes do mercado vão perdendo força quanto mais o cone se move para fora, ou seja, quanto mais a bobina sai do GAP, já que falta de linearidade no campo magnético é mato.

Porém a Pull-Pull também traz todas as vantagens da queda do VAS e etc.

Postado em

Po muito legal isso kleber, acho as pull-pull muito feias..srrssr

No winisd simulando em isobárica serve para qualquer configuração (pull-pull, push-push, push-pull)?

E na LT o calculo da linha uso a fs e o SD de apenas um falante ou há alguma alterção em um desses parametros qdo se colocado em isobárica?

Uso um esqueminha em excel do Eduardo Akiyo Muta para calcular a linha e ele ajuda nas medidas da caixa. Folgado eu né? :rolleyes:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...