Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Gotcha Saba

Projeto meio que "diferente"

Recommended Posts

Postado em (editado)

Fala Galera tudo bem?

Ontem o namorado da minha prima veio me pedir uma opinião pra mudar o trio dele. Que atualmente é composto por:

2 ST da hinor (aquele pretinho)

4 Drivers (2 D205X e 2 Hinor)

2 Subs de 12" (não lembro o modelo. Sei que são 200 rms)

1 Módulo Boss. (é um preto, tipo o CH 1000 e diz ter 1500 rms)

1 Módulo pra tocar os drivers e st.

Ele quer melhorar o sistema de grave do seu trio. Porem, não abre mão do sub-grave. Pois ele adora passar com o som tremendo tudo e disparando alarmes. O carro é um Uno Way.

Bom, como ele já veio falando que quer utilizar sub's e estava entre Bicho papão e Pioneer 308, eu sugeri que compra-se os Pioneer. Mas ele também gostaria de utilizar woofers junto com os subs.

Então pensei no seguinte projeto:

Fazer uma caixa para 3 auto falantes de 12" com divisórias internas. Porem esta caixa seria com o falante do meio virado pra frente e os falantes laterais em um angulo marromenos de 45 graus. Onde o falante do meio será um woofer e os da lateral os 308.

A caixa será algo do tipo (vista de cima):

caixam.jpg

OBS: a = área interna e V = espaço vazio

OBS1: a noite posto um desenho melhor. :-D

Agora minhas dúvidas são:

1) Corro o risco de ter cancelamentos?

2) Qual woofer utilizo neste sistema? Estava pensando no 12Pw3 ou Chromus Voicer 12 300 rms

Muito obrigado a todos e grande Abraço

Editado por Gotcha Saba
Postado em

Fala Galera tudo bem?

Ontem o namorado da minha prima veio me pedir uma opinião pra mudar o trio dele. Que atualmente é composto por:

2 ST da hinor (aquele pretinho)

4 Drivers (2 D205X e 2 Hinor)

2 Subs de 12" (não lembro o modelo. Sei que são 200 rms)

1 Módulo Boss. (é um preto, tipo o CH 1000 e diz ter 1500 rms)

1 Módulo pra tocar os drivers e st.

Ele quer melhorar o sistema de grave do seu trio. Porem, não abre mão do sub-grave. Pois ele adora passar com o som tremendo tudo e disparando alarmes. O carro é um Uno Way.

Bom, como ele já veio falando que quer utilizar sub's e estava entre Bicho papão e Pioneer 308, eu sugeri que compra-se os Pioneer. Mas ele também gostaria de utilizar woofers junto com os subs.

Então pensei no seguinte projeto:

Fazer uma caixa para 3 auto falantes de 12" com divisórias internas. Porem esta caixa seria com o falante do meio virado pra frente e os falantes laterais em um angulo marromenos de 45 graus. Onde o falante do meio será um woofer e os da lateral os 308.

A caixa será algo do tipo (vista de cima):

/aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa\

/aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa\

/aaaaaa_______________aaaaaa\

/aaaaaa/vvvvvvvvvvvvvvv\aaaaaa\

/______/vvvvvvvvvvvvvvvvv\______\

OBS: a = área interna e V = espaço vazio

OBS1: a noite posto um desenho melhor. :-D

Agora minhas dúvidas são:

1) Corro o risco de ter cancelamentos?

2) Qual woofer utilizo neste sistema? Estava pensando no 12Pw3 ou Chromus Voicer 12 300 rms

Muito obrigado a todos e grande Abraço

Gostei do desenho, bem criativo!.. Rsrsrs... sempre quis montar um set com a configuração parecida com essa, mas sendo 3 subs de 10" (pioneer impp ou endurance "roxinho")... quanto a saber se vai funcionar bem, pergunto aos "universitários"... boa sorte!!

Postado em

Num primeiro momento é bom identificar exatamente o que ele quer.

O fato de optar por falantes de 12" para a faixa de médio já vai tirar um pouco do espaço que é reduzido.

Tentei ser o mais genérico possível para depois irmos restringindo as opções.

1 - Woofer com boa resposta na faixa de graves, talvez seria melhor opção, por melhor causa do rendimento para fora, mais aí tem a questão do espaço.

2 - Woofer para médio-grave a meu ver é a escolha mais simples e ela deve ser definida a partir da definição dos falantes que irão atuar na faixa de graves, haja visto que tem os mais diversos rendimentos.

Você pode imaginar que um par de 10Pw3, acompanha tranquilamente um par de SDS?

3 - Já que ele já possui Stw + Drv, fica mais fácil aproveitar alguns itens do set anterior.

4 - Será que ele vai querer manter o mesmo amplificador atual para o grave?

5 - Não entendi bem, ele tem esse Sub de 12", mas quer algo com maior rendimento?

6 - Ele quer que esse rendimento seja bom também para fora ou tanto faz. O que interessa é que ele

continue disparando alarmes?

Postado em

Num primeiro momento é bom identificar exatamente o que ele quer.

O fato de optar por falantes de 12" para a faixa de médio já vai tirar um pouco do espaço que é reduzido.

Tentei ser o mais genérico possível para depois irmos restringindo as opções.

1 - Woofer com boa resposta na faixa de graves, talvez seria melhor opção, por melhor causa do rendimento para fora, mais aí tem a questão do espaço.

2 - Woofer para médio-grave a meu ver é a escolha mais simples e ela deve ser definida a partir da definição dos falantes que irão atuar na faixa de graves, haja visto que tem os mais diversos rendimentos.

3 - Já que ele já possui Stw + Drv, fica mais fácil aproveitar alguns itens do set anterior.

4 - Será que ele vai querer manter o mesmo amplificador atual para o grave?

5 - Não entendi bem, ele tem esse Sub de 12", mas quer algo com maior rendimento?

6 - Ele quer que esse rendimento seja bom também para fora ou tanto faz. O que interessa é que ele

continue disparando alarmes?

Fala Fernandão...

Bom, vamos lá te ajudar pra vc me ajudar tmb. :-D

1 - Bom, pra mim, sim seria este tipo de woofer. Mas depois pensando melhor acho que não será preciso. Pois o woofer seria apenas para suprir o buraco que existe entre o sob e os drivers.

Mas juro que falei com ele pra largar os subs pra lá e ficar apenas com os woofers. srsrs

2 - Pois zé. Também pensei nisto. Um woofer apenas para fazer o papel de médio grave.

Não tinha essa noção de que os 10pw3 acompanhavam um par de SDS. rsrs

Eu nunca usei médio grave Fernando, ai to meio perdido em qual woofer utilizar. Pensei até nos Eros 312L, mas o custo dele não cabe no orçamento.

3 - Sim, os Drivers e ST ele vai aproveitar. Não vai mudar.

4 - Sim. Ele já comprou este Boss justamente pensando neste up grade.

5 - Sim. Ele quer um sub com maior rendimento do que ele já tem. Também achei estranho. Masssss, vai entender.

6 - Ele quer que esse rendimento seja bom também para fora. Mas também quer continuar a disparando alarmes.

Bom, acho qeu é isso.

Grande abraço e obrigado Fernando

Postado em

Gostei do desenho, bem criativo!.. Rsrsrs... sempre quis montar um set com a configuração parecida com essa, mas sendo 3 subs de 10" (pioneer impp ou endurance "roxinho")... quanto a saber se vai funcionar bem, pergunto aos "universitários"... boa sorte!!

Fala amigo....

O desenho ficou meio tosco mesmo. kkkkk

É pq aqui no trampo o imageshak (acho que é assim que escreve) é bloqueado. Ai foi a forma que encontrei pra tentar exemplificar o formato da caixa pra galera ver. rs

A noite faço um melhorzinho no paint e posto pra galera entender melhor. :-D

Eu to inovando sabe. É um projeto diferente e acho que vai ficar bom. Ainda mais o desafio de enfiar isso tudo dentro do uno. Pois atrás da caixa ainda vai uma bateria de 60 Ah. hehehehe

Vamos ver o que vai sair e com certeza, vou colocar as fotos do processo de construção de caixa e tals aki no forum. :-D

No mais, grande abraço

Postado em (editado)

Sobre o modulo deve ser a serie Diablo.

Sobre o woofer, veja algo do tipo , Oversound 1200 , Eros sds 800 se tiver com dinheiro!

Sobre o Subwoofer , Se o orcamento esta curto e ele quer apenas "disparar alarmes" e nao preza para um bom som interno com alguma qualidade,compre os 2 pioneers que vao tocar muito mais que 2 subs de 200wrms!

Nao vao fazer feio, mas reveja a amplificacao!

Ja tive Boss e te digo que com muita bateria e cabeamentos ideal nao chega a render 65% do que dizem!

Indico deixar ele para os dois pioneers e algum outro como taramps , soundigital para o Woofer!

Editado por fernandoribas
Postado em

E aí camarada tudo beleza?

Olha é um desafio o sistema do seu colega.

Limitou bastante as opções de falantes em função do amplificador disponível.

Se ele quer mudar o set, ele espera que o resultado seja muito superior ao atual, pois senão a meu ver não valeria à pena.

Aumentar o rendimento significaria aí por exemplo, aumentar o consumo, indisponibilidade de ter a visão interna do retrovisor e etc.

Eu particularmente não gosto muito desse Boss e acho questionável as especificações que o fabricante se utiliza. Já tive um Boss e sempre achei que estavam mentindo para mim.

Se é para montar um sistema bem superior ao atual, já que ele não possui (não entendi bem) eu usaria o Boss para ligá-lo aos falantes para médios e Drv + Stw (nesse caso equacionando um divisor específico para esses falantes, pois seria arriscado aplicar a potência mesmo mais baixa do que o fabricante diz, é muito maior do que a suportada pelo falante).

Seria um divisor personalizado, com uma boa atenuação, para resguardar os falantes.

Aí eu adquiria um outro amplificador Classe D (menor consumo), para os falantes de grave, esse sim, adequado em função dos falantes escolhidos e apenas após eles terem sido definidos.

Agora estaria limitado ao orçamento que ele tem disponível, para poder sugerir.

Continuo batendo na mesma tecla, preferiria um Woofer com bom rendimento interno e externo e que exigisse pouco espaço e falantes de 10" para a faixa de médios.

Estaria entre SDS se fora para rendimento superior para fora (exige caixas maiores) e os Tornado, Oversound e o Brutus, todos de 18" (bastaria por exemplo um SD 2000 ou SD 2500 para esses), por terem melhor rendimento em baixas frequências com volumes reduzidos. Correndo por fora aí (limitado ao orçamento) o Snake HPX 2180.

Postado em

E aí camarada tudo beleza?

Olha é um desafio o sistema do seu colega.

Limitou bastante as opções de falantes em função do amplificador disponível.

Se ele quer mudar o set, ele espera que o resultado seja muito superior ao atual, pois senão a meu ver não valeria à pena.

Aumentar o rendimento significaria aí por exemplo, aumentar o consumo, indisponibilidade de ter a visão interna do retrovisor e etc.

Eu particularmente não gosto muito desse Boss e acho questionável as especificações que o fabricante se utiliza. Já tive um Boss e sempre achei que estavam mentindo para mim.

Se é para montar um sistema bem superior ao atual, já que ele não possui (não entendi bem) eu usaria o Boss para ligá-lo aos falantes para médios e Drv + Stw (nesse caso equacionando um divisor específico para esses falantes, pois seria arriscado aplicar a potência mesmo mais baixa do que o fabricante diz, é muito maior do que a suportada pelo falante).

Seria um divisor personalizado, com uma boa atenuação, para resguardar os falantes.

Aí eu adquiria um outro amplificador Classe D (menor consumo), para os falantes de grave, esse sim, adequado em função dos falantes escolhidos e apenas após eles terem sido definidos.

Agora estaria limitado ao orçamento que ele tem disponível, para poder sugerir.

Continuo batendo na mesma tecla, preferiria um Woofer com bom rendimento interno e externo e que exigisse pouco espaço e falantes de 10" para a faixa de médios.

Estaria entre SDS se fora para rendimento superior para fora (exige caixas maiores) e os Tornado, Oversound e o Brutus, todos de 18" (bastaria por exemplo um SD 2000 ou SD 2500 para esses), por terem melhor rendimento em baixas frequências com volumes reduzidos. Correndo por fora aí (limitado ao orçamento) o Snake HPX 2180.

Tudo jóia Fernando.

Bom, pois zé.... O amigo lá comprou um par de BP evo bobina dupla de 2 ohms. Ai ele ta usando o boss pra tocalos. E o outro módulo que ainda não vi, ta tocando as cornetas e ST.

Vi o som tocando e ta todo desregulado. kkkkkkkkkkk

Ganho no talo. Eu já avisei que ganho não é volume. srsrs Mas ele não me escuta.

Sábado vou dar uma revisada nas regulagens dele.

Agora sobre o woofer, estes woofers como SDS, HPX e etc, estão fora de cogitação. Ele quer mesmo, é um falante pra tocar entre os BP e os drivers. E sobre perder a visão do retrovisor, ele falou que não tem pró.

Tava pensando em um woofer de no máximo R$ 200. Por isso cogitei a hipótese do 10PW3.

O que vc´s acham???

Grande abraço

Postado em

cara ese boss CH 1000, ele afirma render 1000wrms enao 1500wrms

e ainda eu concordo com o que dise rende aproximadamente 65% do que dis rende

sendo q sera mtoo fraco para os 12''....

o ideal seria pega um T1200/SD1200

e no woofer poderia pega um E312lc 400wrms ,e entao ali daria para tenta usa o CH1000 para nao ''jogalo fora''

como o boss Ch1k e 2 canais tbm seria fraco apra o E312lc, mas se teu amigo so qer ''dispara alarmes''

nao vai ligar mto !!!

Postado em

Tudo jóia Fernando.

Bom, pois zé.... O amigo lá comprou um par de BP evo bobina dupla de 2 ohms. Ai ele ta usando o boss pra tocalos. E o outro módulo que ainda não vi, ta tocando as cornetas e ST.

Vi o som tocando e ta todo desregulado. kkkkkkkkkkk

Ganho no talo. Eu já avisei que ganho não é volume. srsrs Mas ele não me escuta.

Sábado vou dar uma revisada nas regulagens dele.

Agora sobre o woofer, estes woofers como SDS, HPX e etc, estão fora de cogitação. Ele quer mesmo, é um falante pra tocar entre os BP e os drivers. E sobre perder a visão do retrovisor, ele falou que não tem pró.

Tava pensando em um woofer de no máximo R$ 200. Por isso cogitei a hipótese do 10PW3.

O que vc´s acham???

Grande abraço

Então há pouca coisa a ser feita.

A pior coisa é gente assim, que pede ajuda, mas nunca deixa de achar que ele tem razão. Então paara que pede?

Eu confirmaria a sua indicação pelos 10PW3, por ter melhor aceitação de mercado, mas em função do rendimento, porque ele vai utilizar Sub, eu indicaria o 8PW3, que tem menor rendimento, mas aí vai de cada um.

Eu ainda escolheria o 10PW3, mas vai depender da potência a ser aplicada, porque se for muita

alta, com certeza o conjunto deles com os driver e Stw, terão maior destaque no som em relação ao

Postado em

Ele pode usar 2 subs tipo protech 12' (light) ou pioneer 308.. que são baratos e rendem bem!

Pra mg eu usaria 10pw3... inquestionável! Até um 8pw3 acompanharia, mas o timbre do 10pw3 é muuuito superior! E pra acompanhar, 1 drive e 1tw apenas dão conta do recado!

Se fosse eu a montar esse som, faria:

dois 308, um de cada lado.. no centro um 10pw3 e logo acima dele, o drive e tw! Funcional e de boa qualidade! :legal:

Postado em

Galera,

Muito obrigado pelas dicas e ajudas de todos. Como meu amigo já comprou os Bicho Papão, vai ser ele ao invés de 308 e protech.

E sobre o woofer para acompanhar o projeto, acho que acertei na dica né? rsrs

A grande maioria "votando" nos 10pw3. Enão vai ele mesmo.

Vou falar com ele sobre isso. Ai assim que começar-mos a montar o sistema, vou postando fotos e etc. :legal:

Galera, e a caixa pros PW3??? 17 Litros selada, ta bom? Ou o que vc´s indicam???

Grande abraço

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...