Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

leo_

[Projeto] Corsa DD

Recommended Posts

Postado em (editado)

Fala galera...

O meu antigo set era o seguinte:

player pionner 5080

banda VX 9.8 1200 RMS

2 drivers roadstar

2 super tweeters natts

1 E2K de 12

Estava bom o set, um bom grave, aberto as cornetas gritavam, conseguia até disparar alguns alarmes em estacionamentos cobertos..

porém...

como sempre, faltava alguma coisa!!

Resolvi então entrar de vez no mundo do subgrave, tirei as cornetas e fiz o seguinte set:

player pionner 5080

stetson 2k5

6x9 bomber new edge (150 rms)

DD 3512

O DD foi a ultima coisa que comprei a pouco tempo atras, e não aguentei esperar fazer a outra caixa e montei na caixa do e2k mesmo,

56 litros e com duto redondo de 4 pol....

nossa ficou mto diferente doq era, eh um subgrave massa mesmo, agora disparo alarmes na rua com facilidade se passar devagar...

porem, treme mto o carro, principalmente a porta trazeira e a placa, eu sei que uma manta resolveria mas, estou pretendendo fazer o duto de madeira para o lado, tirando assim o ar que vai diretamente para a tampa trazeira, isso resolveria em partes???

Ontem vi um pug com 2 dd de 500rms e posso falar que a presão interna era maior que a do meu corsa, alguns camaradas falaram que esta caixa que estou atualmente deve dar uma perda de quase 50% no subgrave, será que a outra caixa nos parametros da DD vai render absurdamente mais??

aaa

outra coisa

vcs devem estar pensando na bateria.....e esse eh um caso sério, jah que a 2k5 pede mais de 200 amp.

atualmente estou APENAS com a bateria de 60 no cofre.....puts eh fo** demais.....

porem o ganho está na metade, não deixo clipar no módulo e tbm não escuto som no talo sempre que saio com o carro, estou vendo uma de caminhão de 150 amp, mais até lah, será que meu sub está correndo mto risco???

flw

t+ :legal:

Editado por leo_
Postado em

Não se pode falar apenas em caixa se tu não tem nada de alimentação no teu sistema. Tenta jogar mais uma auxiliar d euns 200A ai que tu vai ver o tamanho da diferença!

A pressão que tu falou no carro depende de vários fatores, a caixa que tu procura é para subgrave ou spl? Outra coisa tem que levar em consideração que o carro que tu viu tinha DOIS DD, é o dobro da área do cone do teu sub, consequentemente o dobro do deslocamento de ar na teoria.

Teu novo set tem tudo pra ficar muito forte com o 3512, faz uma caixa boa pra subgrave nas especificações do manual e usando alimentação correta para o módulo vai superar as espectativas!

Postado em

A caixa que vou fazer vai sim ser para subgrave, tipo a do manual, porem com o duto para o lado....

o Pug com os dds mi surpreendeu pq eram apenas 2 de 12 daquela série de 500rms, sendo que o meu teóricamente tem 1500, porem.....

alimentação eh td!!!!

minha nova caixa vai ficar pronta até sabado talvez, mesmo assim vou fazer um vídeo com essa caixa aqui mesmo e posto aki depois!!!!

tbm vou ver se pego uma bateria urgente!!!!

aqui algumas fotos do dd :

Imagem004.jpg

Imagem002.jpg

Imagem003.jpg

Imagem005.jpg

Postado em

Aqui vai o video da criança....

mesmo com a caixa errada, com 60 amp. de bateria e ganho em 1/4 ...

em breve mais bateria e nova caixa!!!

Postado em (editado)

Nem me fale cara...

não vejo a hora de colocar mais bateria e outra caixa.....

acho que ateh o fim do mes jah arrumo isso!!!!

Em ralação ao sub, é definitivamente para subgraves baixos mesmo, o e2k que eu tinha antes não descia bem nas frequencias mais baixas, agora o dd se comporta mto bem abaixo dos 80,60hz....porém notei uma grande diferença devido a isso, porque com o e2k eu conseguia ouvir psy, eletronica, sertanejo, dai não sei se devido a caixa ou mesmo pelo fato do dd ser para frequencias mais baixas ele não rende o qnto eu esperava, bate bem, mas nada se compara se vc jogar um young jezzy por exemplo, onde fica clara a potencia e a qualidade do subgrave, não se compara mesmo, eh outro "grave", jah comparei com 2 bps, 2 pionner, 2 matador, enfim....a pressão pode ser menor, pelo menos sem bateria e caixa certa, mas mesmo assim toca com mto mais qualidade do que os citados anteriormente.

Editado por leo_
Postado em

Nem me fale cara...

não vejo a hora de colocar mais bateria e outra caixa.....

acho que ateh o fim do mes jah arrumo isso!!!!

Em ralação ao sub, é definitivamente para subgraves baixos mesmo, o e2k que eu tinha antes não descia bem nas frequencias mais baixas, agora o dd se comporta mto bem abaixo dos 80,60hz....porém notei uma grande diferença devido a isso, porque com o e2k eu conseguia ouvir psy, eletronica, sertanejo, dai não sei se devido a caixa ou mesmo pelo fato do dd ser para frequencias mais baixas ele não rende o qnto eu esperava, bate bem, mas nada se compara se vc jogar um young jezzy por exemplo, onde fica clara a potencia e a qualidade do subgrave, não se compara mesmo, eh outro "grave", jah comparei com 2 bps, 2 pionner, 2 matador, enfim....a pressão pode ser menor, pelo menos sem bateria e caixa certa, mas mesmo assim toca com mto mais qualidade do que os citados anteriormente.

é com certeza nao sao subs que se comportam bem em frequencias mais altas, e tem qualidade muito boa mesmo, mas se sentir muita falta de um psy ou sertanejo nada que alguns woofer reserva as vezes nao resolva haha

Postado em

sei bem como é depender de alimentação, estou com m eu REX de 10" com 800 rms apenas com 50ah de alimentação, nem deve ter tudo isso porque a bateria ja ta arriada, então to maneirando com o som por enquanto, to muito contente porque assim mesmo ele ta excursionando capô, portas, vidro.... nao vejo a hora de tacar uns 120ah no modulo de 1200 pro sub trabalhar aí sim.....

Postado em

Parabéns pela aquisição ai em fera, é um show de sub!

A caixa se for o caso você compensa a perda de SPL do sub fazendo ela com sintonia um pouco maior. Eu também senti a mesma coisa que você quando resolvi trocar de UXP para 308. Como o sub é mais fraco, resolvi fazer caixa pouco maior pra ter um subgrave razoável que eu adoro, porém o meu SPL ficou muito comprometido.

Acertar de saída a primeira caixa sem conhecer o sub as vezes é meio complicado, o SPL do teu deve ser precário também com potência baixa ou com alimentação precária visto que é um falante parrudo e por sua vez, pesado! Joga bastante módulo e alimentação nele que deve compensar. Deve ficar louco sub forte assim de 12" num set bem acertado ninguém acredita quando abre a mala, sempre acha que tem mais coisa lá, se comigo a galera já se surpreendia, imagina o teu set! hehehehe

Postado em

vlw galera....

é realmente um sub mto bonito e parrudo, mais o melhor de td é sua potencia e qualidade!!! a minha intenção eh essa mesmo primeiramente, ter um som bem forte em termos de subgrave para desacreditar as pessoas qnd abrir a mala e elas verem que é apenas um sub d 12..

mais pro ano que vem vou juntar uma grana pra definir meu set dos sonhos, 2 3515 numa sd5000....mais só mais pra frente, ateh mesmo pq não cabe na mala do corsinha......

Postado em

Ontem acabei minha nova caixa, nos parametros da DD com um pouco mais de 70 ltrs e com o duto que pede no manual...

hj instalei e fiz alguns testes...

conclui que:

aplicando a mesmo potencia que eu colocava anteriormente, sem mudar em nada, a nova caixa rende um pouco menos em spl, EU ACHO que pode ser por ela ser maior, pq na outra como a caixa era menor e o duto tbm menor o ar ficava mais comprimido e o falante excurcionava mais, fazendo assim o ar sair com mais pressão, porem qnd colocar mais bateria o falante vai tirar o maximo proveito da caixa, não excurcionando mais do que deve, rendendo assim um subgrave limpo.....

outra coisa....

tenho dúvida na frequencia, pq minha caixa ficou em torno de 40hz, dai corto no player em 50hz(mínimo). Estava fazendo uns testes e deixei o volume no 40 e coloquei musicas como gravão, nelly, youg etc..... dai deixei o mesmo corte no player mais fui subindo a frequencia no módulo e percebi que qnd chegava em torno de absurdos 200hz tinha um rendimento monstro dentro do carro, treminha parabrisa, vidro, volante etc.... pq isso?? o DD não rende melhor em frequencias baixas??? isso eh pela frequencia da caixa?? ou pela falta de bateria???

sei lá, fiquei meio decepicionado com o resultado da caixa!!!

t+

Postado em

é q eu saiba sempre q vc aumenta a caixa perde spl sim. Ai vai do seu gosto mas aposto q dpois q acertar tudo o subgrave tera um diferença gigante em relaçao a sua pequena caixa. Qnt a frequencia nao tenho ideia, vc abria no modulo e tocava mais forte?? como isso se ta cortado no player neh...

Postado em

Meu problema é falta de bateria mesmo!!!Pq qnd eu ando sem som e depois de algum tempo eu ligo o som fica bem forte.....

O negocio da frequencia eh mto estranho, porem eu acho que pq eu corto no player ele jah deve mandar uma frequencia baixa, então pode ser que o módulo, teoricamente, aumente um pouco a potencia em frequencias mais altas, não sei, mas que é estranho é!

Obs: deixei em 50hz o corte do módulo tbm, está bom??

Postado em

Cara, talvez você tenha se perdido ou não pegou afinidade ainda com os cortes, esses 50hz que tu diz é sobre o que?

Faça o seguinte:

Subsonic, deixa em uns 20 a 25hz, esse corte acho que já deve vir de fábrica no Stetsom se não me falha a memória inclusive. Caso sim, então nem precisa faze-los.

No player tu coloca o corte nos moldes padrões que seria de 63 a 80hz, essa faixa é o ideal. Digamos que assim teu sub tocaria frequências de 20 a 80hz por exemplo.

200hz nem um sub vai tocar, seria trabalho para alguns woofers, vide meu caso. Uso sub de 25 a 80hz e acima dos 80hz fica a cargo do midbass do meu 2 vias tocar esses freq. []-[]

Postado em

Claro, concordo com vc cara!!nenhum sub toca a essa frequencia!! mas ainda não tinha conseguido regular os cortes direito....

a 2k5 não tem subsonico neh?

http://www.grellmann.net/anuncios/Produtos4/ft11246b.jpg

tem apenas um cross no qual deixo no mínimo, que eh 50hz

diferente do novo 1k5

http://www.stetsom.com.br/Uploads/FotosProdutos/30102009162042412.png

e tipo eu deixei assim:

na saída de sub do player eu deixei o corte em 63hz e deixei no ganho 2, vai de -6 a 6, algo assim, deixei no 2 pq senão o grave encobre a voz, dai no amp. eu deixei o cross na menor frequencia que tem lá e o ganho em um pouco mais de 1/4....

ficou bom agora, só preciso urgente de no mínimo 150amp mais de bateria....

qnd sobrar um tempo tiro umas fotos e faço um video pra mostrar com está

vlw

t+

Postado em

Só por curiosidade vc gastou quanto para fazer a nova caixa? foi vc que fez ou mandou fazer?

Mandei fazer cara, to sem mto tempo livre ultimamente...

gastei 200 em td, encarpetada e com quase 70 lts!!!

t+

Postado em

Hoje coloquei o multimetro pra fazer uns testes e fiquei preocupado, pq a voltagem dependendo do volume e do subgrave da música cai demais, chegando a 12.... 11,8.... com o carro ligado!!

Fiz um vídeo mostrando

http://www.youtube.com/watch?v=YRJH1u-j0KE

Essa variação acredito eu que seja extremamente prejudicial ao sub e modulo. Colocando mais uma bateria auxiliar eu consigo eliminar essa oscilação?? ou preciso de um MC???

vlw

t+

Postado em

Fala cara...

parabéns pelo DD ae... passando a acompanhar pq DD me interessa mt rsrs!!!

e coloca uma bateria aux nesse set, concerteza vai melhorar muito!

agora esse corte do modulo ta cortando tudo abaixo de 50hz ????

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...