Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

mrbass

EXTREMES + SD2500

Recommended Posts

Postado em

Pessoal gostaria de uma ajuda de voces, é um seguinte. Meu set é composto pelos seguintes equipamentos:

Player: dvd retratil DUAL (não sei o modelo de cabeça)

Subs: 2 x selenium extreme 15"

Sterio: 2x pw3 10", 2x driver hinor HDi320 e 2st trynium

Modulo subs: Soundigital sd 2500

Modulo sterio: booster ba 604.4

Alimentação: 150ah(aux) + 60ah (cofre)

Fiação: 25mm p/ SD2500 e 16mm p/ Booster.

O que ocorre é o seguinte, quando aumento o vol. até o 25 a luz de clip da SD começa a piscar mesmo c/ o ganho zerado , sendo que o vol. vai até 40, o que pode ser? bateria??? mesmo com o carro ligado acontece.

Outra duvida, quando aumento até esse vol. os extremes dao um leve cheirinho estranho, será que é muita potencia p esses caras???? pior que é na hora que começa a ficar legal a brincadeira.... hehehe :pirou:

Uma força ai galera... :legal:

Postado em (editado)

Considerando que o volume maximo que se deve utilizar em um aparelho é quando ele atinge 70 à 80% do seu volume total, acho que seu SD ta clipando na hora certa, quanto ao cheiro nos falantes é cheiro de queimado? Os falantes são novos? Se sim acho que ta normal, pois falantes novos cheiram queimado mesmo.

:legal: :legal: :legal: :legal:

AAAA só mais uma coisa, o led clip ta piscando junto com a luz de proteção?

Se sim isso é falta de alimentação.

Editado por grupogirodo32
Postado em
Considerando que o volume maximo que se deve utilizar em um aparelho é quando ele atinge 70 à 80% do seu volume total, acho que seu SD ta clipando na hora certa, quanto ao cheiro nos falantes é cheiro de queimado? Os falantes são novos? Se sim acho que ta normal, pois falantes novos cheiram queimado mesmo.

:legal: :legal: :legal: :legal:

AAAA só mais uma coisa, o led clip ta piscando junto com a luz de proteção?

Se sim isso é falta de alimentação.

Quanto aos falantes eles são usados, este cheiro que me intriga pois antes usava em uma roadstar 1200d, c ganho no meio com mais uma pitadinha de bass boost e não fediam, to começando a achar que eles não estão aguentando.

Postado em

1- Em quanto ta cortando os subs ?

2- loud ligado ?

3- Como estao as esquilizaçoes do player ?

4- DVD pioneer ?

5- Como esta regulado o amp ?

6- Quanto de bateria ?

Postado em

alem das configuração do player usado.

tem um fator importante nisso ai

qual a configuração da caixa????

qual o volume bruto dela, os dutos ?? sintonia dela?? caixa faz clipar tambem se não sabem, porque ela deixa o falante ultrapassar o limite mecanico, e o modulo mostra como clip tambem

falo isso porque ja presenciei isto com outros falantes no SD, e quando ele batia bobina, na hora ele acendia o clip imediatamente :rever1:

Postado em
1- Em quanto ta cortando os subs ?

2- loud ligado ?

3- Como estao as esquilizaçoes do player ?

4- DVD pioneer ?

5- Como esta regulado o amp ?

6- Quanto de bateria ?

Bom... vamos lá!

1- no momento estou cortando os subs através do modulo mesmo, acho em torno dos 120hz + ou -, não tem como saber e no meu modulo vem escrito HP pass onde supostamente deveria estar escrito low pass.

2- desligado

3- bass 0 e treble 0 ( só tem essas opçoes)

4- não, a marca é DUAL peguei c/ um amigo meu, segundo o q ele me disse é gringo, mas to achando que é um xing ling da vida mesmo.

5- ganho ta no zero, LOW PASS suposto subsonico que vai de 20 a 80hz está na metade +ou-, HP suposto low pass tá um pouquinho abaixo da metade escala vai de 50hz a 5khz salvo engano.

6- 60ah cofre e 150ah atras do meu banco.

Postado em
alem das configuração do player usado.

tem um fator importante nisso ai

qual a configuração da caixa????

qual o volume bruto dela, os dutos ?? sintonia dela?? caixa faz clipar tambem se não sabem, porque ela deixa o falante ultrapassar o limite mecanico, e o modulo mostra como clip tambem

falo isso porque ja presenciei isto com outros falantes no SD, e quando ele batia bobina, na hora ele acendia o clip imediatamente :rever1:

Opa e ai wendell blz?

Ai está um ponto que estou a desconfiar, minha caixa atual está c/ 58l brutos p/ cada extreme, sendo que eles são de15".A sintonia não sei te falar, mas os dutos são do tipo fenda com as seguintes medidas: 4 cm x 21cm x 39cm.

Um fato importante que não mencionei anteriormente no topico , é de que antes possuia uma caixa de 70L p/ cada com a mesma configuração de duto , o carro era um palio, só que no momento estou c/ um corsa hatch mod novo e a mala do bixinho é uma tristeza p/ som, moral da história, aproveitei a mesma caixa do palio só fiz reduzir o fundo dela até chegar na litragem atual 58L. O som com a caixa de 70l era otimo tanto interno como externo, já está de 58l e pancada é mais agressiva p fora.

Wendell será q vc matou a charada?

Postado em

ola. Voce esta usando cross?

Isso vinha acontecendo comigo tbm. Tinha 2 Bruthus ligados no SD2500 e quando chegava no volume 18 começava a clipar. Eles estavam ligados no canal Flat do

cross.

Entao o q eu fiz foi ligar os Bruthus no canal Low pass do Crossover e cortar em 1000. Ai no canal Flat ligo 2 10" pw3.

Pude aumentar ate o volume 33 por ai sem clipar mesmo tendo pouca bateria no meu caso: 180 amperes.

Tenta isso :rolleyes:

Postado em
ola. Voce esta usando cross?

Isso vinha acontecendo comigo tbm. Tinha 2 Bruthus ligados no SD2500 e quando chegava no volume 18 começava a clipar. Eles estavam ligados no canal Flat do

cross.

Entao o q eu fiz foi ligar os Bruthus no canal Low pass do Crossover e cortar em 1000. Ai no canal Flat ligo 2 10" pw3.

Pude aumentar ate o volume 33 por ai sem clipar mesmo tendo pouca bateria no meu caso: 180 amperes.

Tenta isso :rolleyes:

Por enquanto to sem crossover, mas já encomendei um BOSS BX55 com o user GUTTO2005 só estou aguardando chegar.

Amigo notei que voce tambem tem uma SD, voce faz os cortes pelo cross, certo?? por acaso você chegou a utilizar o cross. do proprio modulo? notei que o mesmo não tem um corte bem preciso tenho a impressão que deixa passar muita voz p/ sub mesmo c/ o low pass no minimo.

Abraço...Luciano

Postado em
coloca mais uma bateria e dá uma boa carga nelas...

Murilo, o grande problema é a limitação de espaço, no meu caso tenho 210ah de bateria (60 cofre + 150ah atras do meu banco) de vez enqdo dou carona e no max. p duas pessoas devido ao espaço q ela ocupa, entao ficaria inviavel acrescentar outra bateria e alem do mais uso o som a maioria das vezes com carro ligado, acho q meu alternador eh de 95ah, não deveria aguentar?

Postado em (editado)
Bom... vamos lá!

1- no momento estou cortando os subs através do modulo mesmo, acho em torno dos 120hz + ou -, não tem como saber e no meu modulo vem escrito HP pass onde supostamente deveria estar escrito low pass.

2- desligado

3- bass 0 e treble 0 ( só tem essas opçoes)

4- não, a marca é DUAL peguei c/ um amigo meu, segundo o q ele me disse é gringo, mas to achando que é um xing ling da vida mesmo.

5- ganho ta no zero, LOW PASS suposto subsonico que vai de 20 a 80hz está na metade +ou-, HP suposto low pass tá um pouquinho abaixo da metade escala vai de 50hz a 5khz salvo engano.

6- 60ah cofre e 150ah atras do meu banco.

Amigo.. acho que estás enganado.

Não seria o HP o subsônico e o LP o low pass?

Se sim, está explicado.. vc está usando o LP muito alto no amplificador.

Edit: Li denovo.. se está marcando as seguintes faixas de frequência, desconsidere o que postei.

Boa sorte.

Editado por distroy
Postado em

1:

sua caixa está sintonizada em 61hz

aplicando teoricos 1.250rms para cada sub, linear, em picos complica a coisa, ele ultrapassa o x-max em um ponto crucial, entre 80hz até 90hz, e tambem abaixo de 47hz ele ja passa do x-max

este "ultrapassar" o SD acente o clip tambem de imediato, pois gera uma especie de curto, não sei explicar teste processo, porque é bem tecnico, mas o que posso falar é, ja testei isso e dou o parabens a SD, se o falante bate bobina, ele ascende o clip, se ultrapassa o x-max tambem, isso nos auxilia por demais para saber o limite sem danificar o mesmo.

imagemjy.jpg

correções a serem feitas

1 -bateria tambem pode está fraca, como ja citaram coloca para carregar com carga lenta de 24h

2 - travar o subsonico em 50hz

3 - seu extreme é pra tocar até 125hz, isto ja arriscando o falante, pois ele é SUB e não woofer

espero ter ajudado, comece por colocar o subsonico do SD2500 acima da metade, tipo 3/4 e vai baixando e verá que o clip ascende porque ultrapassa o x-max do extreme por excesso de potencia, ja tive o extreme e sei das suas limitações mecanicas

Postado em
Por enquanto to sem crossover, mas já encomendei um BOSS BX55 com o user GUTTO2005 só estou aguardando chegar.

Amigo notei que voce tambem tem uma SD, voce faz os cortes pelo cross, certo?? por acaso você chegou a utilizar o cross. do proprio modulo? notei que o mesmo não tem um corte bem preciso tenho a impressão que deixa passar muita voz p/ sub mesmo c/ o low pass no minimo.

Abraço...Luciano

sim, faço os cortes pelo Cross. No caso o Stetsom stx62. Tentei cortar pelo modulo mas estava clipando cedo demais.

Vale lembrar que esse cross possui corte de 24db no subsonico, enquanto que o modulo é 12db.

Postado em

Nunca vi isso de passar o Xmax e acender o clip... passar do Xmax nao gera curto...

Quando ele passa do Xmax, a bobina sai do GAP, nao nao tem porque gerar alguma coisa que possa acender o clip do amp.

Destroy. O sd2500 sai com erro de serigrafia em alguns amps. Onde esta HP o certo eh LP e onde esta LP o certo eh HP... saiu invertido.

Postado em
Nunca vi isso de passar o Xmax e acender o clip... passar do Xmax nao gera curto...

Quando ele passa do Xmax, a bobina sai do GAP, nao nao tem porque gerar alguma coisa que possa acender o clip do amp.

Destroy. O sd2500 sai com erro de serigrafia em alguns amps. Onde esta HP o certo eh LP e onde esta LP o certo eh HP... saiu invertido.

pois ehh

entao estou vendo coisas do alem....

Postado em
1:

sua caixa está sintonizada em 61hz

aplicando teoricos 1.250rms para cada sub, linear, em picos complica a coisa, ele ultrapassa o x-max em um ponto crucial, entre 80hz até 90hz, e tambem abaixo de 47hz ele ja passa do x-max

este "ultrapassar" o SD acente o clip tambem de imediato, pois gera uma especie de curto, não sei explicar teste processo, porque é bem tecnico, mas o que posso falar é, ja testei isso e dou o parabens a SD, se o falante bate bobina, ele ascende o clip, se ultrapassa o x-max tambem, isso nos auxilia por demais para saber o limite sem danificar o mesmo.

imagemjy.jpg

correções a serem feitas

1 -bateria tambem pode está fraca, como ja citaram coloca para carregar com carga lenta de 24h

2 - travar o subsonico em 50hz

3 - seu extreme é pra tocar até 125hz, isto ja arriscando o falante, pois ele é SUB e não woofer

espero ter ajudado, comece por colocar o subsonico do SD2500 acima da metade, tipo 3/4 e vai baixando e verá que o clip ascende porque ultrapassa o x-max do extreme por excesso de potencia, ja tive o extreme e sei das suas limitações mecanicas

Caro Wendell, este final de semana dei uma conferida na instalação e nas baterias, troquei a fiação da SD2500 que antes estava 25mm por 50mm (+ e -) e como meu carro estava c/ problemas de partida, as vezes não ligava , resolvi levar em uma loja de baterias e ai sim me veio a surpresa, a bateria do carro (60ah) estava totalmente imprestavel, tinha colado as placas. Bateria do cofre zero, fiação nova e melhorou bastante, clip passou a piscar bem de leve no vol. 30, antes no 25 já acendia.

Agora, não sei se estou falando besteira, mas acho que minha caixa segundo o que vc disse está sintonizada muito alto 61hz , entao acho que to forçando p que toquem mais p dentro e dai o cheirinho, estou certo?

O som tá muito bom p/ fora, ta batendo muito mesmo, mas p/ dentro não ta me agradando muito não, minha caixa antiga de 70L era bem mais agradavel p/ dentro e alem disso tocava razoavel p/ fora. Acho que vou ter que fazer magica p/ colocar uma caixa de 140l na mini mala do corsa.

Postado em

Lendo uns topicos seus, vi que voce tambem já utilizou extremes, se não estou enganado voce já experimentou algumas litragens, qual caixa vc indicaria p/ meu caso som misto que toque de tudo (dance,forró,axé,pagode,reggae,brega,hip hop)etc.) ???

Abraço...Luciano

Postado em

infelizmente ainda nao existe uma soluçao para uma caixa que bata legal pora dentro e pra fora, sempre vai ter um meio termo.

Wendell, eu fiz uns testes esse fim de semana com um sd2500 e um extreme 15", passando FORTE do Xmax e nao acendia o clip. Pode me explicar porque a onda de saida do amplificador enquadra quando o sub passa do Xmax ? Agora fiquei curioso.

Abraços

Postado em
infelizmente ainda nao existe uma soluçao para uma caixa que bata legal pora dentro e pra fora, sempre vai ter um meio termo.

Wendell, eu fiz uns testes esse fim de semana com um sd2500 e um extreme 15", passando FORTE do Xmax e nao acendia o clip. Pode me explicar porque a onda de saida do amplificador enquadra quando o sub passa do Xmax ? Agora fiquei curioso.

Abraços

Poiseh irmao, estou atrás desse meio termo, nao sei se foi vc que já utilizou 68L p cada...

Postado em

Abraços

nao sei

mas pode ser até coincidencia do fato, mas ocorreu isto quando eu estava usando o SDS, pelo costume do mtx, pois alguns sabem q possuo os 2 sistemas ( trio e spl) e fim de semana tendo algum local pra animar com o som, eu coloco o trio no carro e retiro a mtx.

e quando eu chegava no limite do falante, que realmente vc escuta aquele barulho de bater bobina, por sobre-excursão, o clip acencia imediato, por este motivo eu citei, que por gerar algum tipo de curto nesse bater bobina ou sair do gap, acendia o led.

mas tambem não procurei saber a razao.

Postado em (editado)

E sera que ele batia no fundo porque clipava ou clipava porque batia no fundo. Acho dificil a bobina bater no GAP e isso fazer o formato da onda de saida ser alterada. Nao concorda amigo Wendell ? :legal:

Mrbass. 68L pra cada fica legal sim, com uns 64L eu sei que toca muito bem pra fora mas perde rendimento em hip hop e outros. Ja com 80L toca muito hio hop, mas mesmo deixando a sintonia mais alta o sub nao toca nada pra fora.

EDIT: portugues ruim... hand26

Editado por vxice
Postado em
E sera que ele batia no fundo porque clipava ou clipava porque batia no fundo. Acho dificil a bobina bater no GAP e isso fazer o formato da onda de saida ser alterada. Nao concorda amigo Wendell ? :legal:

Mrbass. 68L pra cada fica legal sim, com uns 64L eu sei que toca muito bem pra fora mas perde rendimento em hip hop e outros. Ja com 80L toca muito hio hop, mas mesmo deixando a sintonia mais alta o sub nao toca nada pra fora.

EDIT: portugues ruim... hand26

concordo, porque nunca me atentei a este detalhe :banghead

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...