Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
patrickmaximum

Limite Mecânico do sub e calor da bobina

Recommended Posts

Ae pessoal beleza?

Ontem eu estava ouvindo um BASS de boa e sempre presto atencao dependendo da musica pra nao chegar no limite mecanico do sub, quando ele ja comeca a se descontrolar e as vezes a musica da para chegar facil na potencia do sub sem abrir o bico do conjunto mas ao mesmo tempo gerando bastante calor. Minha pergunta eh a seguinte... sera que tem uma temperatura critica? ate onde eh normal esquentar? algumas pessoas vao na tecnica do fedeu resina paro kaakkakak mas eh meio perigoso rs.

Como que vcs sabem que o sub esquentou oq tinha que esquentar independente da potencia e polegada.... ? ( sempre depois de uma musica vou ver se ta quente rs sou meio encanado)

Ex:

Na boa.... O.O esse cara testou o limite mecanico e termal no extremo do capeta!! ignorante demais pra um sub de 10'' se nao me engano o cara jogou 5k rms e o sub eh de 10'' mano nao acreditei ele disse ainda que vai colocar um stetsom 14k potencia limpa eh o esquema creme ahaha tava vendo nos videos do cara ele bateu mais de 150 db com 2 de 10.

mais excursao

http://www.youtube.com/user/Thorshammer148.../48/wCZvZmSDU-U

Editado por patrickmaximum

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A bobina eh uma resistencia, as veses com menos de 1% de eficiencia, em todos os casos, ela SEMPRE vai esquentar. O modo de evitar o limite mecanico eh por simulaçao pra pessoas mais leigas. pra quem ja entende mais um pouco, tem a ver com a Fs da caixa, volume e corte hi-pass do sub...

E limite de potencia... bom, tem que tem o bom senso né ??

Compartilhar este post

Link para o post
A bobina eh uma resistencia, as veses com menos de 1% de eficiencia, em todos os casos, ela SEMPRE vai esquentar. O modo de evitar o limite mecanico eh por simulaçao pra pessoas mais leigas. pra quem ja entende mais um pouco, tem a ver com a Fs da caixa, volume e corte hi-pass do sub...

hahaha eh verdade! bom senso ajuda mesmo.

Mas a questao da Fs por exemplo, mesmo vc tendo a caixa na fs do sub vc pega aquela frenquencia exata que da ''mais som'' com menos excursao... ai vc vai almentendo, almentadno e o limite mecanoco ta longe o sub bem estavel mas a bobina ja ta ''suando'' rs. sempre me vem a pergunta que ponto ela queimara? rs... mas nao quero pagar pra ver...... se eu fosse gringo louco beleza tipo o do video akkaa

Compartilhar este post

Link para o post

Cada sub tem um limite, depende da construção dele, mas fatores pra ti cuidar isso com certeza é o volume da caixa, subsonic e potência aplicada. Tem que saber cuidar essas coisinhas mas o aquecimento é difícil saber mesmo até porque o sub fica pra dentro da caixa geralmente, então se tu não for pelos outros fatores que eu e o vxice citamos, tem que ir pela resina mesmo, assim que ela começar a se salientar... Fica esperto!

Compartilhar este post

Link para o post

Meu sub MTX sempre tocava "Morno"...

Mas o sistema de refrigeração é fantástico!

Já meus Alpines, cheram bobina antes de ficarem com o cone morno... Malditos subs vagabundos! o-o-

Compartilhar este post

Link para o post

Isso não é limite mecanico.. ele tava passando o x-max... mas o limite mecanico não foi! Se ele tivesse antigido, daria pra ver o sub "Mudando" até parar! (como se fosse se destruindo por dentro)

Compartilhar este post

Link para o post

Meu P3 toca em volume bem alto, musicas com freq em torno de 35 hz por mais ou menos 1 hora e fica morno, nem mesmo por traz dele, pois dá para tirar o duto e ver como está...

Claro que a refrigeração dele é muito boa, a caixa está bem projetada e etc...

Mas concordo com o VXICE !

Compartilhar este post

Link para o post
Meu sub MTX sempre tocava "Morno"...

Mas o sistema de refrigeração é fantástico!

Já meus Alpines, cheram bobina antes de ficarem com o cone morno... Malditos subs vagabundos! o-o-

Eh entao..... esse eh o ponto rs.

O mtx foi um dos primeiros acho a fazer um sistema loco de refrigeracao....

Quando eu usava o cerwin vega nao sabia se ele tava muito quente pq aquele pino era ''longe'' da bobina... entao ele nunca esquentava e eu nao sabia se a bubina tava fritando heueh

Compartilhar este post

Link para o post
Meu P3 toca em volume bem alto, musicas com freq em torno de 35 hz por mais ou menos 1 hora e fica morno, nem mesmo por traz dele, pois dá para tirar o duto e ver como está...

Claro que a refrigeração dele é muito boa, a caixa está bem projetada e etc...

Mas concordo com o VXICE !

vc fez duto removivel?

1 hora de sonzera eh bastante :) ! da hora.

Compartilhar este post

Link para o post

Meus Pioneers tbm nao passam do "morno" tocando 40m~1hr e nem cheiram verniz (o que parece ser comum pelo tanto que li aqui no forum)...

Compartilhar este post

Link para o post

:+1 .Acredito que dos sistemas motores o dos falantes esta entre os de menor eficiencia, isso se nao for o menos eficiente, a grande maioria dos subwoofer nao aproveita nem 1% da potencia que lhe é aplicada para o movimento do cone, ja pensou um falante com 1000 rms aplicados que aproveite apenas 10rms e o restante é transformado em calor?E isso falando-se de um falante com aproveitamento muito bom!heheheh... Abraço a todos

Editado por juranda

Compartilhar este post

Link para o post
:+1 .Acredito que dos sistemas motores o dos falantes esta entre os de menor eficiencia, isso se nao for o menos eficiente, a grande maioria dos subwoofer nao aproveita nem 1% da potencia que lhe é aplicada para o movimento do cone, ja pensou um falante com 1000 rms aplicados que aproveite apenas 10rms e o restante é transformado em calor?E isso falando-se de um falante com aproveitamento muito bom!heheheh... Abraço a todos

Isso tbm acontece com os amplificadores, os digitais tem um rendimento um pouco melhor mas mesmo assim a perda eh grande....

Imagina o conjunto de um sub tipo jack hummer rs.

Um sub que eu acho guerreiro demais ja vi esquentar de uma maneira inacreditavel rs eh o e2k... um amigo meu judiava oq podia do sub

o centro do cone esquentava tanto de nao dava pra por a mao mais de 3 segundos.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa eu tbm tenho meio medo desse negocio de esquentar mto os subs. meu 308 por ex. ele esquenta legal se vc por a mao no cone dele qnd toca alto por um tempo eu tenho medo mas eles nao fedem nem nada mas vai saber.

um sub q axei guerrero eh o uxp, meu amigo tem 1 e ele sempre usa sem dó, sempre q eu ando com ele alguma hora xera bobina ai ele abaxa e dpois ja aumenta dinovo isso ele faz a meses e o bixo ainda ta vivo kkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post
Opa eu tbm tenho meio medo desse negocio de esquentar mto os subs. meu 308 por ex. ele esquenta legal se vc por a mao no cone dele qnd toca alto por um tempo eu tenho medo mas eles nao fedem nem nada mas vai saber.

um sub q axei guerrero eh o uxp, meu amigo tem 1 e ele sempre usa sem dó, sempre q eu ando com ele alguma hora xera bobina ai ele abaxa e dpois ja aumenta dinovo isso ele faz a meses e o bixo ainda ta vivo kkkkkkkk

kkkkk verdade! o uxp ja vi esquentar fortee tbm! ate vi um soltar o dust cap o ''centro que protege a bobina''

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...