Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

gu_mazza

[Duvida] Line Array

Recommended Posts

Postado em (editado)

Bom dia pessoal?

Sei que o forum é voltado para som automotivo, mas acredito que nas minhas duvidas possam ser tiradas muitas idéias para som automotivo.

Estou projetando uma Line array genérica para uso em P.A, e agora me surgiu uma duvida na via de médios.

Há algum tempinho estou lendo sobre lines, e achei uma piração só as teorias...rsrsrrs, como ainda não tenho capacidade suficiente para desenvolver uma de respeito então vamos para a genérica.

Vai ser basicamente sonofletores empilhados na vertical e com alguns conceitos de line.

Duvidas:

1ª - Na teoria se diz que o espaçamento entre centros acústicos seja menor que 1/2 comprimento de onda da freqüência mais alta de operação.

Minha linha terá 4 woofers de 12", sendo assim a faixa de resposta onde terei o melhor rendimento das frequencias, supostamente onde teria que fazer o corte passa-baixa é..... ?????? Já matutei muito aqui e não consegui entender isso.

2ª - Não encontrei nenhum mid-range ou mid-bass com potência aproximada de 100W para uso em P.A, então pensei em utilizar drivers fenólicos como mid-range (médios) e drivers de titanio complementando o som.

Pensei no Selenium d250-X com corte em 4 ordem 500Hz (manual diz aguentar 100W em 500hz 12dB/8ª) e 5KHz 2 ordem + Selenium d220Ti cortado em 2,5kHz 2ordem e se necessário atenuar um pouco eles pela sensibilidade muito superior aos woofers.

Para a via de médios iria utilizar um guia de onda tipo esses:

http://www.ljmbrasil.com/imagens/produtos/927.jpg

http://www.musitec.com.br/images/geral/24_...0_throat2.1.jpg

http://www.usspeaker.com/images/beyma-wl5-size240.gif

Para a via de agudos o seguinte:

http://www.ljmbrasil.com/imagens/produtos/925.jpg

http://i265.photobucket.com/albums/ii240/a...iuuPrpVufrX.jpg

http://i265.photobucket.com/albums/ii240/a...XTWO4Sx8T-1.jpg

O que me dizem dessa idéia?

3ª - Os drivers de 2" com diafragma de Ti tem respostas mid-righ respondendo muitas vezes apartir de 500hz.

Na associação acima consigo aplicar uma potencia de 200W na via de médio e agudo, sendo que serão 350W na via de graves. Já com o uso de 1 driver de 2" posso aplicar só 100W na via de médio e agudo. Levando em consideração a sensibilidade dos driver e do woofer, é claro que essa diferença de potência aplicada não me traria problemas, mas quero trabalhar com os drivers bem folgado, sem abusar deles.

Tbm irei usar um guia de onda.

Seria melhor usar apenas 1 driver desse de 2" ao invés de 2 de 1"?

Desculpe se é muita coisa junta, mas é que foi o acumulo dos estudos.

Editado por gu_mazza
Postado em

cara... somente com woofers de 12" a coisa fica tensa...

se vc conseguir encostar os woofers vc terá mais ou menos 30cm de centro a centro, o que te dá uma frequencia de corte em 550 a 600Hz, mais ou menos!

a sua idéia é válida sim, mas como vc pretende acoplar isso? não rola usar woofers de 10", ou melhor ainda, de 8"?

com woofer de 8" da pra vc usar direto uma Ti, e o acoplamento fica muito melhor!

a 18sound tem uns falantinhos de 8" excelentes, tem o MB400 de ferrite (deve ser bem barato) e o NMB420 de neodimium que é FENOMENAL, mas deve ser caro!

Postado em

Gabriel,

O cara que me pediu para projeta-las tem preferência por falantes de 12", nem adianta discutir. Conserteza partiria para os de 10" fácil, puts iria facilitar minha vida, mas tbm tem aquela, o desafio é o melhor nesse caso ainda mais vendo o resultado ser melhor que o esperado.

Outra coisa que disse para ele que o custo das lines são caras mas ele não tem tanta grana assim para investir e quer mesmo assim elas...rsrsrs , como sou representante Protech então vou pegar para ele a preço de custo, e os menores médios da Protech são os Trio 12'.

O acoplamento que vc se referiu são das caixas ou dos componentes dela?

Quer dizer que a idéia dos dois driver vai bem?

Lendo um tópico aqui do forum sobre guia de onda vi lá mais ou menos como se calcula essa 1ª parte da teoria. x = (340/y)/2 sendo o x = distancia entre centros acusticos e y = Fs.

Vc poderia me explicar a teoria por traz disso, quero entender, ainda não consegui.

Vendo a conta que vc feis, vc só utilizou a medida de 1 centros acusticos de 2 autofalantes, com "n" falantes isso não mudaria?

Postado em

O mercado é carente de bons falantes com faixa de resposta bastante extensa, mas andei pesquisando a algum porque tinha vontade de montar um Line e até o marceneiro que faz minhas caixas swe prontificou a testar, só que eu falei em usar os ESX 310, só com o objetivo de aprender.

Até falei com uns colegas daqui, pensando em importar alguns modelos, mas aí como a maioria colocou certa dificuldade e em outras o preço ficou alto, eu resolvi esperr um pouco e olhar um pouco para os diponíveis no nosso mercado mesmo.

Depois, certo dia eu andei aprendendo um mais sobre line e vi que é muito fácil você errar nesse projetos. Eu olhei o ESX 608, o que vem acalhar com ideia do colega do uso de falantes de 8" e daí gostei dos parâmetros e até fiquei de solicitar mais informações sobre esse falantes, mas aí com as minhas atividades rotineiras, acbei esqueçendo.

Já existem bons guias de onda na LJM, daí para tentar montar um projeto sim.

Postado em (editado)
Gabriel,

O cara que me pediu para projeta-las tem preferência por falantes de 12", nem adianta discutir. Conserteza partiria para os de 10" fácil, puts iria facilitar minha vida, mas tbm tem aquela, o desafio é o melhor nesse caso ainda mais vendo o resultado ser melhor que o esperado.

Outra coisa que disse para ele que o custo das lines são caras mas ele não tem tanta grana assim para investir e quer mesmo assim elas...rsrsrs , como sou representante Protech então vou pegar para ele a preço de custo, e os menores médios da Protech são os Trio 12'.

O acoplamento que vc se referiu são das caixas ou dos componentes dela?

Quer dizer que a idéia dos dois driver vai bem?

Lendo um tópico aqui do forum sobre guia de onda vi lá mais ou menos como se calcula essa 1ª parte da teoria. x = (340/y)/2 sendo o x = distancia entre centros acusticos e y = Fs.

Vc poderia me explicar a teoria por traz disso, quero entender, ainda não consegui.

Vendo a conta que vc feis, vc só utilizou a medida de 1 centros acusticos de 2 autofalantes, com "n" falantes isso não mudaria?

cara... a teoria disso é baseado na interferencia entre as ondas de fontes proximas!

eu tinha um desenho que mostrava certinho isso, as ondas se dissipam num padrão circular, e na sua frequencia, quando essa frequencia é muito rápida , vc tem uma interação destrutiva, uma vez que vc terá ondas em fases diferentes "competindo" pelo mesmo espaço (no caso, o centro do falante adjacente), por isso não importa muito quantos falantes se tem, já que serão múltiplos de si mesmos, e as ondas continuam se propagando na mesma velocidade, o que importa é a distancia entre centros de 2 falantes adjacentes, essa distancia será igual entre todos os falantes!

é dificil explicar sem uma imagem! hahaha

2 materiais que eu acho indispensáveis para se começar a projetar uma line array:

este é gostoso de ler, não tem muitas formulas nem nada, é bem direto e prático:

http://www.meyersound.com/support/papers/l...rray_theory.htm

esse é cheio de fórmulas, mais pesado pra ler, mas ele aborda o uso prático e o projeto em sí de line arrays e seu posicionamento ao sonorizar um ambiente!

http://stevebunting.com/downloads/linearrays.pdf

cara... por experiencia própria, eu já ouvi Line Array com 2 WPU de 12", 1 D405 e 2 ST302, em cada caixa, os drivers em guia de onda, e os ST sem guia mesmo... cara... a cobertura era EXCELENTE! não tinha oq reclamar! estavam cortados assim:

150 - 600

600 - 5000

5000 acima

todos cortes ativos de 24dB/8a (isso é importante em line arrays, cortes de alto slope)

é uma line simples e que funciona mto bem! mas pelo corte baixo, em eventos grandes, ele reclamava de queima de reparo das 405, e o médio não tinha AQUELA qualidade que se consegue em lines com woofers de 8" ou 6" cortados alto!

Editado por SubSonic
Postado em (editado)

Gabriel valeu pelo materialmas véi só péssimo em "ingreis" e esses tradutores tbm não são grandes coisas..srrsrsrsrsr

Acho que vou partir para essa idéia de 2 drivers mesmo, vou usar apenas 1 de 12" e 1 driver de cada em cada via da line.

Qto a qualidade nos médios, pode ser um pouco debilitada mesmo, o projeto não será usado para uso em shows que se tem um pessoal exigente e que entende do assunto e tbm vendo bem e se comparando com muita coisa que vemos aqui na região, vc sabe bem como que é, acredito que terá um bom som.

A idéia é de fazer os cortes passa-alta com alto slope mesmo, mas os passa-baixa pretendo fazer tipo 1ª ou 2ª ordem, pois acho que se cortando muito exato tem muita deficiencia nas frequencias próximas aos cortes então quero uma transição mais suave sem ter muitos cancelamentos mas acredito que pela forma que pretendo montar nem se deixar em full não vou ter cancelamento..

pretendo fazer assim:

D220, D250, Woofer

Não sei se deu para entender

kkkkkkkkkkkkkkk

Editado por gu_mazza
Postado em
Gabriel valeu pelo materialmas véi só péssimo em "ingreis" e esses tradutores tbm não são grandes coisas..srrsrsrsrsr

Acho que vou partir para essa idéia de 2 drivers mesmo, vou usar apenas 1 de 12" e 1 driver de cada em cada via da line.

Qto a qualidade nos médios, pode ser um pouco debilitada mesmo, o projeto não será usado para uso em shows que se tem um pessoal exigente e que entende do assunto e tbm vendo bem e se comparando com muita coisa que vemos aqui na região, vc sabe bem como que é, acredito que terá um bom som.

A idéia é de fazer os cortes passa-alta com alto slope mesmo, mas os passa-baixa pretendo fazer tipo 1ª ou 2ª ordem, pois acho que se cortando muito exato tem muita deficiencia nas frequencias próximas aos cortes então quero uma transição mais suave sem ter muitos cancelamentos mas acredito que pela forma que pretendo montar nem se deixar em full não vou ter cancelamento..

pretendo fazer assim:

D220, D250, Woofer

Não sei se deu para entender

kkkkkkkkkkkkkkk

cara, vai ficar legal sim, viu?

a escolha dos equips me agrada... apesar de não curtir mto o médio da D250X...

será que talvez usar um driver fenólico de 1" diferente (D200, por exemplo, ou um Eros) vc não conseguiria um médio com mais fidelidade?

a D220 Ti com esse guia de agudos ai vai tocar LEGAL! eu me preocupo um pouco com a oganização disso na caixa!

o ideal é q os guias de onda estejam o mais proximo possivel um do outro, pra ganhar acoplamento, e isso não vai ser mto possivel na sua caixa, mas acho q o resultado ainda vai ser interessante!

só toma cuidado na hora de curvar a line! curva o minimo possivel (eu colocaria no maximo 2°), sem o acoplamento ideal dos guias de onda vc vai ter "buracos" nas frequencias altas em distancias grandes, dependendo da curvatura da line!

se ficou meio nebuloso meu ultimo paragrafo eu faço um desenho aki no paint pra te mostrar oq eu quero dizer!

Postado em (editado)

Gabriel pensei na caixa +- assim:

41149024.jpg

os guias de onde imaginei eles bem próximos do final da caixa para que logo que terminem já começe o da próxima caixa.

Pensei tbm em utilizar selada por ser só para o uso de grave, mas como já volter uma sensibilidade muito maior dos drivers acho que é bom ganhar um pouco de spl com um dutada sintonizada para graves.

O que vc me aconçelha?

Qto aos divers me passe umas opções boas que vc já conheçe. É que fico meio perdido com tantos...rsrrsrs e como agora que estou entrando nessa área de som profi não sei muito bem quais os bons, na verdade nunca parei para avaliar.

Ontem fui em uma festa aqui e lá tinha umas Lines.... cara chorei de rir, eram simplesmente caixas convencionais com 1 de 12" e 1 driver com bocal enorme e retangular............kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Estava meio desanimado então não consegui parar e avaliar corretamento o som.

Acho que entendi sim seu paragrafo, mas um deseinho sempre ajuda né. :P

Editado por gu_mazza
Postado em

EROS EDT7200 é um driver monstro.

O Cara não quer usar via de graves, é isso?

Se for ter via de graves, eu colocaria EDT7200 + Protech MG600.

Dependendo da quantidade de caixas do line array, talves você consiga uma boa resposta

usando MG600 com sintonia mais baixa.

Postado em
Gabriel pensei na caixa +- assim:

41149024.jpg

os guias de onde imaginei eles bem próximos do final da caixa para que logo que terminem já começe o da próxima caixa.

Pensei tbm em utilizar selada por ser só para o uso de grave, mas como já volter uma sensibilidade muito maior dos drivers acho que é bom ganhar um pouco de spl com um dutada sintonizada para graves.

O que vc me aconçelha?

Qto aos divers me passe umas opções boas que vc já conheçe. É que fico meio perdido com tantos...rsrrsrs e como agora que estou entrando nessa área de som profi não sei muito bem quais os bons, na verdade nunca parei para avaliar.

Ontem fui em uma festa aqui e lá tinha umas Lines.... cara chorei de rir, eram simplesmente caixas convencionais com 1 de 12" e 1 driver com bocal enorme e retangular............kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Estava meio desanimado então não consegui parar e avaliar corretamento o som.

Acho que entendi sim seu paragrafo, mas um deseinho sempre ajuda né. :P

mas os guias de onda não são tão compridos assim! se forem... maravilha!

mas os que eu vi tinham 18cm de comprimento cada! dai vc vai ter o guia no meio, longe das bordas, entende?

se eles forem assim, com 30cm de altura... po, ai tá perfeito!

Postado em (editado)

Não vou compra-los, terá que ser fabricado..kkkkkkkkkkkk

Talves em madeira ou ferro fundido, mas é mais provavel em madeira mesmo.

Já pesquisei e não achei nada falando sobre quais as medidas certas, então vai ser do jeito que imagino que fique bom.

:rolleyes:

Vamos ver no que dá.

Elias,

É claro que vai ter a via de graves, serão woofers de 12" protech trio. Os MB são muito fortes, não precisa de tudo aquilo.

Como disse em um post serão 4 caixas para cada Linha.

Os EDT7200 são de 2" e vou usar 2 de 1".

Se for de 2" prefiro o Snake SD3100 ou o Keybass KD777.

Editado por gu_mazza
Postado em

Ontem de noite Fiz um desenho do guia de ondas. A angulação no inicio (boca do driver) é menor que na saida, assim sempre tendo um almento na linha de 0,5" chegando ao final de cada saida com 3". A largura vou manter 1".

Começei a construir um protótipo, depois vou fazer testes e passo o resultado.

Vendo o desenho será que dá p/ ter uma idéia +- se é isso mesmo?

img1450d.jpg

Gabriel,

Posso considerar isso como sendo um comprimento de onda?

img1450g.jpg

Postado em

Antes de mais nada... prá quê exatamente é seu LA???

Curtas distâncias, distâncias relativamente maiores... As caixas vão formar uma parede reta ou serão anguladas? Vai ser tipo um fly ou vão ficar no chão?

Tendo isto em mente é que você começa a pensar nos guias de onda. Se for pra curtas distâncias e uma disposição reta, um único driver cobrirá tudo. Se for pra médias distâncias, terá que começar a pensar em combinar drivers/dispersão para ganhar em eficiência.

Acho falantes de 12" exagerados... ao invés de 4 de 12", porquê não 8 ou mesmo 12 de 8"? Te garanto que você tira mais grave de um bando de falante de 8" trabalhando a 1/2 da potência máxima. Um pra de drivers Ti com bons guias de ondas já te dariam um sistema equilibradíssimo.

Postado em

Kleber estou desenvolvendo isso para uma empresa que trabalha com sonorização e eles já tem equipamentos para pequenos espaços, pelo que o cara me disse isso será para aproximadamente 2 mil pessoas, então acredito ser para lugares grandes.

Será com angulação e suspensas.

O cara é de Londrina-PR e não sei se vc sabe como o povo é, mas não adianta teimar, ele vai querer com 12" mesmo. Vou conversar com eles na possibilidade de subistituir esses de 12" para 2 de 10". O que acha?

Qto a esse guia de ondas, estou no caminho certo do densenvolvimento?

Postado em

Sim, lugares relativamente grandes... contando pela média do 1m² = 1 pessoa, então vão ser uns 2000m² a sonorizar. De cabeça eu chutaria um range de 50 metros, se formos pensar num espaço com 40m² de largura. Nada absurdo, portanto.

Esquema deles vai ser fly, o que te ajuda bastante a dimensionar o bagulho.

Tenta convencê-los a ir pra 10" se 8" for impossível. O ideal seria 8" mesmo, até pela quantidade de falantes e da facilidade de cobrir a área. Se fosse possível trabalhar com 16 falantes de 8", arranjados em 8 caixas com 2x8" + driver, ficaria perfeito.

Quase instintivamente, eu te recomendaria montar os falantes recuados, como se fossem caixas "baianinha". Ou seja, com um tubo à frente deles, não precisa ser grande. Basta ser algo que limite a dispersão lateral. Sim, é um guia de onda também! Mas é algo a ser testado, se puder fazer um ensaio antes da caixa definitiva, melhor, pra ver se afetaria a resposta.

Pro driver, a menor dispersão vertical possível pra evitar o comb filtering e maximizar o SPL. Nesse sentido, seu guia ficou ótimo. Não sei quanto à horizontal, já que isto depende da distância até o público. Quanto menor, maior tem que ser essa dispersão.

Não sei se você atentou pro fato, mas confira as medidas para que o som chegue ao mesmo tempo em todas as partes do guia de ondas. Tem que ver se a distância em cada segmento desses é igual, para evitar problemas de fase.

Postado em

Muito obrigado pelas dicas kleber mas me diz mais uma coisas ai.

O recuo de uns 6 cm já ajuda? Posso fazer tbm na parte de baixo e na de cima do recuo um chanfro pegando do final do falante até o inicio da caixa. Entendeu?

E a angulação das caixas, como calcular isso?

Pelas medidas, as distâncias no guia estão certinhas só que vou ter que fazer outro..srsrsrs Esse é para caixas com 33 cm de altura.

Vamos supor que sejam 2 de 10" ou 2 de 8", é aconselhavel usar driver de Ti com 1" ou 2"?

Postado em
Muito obrigado pelas dicas kleber mas me diz mais uma coisas ai.

O recuo de uns 6 cm já ajuda? Posso fazer tbm na parte de baixo e na de cima do recuo um chanfro pegando do final do falante até o inicio da caixa. Entendeu?

E a angulação das caixas, como calcular isso?

Pelas medidas, as distâncias no guia estão certinhas só que vou ter que fazer outro..srsrsrs Esse é para caixas com 33 cm de altura.

Vamos supor que sejam 2 de 10" ou 2 de 8", é aconselhavel usar driver de Ti com 1" ou 2"?

Andei calculando aqui... melhor não fazer recuo... vai te dar mais problemas de fase que soluções. A não ser que você faça uma corneta pra eles... ainda assim, teria que desenhar mais guias de onda, e mais problemas com a distância entre os centros, ou seja, ainda problemas de fase.

1 driver de 1" fica perfeito. Pegue um modelo que chegue a 20KHz com menos de 10dB de atenuação, que o agudo você acerta no EQ. Se conseguir algo que chegue a -3dB seria perfeito!

Angulação das caixas: Depende! Digamos que, do final da "pista" até o começo dela, e até um ponto onde ficam as caixas, você forme um triângulo com 45 graus de ângulo entre os catetos. É esta a angulação total que seu sistema precisa ter para máxima performance. Se você tiver 8 caixas, por exemplo, talvez vá achar mais proveitoso apontar 2 pro público mais próximo, 2 pro público à média distância, e 4 pro público à longa distância (que precisa de mais SPL)

Falando assim, parece complicado... e é mesmo. Tanto é que, antes de montar uma LA de marca em um show, é preciso literalmente fazer um projeto de engenharia.

MAS sabendo que o pessoal não irá fazer isto mesmo, porquê você não trabalha com algo mais genérico? Por exemplo, angula em uns 30 graus, deixa um grupo com 4 caixas sem angulação, 2 anguladas em 15 graus, e mais 2 em mais 15 graus. Sendo que essas últimas (que vão ficar apontadas pro público próximo) podem usar um guia de ondas mais aberto, reduzindo um pouco a diretividade e ganhando em cobertura.

Tá vendo pq é importante trabalhar com vias menores? Hehehehehehe 8" fica perfeito pra isto... com 12" fica impossível trabalhar assim, a não ser que vc tenha como pendurar uns metros de caixas...

Postado em

Kleber,

line01.jpg

Esse cara usa falante de 10" e um guia de onda no meio deles (não sei o diâmetro do driver), diz que o melhor resultado foi esse.

Pensei em algo assim para o meu, com falantes de 10" mesmo.

Qto a angulação, acho que vou fazer uma tabela, ai o cara chega lá olha ve na tabela e ajusta a caixa como deve ser, não sei se ele será capaz de fazer continhas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...