Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Guilherme_Vital

Construçao dos baffle

Recommended Posts

Alguma dúvida, senhores?

 

baffle.jpg

 

 

O rebaixo por sí só já faz as vezes da peça que o Ianaconi postou, mas a cavidade nele é algo diferente e está ali por algum motivo.

Se modelar essa peça e jogar num software que simule escoamento, é certo que o fluxo será alterado.

Editado por Crasher

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Voce deve ter visto a construção toda né!?Penso que deve ter um motivo para ele ter feito isso.......me pareceu um profissional capacitado!!!Abraços...

Editado por Ianaconi
quote

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Continua me parecendo semelhante ao da foto do Ianaconi. A parte que não é rebaixada é onde vão os parafusos do falante, não? Dá até pra ver que os furos são passantes, apesar de o parafuso não atravessar a peça.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Iguais com certeza não são, mas são semelhantes. Qual seria a grande diferença, Ianaconi? Sério, não consigo ver.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, semelhante, mas esse tem uns recortes no meio.

 

Acredito que o princípio seja praticamente o mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não são os mesmos recortes da foto que você postou? A diferença é que na sua foto os recortes são apenas na parte que vai fixada no carro, e na outra eles começam já na parte onde o falante é preso. Ou seja, o cara retirou mais material que o outro.

 

 

Edit: esse mais elaborado não parece com esse?

th_IMG_1655.jpg

Editado por Paulo Sillas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De uma olhada no link que postei para vc ver a construção inteira ate a finalização.....da para ter uma ideia melhor !!!

Editado por Ianaconi
quote

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo que percebi, eh um baffle como outro qualquer, não parece ter calculo algum pra fazer isso. Como já disseram, as partes onde não foi passado a tupia é onde vai os parafusos. Não vi nada de especial ali.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pelo que percebi, eh um baffle como outro qualquer, não parece ter calculo algum pra fazer isso. Como já disseram, as partes onde não foi passado a tupia é onde vai os parafusos. Não vi nada de especial ali.

 

Cálculo não tem mesmo. É só fazer uma borda arredondada mesmo (ela só não é toda arredondada pra não fragilizar o ancoramento do falante), provavelmente é um meio de reduzir turbulências no deslocamento do ar. Pra graves até faz algum sentido, pra médios não, já que nem domos invertidos atingem 90 graus de dispersão (em relação ao eixo, ou 180 graus no total) na faixa dos médios.

 

Se falássemos em um box dedicado, eu até acreditaria em benefícios... mas numa porta, eu diria que é caprichar demais na decoração do prato do bandejão... se é que me entendem... :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para não gerar muita polêmica, sim, é igual.

Talvez eu tenha superestimado um pouco o trabalho do instalador japa.

 

A questão é que os efeitos gerados por um rebaixo simples e por esse arredondamento são bem diferentes.

Num baffle curto não faz a menor diferença. Mas num baffle longo, como é o caso, diferentes tipos de desnível se comportam como diferentes singularidades. E, devido ao acoplamento com o resto do baffle, que tem profundidade considerável, acaba configurando um efeito de entrada.

E com rebaixo + arredondado juntos, muda tudo...

 

Eu até tinha fé que o cara tinha calculado tudo... até ver o post onde um foristas aponta que a seção não arredondada está lá pura e simplesmente para colocar o parafuso... :banghead

 

Aliás, só como curiosidade, nem precisaria disso. Ele poderia perfeitamente ter deixado o parafuso vararando, sem nenhum prejuizo estrutural.

É o mesmo tipo de dimensionamento de juntas parafusadas... Relação diâmetro do parafuso x comprimento do parafuso controlando a distribuição das forças mais para a junta(no caso o conjunto carcaça/baffle) ou para os parafusos.

Num sistema onde as forças atuantes são pequenas(a não ser que o cara vá aplicar uns 3000W rms num sub paquidérmico instalado em caixa selada...), sequer é necessário se preocupar com isso. A carcaça não vai se desprender, a seção roscada não vai cisalhar e os parafusos não vão romper.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu até tinha fé que o cara tinha calculado tudo... até ver o post onde um foristas aponta que a seção não arredondada está lá pura e simplesmente para colocar o parafuso... :banghead

 

Aliás, só como curiosidade, nem precisaria disso. Ele poderia perfeitamente ter deixado o parafuso vararando, sem nenhum prejuizo estrutural.

É o mesmo tipo de dimensionamento de juntas parafusadas... Relação diâmetro do parafuso x comprimento do parafuso controlando a distribuição das forças mais para a junta(no caso o conjunto carcaça/baffle) ou para os parafusos.

Num sistema onde as forças atuantes são pequenas(a não ser que o cara vá aplicar uns 3000W rms num sub paquidérmico instalado em caixa selada...), sequer é necessário se preocupar com isso. A carcaça não vai se desprender, a seção roscada não vai cisalhar e os parafusos não vão romper.

 

Só que o risco é essa área acabar trabalhando. Como trata-se de compensado, e pelo visto, com cerca de 10mm de largura (já que a parte escavada ocupa parte de uma das chapas) é bem fácil desse bicho acabar vibrando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, tentei jogar o texto em japonês da figura 4 em alguns tradutores, mas nenhum fica bem claro. O que deu algo mais ou menos "entendível" foi o babelfish babylon, que cita em algum momento "there is a staying part, and a screw stop". Se alguém conseguir uma tradução mais sólida...

 

Edit: babylon, não babelfish

Editado por Paulo Sillas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Coveiro mode on...

 

sao as mesma coisas...so que um e meio grotesco...rs...e o mesmo que a DLS recomenda, e uma coisa que ele frisa bem..e deixar o mais arredondado possivel aquela parte. E a funcao e deixar o mais livre possivel a parte de tras.

 

 

Ja aproveitando.... nao sei se vcs repararam no a partir da foto 13...uns negocios azuis grudados na porta. Aquele e o modo como normalmente ele tratam a porta aqui, o material chama Real Schield, e nao foram todos os espacos...apenas alguns pedacos espalhados.

Fica mais claro no primeiro tutorial.

Editado por kawaa1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ressussitando o topico quero contar meu causo eheheheh

 

Tenho um polo e ja usei os seguintes midbass na porta tratada.

 

HAT Clarus 6

Elate 6

Tempo 6

 

Eu tinha um problema, meus midbass nunca rendiam como eu esperava e ouvia comentarios. Nunca entendi o porque.

Resolvi vender o Clarus pq o midbass nao estava me agradando, vendi meu set inteiro pra uma pessoa soh. Ela instalou num New Civic com portas tratadas. Ouvi o som e era completamente diferente, mids presentes, descendo mto, enfim muito melhor.

Quando coloquei o Elate esperava mais, realmente desciam mais que o HAT mas perdiam feio pra um focal k2 por exemplo. Tambem nao entendia o pq.

 

Essa semana pra nao ficar sem som resolvi colocar um Morel Tempo. Pra minha surpresa, os mids estao descendo muito e tocando mais do que todos os outros que tive. Estranho, como pode? o que tem a ver? Ai ja suspeitava disso e meio que constatei agora. Os dois primeiros tinham ventilacao lateral, o tempo tem ventilacao traseira. Tenho quase certeza que meus baffles estao muito fechados e estao impedindo a circulacao do ar e o trabalho do falante. Nao mudei o Baffle pra confirmar mas acredito que seja isso.

 

Será? O que voces acham? Sera que o efeito seria tao grande assim?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ser isso ou algo a mais. Os Baffles que você fez foram de MDF, como se fosse um "tunel"? Quantas camadas são de Mdf?

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que sao dois aros de mdf de 10.

Uma foto da porta

 

portatratada.jpg

 

Pode ser isso ou algo a mais. Os Baffles que você fez foram de MDF, como se fosse um "tunel"? Quantas camadas são de Mdf?

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu usei a poderosa tecnica do rabisco no Paint e me entendi com o Cyro, não tem manta alí não. Mas essa foto pega a gente de calças curtas viu.

Editado por Pad

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que é só a foto que esta passando essa percepção de uma coisa só.....pois tem manta atras tambem!!!Ou não!?

Editado por Guilherme_Vital

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O PAD chegou no msn me chamando de estalador kkkk me atirando pedras.

Claro que nao tem manta atras. Aquilo é na lata externa.

Ai seria santa ignorancia eheheheh

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que é só a foto que esta passando essa percepção de uma coisa só.....pois tem manta atras tambem!!!Ou não!?

E so impressão, se olhar dentro do baffle vai ver uma parte mais escura que é da porta entre as mantas xD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O baffle ta muito estreito, ou seja, sufoca totalmente o alto-falante. Tenta alargar mais ele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...