Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Dudu Lima

Capacitor Epcos 100uFx100V

Recommended Posts

Fui comprar um capacitor para usar no driver D200, nas lojas só tinha desse modelo: Epcos 100uF x 100V, tá correto esse capacitor para usar com drivers fenólicos?

Aqui todos usam mais desses. Mas vi na tabela do autosom, de acordo com a tabela, se esse capacitor for de 8ohms mesmo, o corte high-pass é de apenas 200Hz. :banghead

Quem usa esse tipo de capacitor? Comprei para testar o driver D200... pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Corte em 200 Hz primeira ordem?

oO"

Eu não entendo muito, mas usaria uns 4 desse em paralelo no mínimo :vts

Editado por João Guilherme

Compartilhar este post

Link para o post

O capacitor não é 8 ohms...... 8 ohms é o seu driver...akela tabela leva en consideração a impedancia nominal do falante/driver que vc ta usando.....que modifica o corte.

Usa essa formula pra vc calcular o que precisa.....

C = 1000000 / 2 * pi * Rb * Fc

C: Capacitancia em microfarads (uF)

PI: 3,14

Rb: Impedancia do falante/driver

Fc: Frequencia que tu quer o corte

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que o corte desse capacitor é de 100hz.

Tenho que confirmar.

Você seria doido de usar somente um desse.

Primeiramente pelo corte ser baixo segundo por ser um corte de 3dB/oitava.

Compartilhar este post

Link para o post
Primeiramente pelo corte ser baixo segundo por ser um corte de 3dB/oitava.

Acho que vc se atrapalhou um pouco...... cortes com capacitores são de 1ª ordem, ou seja, 6db...... -3db é o ponto considerado como fc (ponto de calculo de corte).

Editado por BinhoSPL

Compartilhar este post

Link para o post

Dudu, em 4 Ohms o corte se daria em 400hz, mas em 8 cai pela metade mesmo, parece que o pessoal das lojas elegeram esse capacitor como oficial para som automotivo, é só pedir que eles já indicam, rsrs.

Fiz uma planilhinha ha um tempo atrás que calcula isso se quiser posso te eviar ficou bastante prática, dá pra achar quase tudo inclusive com atenuação, onde ocorre outra variável.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Corte em 200 Hz primeira ordem?

oO"

Eu não entendo muito, mas usaria uns 4 desse em paralelo no mínimo :vts

dessa forma vc teria um capacitor equivalente a 400uF, o que em 8 ohms te daria um corte de primeira ordem em cerca de 50 hertz

heuahuhuhe

em série seria um equivalente de 25uF corte em cerca de 800HZ ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Fui comprar um capacitor para usar no driver D200, nas lojas só tinha desse modelo: Epcos 100uF x 100V, tá correto esse capacitor para usar com drivers fenólicos?

Aqui todos usam mais desses. Mas vi na tabela do autosom, de acordo com a tabela, se esse capacitor for de 8ohms mesmo, o corte high-pass é de apenas 200Hz. :banghead

Quem usa esse tipo de capacitor? Comprei para testar o driver D200... pasmafaute

duda.. usa de 22uf ou 47uf

Compartilhar este post

Link para o post
dessa forma vc teria um capacitor equivalente a 400uF, o que em 8 ohms te daria um corte de primeira ordem em cerca de 50 hertz

heuahuhuhe

em série seria um equivalente de 25uF corte em cerca de 800HZ ;)

Putz, pois é, maior capacitor menor o corte :P

Sorry!

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei esse capacitor mesmo de 100uF x 100V, vi lá um de 47uF laranjado mas fiquei em dúvida! Liguei o driver em tri-mode, duas caixinhas full nos canais 3 e 4 por causa dos tweeters deles, mas nem fez diferença e o driver em bridge nesses canais.

Mas vou desfazer essa ligação, o driver tocou sem problemas, mas não quero ficar sem driver ehehheh.

Tenho um crossover duas vias desmontado lá em casa, nele ainda tem um capacitor bipolar de 15uF e um indutor heehhe, vou tirar o capacitor e testar.

Valeu galera pela ajuda!

LeandroM me passa essa planilha?

duduopala@yahoo.com.br

Obrigado!

Editado por dudufuddellys

Compartilhar este post

Link para o post
47Uf no máaaaximo. Se queimar muito o reparo, aí é 22uF.

100uF nem de brincadeira.

É vou tirar então, não quero uma queima precoce!

Kleber, aquelas cornetas que Hunter usava, a resposta mínima delas é em quantos Hz?

lc07.jpg

tô querendo usar aquelas cornetas, comprei uma 14x25 boca redonda. Do lado carro, vc parece "Ver" as ondas médias passando na sua frente, dando tchau para os lados <_< eu quero os médios distribuido para os lados e para frente.

Compartilhar este post

Link para o post

eu uso 47uF já faz anos nos meus drived e nunca deu problema!

faz quase 3 anos..

Compartilhar este post

Link para o post
eu uso 47uF já faz anos nos meus drived e nunca deu problema!

faz quase 3 anos..

Quais os drivers que vc usa? Pior que vi esse tipo de capacitor lá na loja, mas fiquei em dúvidas para comprar. :banghead

Compartilhar este post

Link para o post
É vou tirar então, não quero uma queima precoce!

Kleber, aquelas cornetas que Hunter usava, a resposta mínima delas é em quantos Hz?

lc07.jpg

tô querendo usar aquelas cornetas, comprei uma 14x25 boca redonda. Do lado carro, vc parece "Ver" as ondas médias passando na sua frente, dando tchau para os lados <_< eu quero os médios distribuido para os lados e para frente.

Rapaz, sei não, mas respondem baixo sim...

Compartilhar este post

Link para o post

se tu tiver 2 capacitores de 100uF x 100v e 2 D200, tu liga os capacitores em serie ,e os drivers em paralelo assim se torna um de 50uf, e a 4 ohms o corte é em 800 hz.

+ ---------|cap1|--|cap2|------------|drivers|

- ---------------------------------------| |

Edit: editando o desenho tosco

Editado por D. Castro

Compartilhar este post

Link para o post

Idéia ótima do D Castro...

Sobre as cornetinhas... Eu uso desssas, mas com Driver Ti e o corte é alto... Não sei responder

Compartilhar este post

Link para o post
se tu tiver 2 capacitores de 100uF x 100v e 2 D200, tu liga os capacitores em serie ,e os drivers em paralelo assim se torna um de 50uf, e a 4 ohms o corte é em 800 hz.

+ ---------|cap1|--|cap2|------------| |---------------| |

| drv 1 | |drv2|

- ---------------------------------------| |-------------- | |

Só tenho um driver mesmo eheheh e só vou usar um mesmo. Com um driver já faz bastante zuada! Fiquei de cara ehehhe,

Putz, para eu fazer um corte em 800Hz, vou precisar de mais três capacitores desses <_<

Pois é João, tô querendo saber esses cornetas LC 07 respondem abaixo de 1000Hz, testei o Street em Full, não ficou assim legal não, quando comprar o cross, vou deixar o corte máximo dele em 500Hz, vai ficar um buraco entre 500Hz e 1000Hz, mas posso cobrir isso usando os midbass que eu tenho.

Compartilhar este post

Link para o post

Coloquei um bipolar de 15uFx100V, testei e funfou bem, se for pela tabela lá da segunda ordem de filtros, tá cortando em 800Hz. Eu tinha ligado o indutor em paralelo e o capacitor em série, fazendo um filtro passa-alta, mas não gostei dos resultados, o driver ganhou agudos, mas ficou fanho nos médios.

Compartilhar este post

Link para o post

Não entendo! Semana passada enviei um e-mail para selenium, ele me indicaram que o corte para D200 tinha que ser de 12dB/8ª em 1000Hz, ontem enviei outro e-mail a respeito do capacitor bipolar de 15uF/100v, vejam a resposta:

Sr Eduardo

Teoricamente o corte é de 6dB/Oitava na freqüência de 1300 hertz, para este driver indicamos corte de 12dB/Oitava na freqüência de 500 hertz para suportar 50 Wrms.

Atenciosamente,

Atendimento Comercial.

Compartilhar este post

Link para o post

Não manjo muito não, mas se conseguir um corte de 12db, e aplicar "apenas" 50 wrms, "deve" aguentar mesmo, na prática a maioria corta 3 db e manda tudo o que puder pros coitados, ai só um corte mais alto mesmo.

Se você já teve a oportunidade de testar, vai testando em diferentes cortes e repara no som, já cortei em até 1500, pra "enganar" a distorção e ganhar volume, não gostei, mas dependendo da situação.... Pra usar direto sem mexer, e sem gastar, prefiro um com corte de 3db na casa dos 800hz, porém dependendo do driver, vai distorcer em volumes mais elevados.

Compartilhar este post

Link para o post
Não manjo muito não, mas se conseguir um corte de 12db, e aplicar "apenas" 50 wrms, "deve" aguentar mesmo, na prática a maioria corta 3 db e manda tudo o que puder pros coitados, ai só um corte mais alto mesmo.

Se você já teve a oportunidade de testar, vai testando em diferentes cortes e repara no som, já cortei em até 1500, pra "enganar" a distorção e ganhar volume, não gostei, mas dependendo da situação.... Pra usar direto sem mexer, e sem gastar, prefiro um com corte de 3db na casa dos 800hz, porém dependendo do driver, vai distorcer em volumes mais elevados.

Vou comprar mês que vem o STX62, ou com essa nova da Stetsom que tá rolando os boatos do novo STX104, se tiver recursos melhores, vou pegar um desses mas se o preço for compatível e sugestivo.

Para drivers fenólicos cortar acima de 800Hz na minha opinião, acho muito alto e disperdício! Já que me responderam que posso usar um corte de 500Hz a 12dB/8ª, fico despreocupado em relação ao buraco que iria ficar entre 500Hz e 1000Hz, pois eu iria cortar o woofer em 500Hz, testei o street em full, não me agradou muito. Acho que ele tocando até 500Hz tá bom demais e se o driver acompanhar a partir disso já vai ficar supimpa o meu projeto eheheh.

Compartilhar este post

Link para o post

Meu street toca só até 250 pq o amp nao abre mais que isso..

Quando testei em full nao curti também!

Cortando os drive lá pra 500, 600Hz pra mim ja ta blz =)

Compartilhar este post

Link para o post
Meu street toca só até 250 pq o amp nao abre mais que isso..

Quando testei em full nao curti também!

Cortando os drive lá pra 500, 600Hz pra mim ja ta blz =)

Meu amplificador tbm só abre o low-pass até 250Hz. O bicho tá numa caixa velha mal feita, sem divisória e o outro buraco do sub tá mal tampado e mesmo assim o bicho tá tocando legal o-o-.

Vou pegar aquela corneta LC 07 que espalha o som e cortar o driver por aí mesmo, entre 500Hz ou 600Hz...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...