Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
John2012

Dúvida óleo motor 1.4 GM

Recommended Posts

Conversando com o professor de Mecânica dos Fluídos, ele falou ser uma boa usar o 10w30 da Mobil ou da Texaco.

Alguém sabe se é bom mesmo? Melhor? Pior?

Carro é uma Montana 1.4 2008 com 25 mil km rodados. (Bem rodados, diga-se de passagem).

Vou trocar o óleo essa semana, ou na que vem... E não sei se continuo com o original ou se coloco este...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Iria de original mesmo, já que a fábrica indica esse tipo de óleo lubrificante baseada em vários estudos...

Essas histórias de ficar inventando em carro novo, não é das melhores coisas a se fazer não, só arrumar pra cabeça

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o original, menos denso, é 5w30. Confere no manual quais os óleos recomendados.

Editado por Barroso

Compartilhar este post

Link para o post

Isso Barroso...

5w30 ou 15w40 ou 20w40 ou um outro mais grosso são os óleos recomendados...

Não entendo por que não o 10w30, pois seria intermediário entre o mais fino e o médio... Bom, vai entender :S

De qualquer forma, já ouvi que óleo MUITO fino para GM não é o ideal... Que motores japoneses se dão melhor com óleos 5w30.

Sobre ter no manual ou não é muito relativo. Manual recomenda o melhor baseado em diversos estudos... Eu quero desempenho, e não necessariamente o engenheiro que projetou pensou nisso...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu só vou de 5w30 ;)

Pq óleo fino seria ruim?

Editado por casão

Compartilhar este post

Link para o post

Nem idéia!

Só estou repassando a informação!

Edit: Aliás, estou perguntando! :vts

Casão, usa 5w30 e nota alguma diferença? Sei lá... Barulho, giro, consumo? Ou simplesmente põe por capricho?

Editado por João Guilherme

Compartilhar este post

Link para o post
Nem idéia!

Só estou repassando a informação!

Edit: Aliás, estou perguntando! :vts

Casão, usa 5w30 e nota alguma diferença? Sei lá... Barulho, giro, consumo? Ou simplesmente põe por capricho?

Uso o 5w30 pq o motor e o carro são novos, oras!

Há recomendação para o 10w40 ou algo assim...

ATÉ ONDE EU SEI, usa-se óleo mais "denso", "grosso" (não sei qual o termo adequado) em carros mais velhos...

Editado por casão

Compartilhar este post

Link para o post

quase isso casao...

a viscosidade é influenciada tb pelas galerias nos motores... se vc possui uma galeria com menor diametro... entao... oleo menos viscoso... o inverso tb é utilizado...

qnt a ao tipo de oleo...

na saveiro o original é o castrol gtx sintetico pica das galaxias de 40 pilas a garrafa... visco. 5w40... resultado? TUCHO batendo! pq? como o oleo é mais "fino" e as galerias do AP sao gigantes... desligou o carro... 2h depois o oleo ta todo no carter... logo? ao virar... tucho bate ate a bomba jogar la no cabecote....

Bom, efetuei a troca por um 15W40... (tb recomendado no manual)... e o barulho de funcionamento mudou completamente! o carro esta mto + sereno... tucho? parou de bater...

Vale lembrar tb que varia mto de regiao... pq aqui no RJ o 5w40 (o 5 significa viscosidade no inverno, se nao me engano a -20ºC, 0ºC sei la)... coisa q nunca teremos aqui no RJ... so q no inverno aqui a temperatura chegou aos 12ºC... suficiente para o oleo escoar sem dificuldades para o carter... o motor tava trabalhando meio que "deslubrificado"...rs rs rs

Joao...

Usa o que a GM recomenda... ja tive relatos de alguns trocando por outra viscosidade e comecar, tucho bater, o carro nao virar no inverno pela manha... e assim vai... tem ate uma materia na 4 rodas sobre isso... nao lembro se é o 1.4 ou 1.8... da uma pesquisada...

Abcs

Rapha

Compartilhar este post

Link para o post

João, o que o óleo vai afetar o desempenho do carro?

Usa o recomendado. Nego que tá de fora sempre tem uma recomendação "da pontinha da orelha" porquê se, der mer**, não sia do bolso deles.

Compartilhar este post

Link para o post

Fmza...

A GM recomenda 4 diferentes, vou usar o mais fino. Pelo menos por enquanto :P

Valeu a ajuda galera!

Compartilhar este post

Link para o post

Dica de um amigo meu.

Comprou um carro zero. No manual diz para trocar o óleo a cada 15.000Km em uso normal e 7.500Km em uso severo.

- Meu amigo: Meu uso não é em condições severas, sempre pego estrada duplicada e sem esforço;

- O vendedor: É bom sempre trocar com no máximo 10.000Km;

- Meu amigo: No manual diz para trocar com 15.000Km, vou trocar com 15.000Km, se der problema, está na garantia, vocês que se virem;

hehe

Não tem problema mesmo. Trabalhamos juntos e rodamos cerca de 5.000km por mês. Sempre trocamos de carro depois que passa dos 100.000Km para evitar dor de cabeça. Nesse período, qualquer óleo que usar dá conta do recado.

Compartilhar este post

Link para o post
Conversando com o professor de Mecânica dos Fluídos, ele falou ser uma boa usar o 10w30 da Mobil ou da Texaco.

Alguém sabe se é bom mesmo? Melhor? Pior?

Carro é uma Montana 1.4 2008 com 25 mil km rodados. (Bem rodados, diga-se de passagem).

Vou trocar o óleo essa semana, ou na que vem... E não sei se continuo com o original ou se coloco este...

Pergunta pra ele "POR QUE?"

Mês que vem eu vou fazer a revisão dos 20kKm :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Dica de um amigo meu.

Comprou um carro zero. No manual diz para trocar o óleo a cada 15.000Km em uso normal e 7.500Km em uso severo.

- Meu amigo: Meu uso não é em condições severas, sempre pego estrada duplicada e sem esforço;

- O vendedor: É bom sempre trocar com no máximo 10.000Km;

- Meu amigo: No manual diz para trocar com 15.000Km, vou trocar com 15.000Km, se der problema, está na garantia, vocês que se virem;

hehe

Não tem problema mesmo. Trabalhamos juntos e rodamos cerca de 5.000km por mês. Sempre trocamos de carro depois que passa dos 100.000Km para evitar dor de cabeça. Nesse período, qualquer óleo que usar dá conta do recado.

Quando eu comprei o carro o vendedor falou

"Vem aqui de 5000 em 5000 KM, não se preocupe com nada, água, óleo, etc. A unica coisa que vc precisa ver é a gasolina do reservatório"

Até hoje eu só abro o capô pra botar água no reservatório do limpador, pq gasolina mesmo ali eu não mexi.Quando chego no posto os caras perguntam "e ai, verificar água, óleo?" eu digo... nem ta tudo sussi.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

no meu 1.0 uso 15w40 a partir de agora o carro ficou mais solto...ta andando melhor do que o 20w50 original de fabrica.

Compartilhar este post

Link para o post

Vixe, mas água e óleo num motor novo não é pra preocupar mesmo. Só se vc tiver um gol, pq o bicho baixa forte o óleo.

Compartilhar este post

Link para o post
Pergunta pra ele "POR QUE?"

Mês que vem eu vou fazer a revisão dos 20kKm :legal:

Perguntei o por quê...

Ganhei uma aula! :vts Devia ter ficado queto...

Bom, devido a folga nos motores GM (e o possível desgaste que sofreu depois de trocar o óleo na concessionária, que colocam 20w50) o ideal é não colocar um muito fino para não ter risco de má lubrificação nem de queimar óleo.

Colocando um 5w30 deve funcionar bem (é o de fábrica), mas o 10w30 parece funcionar melhor ainda a não ser que você more em cidades muito frias.

Não entendi muito da explicação dele, só sei que ele é colecionador de carro antigo (tem Dodge, Land Rover, Porsche e outros) e adora GM (estou no lugar certo, a maioria dos professores gosta :D). Ele tinha até pouco tempo uma corsa wagon com 420 cv na roda oO". Tipow, eu confio! :vts

fo** que óleo 10w30 das marcas que ele indicou (Texaco Havoline ou Mobil) custam 30 reais o litro! Acho que vai ficar para mês que vem a troca mesmo....

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui me pediram R$42.00 o Texaco havoline 5w30 sintetico ,

O mineral Lubrax valora 5w30 R$24,00 , como não rodo 5000 km em 6 meses vou no mineral , mas ainda acho caro .

O Carro é Focus Zetec 1.6

Guilherme , eu usaria o recomendado de fabrica , sem essa frescura de escutar o que o mecânico nego veio da esquina acha ou o amigo que tem carro turbo sempre usou ... Carro de colecionador encostado na garagem que roda pouco é uma coisa , agora usar o carro todo dia e bem usado , precisa do lubrificante recomendado .

Editado por everton

Compartilhar este post

Link para o post

Bom.

Mais ou menos!

Fabricante recomenda tendo em vista diversos critérios, nem sempre é o melhor para o seu objetivo.

De qualquer forma 10w30 não é tão diferente do 5w30, não em temperatura normal de operação, ao menos. Como vou rodar mais de 10000 km até o inverno, não há problema.

Ah sim, não foi mecânico que recomendou...

Foi o filho deste cara: http://pt.wikipedia.org/wiki/Euryale_de_Jesus_Zerbini

Este aqui: http://www.poli.usp.br/Organizacao/Departa...sp?codpes=73684

Inclusive é o responsável por uma das soluções exatas da equação Navier-Stokes.

Bom, passa longe de um mané.

Editado por João Guilherme

Compartilhar este post

Link para o post

Po, o cara é da hora! Fora que tinha uns corsinha mechidos, um le baron com motor do charger rt americano com blowerzin (grande) e outros carros legais :vts

Compartilhar este post

Link para o post
Se chutar o saco do cara quebra uns 5 dentes do Jao

HAHAHAHAHAHAHAHHAHAHA... KRALHO!!! ESSA FOI fo**! NÃO "OUÇO" ISSO A MTO TEMPO! o-o-:vts

Ae João teu professor entende pra ca*****, viu?!

Ele mandou vc usar um 10w no lugar do 5w? heheheh... só aprende uma coisa... o número antes do W significa viscosidade no INVERNO... papo de -20ºC... ou seja? pra tu não serve para po*** NENHUMA! não verá diferença alguma! se vc morasse lá na Dinamarca... não falava nada... teu óleo (10w) iria virar borracha!

é como se vc botasse sal na água e fosse ferver... pq demora + ? pq vc altera a curva de ebulição da água... no teu caso não muda po*** nenhuma!

Editado por Rapha_4_bass

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...