Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Eli

Reforço interno da caixa

Recommended Posts

E ae rapazida. Alguem pode dar uma ajuda?

Estou com 2 DD1512 + 2k5D e uma bateria de 60 no cofre do motor e outra na mala "estacionária de 100A". ( Essa estacionária é horrível pra SPL, as características dela é inferior a uma de 60A, mas era o que tinha no momento)

Consegui 142 DB semana passada na 101%.

Bom. Quero melhor o SPL. Ja comprei uma moura de 170A

E quero fazer um reforço na caixa, pois ela foi confeccionada com MDF de 20mm.

Que material devo usar para reforçar toda ela por dentro? Sem ser fibra de vidro, pois é dificil de aderir ao MDF e causa reverberação no som..

Minha duvida é com massa plastica.. Será que não racha com o tempo.

Existe algum outro materia interessante??

Abraço a todos que puderem ajudar...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não entendo muito disso mas... sera que com resina não iria deixar ela bem rigida? Tipo a resina usada em pranchas de surf...

Compartilhar este post

Link para o post
E ae rapazida. Alguem pode dar uma ajuda?

Estou com 2 DD1512 + 2k5D e uma bateria de 60 no cofre do motor e outra na mala "estacionária de 100A". ( Essa estacionária é horrível pra SPL, as características dela é inferior a uma de 60A, mas era o que tinha no momento)

Consegui 142 DB semana passada na 101%.

Bom. Quero melhor o SPL. Ja comprei uma moura de 170A

E quero fazer um reforço na caixa, pois ela foi confeccionada com MDF de 20mm.

Que material devo usar para reforçar toda ela por dentro? Sem ser fibra de vidro, pois é dificil de aderir ao MDF e causa reverberação no som..

Minha duvida é com massa plastica.. Será que não racha com o tempo.

Existe algum outro materia interessante??

Abraço a todos que puderem ajudar...

up

Compartilhar este post

Link para o post

Simplesmente usa travas de MDF mesmo.

usa em varios sentidos e pronto fica firme e forte.

Compartilhar este post

Link para o post
Simplesmente usa travas de MDF mesmo.

usa em varios sentidos e pronto fica firme e forte.

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

Você quer vedá-la ou reforçá-la?

Se for mero reforço seria bom por uma viga desse mesmo MDF de uns 5cm de largura que atravesse a caixa, pode ser usada só em um sentido ou duas em cruz já ajuda, fiz isso na minha caixa e não se meche de forma alguma. Vedação eu usei cola com os parafusos, mas vejo a galera por bastante cola misturada com farelo de madeira nos cantos, já eu acho dispensável.

Compartilhar este post

Link para o post

Você quer vedá-la ou reforçá-la?

Se for mero reforço seria bom por uma viga desse mesmo MDF de uns 5cm de largura que atravesse a caixa, pode ser usada só em um sentido ou duas em cruz já ajuda, fiz isso na minha caixa e não se meche de forma alguma. Vedação eu usei cola com os parafusos, mas vejo a galera por bastante cola misturada com farelo de madeira nos cantos, já eu acho dispensável.

Compartilhar este post

Link para o post

De acordo com nosso amigo murilo, reforco dentro da caixa causa turbulencia, ou seja, se for com objetivo de dia dia ok, mas se for pensando em campeonato, so passe resina por dentro e tente colocar q quantidade ideal de parafuso...

Abraco...

Compartilhar este post

Link para o post

Se a caixa for usada somente para campeonatos, dá para reforçar por fora, com "cantoneiras" em forma de T de ferro... onde a resistencia é altissima, pode ser pequena e já deixa a caixa muito firma e não fica com uma aparencia tam tosca... pode até encarpetar por cima, vai ficar só um relevo no carpete...

É uma sugestão fácil, rápida e muito eficiente... e caso coloque-as por dentro, ocupam um volome quase desconcideravel...

É isso...

Compartilhar este post

Link para o post

Minhas caixa de competição não tem reforço.

MDF de 25mm.

Monte a caixa de uma forma que a própria estrutura garanta a resistência necessária.

Resina é a melhor opção pra dar um acabamento interno (pode ser alguma demãos). ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha caixa eu usei essa "viga" para não ter perigo do duto vibrar e para deixar mais rigida, ja que usei mdf 18mm

DSC07080.jpg

DSC07084.jpg

DSC07087.jpg

Editado por niw

Compartilhar este post

Link para o post

Então, como comentei, eu tinha medo que minha caixa fosse vibrar pela largura de 107cm, a tábua sendo grande, achei que poderia ficar frágil no meio com os subs e resolvi fazer 2 reforços no meio da mesma forma que o Niw postou na foto. Os subs são fracos, mas ficou 100% firme, pode até subir em cima dela tranquilamente.

Só não sei se isso interfere na questão dos campeonatos como alguns falaram, ai já não é a minha praia, mas firme eu garanto que ela fica e é melhor que usar divisória por conta da economia, trabalho e o peso da caixa que são reduzidos...

Compartilhar este post

Link para o post

Firme que falam não é aguentar peso!

Isso é o mínimo que poderia se esperar...

Firme é o som no talo e a caixa sem vibrar nada!

Colocar um copo de cerveja em cima sem se preocupar com ele caminhar pela caixa...

Isso é firme e travada ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Resina + Pó de marmore.

Fica igual pedra.

Era a resposta que eu estava procurando. Muito obrigado.. Eu acho que a maioria entendeu meio errado ou eu não soube me espressar. Eu não quero fazer reforços com viga, e etc. Eu quero aumentar a espessura do MDF por dentro pra não causar reverberação.

Resina + lã de vidro não adere direito ao MDF. Dessa po de marmore + resina, eu não conhecia..

Valeu, obrigado e abraço..

Compartilhar este post

Link para o post
Se a caixa for usada somente para campeonatos, dá para reforçar por fora, com "cantoneiras" em forma de T de ferro... onde a resistencia é altissima, pode ser pequena e já deixa a caixa muito firma e não fica com uma aparencia tam tosca... pode até encarpetar por cima, vai ficar só um relevo no carpete...

É uma sugestão fácil, rápida e muito eficiente... e caso coloque-as por dentro, ocupam um volome quase desconcideravel...

É isso...

Bom.. Talvez eu tenha me espreçado mal. No caso do reforço que falei era aumentar a espessura das paredes e não travar ela. Pois ela já esta bem firme. Eu quero arredondar os cantos internos e aplicar algum material resistente e que deixe a superfície lisa.

O Elias Soares deu uma boa opção: "Pó de mármore + resina"

Compartilhar este post

Link para o post
Minhas caixa de competição não tem reforço.

MDF de 25mm.

Monte a caixa de uma forma que a própria estrutura garanta a resistência necessária.

Resina é a melhor opção pra dar um acabamento interno (pode ser alguma demãos). ;)

Meu amplificador não é um 20K...rs

É um 2k5D apenas e dois DD1512

Só quero aumentar um pouco a espessura do MDF e deixar ela bem lisinha por dentro

O Elias Soares deu uma boa ideia: Pó de marmore + resina..

Compartilhar este post

Link para o post
De acordo com nosso amigo murilo, reforco dentro da caixa causa turbulencia, ou seja, se for com objetivo de dia dia ok, mas se for pensando em campeonato, so passe resina por dentro e tente colocar q quantidade ideal de parafuso...

Abraco...

Na verdade não é berm um reforço que eu quero, e sim aumentar a espesura da caixa e arredondar os cantos

O Elias Soares deu uma boa dica: Pó de marmore + resina..

Compartilhar este post

Link para o post
Firme que falam não é aguentar peso!

Isso é o mínimo que poderia se esperar...

Firme é o som no talo e a caixa sem vibrar nada!

Colocar um copo de cerveja em cima sem se preocupar com ele caminhar pela caixa...

Isso é firme e travada ;)

Um copo cara? Isso está ligado a outra coisas, quando o ligo o som lá no pátio treme os copos dentro de casa, imagina se não vai tremer um copo em cima da caixa, convenhamos né...

Se você for ver um sub com 100w aplicados em uma caixa a altura dele pode tremer ou não da mesma forma que um T9 com 3000w também pode tremer ou não a caixa em si pelo próprio movimento do sub. Isso depende se a caixa vai pesar de uns 5 a 100kg, é muito relativo essa de tremer ou não desde que as paredes da caixa em si não se movimentem e ela esteja com uma boa vedação.

Mas é óbvio que se eu pular em cima da caixa e ela não mexer, não vai ser os 308 que vão fazer ela se mover!

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade..

Mais ou menos...

Pois existe a frequência de ressonância da caixa, onde ela vibra muito..

É o tipo de coisa que tem que testar! ligar o grave e botar a mão no canto, no meio e tal e ir procurando vibrações...

Em geral uma caixa perfeita não vibra nada, o que vibra é o carro...

E no caso de um copo, a água dentro dele poderia vibrar, mas ele não caminharia...

Pelo menos é o que eu penso []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Gosto de usar o proprimo mdf q faz a caixa....

o lugar onde botar é facil...so vc ir dando soca na caixa onde o barulho ficar seco POC ali tem q ter reforço...onde vc bater e fizer PLA nao precisa ;p.... so fazer uma figazinho e parafuzo em cima e e mbaixo e pronto ^^

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando o tópico. Já foi postado a um tempo aqui uns gringos com uma oficina lá que eles eram verdadeiros artistas, fazendo caixas além de lindas muito eficientes e usando somente cola nas prensas. Eu não sei que cola seria e por medo também uso muito parafuso pra garantir.

Alguém ai faz o mesmo que eles? Que cola exatamente seria essa?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...