Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Roger Amauri Urnau

MTX 9512 da mais grave interno do que 2 Pioneer 308?

Recommended Posts

2 MTX 9515 cada carro.. um palio e um golf, um em Goiania e outro em caldas novas.. o golf tinha caixa dutada.. enorme.. e o T4K2.. o palio estava em caixa selada grande e SD5000.. o palio ainda tocou melhor que o golf.. mas deve ser pelo amplificador e musicas ouvidas..

no subgrave o palio surpreendeu.. tocou bem legal.. forte e encorpado..

Sim.. o par de T9 é forte com certeza.. nao tem o que discutir.. mas tambem nao tem como comparar com 8 308.. ou seja.. incomparavel tambem 1 T9 contra 4 308.. a nao ser por questões de projeto mal feito.. dai 1 T9 toca mais que até 6 308... hehehe..

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um par de T9 com 4-5kw com certeza, nunca ouvi mais deve ficar bem forte já... mais não insuportável como dizem.. e um só de 15" já ouvi 2 em dutada também, e não achei nada espantoso. Mais até na época dos fosgatinho de 200 rms tinha gente que ouvia e falava que não da pra ficar dentro do carro né.. lá vai saber qual o parametro do comparação que usam.

T9 é um ótimo sub no geral, bem construido, suporta bastante potência, excurisona bastante, tem um grave bom, mais volto a afirmar, está LONGE de ser o mais forte que da pra montar com 1.3k por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

02 t9 = quantos din din?????????

08 308 = quantos din din????

C 8 308 toca mais q 2 t9 e qualidade parecidas!!!!! Depende gosto de cada, é q nem bun** cada um tem a sua. he hehe.

O ernany vc propos um desafio ou foi só pra aloprar com os user dos t9. Acredito q quando o cara gosta dos t9, mesmo q custe um pouco a mais, não vai deixar de comprá-los, pois MTX é uma marca top e não decepciona. :legal: e pioneer dispensa comentários, muitos usam, e poucos se arrependem.

Compartilhar este post

Link para o post
02 t9 = quantos din din?????????

08 308 = quantos din din????

C 8 308 toca mais q 2 t9 e qualidade parecidas!!!!! Depende gosto de cada, é q nem bun** cada um tem a sua. he hehe.

O ernany vc propos um desafio ou foi só pra aloprar com os user dos t9. Acredito q quando o cara gosta dos t9, mesmo q custe um pouco a mais, não vai deixar de comprá-los, pois MTX é uma marca top e não decepciona. :legal: e pioneer dispensa comentários, muitos usam, e poucos se arrependem.

algo que influencia muito é o espaço tbm!

2 T9 cabe na mala de quase todos os carros.. e 8 308?

Compartilhar este post

Link para o post
algo que influencia muito é o espaço tbm!

2 T9 cabe na mala de quase todos os carros.. e 8 308?

Miranda.. não é questão de espaço.. é de comparação mesmo.. pois falaram que 1 T9 toca pra 4 308, sendo assim 2 tocaria pra 8..

Compartilhar este post

Link para o post

Po... Sacanagem..

Um t9 sem selada, outro com ampli que não é para SPL...

E o seu projeto impecável... Difícil comparar também né? :S

Compartilhar este post

Link para o post

Ernany em selada é ruim de comparar.. Tem q pegar um projeto bem feito assim como o seu para comparar.. Com caixa/amps/alimentação bem

dimensionados..

Eu ja ouvi 2 9512 em selada.. E meu único 9515 (na época com SD1800) tocou mais forte e com grave melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

como assim amp que não é pra spl??

eu já tive taramps e toca spl sim.. 30hz pra cima toca facil..

outra coisa.. eu tenho um amp de 3000wrms contra um de 5000w e outro de 4200wrms.. isso não leva em conta?

Compartilhar este post

Link para o post

A ernany.. mais o que são 1200.. 2000 rms a mais hoje em dia.. isso aí é só o Headroom .. :vts

Compartilhar este post

Link para o post
Miranda.. não é questão de espaço.. é de comparação mesmo.. pois falaram que 1 T9 toca pra 4 308, sendo assim 2 tocaria pra 8..

Eu tava me referindo na hora de escolher uma das opções.. entre 2 T9 ou 8 308..

uma pergunta, nao tem diferença do acoplamento de 4 e de 8? tipo... comparar 1 x 4 é a mesma coisa que comparar 2 x 8?

pq quando se dobra a area de cone, teoricamente ganha-se 3db, no caso, os pioneers aumentaria 2x a area, ou nao? de 2 pra 4.. e de 4 ..pra 8?

duvida besta que me surgiu! auehauhe

Compartilhar este post

Link para o post
se toca mais ? eu n sei..

mais sem duvida preferiria um T9 no meu carro do q pioneer !

pra min pioneer eh so sopro (opiniao minha, poco musical)

Cara... eu acho que seu pensamento está ao contrario, não?

Pioneer é só sopro e pouco musical? estas equivocado, não?

Ernany, Então ta aí... tirou a duvida de muita gente!

Claro pelo espaço 2 T9 levariam... Mas assim, quem tem 2 T9 quer destruir o carro, tendo que revestir e etc... então arranca logo o banco traseiro pra fazer um projeto mais bem acabado! Levando em conta que colocariam 120L livres para cada! O T9 eu queria escutar para eu mesmo comparar, mas está solucionada....

E ainda tem akela questão neh... Vc ta com só a SD3000, conseqüentemente menas bateria, fiação e etc.... :rolleyes:

Valeu a comparação! :legal:

Editado por cris_oenning

Compartilhar este post

Link para o post
conseqüentemente menas bateria, fiação e etc.... :rolleyes:

Valeu a comparação! :legal:

Menas dói :S

Cris, você sabe como é complicado comparar projetos...

Depende de muitas coisas, não era você que tinha 2 e2k e um único pioneer 308 tocou mais?

e2k é ruim? Pioneer é o máximo?

Não, seu projeto que estava errado :S

Um usava taramps, que OBVIAMENTE é amplificador para TRIO... No carro do Guto (o de Almeida :P) quando a gente trocou o T2.5K por um Fosgate 1000Wrms (P1000.1BD) os subs dele tocaram com mais SPL e muito mais subgrave... E menos da metade da potência.

Não acho tão fácil comparar quando existe muita coisa diferente... Projeto de caixa diferente, amplificador diferente, carro diferente, alimentação diferente...

Para uma comparação "fiel" o ideal seria usar o T9 em uma caixa muito bem feita com 4 308 em uma caixa muito bem feita, no mesmo sistema, mesmo carro....

Ernany acredito que saiba que pequenos erros no projeto, ou até no posicionamento da caixa, fazem diferenças grandes!

1 t9 tocar mais SPL que 8 308? Claro que não... Sacanagem...

Do que 4? Não sei... Te garanto que toca muito mais que 2...

Mas lá pelos 20 ou 30 Hz, acredito que um t9 toque muito mais que 4 pioneers :)

Compartilhar este post

Link para o post
Menas dói :S

Cris, você sabe como é complicado comparar projetos...

Depende de muitas coisas, não era você que tinha 2 e2k e um único pioneer 308 tocou mais?

e2k é ruim? Pioneer é o máximo?

Não, seu projeto que estava errado :S

Um usava taramps, que OBVIAMENTE é amplificador para TRIO... No carro do Guto (o de Almeida :P) quando a gente trocou o T2.5K por um Fosgate 1000Wrms (P1000.1BD) os subs dele tocaram com mais SPL e muito mais subgrave... E menos da metade da potência.

Não acho tão fácil comparar quando existe muita coisa diferente... Projeto de caixa diferente, amplificador diferente, carro diferente, alimentação diferente...

Para uma comparação "fiel" o ideal seria usar o T9 em uma caixa muito bem feita com 4 308 em uma caixa muito bem feita, no mesmo sistema, mesmo carro....

Ernany acredito que saiba que pequenos erros no projeto, ou até no posicionamento da caixa, fazem diferenças grandes!

1 t9 tocar mais SPL que 8 308? Claro que não... Sacanagem...

Do que 4? Não sei... Te garanto que toca muito mais que 2...

Mas lá pelos 20 ou 30 Hz, acredito que um t9 toque muito mais que 4 pioneers :)

Jão.. 1 t9 toca mais que 2 pioneer... com certeza.. agora mais que 4? nao..

vejo muita gente comentando sobre 20hz.. será? entao existe vida abaixo dos 30hz?

o que eu vejo é subs que tocam melhor nos 30hz do que outros.. e isso da impressao de descer mais.. mas na verdade está tocando mais forte na frequencia onde o outro já está atenuado..

Compartilhar este post

Link para o post

A uns -20db mais desce né... os 308 devem descer também... só resta saber se a intensidade vai ser interessante a ponto de deixar sem corte, ou se é preferível cortar pra não ver o sub morrer. Outra é que pioneer é mais comum o pessoal sintonizar de 40hz pra fora, já o T9 sintonizam a quanto 35hz, menos ?

Independente dos casos, 20-25hz eu acho interessante ou em sistema que busque qualidade, ou de SPL bemm forte pra sentir o ar deslocando com força, pq pra um SPL mediano eu não vejo graça deixar o sub pulando igual doido só pra sentir aquela tremidinha tímida. Pra mim é desprezível em alguns casos.

Compartilhar este post

Link para o post

Tremidinha tímida?

o T9 (e o fosgate que o Guto tinha) desce com força até 25 Hz... Mas força mesmo! Coisa que 307 não faz... 308 não deve fazer também. Eles tocam, mas muito atenuados... Os subs "mais gringos" tocam forte essas frequências...

E é aquela coisa... Compensa ficar surdo com SPL, ou sentir tudo tremer? :P

Minha opinião pessoal é que SPL puro e bruto é meio sem graça... Fazer uma caixa meio mononota e tal... Agora um sub que toque forte baixas frequências, alto deslocamento de ar, tudo ao redor tremer e tal... Ae acho legal!

Fora que spl em baixas frequências causam impressão de serem mais fortes que em altas... Tocar 120 dB em 30 Hz dá sensação muito maior de volume do que tocar 120 dB em 60 Hz...

Sim, acho válido buscar tocar 20~25 Hz. SPL acima de 50 Hz acho meio tosco... Bota 2 tornado 18" dentro do carro que se consegue....

Mas claro, opinião pessoal...

Compartilhar este post

Link para o post

amigo creio q sim..mas se for pega um mtx pega logo de 15" diferença de preço é bem meior..ai sim vai bater MUITO mais q dois pioneer

Compartilhar este post

Link para o post

Então, ATÉ 25 hz.. abaixo disso a perda de pressão sonora é grotesca, o que ao meu ver em sistemas menores se torna muito mais interessante o uso de um subsônico em torno de 25hz por exemplo.. o que não significa de maneira alguma que o set vai virar um pancadão também, ou que não vai tremer, pq 30hz já faz um belo de um vento dentro do carro.

De fato, eu já tive vários subs gringos (estou com 2 no momento com 3kw, e corto em 63hz pq ODEIO SPL acima disso), já ouvi uma infinidade das mais variadas marcas também, e concordo que tocam bem mais forte essas freq. porém não sinto a mínima falta das freq. subsônicas, pois PRA MIM é fraco em qualquer set com 2 de 12" ou 1 de 15" em 2-3kw que se possa montar, até pq ninguém sintoniza a caixa em 25hz em sets assim quando voltados ao SPL, geralmente entre 30-40hz. Então se for colocar na ponta do lápis o baixo SPL nessas freq. subsônicas as vezes acaba não compensando pela maior fadiga mecânica, aumento da compressão dinâmica, devido ao sub trabalhando fora das condições em que ele foi projetado.

Pra ser algo que impressione e que seja digno de deixar o subsônico desligado em dutada, teriam que ser uns 2 bons subs de 15" (ou mais de 12"), com x-max descente, em caixa gigante e de 2kw bem alimentados pra fora... e com FB da caixa mais baixa respeitando os limites mecânicos nas baixas freq... pois do contrário na minha opinião a unica vantagem seria pra gravar vídeo pro youtube do sub se descontrolando, o que pode até resultar em MENAS vida útil por pouco SPL o-o-

Compartilhar este post

Link para o post

fazer sub excursionar em 20hz é muito facil.. tem até um video meu com um protech exc de 15" e um sd1800 excursionando a 18hz..

agora.. fazer descer 20hz a -3db?? esse eu ainda nao vi..

Compartilhar este post

Link para o post
Tremidinha tímida?

o T9 (e o fosgate que o Guto tinha) desce com força até 25 Hz... Mas força mesmo! Coisa que 307 não faz... 308 não deve fazer também. Eles tocam, mas muito atenuados... Os subs "mais gringos" tocam forte essas frequências...

E é aquela coisa... Compensa ficar surdo com SPL, ou sentir tudo tremer? :P

Minha opinião pessoal é que SPL puro e bruto é meio sem graça... Fazer uma caixa meio mononota e tal... Agora um sub que toque forte baixas frequências, alto deslocamento de ar, tudo ao redor tremer e tal... Ae acho legal!

Fora que spl em baixas frequências causam impressão de serem mais fortes que em altas... Tocar 120 dB em 30 Hz dá sensação muito maior de volume do que tocar 120 dB em 60 Hz...

Sim, acho válido buscar tocar 20~25 Hz. SPL acima de 50 Hz acho meio tosco... Bota 2 tornado 18" dentro do carro que se consegue....

Mas claro, opinião pessoal...

:+1

Fora que... 8x 12' é caixa pra ngm mais entrar no carro.. no máximo duas pessoas!

Já 2 T9 mesmo tocando um pouco menos... fica com o carro "stock".. ou se fizer um projeto "fraco", tira o encosto que resolve!

fazer sub excursionar em 20hz é muito facil.. tem até um video meu com um protech exc de 15" e um sd1800 excursionando a 18hz..

agora.. fazer descer 20hz a -3db?? esse eu ainda nao vi..

20hz a -3db eu n digo nada... mas o meu tá -3db em ~28hz e -7,5db em 20hz! Sei que não é muito, mas sem contar efeito cabine, tá gerando 113db em 20hz! :legal: (Não é mto, mas é o suficiente pra mim)

Compartilhar este post

Link para o post
20hz a -3db eu n digo nada... mas o meu tá -3db em ~28hz e -7,5db em 20hz! Sei que não é muito, mas sem contar efeito cabine, tá gerando 113db em 20hz! :legal: (Não é mto, mas é o suficiente pra mim)

Hm mais pode ter certeza que vc ta sacrificando um bom SPL pra estar conseguindo isso... provavelmente seu sub deve morrer acima de 40hz... pois não existe milagre numa dutada.. vc sintoniza baixo, ganha de um lado, mais perde do outro. Nesse caso realmente acredito que deve estar tocando freq. subsônicas mais forte doque uns 4 308 juntos, se sintonizados de "forma usual" como o pessoal costuma fazer, porém não seria surpreendente se apenas 3 tocando com a metade da potência que vc ta aplicando tocasse 45-50hz mais forte... isso que é o ruim de sintonia assim baixa, mais vai do gosto né.

Compartilhar este post

Link para o post
Hm mais pode ter certeza que vc ta sacrificando um bom SPL pra estar conseguindo isso... provavelmente seu sub deve morrer acima de 40hz... pois não existe milagre numa dutada.. vc sintoniza baixo, ganha de um lado, mais perde do outro. Nesse caso realmente acredito que deve estar tocando freq. subsônicas mais forte doque uns 4 308 juntos, se sintonizados de "forma usual" como o pessoal costuma fazer, porém não seria surpreendente se apenas 3 tocando com a metade da potência que vc ta aplicando tocasse 45-50hz mais forte... isso que é o ruim de sintonia assim baixa, mais vai do gosto né.

Exato! Na verdade, ele até uns 50hz ainda toca BEM... 60hz q ele começa a morrer! Justamente onde começa meus mids ou o kit de 4 x 10pw3!!

Como citei no começo, antes realmente eu tinha mais spl entre 55 e 70hz... mas agora tá do meu jeito.. não tem SPL enjoativo de 45~65hz (eu enjoei!) e tem MUITA presença abaixo dos 40hz! E é isso que diferencia meu som dos demais! Eu chego em lugares onde tem 4x18' (trio) tocando.. mas a galera fica impressionada com meu som, pq faz vibrar o teto do posto, a marquise, etc....

Compartilhar este post

Link para o post

Eba \o

Alguém que concorda comigo....

Fora que a maioria das músicas que o pessoal ouve é 45 Hz para baixo...

Tem black com 20 Hz...

Compartilhar este post

Link para o post

Antes de montar esse mtx (tem um tópico por aqui falando disso) eu tava pensando em botar endurances (do roxinho) com sintonia baixíssima.. pra pegar coisa de 20~50hz.. tá certo que não ia poder socar potencia.. e ia tocar 20hz em -10db... mas pelo menos não ia ter o "bum bum bum" de qualquer sub de 10' (tocando 50~60hz).... ia ser um "vrusshhh vrusshhh" (deslocamento de ar) e os graves (acima de 60hz) saindo das portas tratadas! OpO

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também OVO black boa parte do tempo o-o- Só acho que sintonia na casa dos 20 e poucos sacrifica demais o rendimento... até os sets daqueles gordões americanos que usam subões de 18" em caixas d'agua e ouvem só chopped & screwed costumo ver sintonizando mais alto... um set com o T9 de 15" como no caso do bloom em caixa de uns 120L sintonizados em 32.5hz por ex. (que já é bem baixo) começaria a perder SPL só abaixo de uns 30hz em relação a agora, porém teria quase 2db a mais em 40hz. Tem músicas com batidas em 20hz ? Sim, com certeza... mais peguei uma lista aleatória com uns hip hop's bastante ouvidos pelo pessoal, que mesmo com freq. conhecidas como sendo bem baixas, vcs podem tirar suas conclusões se a maioria bate mais abaixo dos 30hz, ou entre 30-60hz...

Artist: 3 6 Mafia

Song: Prophet Possee

Freq: 37-40hz (it takes 50 seconds for the bass to start hitting)

Song: Late Night Tip

Freq: 43-40-37-34-32hz

Artist: Akon

Song: Belly Dancer (Bananza)

Freq: 40-43-51hz

Song: I Wanna "Love" You

Freq: 37-48hz

Artist: Busta Rhymes

Song: Touch It

Freq: 43-45-48-51hz

Artist: DJ Billy E/The Mekanik

Song: Bass Mechanic

Freq:51-53hz, hits 40hz for half second

Artist: DJ billy-e

Song: beatz 4 my van

Freq: 31hz (low note), 42hz (high note)

Artist: E-40

Song: U and Dat

Freq: 40-43-45hz

Artist: Lil Jon

Song: Act a fool

57-45-43-40hz

Song: Bitch

Freq: 45-48-51-53hz

Song: BME Click

Freq: 45-43-37-32hz

Artist: Ludacris

Song: Act a fool

Freq: 53-51-53-59-hz

Song: Blueberry Yum Yum

Freq: 34-37-40-51hz

Artist: Lil' Wyte

Song: Get High to This

Freq: 37-40-48-51-57-67hz (37hz stays kinda constant)

Song: Hoods Run Down.

Freq: 40-34-27-25-22hz (just the first "bass test" part)

Artist: Too Short

Song: Dime a Dozen

Freq: 39hz, 58hz

Song: run up

Freq: 37hz, 44hz

Artist: Young Jeezy

Song: Air Forces

Freq: ~41hz

Song: Hypnotize

Freq: ~5 seconds of constant 37hz, drops to ~5 seconds of constant 34hz, and 51hz

Song: J.E.E.Z.Y.

Freq: 37-40-43hz

Song: Trap or Die

Freq: ~41hz

Song: You Know What It Is

Freq: 35hz, 55hz, 73hz

Ta aí o motivo pelo qual eu acho sintonizar tão baixo e se preocupar tanto com 20hz besteira... pois sintonizando em torno de 32-35hz da pra ter ganhos MUITO consideráveis entre 35-60hz... podendo tocar bem abaixo disso, ainda que com menos spl do que se sintonizado mais baixo. Mais temos que escolher entre um e outro né ? Será que vale a pena perder alguns db na grande maioria das músicas, por causa de uma ou outra que chegam nos tais 20hz ? hehehe

Bom, cada um escolhe por sí próprio, mais pelo menos postando isso da pra vcs entenderem que o fato de eu preferir uma sintonia não tão baixa, não significa também que eu gosto de um "tapa na orelha" nas batidas rsrs.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...