Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Pedrim_Ferreira

Dúvidas e mais dúvidas trio em celta

Recommended Posts

Postado em

Pessoal tenho um celta 07/08 to qeurendo montar um trio nele andei pensando o seguinte:

2 x woofer de 15 " (porém nao sei qual gostaria da ajuda de vcs)

2 x medio grave (tbm nao sei qual )

tenho 2 d405 e tenho tbm 4 d 250 x nao vo por todas no set gostaria da opinião de vcs qual ficaria melhor no set.

bateria to com 2 moura prata de 150ah

tenho 2 st 302 ja e tbm um cross stx 84, só ta faltando msm a escolha do grave,mg e modulos, gostaria da opinião de vcs e se possivel da opção mais barata até a mais cara, e gostaria de saber se com esse set vou conseguir um grave forte e equilibrado e gostaria tbm da opinião em relação a caixas que é com ctz a minha maior duvida.

Postado em

Quanto para investir?

Bom eu pensaria em algo parecido com isso:

1 par de Oversound de 15" 15-800 - 800Wrms - 8ohms;

1 par de Oversound MG de 12" 12-400 - 400Wrms - 8ohms;

2 D405;

2 ST302;

1 Taramps T2000 - 4ohms para os Overs de 15" ou outro amplificador similar digital para tocar eles;

1 Taramps T1.2K - 4ohms para os MG de 12";

1 Power Two para os ST302 e D405.

Postado em
Quanto para investir?

Bom eu pensaria em algo parecido com isso:

1 par de Oversound de 15" 15-800 - 800Wrms - 8ohms;

1 par de Oversound MG de 12" 12-400 - 400Wrms - 8ohms;

2 D405;

2 ST302;

1 Taramps T2000 - 4ohms para os Overs de 15" ou outro amplificador similar digital para tocar eles;

1 Taramps T1.2K - 4ohms para os MG de 12";

1 Power Two para os ST302 e D405.

:legal: Esse set ta bacana

alterações: se quizer pode colocar o Pone em vez do Two q tbem da conta legal

Outras opçoes de falantes se quizer:

Nos 15": protech (bom custo/beneficio), Over citado acima (custo intermediário), Eros SDS (pouco mais caro), tbem gosto do Tornado 1100 (pouco mais caro tbem) e logico q tem outras opções, mas esses seriam os mais comuns.

Nos de 12": tbem protech(bom custo/beneficio), Over tbem ja citado, Eros 312LC, Eros 412Mg (pouco mais caro) e por ai vai...

Postado em

Pessoal andei dando uma olhada e pensei em alguma coisa +- assim o que me dizem ?

1- SD2000

2 - Over bruthus 1.600 15" ou protech sub 600 15"

1- Boss CH 1000

2- pw3 10"

2- D405 selenium

2 - st 302

2 - Baterias 150ah

1-stx84

Minha duvida ai é em relação ao over ou protech eu queria grave/subgrave longe e macio nada de toc toc o que me dizem ?

Postado em
Pessoal andei dando uma olhada e pensei em alguma coisa +- assim o que me dizem ?

1- SD2000

1- Boss CH 1000

2- pw3 10"

2- D405 selenium

2 - st 302

2 - Baterias 150ah

1-stx84

Minha duvida ai é em relação ao over ou protech eu queria grave/subgrave longe e macio nada de toc toc o que me dizem ?

Os Protechs SUB600 podem te dar pancadões, não sei se vão jogar pra longe, agora, subgraves, acredito que eles não rendem!

A uns tempos atrás (2meses +/-) no Leosound tava vendendo este subwoofer Oversound LF 18-300 18" e 300Wrms - 8ohms por R$ 269,00. Mas fui procurar novamente, não tem mais! Já ouvi comentários daqui, que este sub é bom pra caramba. Tem a versão de 15" tbm. Eu vacilei, poderia ter pagado por este sub.

A respeito dos 10Pw3, são excelentes. Tocando de 150Hz em diante corre para o abraço fi!

Mas tem quanto para investir? Sem uma quantia $$$ exata, fica difícil de sugerir um projeto custo-benefício para vc.

Postado em

Cara eu nao tenho uma quantia X para investir entende ? Eu gostaria de ter um set +- em mente e assim que fosse sobrando grana eu ia comprando as peças ... o que ta pegando msm a maior duvida é os woofers msm ... tem o protech sub 1000 tbm ja ouviram falar ou viram tocar ? O que me dizem, eu ouvi falar mt bem desses overs mas eles estão na casa dos 500 reais pra cima fica complicado para mim ...

Postado em

entre protech e over, iria de over.. hehe

e otra coisa... se for usar as d405, usa os cornetao grande.. tem q arranjar espaço pra render bem.. (pelo preço, tem q fazer tocar ne)

senao em questao de grito acho q dá no mesmo das 4 d250-x..

se eu fosse montar um trio agora denovo, eu tentaria encaixar os woofers de 18" .. de 15" todo mundo tem :/

hand26

Postado em

Mas tem quanto para investir? Sem uma quantia $$$ exata, fica difícil de sugerir um projeto custo-benefício para vc.

Amigo, tambem acho que seria mais facil de sugerir algo com o valor a ser gasto estipulado.

Postado em

Então pessoal andei dando mais uma olhada e pensei em uma coisa +- assim, ainda estou com umas duvidas se puderem me ajudar ...

1 -Taramps 1.2kw

2 - Over Bruthus 600w ou 2 protech sub 600 ( Eu gostaria de grave e subgrave presente qual dos dois seria a melhor opção ? Nao queria toc toc)

4 - d250 ou 2 d210 ti (Qual seria a melhor opção?)

2 - st302(No caso se colocasse os drivers TI eles nao entrariam)

2 - Selenium 10Pw3 (Não sei se posso colocar de imediato devido a $$, faria muita diferença no som? )

1 - BOSS Ch1000

1 - Xover stx84

1 - Bat 150Ah moura

Basicamente é isso pessoal o que me dizem ?

Postado em (editado)

a configuração ta boa.. simples e eficiente..

eu iria de drive e ST separados.. e de bruthus

os 10pw3 fazem diferença sim.. mas dependendo do q vc escuta, dá ate pra enrolar sem eles

seria bom pegar um taramps 2k pros bruthus.. o crossover e os 10pw3 deixe por ultimo, regula tudo com capacitor e vai montando o som bom

:legal:

Editado por savf
Postado em

1- SD2000

1- Boss CH 1000

2- pw3 10"

2- D405 selenium

2 - st 302

2 - Baterias 150ah

1-stx84

essa configuração ta perfeita.. com o bruthus

Postado em (editado)

1- SD2000

1- Boss CH 1000

2- pw3 10"

2- D405 selenium

2 - st 302

2 - Baterias 150ah

1-stx84

Achei essa a melhor configuração. Em relação aos falantes acho que com qualquer um dos 2 vc estara bem servido. Se quiser um otimo custo beneficio pode ir de protech sem medo, o falante e bom. O brutus da Over e um pouco mais caro, mas tem a caracteristica de ter um pouco mais de ataque, e tbem e bom.

Editado por alesalles
Postado em
1 -Taramps 1.2kw

2 - Over Bruthus 600w ou 2 protech sub 600 ( Eu gostaria de grave e subgrave presente qual dos dois seria a melhor opção ? Nao queria toc toc)

4 - d250 ou 2 d210 ti (Qual seria a melhor opção?)

2 - st302(No caso se colocasse os drivers TI eles nao entrariam)

2 - Selenium 10Pw3 (Não sei se posso colocar de imediato devido a $$, faria muita diferença no som? )

1 - BOSS Ch1000

1 - Xover stx84

1 - Bat 150Ah moura

Se vc ja tem D405, não precisa se preocupar com driver... fuja desse negocio de 4 D210, 8 D250... um par de D405 vc ja está mto bem servido com um driver de força e muita qualidade. Nem se compara com um driver de 1".

Quanto aos woofers, se está procurando falante de custo abaixo dos 500,00 então estará bem servido com qlq uma destas duas opções (protech ou over).

Quanto ao amp, se puder pegar uma SD2000 ficará top, SD1500 mto bom, T1.2 está no limite mínimo.

10PW3 com certeza faria mta diferença no seu som, este ou qlq outro falante de mg. Não precisa ser de imediato, mas não deixe de colocar no seu set um par de falanta pra mg, não irá se arrepender.

Boss CH1000... ta, tudo bem... mas será só pra empurrar 2 D405 + 2 ST302?? Se for pode trocar este amp por um menor de apenas 2 canais, ganha espaço, ganha em consumo de bateria, ganha em economia de $$... Que tal um T170.2?

STX 84 OK

Bat 150A excelente!!

Postado em (editado)

Bom decidi ... vai ficar assim

1 - SD 1500 2 ohms

2 - protech sub 600 4 ohms 15"

4 - d250

2 - st302

2 - Selenium 10Pw3

1 - RS PowerOne

1 - Xover stx84

1 - Bat 150Ah moura

A dúvida agora é em relação a caixa, tenho um celta dei uma olhada no site da protech e indica 65L para caixa sintonizada em 60Hz e dutos retangulares nessa medida 5 x 38 x 13 cm, a minha duvida é a seguinte... seguindo esse padrão de caixa eu vou conseguir um bom grave/subgrave ? Outra duvida é na caixa dos 10PW3 qual litragem usar pra tirar medio grave deles ?

Editado por Pedrim_Ferreira
Postado em (editado)

1 - SD 1500 2 ohms

4 - d250

2 - st302

2 - Selenium 10Pw3

1 - RS PowerOne

1 - Xover stx84

1 - Bat 150Ah moura

A dúvida agora é em relação a caixa, tenho um celta dei uma olhada no site da protech e indica 65L para caixa sintonizada em 60Hz e dutos retangulares nessa medida 5 x 38 x 13 cm, a minha duvida é a seguinte... seguindo esse padrão de caixa eu vou conseguir um bom grave/subgrave ? Outra duvida é na caixa dos 10PW3 qual litragem usar pra tirar medio grave deles ?

O set ficou legal :legal:

não ouvi o sub 600 p te falar com precisão, mas acho que grave vc vai ter legal. Eu usaria uma caixa em torno de 25L e faria o corte HPF no cross acima de 200hz (se puder ser acima 250hz seria melhor ainda).

Editado por alesalles
Postado em

1 - SD 1500 2 ohms

4 - d250

2 - st302

2 - Selenium 10Pw3

1 - RS PowerOne

1 - Xover stx84

1 - Bat 150Ah moura

Cara, ficou mto bom hein... vai ter sim um bom grave, e um set mto equilibrado, principalmente com o acrescimo dos 10PW3 pra médio-grave. Faz como o Alessandro lhe disse aí, os Protech de ~ 40/50 Hz até 250 Hz, os PW3 de 250 Hz até uns 1,2 KHz, os drivers D250 de 1,2 KHz acima, os ST302 com capacitor bipolar de 2,2 uF para cada começando a partir de ~ 6 KHz.

Para os meus 10PW3 eu fiz caixa selada de +/- 12 litros pra cada falante, mas o maximo que vc conseguir aprox de 20 litros é melhor. Porta-mala de carro hatch é phoda, só eu sei como sofri pra fazer o meu som caber lah rsrs.

Vai abandonar as D405 msm?? ta afim de passar elas pra mim??

Postado em
Cara, ficou mto bom hein... vai ter sim um bom grave, e um set mto equilibrado, principalmente com o acrescimo dos 10PW3 pra médio-grave. Faz como o Alessandro lhe disse aí, os Protech de ~ 40/50 Hz até 250 Hz, os PW3 de 250 Hz até uns 1,2 KHz, os drivers D250 de 1,2 KHz acima, os ST302 com capacitor bipolar de 2,2 uF para cada começando a partir de ~ 6 KHz.

Para os meus 10PW3 eu fiz caixa selada de +/- 12 litros pra cada falante, mas o maximo que vc conseguir aprox de 20 litros é melhor. Porta-mala de carro hatch é phoda, só eu sei como sofri pra fazer o meu som caber lah rsrs.

Vai abandonar as D405 msm?? ta afim de passar elas pra mim??

Cara as d405 eu negociei elas no sd 1500, se tivesse com elas te passava ... então a caixa dos protech posso fazer nakela medida que postei msm né? E os medios vo tentar fazer com 20L selada neh ?

Postado em (editado)

Com relação a esse projeto eu terei algumas considerações a fazer:

1 - O SD 1500 está bem dimensionado para o set de graves atual, mas limitaria a potência dos falantes a serem escolhidos, caso queira fazer uma mudança futura.

2 - Com o 10PW3, está bem dimensionado para esse Set e até mesmo para um Set futuro com 02 Falantes e com maior rendimento, mas desde que não seja uma mudança absurda.

3 - Se objetivo for realmente Equilíbrio Tonal, eu deixaria apenas:

3.1 - 02 Drv Fenólico + 02 Stw

=> Como o Divisor será o Stx84, ele não permite corte ideal para Stw.

O que cosutma-se fazer, é usar o Stx-84 apenas para o corte no Drv e capacitor nos Stw, mas eu prefiro um divisor passivo de 02 vias de segunda ordem.

3.2 - 02 Drv Ti como outra opção

=> Como o Divisor será o Stx84, ele permite corte ideal para Ti direto.

1 - SD 1500 2 ohms

4 - d250

2 - st302

2 - Selenium 10Pw3

1 - RS PowerOne

1 - Xover stx84

1 - Bat 150Ah moura

Editado por fcoelhogomes
Postado em
Cara as d405 eu negociei elas no sd 1500, se tivesse com elas te passava ... então a caixa dos protech posso fazer nakela medida que postei msm né? E os medios vo tentar fazer com 20L selada neh ?

Sem problema quanto aos drivers, se estivesse com eles eu estaria pegando de gula tb... rs

Sobre os protech confesso que não tenho informações de projetos de caixa, mas com certeza o sugerido no site da protech lhe dará otimos resultados sim, o Rafael se preocupa bastante em fornecer os melhores projetos pro pessoal. Pode ir nas medidas que tem tudo pra dar certo.

Quanto aos médios, o que conseguir mais prox de 20 litros pra cada falante lhe deixará mto satisfeito... e depois de tudo funcionando, faz o teste desligando no cross os falantes de médio, e depois ligando pra vc ver a diferença na qualidade!!

Boa sorte na montagem, e depois umas fotinhas pra galera babar!!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...