Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Lucas Mendanha

SPL W308 D4 Vs. W308D2

Recommended Posts

Galera, acho que esse assunto seria interessante pra muita gente, assim como está sendo pra mim...

acabei de fazer no WinISD uma comparação dos 2 modelos do Pioneer W308, o D2 e o D4.

utilizando como base uma caixa de 45 litros, dutada e com 400w aplicados, a resposta foi a seguinte:

comparacaopioneerw308.jpg

Por tanto, queria saber de voces se NA PRÁTICA, essa diferença de 3dB no SPL existe mesmo e se o D4 desce mais que o D2 mesmo.

no meu projeto estou com a intenção de substituir o D4 por 2 D2 e utilizar um Taramps T-800 pra empurrar os 2, pois pra minha condição, este vai ser mais facil de alimentar que o RS-1200D. Quanto aos ajustes tipo Bass Boost que o RS tem, eu consigo fazer isso no meu player Pioneer 6080UB, entretanto , nao gosto de usar nem loudness nem bass boost. Apenas a equalização (no caso a de 50Hz) ja me satisfaz bastante.

abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

opa tbm qro saber essa !!!

tenho 2 D4 ligados a 4ohm numa T2k , manda bala no T800 e outro acho que é mito dizer q as taramps pelo menos T1,2k e T2k nao descem, ainda vo fazer video tocando de 5hz ateh 50hz pra galera soh espera 1 tempinho q vai ter no meu topico. abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Temos que analisar os parâmetros dos falantes para obter a resposta de sua dúvida.

Bem provável que os 308d4 tenham mais sensibilidade e isso gera um ganho na resposta do gráfico.

Mas lembre-se que o winisd não condiz 100% com a realidade.. ainda mais essa parte do SPL.

Duvido mesmo que exista essa diferença audível de 3db.

Compartilhar este post

Link para o post
Temos que analisar os parâmetros dos falantes para obter a resposta de sua dúvida.

Bem provável que os 308d4 tenham mais sensibilidade e isso gera um ganho na resposta do gráfico.

Mas lembre-se que o winisd não condiz 100% com a realidade.. ainda mais essa parte do SPL.

Duvido mesmo que exista essa diferença audível de 3db.

a sensibilidade do D4 é 92dB e do D2 91dB.. até ai tudo bem..da pra "entender".. mas aquela diferenca dos graficos eu achei um pouco grande..

pq tipo, se na pratica for a mesma coisa, vou preferir a combinação 2-308D2+T800...afinal, prefiro 850W a 12,8v (algo facil) do que 1200 a 14,4v (algo impossivel no meu projeto)

Compartilhar este post

Link para o post
opa tbm qro saber essa !!!

tenho 2 D4 ligados a 4ohm numa T2k , manda bala no T800 e outro acho que é mito dizer q as taramps pelo menos T1,2k e T2k nao descem, ainda vo fazer video tocando de 5hz ateh 50hz pra galera soh espera 1 tempinho q vai ter no meu topico. abraços

acho que isso depende muito do player tb... por exemplo o nosso 6080UB/7180UB tem EQ grafico de 7 bandas com ajuste em 50Hz, o bass boost e o loud.. ou seja, da pra fazer sub tocar até com amplificador de caixinha de computador...hehehehe.. porem eu uso apenas o EQ e o Sound Retriever.. acho que com o loud o som do sub fica tosco, muito forçado.. ja os kit 2 vias tocam muito bem com o loud.

ai vai o cara e monta o mesmo set com um sony gtx427usb da vida...o playerzinho mixuruco viu.. um amigo tinha ele e trocou pelo pioneer 3UB.. os graves melhoraram muito...

agora se o problema é que o taramps e bom pra pancadao, vai que eu resolvo depois trocar por 2 woofers de 12".. nao preciso mexer com modulo... hahahahaa

abração!

edit: ja vi seu som no youtube e está muito bom mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post
a sensibilidade do D4 é 92dB e do D2 91dB.. até ai tudo bem..da pra "entender".. mas aquela diferenca dos graficos eu achei um pouco grande..

pq tipo, se na pratica for a mesma coisa, vou preferir a combinação 2-308D2+T800...afinal, prefiro 850W a 12,8v (algo facil) do que 1200 a 14,4v (algo impossivel no meu projeto)

Aos 12,8v acredito que a 1200d deve estar mandando uns 800wrms..

Acho que vai trocar 6 por meia dúzia amigo.

abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
Aos 12,8v acredito que a 1200d deve estar mandando uns 800wrms..

Acho que vai trocar 6 por meia dúzia amigo.

abraço!

sem falar q a rs1200d tem um subgrave mais legal :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Cara fiquei encucado agora sera q os d4 dão esse 3db a mais, acredito q o d4 manda mais q os d2 mas em real real acho q n chega a 3 dbs, gostei da comparaçao feita ae!!!! Parabéns

Quanto ao amp acho q trocar pelo t-800 nao compensa, o t1200 eu acho q poderia ser mais forte, mas pra subgrave vo no 1200D experiencia de quem ja teve 3 :D

Compartilhar este post

Link para o post
Cara fiquei encucado agora sera q os d4 dão esse 3db a mais, acredito q o d4 manda mais q os d2 mas em real real acho q n chega a 3 dbs, gostei da comparaçao feita ae!!!! Parabéns

Quanto ao amp acho q trocar pelo t-800 nao compensa, o t1200 eu acho q poderia ser mais forte, mas pra subgrave vo no 1200D experiencia de quem ja teve 3 :D

valeu pelo elogio... o trocar de modulo seria o booster atual por um novo, apenas para o grave e outro pro estereo... a explicação ta ai em cima..

Editado por Lucas Mendanha

Compartilhar este post

Link para o post

O pessoal devia estar maluco de tanto que eu perguntava sobre isso antes de montar o meu atual projeto. Na simulação, 2 308D4 tocavam mais que 3 308D2, era essa a minha dúvida pra fazer a ligação, resumindo, ninguém soube me responder e resolvi apostar na área de cone partindo pra 3 subs D2 mesmo e acho que fiz certo, ficou bem forte!

Mas é claro se eu fosse montar 4 subs e pudesse optar entre eles eu iria nos D4 que tem o Xmax e sensibilidade maiores, o resto n lembro de cabeça, mas pra mim isso basta, só questão de casar impedância!

Compartilhar este post

Link para o post

Simulação ajuda, mas a curva na prática fica longe dessa. Pessoal não devia se prender tanto ao bassbox e winisd. Tem muitas outras coisas que podiam dar resultados melhores.

Compartilhar este post

Link para o post

Antes de empenhar os trocados em qualquer equipamento de som, nada como se ter uma boa noção do que vai ajudar a fazer o máximo de barulho possível com a grana que fora empregada. Não concorda?

Compartilhar este post

Link para o post
Simulação ajuda, mas a curva na prática fica longe dessa. Pessoal não devia se prender tanto ao bassbox e winisd. Tem muitas outras coisas que podiam dar resultados melhores.

:+1

Por isso até hoje compro projetos prontos do Guto, apesar de passar semanas simulando um subwoofer...

E, o FDP, mesmo quando fala "ahhh poe uns 30 cm de duto ae" acerta....

Compartilhar este post

Link para o post

Simulacao é simulacao e é uma coisa que eu nao abro mao. Com certeza os tiozinhos do som por ai erram mais que acertam, bem diferente de uma simulacao, por isso prefiro combinar os dois e nao ficar procurando os defeitos da simulacao até a morte como ficam fazendo por ai. Eu procuro sempre um modo de tentar fazê-la de um modo que o resultado dê o mais próximo do real.

Compartilhar este post

Link para o post

so para comparação, hoje de manhã eu tirei o 308 D4 da caixa de 68L (Fb 33,5Hz) e coloquei na antiga caixa de 52L(Fb40Hz) que usava muito antigamente no UpGrade.

a unica vantagem que eu senti foi que o cone ficou mais controlado, porem, o sub-grave diminuiu bastante..parece que caiu pela metade e o tal SPL prometido eu ainda nao senti..vou fazer mais testes na hora do meu intervalo aqui no trampo..

dai na caixa de 68litros (agora com fb em 40Hz) eu testei o 12PW3 4ohms no mesmo canal do sub (que em 4ohms manda 200w) e ai sim..esse deu muiiito SPL..no Boom Boom Pow! ele dava muita pancada..achei interessante isso..

vou testar depois como ficaria a combinacao de 308D4 de 20-80Hz e o 12PW3 de 80-250Hz.. depois posto o resultado aqui

Compartilhar este post

Link para o post

caracas se tirou o 308 de uma caixa de 68l e colocou numa de 16l a menos e não sentiu aumento no SPL??? como isso ??? ae como vcs fazem pra calcular a frequencia de pico da caixa?? abração

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...