Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

TiagoDC

manual pede duto de 2,5 pol, e se eu por um de 3,0 pol?

Recommended Posts

Postado em

olá pessoal, seguinte, manual do meu sub jbl 8 pol, gto xxx 200 rms, pede caixa de 22 litros e duto de 2,5 pol por 22,5 cm de comprimento.

tá dificil eu achar duto de 2,5 pol, só acho de 3 pol. o que aconteceria se eu colocasse um de 3 pol por 22,5 cm de comprimento??

obrigado, agradeço à todos.!

Postado em

A sintonia ficaria um pouco mais alta...

O sub desceria menos e tocaria mais... (Provavelmente)

O ideal seria colocar 3" e um pouco mais que 22.5... Provavelmente lá pelos 25, 26... Não sei fazer a conta de cabeça, e preguiça de abrir o winisd =P

Postado em

O sub desceria menos e tocaria mais... (Provavelmente)

O ideal seria colocar 3" e um pouco mais que 22.5... Provavelmente lá pelos 25, 26... Não sei fazer a conta de cabeça, e preguiça de abrir o winisd =P

certo, entao colega, quando der, voce faz a conta ae pra mim, ok??

falta eu ligar só em mais um autosom aqui da cidade, e la sempre tem tudo, e se caso eu achar o de 2,5 eu compro, ou coloco o de 3 agora?

fiquei em dúvida agora...

abraço, obrigado pela ajuda.

OBS: como assim descer menos? agora está com duto errado, de 1,5 pol por 18 cm, pensa num som que tá lixo, a musica bass i love you por exemplo, é uma assopraçao de ar, que nao dá pra entender... tá fo**...

tem até um video no youtube que postei, se reparar bem no som que tá tocando, da pra ouvir o sub assoprando,,

benny benassy - love is gonna save us.

está aqui se tiver curiosidade/interesse...

http://www.youtube.com/watch?v=_vgY8XkDnG8...feature=channel

Postado em

O sub desceria menos (SUBGRAVE) e tocaria mais (SPL)... (Provavelmente)

:+1

Foi o que eu te disse a uma semana atrás, Tiago :legal:

Postado em

cada vez voces me deixam mais em duvida, 2,5 ou 3?

mas me dizem uma coisa, se 3 pol fosse melhor, o manual nao mandaria usar 3 pol por 25 cm, ao inves de 2,5 pol por 225mm?

Postado em (editado)

Pelo q eu sei, ira ser a mesma coisa, so muda q um tem o diametro maior, q sera compensado no comprimento do duto...

me corrijam se estiver errado....

Editado por EclipseRox
Postado em

ja comprei o de 3 pol. de 2.5 nao tinha em nenhum lugar mesmo,

agora resta saber o comprimento ao certo né?

vou depender da ajuda do colega joao guilherme

abraços.

Postado em (editado)

A sintonia da sua caixa deve estar por volta dos 40Hz, se passar o duto para 3" ficaria em torno de 33,5cm de comprimento resultando em 11cm maior.

Fiz pelo WinISD, alguém poderia corfirmar para ver se não errei :legal:

Nunca esquecendo: http://autosom.net/artigos/box_design.htm

Faz o calculo certinho e muito fácil também.

[]'s

Editado por FiveStar
Postado em (editado)
A sintonia da sua caixa deve estar por volta dos 40Hz, se passar o duto para 3" ficaria em torno de 33,5cm de comprimento resultando em 11cm maior.

Fiz pelo WinISD, alguém poderia corfirmar para ver se não errei :legal:

[]'s

rapaiz, pior que voce acertou, aqui fala 40 Hz mesmo,

tá escrito assim:

Port: Fb= 40.0Hz

obrigado,

o duro vai ser aumentar esse duto ali dentro, vai ter que dar umas 3 voltas

kkkkkk

agora me tira uma dúvida, vai dar mais grave com o de 3, ou de 2,5?

eu gosto particularmente do grave quanto a musica tem reverberaçao, putz, acho fo** demais..

treme tudo, ainda mais pra dentro de uma Strada Locker..

tudo pequeninininho.. tomara que de mais grave ainda...

kkkkk

Editado por TiagoDC
Postado em (editado)

Nossa ...

Um respondeu, e disse que tinha preguiça de ... haha

Cara é fisica, nem precisa abrir o programa ..

O duto permite passagem de ar, se vc aumentalo e deixar mesmo comprimento você vai deixar PASSAR mais AR, então para compensar o aumento do DIAMETRO do DUTO, você aumenta o COMPRIMENTO do mesmo.

2.5" para 3" = 20%

22,5cm + 20% = 27cm

Boa sorte!

Corrigido os 25cm para 22,5cm! Perdoem-me!

Editado por etnies.blu
Postado em (editado)
Nossa ...

Um respondeu, e disse que tinha preguiça de ... haha

Cara é fisica, nem precisa abrir o programa ..

O duto permite passagem de ar, se vc aumentalo e deixar mesmo comprimento você vai deixar PASSAR mais AR, então para compensar o aumento do DIAMETRO do DUTO, você aumenta o COMPRIMENTO do mesmo.

2.5" para 3" = 20%

25cm + 20% = 27cm

Boa sorte!

rapaiz, eu nao sei onde voce estudou, mas aqui nas minhas contas. 25cm + 20% dá 30 cm, e nao 27....

kkkkkkk :rolleyes::rolleyes:

outra coisa, e de onde saiu esses 25 cm ae?

Editado por TiagoDC
Postado em (editado)

Com relação ao grave, 2.5 ou 3 polegadas não vai dar diferença pois como já foi comentado o duto sendo mais largo tem que ser mais comprido para dar o mesmo efeito do mais estreito e curto.

Agora não é por esse motivo que vou por um duto de 1" só para ser curto :P , isso vai restringir muito a pasagem de ar e causar um efeito tipo "sopro" prejudicando a acústica e funcionamento do sub.

EDIT: Sobre o duto dar voltas na caixa não é bem assim, estou finalizando uma caixa menor que a sua (tem 20L) e vai ter um duto de 3"x35cm e nada de cano pra fora da caixa, basta usar uma curva curta de 3" e deixar a caixa mais larga e rasa, uma caixa estilo Slim (Ax32 Lx38 PMx24 Pm10) medidas internas de uma trapezoidal de +- 20L.

[]'s

Editado por FiveStar
Postado em
Com relação ao grave, 2.5 ou 3 polegadas não vai dar diferença pois como já foi comentado o duto sendo mais largo tem que ser mais comprido para dar o mesmo efeito do mais estreito e curto.

Agora não é por esse motivo que vou por um duto de 1" só para ser curto :P , isso vai restringir muito a pasagem de ar e causar um efeito tipo "sopro" prejudicando a acustica e funcionamento do sub.

[]'s

pois é, eu to com um de 1,5" por 200mm

tá uma assopraçao horrenda.. :banghead:banghead

Postado em

rapaiz, eu vou por quinta,

ele vem com 11 cm, dae o cara da auto som faz a curva, e poe o faltante pra interar os 33,5.

esse negocio de portecentagem eu nao botei fé nao, e naquele programinha do site nao consegui fazer...

vou na sua fé!

obrigado.

Postado em
rapaiz, eu vou por quinta,

ele vem com 11 cm, dae o cara da auto som faz a curva, e poe o faltante pra interar os 33,5.

esse negocio de portecentagem eu nao botei fé nao, e naquele programinha do site nao consegui fazer...

vou na sua fé!

obrigado.

Pode fazer que vai ficar bom, sobre o cara fazer a curva no cano nem imagino como dobrar 3" de forma perfeita ser deformar, comprei uma curva curta TRIGRE :legal: e um pedacinho de cano, só colar tudo e "já era" pois eu mesmo que vou fazer.

[]'s

Postado em
Pode fazer que vai ficar bom, sobre o cara fazer a curva no cano nem imagino como dobrar 3" de forma perfeita ser deformar, comprei uma curva curta TRIGRE :legal: e um pedacinho de cano, só colar tudo e "já era" pois eu mesmo que vou fazer.

[]'s

exato, ele vai fazer com coneçoes tigre tb.

kkk

colar bem, e envolver as juntas com fita isolante, pra nao passar ar, e acho que é só, vai ter que fazer uma curva, pois a caixa é peguena, e 33,5 cm de duto é duto pra caraio...

kkkkkk

Postado em (editado)

Corrigido sobre os 25cm que eram na verdade 22,5cm . isso que dá o kra escrever e ao mesmo tempo que "pensa" fazer "contas na cabeça" .. rss!!

Editado por etnies.blu
Postado em
Corrigido sobre os 25cm que eram na verdade 22,5cm . isso que dá o kra escrever e ao mesmo tempo que "pensa" fazer "contas na cabeça" .. rss!!

faço isso direto tb. chama-se falta de atençao...

kkk

mas claro, valeu a intençao...

Postado em

Opaaa!

Já responderam...

Mas vou aproveitar e responder de novo...

Duto maior favorece o deslocamento de ar, mas a diferença não é tão grande... Tem um tamanho mínimo para não gerar sopro, maior que este não faz tanta diferença além de ocupar um espaço muito maior.... Mudar o duto de 2,5" para 4" provavelmente implica no dobro do volume da caixa (para esses subs menores)....

Então o manual manda colocar sempre o menor possível, no caso 2,5".

Muda algo trocar para 3"? Ocupa mais espaço, diminui o sopro (que em teoria já não vai ter) e aumenta o SPL (duvido que note...)

[]'s

Postado em

larguei la na auto-som agora,

falei pra colocar o duto (11cm) mais a curva. e um extensor de 20 cm. vamos ver no que vai dar.

depois posto os coments, e quem sabe, uns vidinz...

abraço.

Postado em

rapaziada, ele colou a curva, (nao sei se colocou a curva mais os 20 cm que eu pedi)

pensa em grave que tá dando, como eu disse pro meu primo, agora é que tá batendo...

kkkkkk

abraço à todos.

e obrigado pela ajuda.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...