Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
pablocorks

10pw3 para graves.

Recommended Posts

Boa noite a galera do trio,

A ideia é a seguinte, mtos topicos aqui no forum falam sobre caixas para o 10pw3, mas sempre caixas para medio grave, com outro falante destinado para grave.

Meu caso é diferente, quero construir uma caixa que tire do 10pw3 o maximo de graves que ele poderia dar, ja que esse seria o principal falante do set.

achei essa imagem aqui no forum e creio que isso possa ajudar a quem entende desses parametros ai:

10pw3.jpg

pode ser que alguma dessas litragens ai seja a ideal pra mim mas nao to seguro de qual seria.

a ideia é usar 2 10pw3, quero saber tbm se é ideal fazer 2 camaras ou 1 camara só.

detalhe: a ideia é usar para um mini trio light mesmo, mas uns graves pra dentro do carro nam fazem mal a ninguem!

obrigado a todos, desculpe pela criação de um topico sobre um falante que já foi muito discutido, mas realmente nao achei nada que me ajude.

Editado por pablocorks

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, seguinte vou tentar dar alguma idéia.

10PW3 para graves? Realmente é dificil. Dependendo até tire um som legal fora do carro mas grave interno eu não acredito muito.

Mas é o seguinte, minha idéia, se fosse meu caso, era fazer uma caixa voltada para falantes 12" porque logo vai querer dar um up no som e sempre tem alguém a procura deste seu falante para utilizar como médio em acompanhamento a falantes de grave, facil vender.

Faria uma caixa de aproximadamente 45L livres, com uma sintonia de 55Hz, isso voltado a falantes de 12. Calcularia o duto nesta frequencia para seu falante de 10", duto circular que é de fácil modificação, e aí quando enfim decidisse por falantes de 12 modificava o duto.

Mas meu real conselho é pegar alguma caixa emprestada mais ou menos com esta litragem, fazer uma tampa com furação 10", colocar e ver se te agrada.

No caso de ser pra som profissional, ou utilizar dentro de casa, eu aconselharia utilizar esta caixa maior desta tabela, mas utilizando no carro, este volume ocupará muito espaço pra pouco rendimento.

Qualquer coisa pergunta ai...posso desenhar a caixa pra ti.

Compartilhar este post

Link para o post
Amigo, seguinte vou tentar dar alguma idéia.

10PW3 para graves? Realmente é dificil. Dependendo até tire um som legal fora do carro mas grave interno eu não acredito muito.

Mas é o seguinte, minha idéia, se fosse meu caso, era fazer uma caixa voltada para falantes 12" porque logo vai querer dar um up no som e sempre tem alguém a procura deste seu falante para utilizar como médio em acompanhamento a falantes de grave, facil vender.

Faria uma caixa de aproximadamente 45L livres, com uma sintonia de 55Hz, isso voltado a falantes de 12. Calcularia o duto nesta frequencia para seu falante de 10", duto circular que é de fácil modificação, e aí quando enfim decidisse por falantes de 12 modificava o duto.

Mas meu real conselho é pegar alguma caixa emprestada mais ou menos com esta litragem, fazer uma tampa com furação 10", colocar e ver se te agrada.

No caso de ser pra som profissional, ou utilizar dentro de casa, eu aconselharia utilizar esta caixa maior desta tabela, mas utilizando no carro, este volume ocupará muito espaço pra pouco rendimento.

Qualquer coisa pergunta ai...posso desenhar a caixa pra ti.

Olá farde, muito obrigado ae.

compreendo 100% que tirar graves desse falante é algo praticamente impossivel!!

gostei muito da ideia de fazer uma caixa pensando em um up futuro.

vc disse 45 litros, isso seria para cada falante certo?! mas camaras separadas?

deixando claro que o som nao é pra mim, to montando num siena de um amigo meu, nao sei se a pretençao dele é dar up no futuro, sei que ele quer um som de beira de piscina mesmo. Por isso to tentando dar rendimento maximo pro cara nao ficar desgostoso com o som dele logo de cara.

tentei simular umas caixas no winisd mas como nao sou expert no programa fico com medo de confiar nos meus ajustes e fazer algo que simplesmente apague os graves que o 10pw3 "poderia" dar.

no mais valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Então cara, câmaras separadas. Faça uma caixa meio padrão, uma caixa que tenha finalidade, porque se fizer uma caixa direcionada para graves no 10PW3, esta caixa servirá unicamente para ele e depois será de difícil encrementação.

A idéia seria então uma caixa de 45 a 50L, que futuramente poderia ser utilizada com subwoofers ou woofers, precisando modificar apenas duto e comprimento do mesmo. E no caso de futuramente o cara quizer utilizar pra pancadão, é fácil diminuir o volume da caixa, aumentar é que é dificil.

Compartilhar este post

Link para o post
Então cara, câmaras separadas. Faça uma caixa meio padrão, uma caixa que tenha finalidade, porque se fizer uma caixa direcionada para graves no 10PW3, esta caixa servirá unicamente para ele e depois será de difícil encrementação.

A idéia seria então uma caixa de 45 a 50L, que futuramente poderia ser utilizada com subwoofers ou woofers, precisando modificar apenas duto e comprimento do mesmo. E no caso de futuramente o cara quizer utilizar pra pancadão, é fácil diminuir o volume da caixa, aumentar é que é dificil.

Poisé, mas a pergunta é, uma caixa de 45L renderia graves ao 10pw3? Ou a ideia é só o up futuro mesmo? Como eu disse, se fosse pra mim a ideia do up agradaria, mas o som é pra um amigo e nao sei se a pretensão dele é essa. Realmente preciso saber se a caixa renderia graves, claro, penso tbm que uma caixa muito grande pode aumentar a excursão do cone, tô certo?!

abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente, deve aumentar a excursão do cone, e o 10PW3 já tem xmax baixo 1,25mm. Ou seja, não serve pra grave. No caso eu faria uma caixa com 50L.

Vamos esperar a opnião de mais usuários do forum.

Compartilhar este post

Link para o post

Neste caso,a melhor coisa que voce faz é ligar para o professor Homéro na Selenium diréto 0800514161.

E pedir a opinião dele...

Citei isso em algum tópico hoje tambem bem antigo do ano passado,mas no teu caso o 10pw3 não vai te dar um resultado nada satisfatório amigo!!

Espero ter ajudado!!! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Neste caso,a melhor coisa que voce faz é ligar para o professor Homéro na Selenium diréto 0800514161.

E pedir a opinião dele...

Citei isso em algum tópico hoje tambem bem antigo do ano passado,mas no teu caso o 10pw3 não vai te dar um resultado nada satisfatório amigo!!

Espero ter ajudado!!! :legal:

Olá, obrigado pela dica ai!! vou dar uma ligada lá no homero e postarei aqui a resposta dele.

abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

rpz..

o 10pw3 nunca vai tirar grave..

e nem vai ter woofer de 10" q saia grave forte e bom oO' tem nem logica..

entao nem pensar em fazer up em 10" ..

eu tenho 10pw3 e ja usei ele selado e dutado.. mas sempre pra voz..

uma vez tirei meus Eros pra levar o carro pra revisao e deixei so os 10pw3 pro grave com as cornetas pra voz.. pense na coisa horrivel.. nao tava nem "escutavel" ..

era triste, horrivel..

nao tente fazer isso :P

o 10pw3 toca bem dos 150hz pra cima, nao adianta forçar, fica lixão mesmo

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que me falaram o prof. Homero se aposentou :unsure: ..

Mas certamente terá alguém pra te ajudar por lá..

Editado por fernandofezão

Compartilhar este post

Link para o post

No máximo é fazer o High-pass nesse woofer em 90Hz, para se tirar algum proveito de graves com este alto-falante. Se quer tirar máximo proveito de graves com um woofer, procure os woofers de 12", PW3, Street Bass, como exemplos.

Compartilhar este post

Link para o post
rpz..

o 10pw3 nunca vai tirar grave..

e nem vai ter woofer de 10" q saia grave forte e bom oO' tem nem logica..

entao nem pensar em fazer up em 10" ..

eu tenho 10pw3 e ja usei ele selado e dutado.. mas sempre pra voz..

uma vez tirei meus Eros pra levar o carro pra revisao e deixei so os 10pw3 pro grave com as cornetas pra voz.. pense na coisa horrivel.. nao tava nem "escutavel" ..

era triste, horrivel..

nao tente fazer isso :P

o 10pw3 toca bem dos 150hz pra cima, nao adianta forçar, fica lixão mesmo

Cara.. então tinha algo errado com seus pw3! ou o falante foi mal recondicionado ou a potencia tava inadequada!

Tenho 4 x 10pw3 que geralmente uso pra voz.. mas fiz um vídeo com eles tocando sozinhos (Sem a via de graves)... quiser conferir, dá uma olhada na minha assinatura!

Agora, não adianta socar 200 x 10pw3... o máximo que eles vão tocar sem processamento é a FS do falante! Abaixo disso, vai forçar o falante tirando qualquer vantagem em usa-los.

Se quer graves com falantes de baixa potencia, tente o 15pw3 pelo menos! ou 15pw5 :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Cara.. então tinha algo errado com seus pw3! ou o falante foi mal recondicionado ou a potencia tava inadequada!

Tenho 4 x 10pw3 que geralmente uso pra voz.. mas fiz um vídeo com eles tocando sozinhos (Sem a via de graves)... quiser conferir, dá uma olhada na minha assinatura!

Agora, não adianta socar 200 x 10pw3... o máximo que eles vão tocar sem processamento é a FS do falante! Abaixo disso, vai forçar o falante tirando qualquer vantagem em usa-los.

Se quer graves com falantes de baixa potencia, tente o 15pw3 pelo menos! ou 15pw5 :legal:

nao nao.. vc entendeu errado...

eu queria dizer q nao serve para graves..

eu usei eles pra grave e corneta mandando a voz... imagine isso..

:P

Compartilhar este post

Link para o post
nao nao.. vc entendeu errado...

eu queria dizer q nao serve para graves..

eu usei eles pra grave e corneta mandando a voz... imagine isso..

:P

Ahh.. tendi! os meus (10pw3) tocam um gravezin bacana, mesmo estando em portas! quiser marcar um dia pra ouvir, só falar! (tow indo no GB francisco porto jajá!)

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, a resposta da selenium foi: 25 litros com um duto de 7,5 cm de diâmetro por 9 cm, mas eles deixaram bem claro que nao dá grave hehehe..

tá valendo, como eu disse, é prum amigo, ele mesmo vai sentir a necessidade de um up rápido..

no mais, valeu a resposta de todos ai,

abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
Olá, a resposta da selenium foi: 25 litros com um duto de 7,5 cm de diâmetro por 9 cm, mas eles deixaram bem claro que nao dá grave hehehe..

tá valendo, como eu disse, é prum amigo, ele mesmo vai sentir a necessidade de um up rápido..

no mais, valeu a resposta de todos ai,

abraço.

Opa,viu? diz lá pro teu amigo que o 12PW3 da linha (quatro) é bem melhor no quesito grave só que assim; o StreetBass deixa o som ainda melhor! qualquer coisa temo ai. :legal:

Editado por jgeraldo

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa é fato...com certeza ele vai querer dar um UP mais pra frente, mesmo falando que nao...

Então, faz uma coisa ja programada pra um futuro UP, porque ele nao vai ficar satisfeito com os graves do sistema...

Com certeza ele vai te agradecer depois pois vai ter que gastar menos pro UP

Compartilhar este post

Link para o post

Eu asposto 2 jujubas que ele vai se agradar do som.. principalmente se nao entender! Outra coisa, vai colocar o que pra "voz", pelo menos 2 tweeters?

Compartilhar este post

Link para o post

contradizendo alguns aqui ...

à uns 3 Anos atrás eu vi um set MUITO inusitado ... um trio montado num carro que usava 4 pw3 de 10" em uma caixa que parecia ter entre 200 e 150L , e mais 2 drives que pareciam ser TI , pois o agudo estava ótimo ... e vou te dizer que na praia que eu tava o grave era ÓTIMOOO !!! não devia nada pra 2 de 12" ou 2 de 15" ... e estava em uma saveiro isso ... estava ÓTIMO MESMO !

NÃO SEI COMO ERA O SET DO CARA

NÃO SEI QUAIS CORTES ELE USAVA

NÃO SEI SINTONIA DE CAIXA E NEM A LITRAGEM EXATAMENTE

Só sei que estava MUITO MUITO BOM ... estava tocando músicas de verão mesmo , tipo dance , micareta , rock pop ... tava LINDO !

Compartilhar este post

Link para o post
contradizendo alguns aqui ...

à uns 3 Anos atrás eu vi um set MUITO inusitado ... um trio montado num carro que usava 4 pw3 de 10" em uma caixa que parecia ter entre 200 e 150L , e mais 2 drives que pareciam ser TI , pois o agudo estava ótimo ... e vou te dizer que na praia que eu tava o grave era ÓTIMOOO !!! não devia nada pra 2 de 12" ou 2 de 15" ... e estava em uma saveiro isso ... estava ÓTIMO MESMO !

NÃO SEI COMO ERA O SET DO CARA

NÃO SEI QUAIS CORTES ELE USAVA

NÃO SEI SINTONIA DE CAIXA E NEM A LITRAGEM EXATAMENTE

Só sei que estava MUITO MUITO BOM ... estava tocando músicas de verão mesmo , tipo dance , micareta , rock pop ... tava LINDO !

Mas isso com um certo limite... e limite esse q fica beem "proximo", pois a x-max do pw3 mostra que ele não foi feito pra tocar full :(

Compartilhar este post

Link para o post

bloom , todos nós sabemos que xmax muitas vezes não é respeitado ... e mesmo assim os falantes sobrevivem rsrsrs principalmente os BONS falantes !!! (selenium por ex. é um ótimo falante)

Então ... com certeza ele suporta um pouco de barberagem ... o que é o caso desse sistem que eu vi tocando !

E outra ... COM CERTEZA o cara nãod everia estar usando um módulo de 1000 RMS pra esses falantes ... e sim um módulo mais fraquinhu ... então pode ser que por isso não tenha queimado nada !!!

Compartilhar este post

Link para o post
bloom , todos nós sabemos que xmax muitas vezes não é respeitado ... e mesmo assim os falantes sobrevivem rsrsrs principalmente os BONS falantes !!! (selenium por ex. é um ótimo falante)

Então ... com certeza ele suporta um pouco de barberagem ... o que é o caso desse sistem que eu vi tocando !

E outra ... COM CERTEZA o cara nãod everia estar usando um módulo de 1000 RMS pra esses falantes ... e sim um módulo mais fraquinhu ... então pode ser que por isso não tenha queimado nada !!!

Guto,

Voce tem certeza que eram de 10"???

Nao tinha tomado umas a mais na praia nao???hehehe...

Compartilhar este post

Link para o post

A selenium (e a Bravox, entre poucos fabricantes sérios) especificam x-max baixo pois a bobina é montada um pouco mais alto, assim o Xlim fica BEM maior. Ou seja, aguenta barbeiragens sem problemas.

A série PW3 no geral toca bem abaixo do "médio-grave". O meu parzinho de 8PW3 desce muito bem até, é claro, não fico socando potência, mas pra animar um churrasquinho e tal, sem encher os aco de ninguém, dá e sobra, do grave ao médio. O resto o tw complementa.

Diria que, pra essa caixa com 2 10PW3, o ideal seria uma caixa pequena com sintonia alta mesmo. Eu arriscaria algo por volta dos 35L com sintonia nos 70Hz pra cada. E com subsônico em uns 60Hz. Aí dá pra socar potência, e com graves melhores até que muito trio com 2 subs vagabas.

Mas não vai adiantar querer aquele gravão dentro do carro.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post
pq vc acha que estou enganado ???

De jeito nenhum....

Só estou falando que pode estar enganado, pelo que voce falou a caixa parecia bem grande pra de 10", mais quem sou eu pra duvidar dos outros...Leva a mal nao....

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...