Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
grupo_frança

Porque Eros SDS fede quando aumenta o volume??

Recommended Posts

Ola amigos

Comprei 02 Eros sds 818 recentemente tem 8 dias que to com elas ligada no SD3.000

tava curtindo um som mais amigos no barzinho musicas eletronicas quando eu aumentava o som que dava aquele grave bacana as bocas comerçam sair aquele fedozinho parecendo que a boca vai queimar!!

então galera quando ela comerça solta aqule fedozinho éh porq eu estou abuzando d+ e ela vai queimar ou éh normal dos alto falante por eles serem novos?

os altofalante estão em cx de 100lt cada camera com compenssado de 18mm cortando no crossover jfa em 50 a 180!!

eai sera que tem algo de errado? ou éh normal ela solta esse fedozinho no grave forte??

abraço!!

agradeço a ajuda!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O normal é que o falante tenha um período de amaciamento aplicando-se pouca potência, até mesmo para resguardar a interidade do mesmo. Esse é o procedimento normal, mas tem muita gente que não quer nem saber e mete logo potência e ainda mais com distorção.

Pode ser problema do falante mesmo, mas eu verificaria primeira algums coisas:

1 - o ajuste do ganho como está?

2 - quando chega ao volume indicado, o led já acende ou está desde o início?

3 - impedância dos itens?

4 - bitola do cabo para os falantes.

Outra coisa a ser observada, mas não tem relação direta com o problema, é a caixa. Ela me parece ter um volume aceitável, mas se for simplesmente compensado e não Naval ou MDF, creio que seria interessante ter um reforço estrutural, paa evitar perdas de SPL, por vibração.

Ola amigos

Comprei 02 Eros sds 818 recentemente tem 8 dias que to com elas ligada no SD3.000

tava curtindo um som mais amigos no barzinho musicas eletronicas quando eu aumentava o som que dava aquele grave bacana as bocas comerçam sair aquele fedozinho parecendo que a boca vai queimar!!

então galera quando ela comerça solta aqule fedozinho éh porq eu estou abuzando d+ e ela vai queimar ou éh normal dos alto falante por eles serem novos?

os altofalante estão em cx de 100lt cada camera com compenssado de 18mm cortando no crossover jfa em 50 a 180!!

eai sera que tem algo de errado? ou éh normal ela solta esse fedozinho no grave forte??

abraço!!

agradeço a ajuda!!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara esse fedor é pq vc está forçando eles, vc cuidou o led de clip? o led de clip da sd é amarelo, ele tem que piscar junto com o grave, se ele ficar sempre acesso quando der o grave ele está com sinal distorcido dai acontece esse fedor.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma das principais questões, talvez a principal:

Quanto de bateria? :P

Editado por Xan_

Compartilhar este post

Link para o post
O normal é que o falante tenha um período de amaciamento aplicando-se pouca potência, até mesmo para resguardar a interidade do mesmo. Esse é o procedimento normal, mas tem muita gente que não quer nem saber e mete logo potência e ainda mais com distorção.

Outra coisa a ser observada, mas não tem relação direta com o problema, é a caixa. Ela me parece ter um volume aceitável, mas se for simplesmente compensado e não Naval ou MDF, creio que seria interessante ter um reforço estrutural, paa evitar perdas de SPL, por vibração.

Como assim os falante pode te vindo com o defeito de fabrica?

a luz do led amarelo acende de vez enquando quando da um grave forte

as impedancia dos falante são 02falates 4ohms

o ganho ta praticamente todo feichado aberto so 10%

to usando cabos de 35mm 02 baterias de 150amp e mais 75amp que é a do cofre

agora teve 02 parafusos no falante que não fixo bem sera que tem alguma perca?

amigo muito obrigado por ta e ajudado!!

so outra coisinha os medios grave que to usando éh os 310Lc 300rms numa cx de 10L qual a frequenxia que vc me recomendaria pra elas??

grande abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Como assim os falante pode te vindo com o defeito de fabrica?

a luz do led amarelo acende de vez enquando quando da um grave forte

as impedancia dos falante são 02falates 4ohms

o ganho ta praticamente todo feichado aberto so 10%

to usando cabos de 35mm 02 baterias de 150amp e mais 75amp que é a do cofre

agora teve 02 parafusos no falante que não fixo bem sera que tem alguma perca?

amigo muito obrigado por ta e ajudado!!

so outra coisinha os medios grave que to usando éh os 310Lc 300rms numa cx de 10L qual a frequenxia que vc me recomendaria pra elas??

grande abraço!

AJUDA AII GALERA!!

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre o amaciamento ainda não sei ao certo quantas horas em volume moderado são necessárias.

Eu amaciei os meus por somente uma semana todos os dias tocando entre 01 e 02 horas.

Sempre que vou tocá-los procuro aumentar o volume gradativamente.

O cheiro que o auto-falante exala é muito forte??

Se não for acredito que seja normal... Só tenha atenção ao clip do SD.

Compartilhar este post

Link para o post
Sobre o amaciamento ainda não sei ao certo quantas horas em volume moderado são necessárias.

Eu amaciei os meus por somente uma semana todos os dias tocando entre 01 e 02 horas.

Sempre que vou tocá-los procuro aumentar o volume gradativamente.

O cheiro que o auto-falante exala é muito forte??

Se não for acredito que seja normal... Só tenha atenção ao clip do SD.

Ola amigo,

muito obrigado

o meu eu so usei 4 dias som alto e so fedia quando dava um grave forte de alguns cds

de dance!!

era tipo um fedor de verniz queimando mais não era muito fortão não, quando eu abaixava o volume sumia o fedor!

e o sd so ta clipando quando da o grave muito forte!!

"Abraço"

Compartilhar este post

Link para o post
Ola amigo,

muito obrigado

o meu eu so usei 4 dias som alto e so fedia quando dava um grave forte de alguns cds

de dance!!

era tipo um fedor de verniz queimando mais não era muito fortão não, quando eu abaixava o volume sumia o fedor!

e o sd so ta clipando quando da o grave muito forte!!

"Abraço"

nao é normal nao, vc ta forçando ele ou ta com pouca alimentacao..

se tocar muito tempo assim vai queimar..

quando vc tiver tocando, bote a mao no fundo dele, se tiver muuito quente é pq ta forçando!

abaixa o grave senao vc queima eles..

ele pode ter vindo com defeito de fabrica tambem... a bobina pode ta topando sei la..

nao deixa esquenta, nao deixa faltar alimentacao e nao força...

se vc tem 2, veja se tao batendo igual e se o cheiro sai dos 2 ..

com certeza nao é normal e vai queimar.. cuidado ae

vlw

Compartilhar este post

Link para o post

Bateria parece estar OK

Led Clip OK

Potencia do AMP pro que os falantes suportam Teoricamente OK

E ta usando BassBoost de algum Lugar? Configuração no player?

E como está realimentando essas baterias? Usa fonte? De quantos Amperes? Fonte? De quantos Amperes?

Particularmente eu preocuparia bastante se fosse o cheiro forte de queimado da cola AM2... não sei hein... hehehe.

Detalha melhor todo o seu som ai cara.

Abraços

André Ribeiro

Editado por andrebrt

Compartilhar este post

Link para o post
Bateria parece estar OK

Led Clip OK

Potencia do AMP pro que os falantes suportam Teoricamente OK

E ta usando BassBoost de algum Lugar? Configuração no player?

E como está realimentando essas baterias? Usa fonte? De quantos Amperes? Fonte? De quantos Amperes?

Particularmente eu preocuparia bastante se fosse o cheiro forte de queimado da cola AM2... não sei hein... hehehe.

Detalha melhor todo o seu som ai cara.

Abraços

André Ribeiro

não estou usando regulagem do player não a regulagem éh toda no crossover Jfa 5Vias

uso fonte de 250amp 02 bateria de 150amp e a do cofre 75amp e nessa hora que tava fedendo a fonte tava ligada, então alimentação ja descartei!!

to achando que éh potencia d+ nelas, sera que se eu ligar ela cruzada vai da grave bom tbm?

e vai evitar deeu queimar ellas, so outra coisa atraz do falante fik quente p caramba!! mais não éh normal não esquentar?

agora fikei com medo !!

Brigado por esta mim ajudando!!

Grande abraço a todos"

Compartilhar este post

Link para o post

bom dia colega,

antes de mais nada, para que seja idetificado o problema de seu som(SDS esquentando), poste as medidas completas de sua caixa como:

espessura da madeira usada:

Largura:

altura:

profundidade de cima:

profundidade de base:

configuração do duto:

pois o problema esta na caixa, ja que as regulagens, segundo sua pessoa estão ok !!!

mas irei repassar as regulagens para vc, e como esta tudo no cross JFA de 5 vias:

frequencias de trabalho das vias em 24db/8ª

SDS (50hz a 150hz)

Medio grave (100hz até 4khz)

medio-agudo( 1.2khz até FLAT, pois não limita o driver, podendo ligar em paralelo com ST)

agudo( apartir de 5khz ou se tiver ligado em paralelo com o driver, mais um motivo do driver estar em FLAT e usa um capacitor de poliester de 2.2k/250v em cada ST)

falante esquentando bobina, é sinal de trabalho forçado alem de suas limitações, não é para nem sair cheiro de resina(araldite) pois tenho SDS com SD3000 e aumento sem pena, e nunca nem sequer esquentou, imagine feder.

no aguardo das medidas para auxiliar nesta caixa,

Wendell

Compartilhar este post

Link para o post
Isso é o cheiro da araldite na bobina sendo esquentada... ehhehehe... normal...

pode ser normal, mas o ideal é nunca ocorrer isto, e principalmente alta temperatura no corpo da bobina, excedendo o limite da mesma

Compartilhar este post

Link para o post
bom dia colega,

antes de mais nada, para que seja idetificado o problema de seu som(SDS esquentando), poste as medidas completas de sua caixa como:

Largura:

altura:

profundidade de cima:

profundidade de base:

configuração do duto:

pois o problema esta na caixa, ja que as regulagens, segundo sua pessoa estão ok !!!

mas irei repassar as regulagens para vc, e como esta tudo no cross JFA de 5 vias:

SDS (50hz a 150hz)

medio-agudo( 1.2khz até FLAT, pois não limita o driver, podendo ligar em paralelo com ST)

agudo( apartir de 5khz ou se tiver ligado em paralelo com o driver, mais um motivo do driver estar em FLAT e usa um capacitor de poliester de 2.2k/250v em cada ST)

falante esquentando bobina, é sinal de trabalho forçado alem de suas limitações, não é para nem sair cheiro de resina(araldite) pois tenho SDS com SD3000 e aumento sem pena, e nunca nem sequer esquentou, imagine feder.

Wendell

:+1

Editado por gol pankadao

Compartilhar este post

Link para o post
bom dia colega,

Largura:

altura:

profundidade de cima:

profundidade de base:

configuração do duto:

SDS (50hz a 150hz)

Wendell

Ola amigo!

Primeiramente muito obrigado Wendell por estar me ajudando!!

é o seguinte minha caixa tem 100lt livres com 3 dutes 4" 17cm profundidade pa cada falante

estou usanco compenssado de 18mm

cortando no crossover jfa 5vias em 50hz a 120hz

o ganho do amplificado ta praticamente feichado aberto so 10% e no crossover jfa aberto 45%

Agradeço muito essa ajuda!!

"Grande Abraço"

Compartilhar este post

Link para o post

Vai uma dica que acabou com o fedor dos meus.

Ao invés de cortar em 180 low-pass, corte abaixo de 120hz, os meus eu corto em 80hz 12db/8ª.

Melhora muito!

Compartilhar este post

Link para o post

respondendo aos dados passados pelo FRANÇA por MP e aqui no topico.

a cx esta com 100L livres e 3 dutos de 4"x17cm sintonizada em 50hz, mas tem um detalhe:

o SDS suporta isto facilmente aplicando os 800rms, mas quando é aplicado 1500rms( SD3000 / 2 SDS de 800 = 1500rms por falante)e o SDS ultrapassa o x-max entre 65hz até 80hz, justamente a faixa de frequencia mais utilizada em um trio, por isto esta esquentando, com essa sintonia da cx em 50hz, pois força o mesmo a excursionar mais.

a solução é:

reduzir os dutos no comprimento de 17cm para 10cm cada(ficando somente o aeroduto) e assim, sobe a sintonia da cx para 57hz, o que vai aumentar o rendimento para fora, e nao interfere muito no subgrave.

segue abaixo o grafico

SDS18-1.jpg

segue tambem o ZOOM do grafico do x-max

sds181.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

outro detalhe importante, mantenha o subsonico do SD3000 em 50hz :legal:

outro detalhe tambem importante:

tenha cuidado com o ganho do JFA pois não sabe qual a voltagem que esta enviando para o RCA do modulo, ou seja, pode estar indo sinal ja CLIPADO, então baixa o ganho do JFA

Editado por wendell_rm

Compartilhar este post

Link para o post
pode ser normal, mas o ideal é nunca ocorrer isto, e principalmente alta temperatura no corpo da bobina, excedendo o limite da mesma

Tá certo!

È que os meus subs fedem pra caramba... ehehhe... mais não queimam!

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post
respondendo aos dados passados pelo FRANÇA por MP e aqui no topico.

a cx esta com 100L livres e 3 dutos de 4"x17cm sintonizada em 50hz, mas tem um detalhe:

o SDS suporta isto facilmente aplicando os 800rms, mas quando é aplicado 1500rms( SD3000 / 2 SDS de 800 = 1500rms por falante)e o SDS ultrapassa o x-max entre 65hz até 80hz, justamente a faixa de frequencia mais utilizada em um trio, por isto esta esquentando, com essa sintonia da cx em 50hz, pois força o mesmo a excursionar mais.

a solução é:

reduzir os dutos no comprimento de 17cm para 10cm cada(ficando somente o aeroduto) e assim, sobe a sintonia da cx para 57hz, o que vai aumentar o rendimento para fora, e nao interfere muito no subgrave.

segue abaixo o grafico

SDS18-1.jpg

segue tambem o ZOOM do grafico do x-max

sds181.jpg

Muito obrigado wedell

vou reduzir os dutes pra 10cm

so mais uma coisa o crossover eu vou deichar cortando em 50hz ou 60hz ??

porq em meu crossover nao tem 57hz so tem 50 ou 60 então em quanto eu corto?

eu curto mais pancadão do que sub grave!!

vc quiz dizer tbm que tenho q abaixar o ganho do crossover jfa que esta em 45% e almentar o do modulo mais um pouco que estar so 10% aberto?

obrigado pela ajuda!!

"Grande Abraço"

Compartilhar este post

Link para o post
Tá certo!

È que os meus subs fedem pra caramba... ehehhe... mais não queimam!

[]'s

rsrs

um sub que é normal isso ocorrer é o pioneer W 307/308, nunca vi algum que não tenha cheiro de resina kkkkkkk

mas isso é devido a deficiencia na ventilação da bobina, pode ser normal, mas tudo tem seu limite, como tempo, a resina se desgasta e ocorre que não tem mais o verniz isolando o filamento do conjunto magnetico, e com isso gera o "curto" pelo contato no magneto sem isolante (verniz) na bobina. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
no crossover é 50hz mesmo

Vlew wedell amanhã fazer os testes pra ver!!

e te digo o resutado!

tbm vou ver se tiro umas fotinhas pra vcs verem meu projeto!!

grande abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...