Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
Ruben Quint

Caixa com 2 12PW3 + 2 TLX1 ou Caixa 2 Street Bass 12 + 2 D220Ti ?

Recommended Posts

Pessoal,

Estou montando uma caixa para o porta-malas, não quero fazer Trio nem Ultra Bass. Quero um som pra tocar mais equilibrado... num churrasquinho...

Gosto muito dos Selenium 12PW3 e juntos com o TLX1 da Leson dão boa qualidade, cobrindo todas as frequencias sem sobra ....na minha opinião.

Recebi a sugestão de um colega que trabalha numa loja de audio profissional... seria 2 Street Bass 12" + 2 Drivers D220Ti... isso daria mais grave...

Será uma caixa com 2 camaras independentes de 25 Litros. Módulo com 2 bridges de 180W RMS.

MODELO 1:

2 Woofer Selenium 12PW3 (200W RMS cada) + 2 Tweeter Leson TLX1

MODELO 2: "" Editado ""

2 Selenium Street Bass 12" (250W RMS cada) + 2 Driver Selenium D220Ti

Questão 1 : Qual dos dois daria mais qualidade ? Me preocupo com a sobra de freq no modelo 2...

Questão 2 : Caso use o modelo 2, o Street vai até 4KHz e o D220Ti começa em 1KHz... o que posso usar para ter só de 4KHz pra cima?

Questão 2 : Os 25L são suficientes para o Street Bass 12" ? O grave não será muito mixuruka ?

Questão 3 : Alguma configuração melhor ? Sem gastar muito mais nos falantes ?

Aguardo sugestões, pois estou em dúvida mesmo e não quero correr o risco de montar e não ficar bom.

[ ]´s

Editado por Ruben Quint

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado por enquanto.... mas....

Em relação a resposta de graves... seria o 12PW3 também na opinião de vocês ?

Caso eu colocasse apenas 1 PW3 + 1 TLX1 para na outra camara colocar um SUB... qual seria esse SUB ? Obedecendo os 180 RMS do módulo ?

[ ]´s

Editado por Ruben Quint

Compartilhar este post

Link para o post

certeza os PW3 e os leson! =]

Se quizer por um sub, acho que o selenium bass seria uma boa! (nao é o street bass)

Qualquer coisa tb tenho um sub selenium free air pra vender, o mesmo que ta na minha asssinatura (tenho 2) hehe

abrços!

Compartilhar este post

Link para o post
certeza os PW3 e os leson! =]

Se quizer por um sub, acho que o selenium bass seria uma boa! (nao é o street bass)

Qualquer coisa tb tenho um sub selenium free air pra vender, o mesmo que ta na minha asssinatura (tenho 2) hehe

abrços!

Pessoal, Obrigado por enquanto...

Mas ontem a tarde recebi a sugestão de um colega, por isso o Tópico Editado.

Colocar 2 Selenium Street Bass 12" + 2 Driver D220Ti...

Mas me preocupo com o cruzamento de frequencias.... 35 a 4.000Hz do SUB somando aos 1.000 a 20.000Hz do Driver.

Não consigo usar o Leson TLX1 pois o mesmo possui resposta de 5.000 a 20.000KHz... faltando resposta de 4KHz a 5KHz..

O que poderia ser usado para não ter resposta do driver de 4.000Hz pra baixo ou o contrario, cortando freq do sub ? O resultado é bom ?

Agradeço qualquer sugestão...

[ ]´s

Editado por Ruben Quint

Compartilhar este post

Link para o post

A respeito do cruzamento de frequencias, você tem que usar um crossover, até mesmo o do ampli se ele tiver pra separar as frequencias de ambos.. Tanto o sub não sobe tanto quanto o driver não desce tanto, na realidade força eles a trabalhar nas frequencias que nao sao as ideais pra eles pode até diminuir a vida util deles ou estragar eles..

Compartilhar este post

Link para o post
A respeito do cruzamento de frequencias, você tem que usar um crossover, até mesmo o do ampli se ele tiver pra separar as frequencias de ambos.. Tanto o sub não sobe tanto quanto o driver não desce tanto, na realidade força eles a trabalhar nas frequencias que nao sao as ideais pra eles pode até diminuir a vida util deles ou estragar eles..

Certo... mas estou preocupado com a litragem da caixa... servirá para o Street Bass ?

Pelo que li aí pelo forum o pessoal recomenda 50L ... não tenho como colocar 2 camaras de 50L... vou ficar sem porta-malas...

Brigadão...

[ ]´s

Compartilhar este post

Link para o post

É dependendo do carro fica sem porta-mala mesmo.. Você pode fazer uma caixa menor do que a indicada pra esses subs, mas daí eles não vão render tudo que é pra render.. Dependendo do projeto as vezes são utilizadas as caixas menores mesmo, se eu não me engano é quando se quer mais SPL.. Alguém do fórum deve saber te responder melhor..

Compartilhar este post

Link para o post

cara é meio complicado os streets irem até 4khz..

vai ficar um buraco ai na frequencia, mais nao é nada taooooo preocupante assim..

claro que se add 2 pw3 seria o ideal :)

Compartilhar este post

Link para o post
cara é meio complicado os streets irem até 4khz..

vai ficar um buraco ai na frequencia, mais nao é nada taooooo preocupante assim..

claro que se add 2 pw3 seria o ideal :)

msseu...

Pensando nisso conversei com alguns amigos e sugestões semelhantes ao Selenium 12PW3 surgiram...

- Selenium 12Pw3 (200W RMS) ... como já falei, ouvi e gostei.

- Keybass K12-169 C/B(250W RMS) ... nunca ouvi, nem vi

- Eros E-12 Syclone (250W RMS) ... nunca ouvi, mas já vi

Não pela potência, mas sim pela qualidade de som... Já ouviram algum destes tocando ... e qual destes vocês optariam ?

Agradeço qualquer luz...

Obrigado

Editado por Ruben Quint

Compartilhar este post

Link para o post

Se for usar os Street Bass de 12", pode ter certeza que com essa caixa aí com 25 litros cada camara, esses subs não vão tocar bem. A desvantagem dos Street Bass é apenas o tamanho das caixas.

Um técnico da Selenium me recomendou usar uma dessas caixas para meu Street Bass 12w2a prata:

54 litros com dois dutos de 3"x5cm ou 18cm máximos.

60 litros com dois dutos de 3"x9cm.

O cone do Street é bem leve, mas eu acredito que ele não toque 100% até seus 4KHz como indica, como ele é um sub com características de woofer, acredito que até 1000Hz ele toque bem.

Editando: Bom já que vc tá com intuito de colocar os Street Bass, eu faria assim:

subsônicos nos Street em 35Hz ou 40Hz, filtro low-pass em 250Hz.

Um par de woofers menores de 8" ou 10" com cortes High-pass em 250Hz e Low-pass em 4KHz.

Os drives D210ti cortando em Hig-pass 4KHz.

Editado por dudufuddellys

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ja chutaria mais de cem litros pra cada Street pra eles renderem realmente bem.. Menor que isso nunca gostei.. Entao iria de Pw3 msm..

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Eu ja chutaria mais de cem litros pra cada Street pra eles renderem realmente bem.. Menor que isso nunca gostei.. Entao iria de Pw3 msm..

Abraços

Depois de analisar tudo (potencia, litragem e preço) irei ficar com um sistema duas vias mesmo... Woofer + Leson...

Estou indeciso entre 2 modelos... o Selenium 12PW3 e o Keybass K12-169C/B...

O keybass responderia com mais graves ?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

post-50535-1253811084_thumb.png

Este é o gráfico simulado no WinISD... sendo o Keybass(verde) e o Selenium(laranja).

Segundo o gráfico o keybass teria maior delay nas frequencias até 87Hz... isso seria um grave mais longo ou "extended bass" ? ou o volume de resposta é pequeno a ponto de desconsiderar ?

Se for desconsiderável ficarei com o Selenium mesmo... pois o mesmo apresentou melhor SPL.

Agradeço qualquer ajuda.

[ ]´s

Editado por Ruben Quint

Compartilhar este post

Link para o post

tava pensando em algo parecido... minha mina quer que eu monte um sonzinho pra ela.... pensei em algo parecido: um par de pw3 de 12 e um tweter e um driver fenólico, ligados em um ampli dois canais ou no bridge de uma roadstar 840 sendo ligado o tw e um pw3 e o driver e o outro pw3! assim num gastaria tanto em driver de titânio!

já tenho o tw e o driver, falta decidir os falantes e o ampli..... penso no pw3 ou num par de protech trio.... e o ampli tô em dúvida...

Compartilhar este post

Link para o post
tava pensando em algo parecido... minha mina quer que eu monte um sonzinho pra ela.... pensei em algo parecido: um par de pw3 de 12 e um tweter e um driver fenólico, ligados em um ampli dois canais ou no bridge de uma roadstar 840 sendo ligado o tw e um pw3 e o driver e o outro pw3! assim num gastaria tanto em driver de titânio!

já tenho o tw e o driver, falta decidir os falantes e o ampli..... penso no pw3 ou num par de protech trio.... e o ampli tô em dúvida...

Estou quase decidido pelo Selenium 12PW3.... agora o amplificador que estou em dúvida...

Roadstar 4500NX ou MXR X4-K5 ... usando os dois bridges ?

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Eu to pra fazer um desse estilo também! Mas acho que vou pegar um daqueles Powervox...bem barato!

Compartilhar este post

Link para o post

D210 ou D220Ti dá para cortar a 2kHz... Não precisa cortar a 4!

As minhas são cortadas em torno de 2 Khz, e meu woofer toca dai pra baixo :P

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Mas quanto aos Amplificadores ??? Qual dos dois ??? Alguem tem ou já viu tocando ???

Roadstar 4500NX = 2 X 250RMS em 4 ohms

ou

MXR X4-K5 = 2X 250RMS em 4 ohms

Alguém mente sobre a potencia real ??? Distorce muito ???

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...