Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
junior18102013

caixa para 308 d4

Recommended Posts

Olá pessoal tudo bem com vcs?? :rever1:

Preciso de mais um favor de vcs sobre uma caixa para dois sub 308 d4. :banghead

Tenho essas medidas e modelo vcs acham que vai ficar legal ou não tem nada a ver??

L = 85cm

A = 45cm

PM = 50cm

Pm = 25 cm

Duto = 4” 31cm

Espessura = 18mm

Vol (Litro) = 119,5

ob..pessoal pela dica que vcs tem me dado... Abrs... a todos :legal:hand26

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá pessoal tudo bem com vcs?? :rever1:

Preciso de mais um favor de vcs sobre uma caixa para dois sub 308 d4. :banghead

Tenho essas medidas e modelo vcs acham que vai ficar legal ou não tem nada a ver??

L = 85cm

A = 45cm

PM = 50cm

Pm = 25 cm

Duto = 4” 31cm

Espessura = 18mm

Vol (Litro) = 119,5

ob..pessoal pela dica que vcs tem me dado... Abrs... a todos :legal:hand26

Calculei e dá 114,24 litros. Na minha opinião c vc qer som misto faz 48 litros por sub, c qer SPL faz 45 litros cada, e sub-grave faz 55 cada. OK. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

acima tu cita 45 litros pra spl, 55 para subgrave, etc...

isso seria litragem interna?

Compartilhar este post

Link para o post
acima tu cita 45 litros pra spl, 55 para subgrave, etc...

isso seria litragem interna?

Sim interna, ex: nas especificações da caixa acima como ele usa 1,8 cm de espessura da madeira em cada medida desconta 3,6 e se chega a essa litragem. PM + Pm /2 X A X L / 1000 = 114,2 lt

onde: PM= 50-3,6= 46,40

pm= 25-3,6= 21,40

A= 45-3,6= 41,40

L= 85-3,6= 81,40

46,40 + 21,40=67,80 / 2 = 33,90 X 41,40 x 81,40 / 1000= 114,24 litros liquido sem desconto de sub e duto. OK

OBS: Se ele usasse espessura de madeira de 20 mm( 2 cm) teria descontar 4 cm das medidas externas da caixa :legal:

Editado por ADILSONBP

Compartilhar este post

Link para o post

Preciso de uma caixa pra 308 tb, mas quero fazer sem dutos...curto pancadão, ql seria a litragem ideal? Qual espessura tb?

Compartilhar este post

Link para o post

cara 45litros duto de 4" proximadamente 13cm rende legal pra fora....

se kizer um subgravezinho faz uns 55 litros duto de 4" por uns 30 a 35cm que rende legal

(nunca mechi com 308 isso é aproximaçoes ao pioneer 307)

o 308 e o 307 sao bem similares entao creio que a resposta a esses tipos de caixa sejem bem similares....

vlw amigo

Compartilhar este post

Link para o post

e se deixar a caixa sem dutos oq acontece? nao vai ficar voltada pra pancada?

Compartilhar este post

Link para o post

Pra ti ter uma noção, o duto da caixa gera um ganho de +3dB. Trocando em miúdos, isso representa o DOBRO de som se fosse comparar com uma caixa sem duto ou como chamamos, selada!

Compartilhar este post

Link para o post
e se deixar a caixa sem dutos oq acontece? nao vai ficar voltada pra pancada?

se tira os dutos(selada) ela via fica mais plana...vai ficar mais musica..ela vai perder SPL mas vai ganhar musicalidade..ela via tender a tocar um poukinho de tudo ^^

Compartilhar este post

Link para o post

pelo q eu sabia, os dutos serviam pra alongar mais a onda de som..tipo bom pra som que nao tem pancada seca..

Compartilhar este post

Link para o post

comprei o 308d2 e de acordo com o manual o ideal seria uma caixa de 46.7litros com duto de 3" por 6", agora gostaria de saber qual espessura do mdf usar e qual o formato da caixa, retangular ou trapezional?

Compartilhar este post

Link para o post

nao usa duto de 3 polegadas.. se nao vais ter um excelente ventilador e não um subwoofer..

não sei que ideia maluca foi essa da pioneer de recomendar o uso de um duto de 3 polegadas.. com duto de 4 polegadas a caixa ainda sopra um pouco.. imagine com um duto de 3..

Compartilhar este post

Link para o post

nao usa duto de 3 polegadas.. se nao vais ter um excelente ventilador e não um subwoofer..

não sei que ideia maluca foi essa da pioneer de recomendar o uso de um duto de 3 polegadas.. com duto de 4 polegadas a caixa ainda sopra um pouco.. imagine com um duto de 3..

uso 4 dutos de 3" para 3 subs e fica ótimo [""]

Compartilhar este post

Link para o post

uso 4 dutos de 3" para 3 subs e fica ótimo [""]

são 4 dutos para 3 subs.. por si só já é diferente do que 1 duto para 1 sub..

além disso, a tua caixa está para som misto.. ou seja, volume menor (que também gera menos deslocamento de ar) e dutos mais curtos.. pelo menos foi isso que vi no seu topico.. 136 litros pra 3 subs, com 4 dutos de 3 polegadas sintonizados em 48hz.

Compartilhar este post

Link para o post

Enfim, qual o tamanho do duto então? li por ai que os dutos retangulares são melhores, é msm?

Compartilhar este post

Link para o post

faz oq o amigo ali recomendou! 1 duto de 4 ae vc coloca o pvc nele, de uma forma de q, quando for abri a mala retira o pvc p/ fica só o duto mesmo, e subir a frequencia da caixa p/ o trio!e faz 45L por camara! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Enfim, qual o tamanho do duto então? li por ai que os dutos retangulares são melhores, é msm?

1 duto de 4 polegadas por 25cm de comprimento, na caixa com 45 litros.. deve ficar legal...

ou, faz como o colega disse, tenha dois dutos.. um de 4 por 30cm para som interno, e um de 4 por 15 para som externo.. quando quiser ouvir som pra fora, tira o grande e poem o mais curto...

claro que é só uma sugestao... você pode testar como fica melhor ao seu gosto ne.. tubo de pvc é baratinho.. faça o teste nos comprimentos entre 15 e 30 e veja o que melhor lhe agrada..

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Mas por exemplo eu gosto de ouvir sertnejo e musica eletronica, teria como o som ficar muito bom pra dentro(vou por 2x308) e pra fora também? Com qual litragem de caixa e duto?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas por exemplo eu gosto de ouvir sertnejo e musica eletronica, teria como o som ficar muito bom pra dentro(vou por 2x308) e pra fora também? Com qual litragem de caixa e duto?

como te falei ali acima! som interno duto 4pol por 30cm! som externo duto 4pol por 10cm até 15cm conforme seu gosto! caixa 45L por camara! :legal:

Editado por gilgeo

Compartilhar este post

Link para o post

em relação ao formato do duto, retangular fica melhor mesmo? E quanto ao formato da caixa e espessura do mdf?? vlw galera :)

Compartilhar este post

Link para o post

em relação ao formato do duto, retangular fica melhor mesmo? E quanto ao formato da caixa e espessura do mdf?? vlw galera :)

cara duto retangular eu só aconselho se tiver problema de espaço, se não coloca um de 4 pol redondo mesmo! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

pq problema de espaço? vcs tem ideia de qto custa a caixa aproximadamente?

Editado por groove

Compartilhar este post

Link para o post

pq problema de espaço? vcs tem ideia de qto custa a caixa aproximadamente?

cara varia de região p/ região aqi na minha cidade eu gastei 220 p/ fazer uma caixa de 20mm de espessura e 120L camara separada, incluída a mão de obra!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...