Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
pedrozunto

MTX T9515 + SD2500 [Up na VOZ]

Recommended Posts

T9 rende horrores em subgraves, a sua caixa pelo o que eu li ficou com pouca litragem e frenquência um pouco alta, não que o T9 não seja forte em SPL mais o bicho em subgraves é MUITO ignorante.

Talvez vc tenha sentido falta daquele tremor nos ossos.... rsrsrs

a caixa dele ficou por volta de 100L livres... é uma caixa grande sim! Vai render Subgraves enormes!!

Como você disso... tremer os ossos!! hehehehhehehehhe

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
a caixa dele ficou por volta de 100L livres... é uma caixa grande sim! Vai render Subgraves enormes!!

Como você disso... tremer os ossos!! hehehehhehehehhe

Será que eu não li direito?? rsrsrsrs

Eta hora que eu chego em casa tbm.... rsrsrsrs!!! :banghead

EDIT: pode ser que essa frustação seja porque o bichinho não amaciou ainda

Editado por aderbal_avj

Compartilhar este post

Link para o post
mas eu ja avisei aqui uma vez, a cx do manual, não serve para nosso uso ( aplicar 3x rms ao nominal do sub) pois é inadequada e o risco de queima é enorme, pois foi projetada para o T9 suportar 1.000rms e não 2.500rms e com isto claro que ele terá maior SPL e esquentará mais rapidamente :legal:

Blz cara, mais O QUE especificamente que ocorre pra ele não suportar tanta potência em caixa menor ? Alguém sabe explicar isso ? Como disse, o cone não ficaria mais controlado podendo aplicar mais potência ? Não entendi.

Compartilhar este post

Link para o post

ei ei.. nao tem frustração nenhuma..

o q nao funciono foi o amplificador!! dhaisdhiashduiahsduihauisdh...

to esperando a SD me dar o laudo do problema do amp.

:D

abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
ei ei.. nao tem frustração nenhuma..

o q nao funciono foi o amplificador!! dhaisdhiashduiahsduihauisdh...

to esperando a SD me dar o laudo do problema do amp.

abraço!

Primeira vez que eu vejo SD dar defeito logo de primeiro uso... :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post
Blz cara, mais O QUE especificamente que ocorre pra ele não suportar tanta potência em caixa menor ? Alguém sabe explicar isso ? Como disse, o cone não ficaria mais controlado podendo aplicar mais potência ? Não entendi.

a caixa tem que se enquadrar para que o sub suporte:

1- alta potencia(todos ja sabem)

2 -não excursionar demais(claro que acima de 25,5mm de x-max)

3- não esquentar a bobina(o T9 tem um radiador de troca de temperatura ao redor da bobina, feito de aluminium, igual aos que usaram certa vez em filtros de oleo de motor em carros)

ou seja:

a caixa do manual tem suas limitações, tais como:

1: foi projetada para SPL, aplicando a potencia nominal do SUB, ou seja, 1.000rms

2: se aplicar potencia acima da nominal nesta caixa, tende a esquentar a bobina muito mais, o sub, nao tem controle, ultrapassa facilmente o x-max, principalmente se usar um modulo com baixo FA ou ausencia de sub-sonico.

3: não é uma caixa que possa ser considerada "MUSICAL", é sim, BRUTA EM SPL.

as caixas que eu projetei para mim e alguns foristas, (BLOOM, PEDROZUNTO e outros)

procurei manter a integridade do sub mesmo aplicando acima da potencia a qual os donos usariam com seus modulos, tipo, SD2500, simulei com 3000rms, observando DELAY, dutos para não soprarem, x-max, spl, respostas mais planas ou picudas em certas frequencias, a gosto do cara, claro.

então fiquem a vontade e simulem, com volumes entre 80 a 120L brutos, irão descobrir que, não estão falando de um BRAVOX EDX que toca com 56,6L brutos e sim de um sub ANORMAL mesmo, repito ANORMAL, pois com erros de detalhes, a caixa fica uma mer** !!!

espero ter ajudado a todos :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
a caixa tem que se enquadrar para que o sub suporte:

1- alta potencia(todos ja sabem)

2 -não excursionar demais(claro que acima de 25,5mm de x-max)

3- não esquentar a bobina(o T9 tem um radiador de troca de temperatura ao redor da bobina, feito de aluminium, igual aos que usaram certa vez em filtros de oleo de motor em carros)

ou seja:

a caixa do manual tem suas limitações, tais como:

1: foi projetada para SPL, aplicando a potencia nominal do SUB, ou seja, 1.000rms

2: se aplicar potencia acima da nominal nesta caixa, tende a esquentar a bobina muito mais, o sub, nao tem controle, ultrapassa facilmente o x-max, principalmente se usar um modulo com baixo FA ou ausencia de sub-sonico.

3: não é uma caixa que possa ser considerada "MUSICAL", é sim, BRUTA EM SPL.

as caixas que eu projetei para mim e alguns foristas, (BLOOM, PEDROZUNTO e outros)

procurei manter a integridade do sub mesmo aplicando acima da potencia a qual os donos usariam com seus modulos, tipo, SD2500, simulei com 3000rms, observando DELAY, dutos para não soprarem, x-max, spl, respostas mais planas ou picudas em certas frequencias, a gosto do cara, claro.

então fiquem a vontade e simulem, com volumes entre 80 a 120L brutos, irão descobrir que, não estão falando de um BRAVOX EDX que toca com 56,6L brutos e sim de um sub ANORMAL mesmo, repito ANORMAL, pois com erros de detalhes, a caixa fica uma mer** !!!

espero ter ajudado a todos :legal:

Wendell... Na sua afirmação acima... o sub ANORMAL seria o EDX ou 9515??? e qual deles que com caixa em detalhes errados fica uma mer**????

Tipo, nao deu para entender se foi o EDX ou 9515 que você mencionou! :legal:

valeusss... :rever1:

Compartilhar este post

Link para o post
Wendell... Na sua afirmação acima... o sub ANORMAL seria o EDX ou 9515??? e qual deles que com caixa em detalhes errados fica uma mer**????

Tipo, nao deu para entender se foi o EDX ou 9515 que você mencionou! :legal:

valeusss... :rever1:

cris,

os 2 são anormais, pois se vc procura mais SPL, ele sofre com a temperatura alta, se vc parte para o subgrave, perde o spl, ou seja, é extremamente dificil vc encontrar um "ponto de equilibrio" entre o SPL e subgrave, com ambos,

ja com outro sub, tipo, RF P3 ou Bravox UXP, o cidadão faz uma caixa, tipica do manual, para variar, e ele tem expressamente, muito SPL e absurdo SUBGRAVE

Editado por wendell_rm

Compartilhar este post

Link para o post
cris,

os 2 são anormais, pois se vc procura mais SPL, ele sofre com a temperatura alta, se vc parte para o subgrave, perde o spl, ou seja, é extremamente dificil vc encontrar um "ponto de equilibrio" entre o SPL e subgrave, com ambos,

ja com outro sub, tipo, RF P3 ou Bravox UXP, o cidadão faz uma caixa, tipica do manual, para variar, e ele tem expressamente, muito SPL e absurdo SUBGRAVE

atah... entendi perfeitamente...

Compartilhar este post

Link para o post

vai demorar mais do que eu esperava.. creio q vai chegar na SD lá por quinta feira.. e eles devem me reenviar segunda.. ou seja.. essa semana e + 1 sem som.. provavelmente! =\...

complicado.. dhaisuhdahs

Compartilhar este post

Link para o post

show cara!!! este sub é uma ignorancia XD

parabens, acompanhando

Compartilhar este post

Link para o post

ja estou sabendo que a SD fez uma surpresa para vc Pedro rsrsr :rolleyes:

no aguardo do review do sistema agora rsrs [""]

Compartilhar este post

Link para o post
"Pior" que não, vai pra menor de 90l se discontar tudo... mais isso é de menos...

O que não entendo é em relação a uma caixa de 65L por exemplo dizer que ele não suporta tanta potência como numa maior, sendo que o controle do cone é maior. Eu já ví isso no manual de outros subs também, no qual a potência aplicável com caixa menor seria também menor do que em uma caixa com mais litragem. Mais "técnicamente" falando, pq que ocorre isso ?

Isso eu posso responder.. pois li MUITO os tópicos do Paulo Duto... e lembro de um deles que citava:

Obs.: No quote abaixo ele falava de woofers.. então quando ele cita "70hz" é pq se tratava de TRIO mesmo:

Veja que na caixa dutada bem projetada você consegue uma resposta de até +3db abaixo de 70hz, ou seja o que o cone estava tocando para dentro da caixa, igual ao que toca pra fora, é aproveitado como se fosse uma BP ao redor da frequência de sintonia. Sem o duto você precisaria dobrar a potência pra tocar a mesma coisa.

Essa sintonia bem projetada, e de acordo com os parâmetros do falante, segura o cone como se fosse uma mola, logo menos excursão, melhor resfriamento da bobina, alto falante mais durável enfim.

O preço é que se o falante for tocar frequências 1/2 oitava abaixo dessa frequência de sintonia, o que antes funcionava como mola, agora vai funcionar como impulsionador de aumento de excursão sendo uma das maiores causas dos danos em alto-falantes. O preço do mau projeto é arcado pelo consumidor! Cabe a ele ser mais exigente, inclusive consigo mesmo, buscando informação.

:rever1:[-]

Ou seja... quando se faz a caixa pra trabalhar EM TORNO da FS do falante... a pressão frontal e traseira se igualam de modo que a caixa funciona como uma band-pass, com um belo pico ao redor da frequencia de sintonia. É o máximo que pode se tirar de uma caixa dutada (+3db em relação à selada). E segundo o Paulo Duto, "Essa sintonia bem projetada, e de acordo com os parâmetros do falante, segura o cone como se fosse uma mola, logo menos excursão, melhor resfriamento da bobina, alto falante mais durável enfim." ...ou seja... a caixa tocando em torno da sintonia do falante segura o cone, evita sobreexcursão e etc.....

Já a caixa do manual.. trabalha beeem acima da fs... deixa o cone "bobo", trabalhando quase sempre próximo ao limite (mesmo sem mta potencia).... e daí o motivo pra caixa do Wendell conseguir suportar mto mais potencia.... elas tão sempre girando em torno da fs do falante (31hz +/-)... enquanto q a do manual deve tah lah pelos 40hz!

Compartilhar este post

Link para o post

Bloom e Wendell, primeiramente obrigado pelas resposta.

Bloom, na verdade entendi o que o paulo quis dizer de uma maneira um pouco diferente, mais captei também o que vc quis dizer.

O que acontece é o seguinte, em uma caixa como vc citou com sintonia (FB) em 40 hz, mesmo que ela seja menor, o descontrole do cone abaixo dessa frequencia se torna grotesco (onde ele citou 1/2 oitava) motivo pelo qual é indicadíssimo o uso de filtro subsônico em vários casos, então se fizermos uma caixa um pouco maior, e sintonizada em 35hz por ex. em 25hz vc terá mais controle do cone do que com a caixa com sintonia em 40hz. E independente dos casos (veja que ele não cita a freq. de ressonância do falante FS) o nível máximo de controle do cone se dá na freq. de sintonia da caixa (FB).

Aí temos uma questão semi-resolvida. Pois se dividem em duas partes, uma é o pico abaixo da FB (o mais crítico na maioria dos casos), porém ACIMA da FB, também temos uma alta elevação da excursão, porém diferente da que acontece abaixo. No caso de vcs é bem justo falar que uma caixa maior e com FB bem mais baixa vá fazer o falante suportar mais potência, pois ao chegar em 20 e poucos hz por ex. vc terá um controle maior do cone do que na caixa menor e sintonizada em freq. mais alta, e ainda acima da FB manterá tudo sob controle devido ao alto X-MAX desse sub... mais aí que entra o porém, que seria a parte de eu ter questionado sobre a caixa maior.

Estamos falando de um sub de alta excursão, o qual pra chegar ao ponto de perder o controle do cone acima da FB, tá longe ! Porém quando pegamos um sub tipo uxp (com seus 8mm de x-max), não podemos dizer que acontece o mesmo se aumentarmos o VB e diminuirmos a FB, pois ele pode ter facilmente as espiras fora do GAP mesmo acima da FB, se fizermos uma caixa consideravelmente maior que a do que a indicada.

Compartilhar este post

Link para o post

bom.. meu ampli chegou na SD quarta feira... e quinta ja estava aqui dvolta... meio q sem explicação...

mas o q aconteceu foi o seguinte.. meu amp chegou la na assistencia.. nem olharam e ja me enviaram um zero bala!!

pontos para SD!!!

set montado... em breve fotos e videos... assim q eu solucionar a queda de tensão do alem.. ou montar uma hidroeletrica no meu carro.. faça ele andar igual aos bondinhos.. ligado nos postes de luz :D

abraço a todos ae!!

Compartilhar este post

Link para o post
Estamos falando de um sub de alta excursão, o qual pra chegar ao ponto de perder o controle do cone acima da FB, tá longe ! Porém quando pegamos um sub tipo uxp (com seus 8mm de x-max), não podemos dizer que acontece o mesmo se aumentarmos o VB e diminuirmos a FB, pois ele pode ter facilmente as espiras fora do GAP mesmo acima da FB, se fizermos uma caixa consideravelmente maior que a do que a indicada.

perfeito Fanatic

eu citei isto tambem no topico do "cris", que o mesmo citou sobre o EDX e o MTX 95**

se for levar o mesmo conceito para um sub como o UXP, é queima na certa, pois o mesmo tem pouco x-max, fora que se vc sintoniza o UXP(exemplo) usando uma caixa de 62L (mandendo 56,6L livres do manual) com sintonia na FS do sub (32hz) ele bate bobina(ultrapassa o x-max), falo isto porque ja fiz o teste numa caixa assim mesmo.

então volto a repetir, quando estamos trabalhando com subs de elevadas potencias(acima de 1000rms) e que os mesmo possuem altos x-max(considero isto acima de 16mm) eu chamo de SUB ANORMAL, e precisa de bastante cuidado na confecção das caixas para os mesmos.

Compartilhar este post

Link para o post

fala pedrão...

vc ñ para tb heim mano... sd1800, mtx1501d e agora sd2500...

segue eu fio...

kkk

(Edit:) não sei se vc lembra mas sou o antigo user nelinhu)

Editado por DanielFreitas

Compartilhar este post

Link para o post
fala pedrão...

vc ñ para tb heim mano... sd1800, mtx1501d e agora sd2500...

segue eu fio...

kkk

(Edit:) não sei se vc lembra mas sou o antigo user nelinhu)

dhIAHduishAUISHdiuAHSIdhAS....

acontece né cara... =]

som é aquela coisa.. nunca ta bom o suficiente!!... ja até penso em + 1 T9 dhsauidhaisdhuiashduiahs

Compartilhar este post

Link para o post
meu amp chegou la na assistencia.. nem olharam e ja me enviaram um zero bala!!

pontos para SD!!!

O meu foi a mesma coisa, só que mandaram outro antes mesmo de eu mandar o que tava comigo.

Se fosse algum malandro tinha ficado com os dois.

EDIT: Me responde uma coisa Pedro,

quando vc tinha o sd1800 tocando o T9, tava tocando legal, tava forte??

Deu muita diferença colocando o sd2500?

To querendo compra um 9515 e eu tenho um sd1800.

Abraço

Editado por aderbal_avj

Compartilhar este post

Link para o post

Parabens ao Wendell pelas caixas perfeitas para os T9 :rever1:

e ao pedrozunto pelo projeto...

eu to meio caminho andado...se Deus quiser daqui uns 2 meses eu compro um T9515-44 pra mim :rolleyes:

Grande Wendell vou precisar de uma mão sua mais pra frente...já possuo um Stetsom 2K5D 2ohms...

vou vender meus excursion e comprar um T9 tbm...c vc puder me ajudar com uma caixinha pro gol G5 eu te agradeceria eternamente :rever1:

Acompanhando o tópico

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

bom.. vou comentar um pouco sobre o som...

ganho no zero:

som bate pouco.. nem parece q tenho 1 t9 na mala... mas a qualidade fika xike d+.. porem.. ao chegar ao volume 20.. o ledclip pisca.. e no 22.. ja começa a piscar a proteção.

ganho nem 10%:

som bate bem mais.. ai sim parece 1 T9 hehehe.. porem.. no volume 20 ja pisca led proteção.. e eu nao tenho coragem..

resultado.. Baterias Impact é uma BOSTA.. nao tão segurando o SD2500 com 190ah de bateria + 90ah de alternador...

o led clip ascende pelo fato da tensão baixar de 9v... e sendo assim.. deve mandar mta distorção pro sub.. o q nao é nada bom..

eu penso isso né.. nao sei se é isso...

sub: ja tive ele.. em um SD1800 // MTX TE1501D // SD2500... é dificil definir qual foi o melhor.. mas mesmo com tudo isso q ta acontecendo.. o SD2500 ta tocando mais forte q os demais!! qualidade eu nao parei pra regular nada.. ta tudo meio q bagunçado..

acho q semana q vem vou revisar toda a fiação... se nao houver nada d errado.. acho q vou comprar uma nova bateria..

Bateria AMG Haze de 100ah

ou

Bateria Estacionaria Unipower de 100ah

em suma é isso.. vou ver se esse final tiro umas fotos.. e gravo uns videos.. pra mostrar pra vcs..

estou contente e triste ao mesmo tempo daisdhiashdas... é uma bosta teki fika pensando.. "Sera q o ledclip ta aceso? sera q ta piscando a proteção?"

=\

abraço a todos!!

Compartilhar este post

Link para o post
bom.. vou comentar um pouco sobre o som...

ganho no zero:

som bate pouco.. nem parece q tenho 1 t9 na mala... mas a qualidade fika xike d+.. porem.. ao chegar ao volume 20.. o ledclip pisca.. e no 22.. ja começa a piscar a proteção.

ganho nem 10%:

som bate bem mais.. ai sim parece 1 T9 hehehe.. porem.. no volume 20 ja pisca led proteção.. e eu nao tenho coragem..

resultado.. Baterias Impact é uma BOSTA.. nao tão segurando o SD2500 com 190ah de bateria + 90ah de alternador...

o led clip ascende pelo fato da tensão baixar de 9v... e sendo assim.. deve mandar mta distorção pro sub.. o q nao é nada bom..

eu penso isso né.. nao sei se é isso...

sub: ja tive ele.. em um SD1800 // MTX TE1501D // SD2500... é dificil definir qual foi o melhor.. mas mesmo com tudo isso q ta acontecendo.. o SD2500 ta tocando mais forte q os demais!! qualidade eu nao parei pra regular nada.. ta tudo meio q bagunçado..

acho q semana q vem vou revisar toda a fiação... se nao houver nada d errado.. acho q vou comprar uma nova bateria..

Bateria AMG Haze de 100ah

ou

Bateria Estacionaria Unipower de 100ah

em suma é isso.. vou ver se esse final tiro umas fotos.. e gravo uns videos.. pra mostrar pra vcs..

estou contente e triste ao mesmo tempo daisdhiashdas... é uma bosta teki fika pensando.. "Sera q o ledclip ta aceso? sera q ta piscando a proteção?"

=\

abraço a todos!!

Cara,.. n tenha medo de clipping não... é só tu ir aumentando e ficar sempre de olho no cheiro... pq como a bobina desse sub é estupidamente ventilada, qualquer aquecidinha ela já começa a 'feder' (ela cospe fora o calor... que gera aquele cheiro no carro)..... Pra vc ter ideia... já toquei o meu por uns 2 mins com a bobina fedendo e o clip aceso (bass test) :legal:

Outra coisa... no vídeo onde conseuigram queimar um T9 (ligado em paralelo na tomada e sem caixa)... ele aguentou bem uns 4 minutos... e antes de queimar, foi fumaçando de forma gradativa! Antes de queimar tava moh neblina ao redor do sub! Ou seja... prum t9 queimar não é fácil... e se estiver chegando perto de.... vc vai saber CLARAMENTE! ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...