Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Victor Aragão

Full Range x Tweeter

Recommended Posts

Postado em (editado)

Caros,

Me apareceu um par de Full Range.. minha dúvida é:

Se o Full Range trabalha em uma frequência tão estença (100 Hz a 12000 Hz) eu poderi usa-lo no lugar de uma Tweeter?

P.S 1: Estou visando SQ

P.S 2: No lugar de uma tweetr do kit 2 vias Bravox

P.S 3: Odeio tweeter's estridentes, essa ideia seria para amenizar a voz.

Fotos..

img00004200908311200.jpg

img00014200908311205.jpg

Editado por Victor Aragão
Postado em

Depende muito do Full-range que vc for utilizar.

Eu como exemplo, troquei os meus 1tw1 por fulls de 2,5" da audiovox, que respondem muito bem desde 1200hz e sobem quase igual a um tweeter comum.

Postado em

Segue abaixo informações sobre o FUll...

Type 1 way, 1 speaker system (Bass reflex)

Speaker unit(s) Impedance: 4 ≠

Full range: 6.5 cm (2 1/2") Cone type

Input power: (IEC) 70 W (Max)

Output sound pressure: 80 dB/W (1.0 m)

Frequency range: 88 Hz–25 kHz (-16 dB) / 100 Hz–22 kHz (-10 dB)

Dimensions (WxHxD): 90 mmx193 mmx102 mm

Mass: 0.7 kg (1.54 lbs)

Pelo o pouco conhecimento que eu tenho e lendo as info acima, creio que o Full vai substituir bem (c/ qualidade) as Tw.

Correto?

Postado em (editado)
Segue abaixo informações sobre o FUll...

Pelo o pouco conhecimento que eu tenho e lendo as info acima, creio que o Full vai substituir bem (c/ qualidade) as Tw.

Correto?

Victor, é bem grandinho ele né? Se a gente conseguisse ver a curva de impedância dele talvez poderiamos concluir melhor, mas da pra ver ali em duas informacoes que ele tem -16dB e -10dB dependendo do tamanho da faixa.

Eu, com apenas com essas informacoes e sem poder ouvir sinceramente nao compraria para substituir um tweeter nao... a nao ser que estivesse disposto a testar. É caro?

hand26

viajei no tamanho...

Editado por Fernandosomzao
Postado em
aproveitando o tópico para fazer uma pergunta

o que eh full range? :blink:

Explicando de forma bem simples, é um alto falante que abrange uma faixa de frequência bem grande.

Da uma olhada aqui: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=108084

Existem várias pessoas que usam MID + Full, ao invés de Mid + Tw. Se é melhor que tweeter ou nao, depende, como sempre! Depende do full, depende do tweeter, depende da pessoa e etc..

Obs: o kleber usa full!

abraco e espero ter ajudado

Postado em

tentei usar uns xing ling de caixinha de som ligado na saida do player mesmo cortado em 125hz e usando capacitor de 100uf x 100v os bixin foram pro saco ae coloquei + 2 tb foram ;/, fica menos extridente + nao tem o brilho txii .. do tweeter (axo q os meus era meio peba)

Postado em

O dele parece ser panasonic, deve estar tirando de algum som de casa mesmo, se for isso suportam potencia legal. Agora, tam que conhecer bem mesmo o full senao isso acontece... perde o "brilho" porque nao sobe ate onde devia. Eu mesmo já to velho e sou surdo nas frequencias altas, se nao subir bem nao tem como agradar...

O moderador poderia mover para o SQ, teriamos mais respostas, num sei muita coisa desse assunto pra ajudar também...

Postado em
Victor, é bem grandinho ele né? Se a gente conseguisse ver a curva de impedância dele talvez poderiamos concluir melhor, mas da pra ver ali em duas informacoes que ele tem -16dB e -10dB dependendo do tamanho da faixa.

Eu, com apenas com essas informacoes e sem poder ouvir sinceramente nao compraria para substituir um tweeter nao... a nao ser que estivesse disposto a testar. É caro?

hand26

viajei no tamanho...

Fernando... como você citou acima eu tirei ele de um Home Theater que tava parado aqui em casa... deu bobeira eu peguei.. hehehe..

Poiseh... minha ideia inicial de ter criado o topico foi pra saber se era uma coisa viavel ou era viagem minha colocar o Full no lugar da Tw, em cima das respostas dos membros eu ia testa-lo no local..

Tambem veio em mente a questão do "brilho" que só a Tw dá... mais como você disse só vai testando.. vou fazer um teste e coloco aqui minhas impressões.

Sobre usar um capacitor, seria valido? Se sim, Qual seria?

P.S: Se um dos modera's pudesse encaminhar o topico pro SQ, para podermos vê o que o pessoal de lá acha, já que eu disposto fazer um SQ. Grato.

Postado em
Explicando de forma bem simples, é um alto falante que abrange uma faixa de frequência bem grande.

Da uma olhada aqui: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=108084

Existem várias pessoas que usam MID + Full, ao invés de Mid + Tw. Se é melhor que tweeter ou nao, depende, como sempre! Depende do full, depende do tweeter, depende da pessoa e etc..

Obs: o kleber usa full!

abraco e espero ter ajudado

Beninca como você disse, depende de varios fatores, o principal é o ouvido do dono...

Como falei pro Fernando, vou coloca-los no carro e passar uns 3 dias andando com elas e vê como se comporta.

Sou meio fraco de ouvido em frequencias altas, entrei aqui no forum pra vê se consigo me curar dessa doença de SPL... hehehehe...

Valeu...

Postado em
Segue as fotos do cidadão que estou relatando...

cara... eu gosto da ideia de usar fullranges no painel, é o jeito mais fácil de se ter um palco alto e consistente, usando menos artificios pra ter imagem e foco decentes!

mas depende demais do full! com o full em mãos, o negocio é testar! não tem jeito!

só full? full+tweeter... ai é testando q se define!

vc tem a sorte de estar com o full na mão pra testar, imagina eu que to mandando vir dos EUA, e pode não ficar bom! haeuheuhae

isso de SQ é complicaaaaaado! hehe mas é muito divertido!

Postado em

O sub falou tudo.

Agora que você disse que está com ele em maos mesmo e tudo mais... pendura ele no painel alguns dias ai! Enjambra uma caxinha se precisar... Nada melhor que seu ouvido pra dizer se ele está dando conta do recado ou nao pro seu gosto.

:legal:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...