Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RENAN FERRAZ

Trio de qualidade Selenium - Quero opniões e ajuda

Recommended Posts

Estou montando um trio básico e de qualidade, segue abaixo o setup:

Selenium Tornado 1100 rms 15SW3A - Ok

Soundigital SD2500 p/ subão - Ok

Selenium 15PW3 250 rms - Ok

2 un Selenium D250x

2 un Selenium D200

2 un Selenium ST 100

Pyramide 600 rms 4 ch

Bateria Power Stroke 98 A + Moura 55 A

Tenho duas configurações para os Tornados, uma com bastante sub grave e outra mais pancadão, só troco os dutos e mexo no crossover.

Agora preciso acertar os 15PW3, como posso fazer a caixa pra eles (litragem, dutos, sintonia, etc)?

Pretendo colocar apenas dois drivers, quais as opções? Conheço só os da Selenium e da Snake, nunca ouvi Hinor, nem Eros, nem Over. Melhor titanium ou fenólico com ST ?

Todas as opniões são bem vindas...

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode por mais uma bateria de 150A tranquilamente ai pra toca bem..

Acompanhando

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Pode por mais uma bateria de 150A tranquilamente ai pra toca bem..

Acompanhando

:legal:

Pois é, eu já desconfiava disso. Será que uma de 100A não resolve?

O driver Snake Titanium SD110 é bom?

Compartilhar este post

Link para o post
Pois é, eu já desconfiava disso. Será que uma de 100A não resolve?

O driver Snake Titanium SD110 é bom?

Colocando mais 1 de 100amp. já vai ficar blzinha. Sobre a SD110, a bixa parece que é brutinha, mais pro teu set ficar top eu colocaria 2 Over DTI-7652.

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

2 un Selenium D250x

2 un Selenium D200

2 un Selenium ST 100

Pyramide 600 rms 4 ch

Tenho duas configurações para os Tornados, uma com bastante sub grave e outra mais pancadão, só troco os dutos e mexo no crossover.

Agora preciso acertar os 15PW3, como posso fazer a caixa pra eles (litragem, dutos, sintonia, etc)?

Pretendo colocar apenas dois drivers, quais as opções? Conheço só os da Selenium e da Snake, nunca ouvi Hinor, nem Eros, nem Over. Melhor titanium ou fenólico com ST ?

Valeu!

Um grande problema que vc vai enfrentar nesse trio é que irá usar falantes de 15" pra tocar grave e tbm de 15" pra tocar médio-grave.

Como todos nós sabemos, os falantes de 15" que dispomos no mercado nacional não descem tanto e por isso NÃO são indicados pra tocar um grave. Já como médio-grave são totalmente desaconselhaveis.

Se vc pudesse ao menos trocar os 15pw3 por 12pw3 ou por 10pw3 vc iria ganhar em rendimento, timbre e qualidade final do seu trio.

Mas se quer mesmo assim, vai em frente amigo!

Mete bronca e boas farras!

Compartilhar este post

Link para o post

Ué... quer dizer então que pra TRIO o negocio é 18" mesmo ??

Compartilhar este post

Link para o post

Esses de 15" caíram de graça na minha mão, eu tinha 2 selenium matador 600 rms 15" (1 queimado) atirados num canto, daí troquei no taco-a-taco.

Nunca ouvi nenhum equipamento da Over, são pouco divulgados aqui, qual o preço desses drivers ?

Pretendo comprar 4 un de 10PW3 no futuro, mais adiante quando sobrar $$$$$$ hehehehe

Compartilhar este post

Link para o post

driver fenolico = selenium d405 -> 100% satisfação

Titanium = Snake SD3100 -> driver muito animal, são os melhores que ja escutei...

Compartilhar este post

Link para o post
driver fenolico = selenium d405 -> 100% satisfação

Titanium = Snake SD3100 -> driver muito animal, são os melhores que ja escutei...

O Snake tem qualidade de som?

Não é muita coisa para o meu setup?

Compartilhar este post

Link para o post

2 un Selenium D250x

2 un Selenium D200

2 un Selenium ST 100

Pyramide 600 rms 4 ch

Valeu!

Amigo eu trocaria os tornado 15 por 18 os driver d250x e d200 por 2 d405 os st100 por st350 ou trinium.

boa sorte no seu projeto.

Compartilhar este post

Link para o post
Amigo eu trocaria os tornado 15 por 18 os driver d250x e d200 por 2 d405 os st100 por st350 ou trinium.

boa sorte no seu projeto.

Essa é a intenção...

Quero mudar para 2x Tornados 18" + 4x 10PW3 + 2x D405 (ou SD110, SD3100, Over, etc).

Antes preciso fazer funcionar o que tenho.

A configuração que mais me agradou foi com a caixa sintonizada em +/- 66 hz, HPF em 60 hz, subsonico em 50 hz e low pass 500 hz. Fico com mais attack o grave, bem pancadão, jogando pra longe e com ótimo subgrave disparando bastante alarmes.

Vou ligar o 15PW3 sábado, como posso acerta-lo no crossover?

Compartilhar este post

Link para o post
O Snake tem qualidade de som?

Não é muita coisa para o meu setup?

tem sim, pode ir de sd3100 (Desde que tenha mg bom) do contrário va e d405 com trinyum

Compartilhar este post

Link para o post

Como posso fazer a caixa para os 15PW3 ?

Ouvi falar em 80 lts, é verdade?

Agora a tarde vou fazer um vídeo dos Tornados e posto aqui... hehehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Cara essa sintonia dos teus tornados esta muito alta manda ela pra us 50hz e abaixa o subsonico pra uns 30hz....

Eu usava dois assim em uma caixa bem pequena 62L e tocados por uma T4.2k e os bixinhos rendiam muito subgrave e numca abriram o bico!

Não tenha medo de judiar deles pois eles aguentam paulada demais!

Compartilhar este post

Link para o post

bom trio

irei opinar sobre os drivers, pois ja tive(tenho), 4 snake SD375 titanium, 2 snake SD3100 titanium, 2 oversound DTI 7652 titanium, D405 da selenium, Snake 3051 titanium e D305:

irei opinar sobre elas:

SElenium

D405 (mais famosa):

tem bom custo x beneficio, mas em alto volume, tende a ser uma gritaria, chegand a encomodar, pelo timbre caracteristico dela. resiste a atrocidades nossas quando estamos bebados e não necessita de equipamentos muito caros para tocar tudo que pode o driver.

D305:

menor um pouco que a D405, e mais fraca tambem, tem um timbre muito mais agradavel que a D405, mas perde em potencia, pois não consegue ter o alto SPL que a D405 tem por seu reparo ser de 3" ao inves de 4" da sua irmã maior.

Snake:

SD3100 ti:

ja tive 2, vendi pro rodrigo alaby do DF, muito forte o drive, mais com muita potencia, fica estridente o agudo, mais forte e com muita qualidade e otimo timbre.

SD 375ti: é considerado pela Snake o top de linha atualmente pela fabrica, mas não acho (minha opinião) tem muito mais qualidade e timbre de voz que a SD3100, mas peca em sua sensibilidade e é muito estridente, o agudo chega a arder de tão forte, é um driver que necessita de muito cuidado, para que tenha o maximo de rendimento, é aconselhado usar ele com um expansor tipo o HL 47-50 da selenium, pelo corte, que alias é outro detalhe, tem que ser pelo menos 1.200hz a 24db/8ª para este driver senão ele queima.

SD 3051ti:

muito forte, e com qualidade excepcional, no mesmo patamar dele, so acrescento, o oversound DTI-9950ti, eros ETD 7200ti e a selenium D4400 ti, que não sei qual tocaria mais, sem um RTA bem calibrado para tal comparação, pois todos são monstros demais em tudo, qualidade, força, timbre, o que imaginar, é muito equilibrado, em agudo e medio agudo. não precisa de um corte tão alto, é aconselhavel 1.200hz a 18db/8ª.

Oversound:

DTI 7652 ti:

otimo driver, tem muita qualidade, otimo medio agudo, não é estridente como os demais no agudo, tem como sua caracteristica principal isso. muito resistente e so pega no corte, que é a 1.600hz a 18db/8ª abaixo é arriscado.

repetindo, estou postando minha opinião, qualquer um pode me corrigir :legal:

e quiser fotos dele, tenho um topico no classificados, e tem de alguns la so olhar sem compromisso. :legal:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=132793

Compartilhar este post

Link para o post
Cara essa sintonia dos teus tornados esta muito alta manda ela pra us 50hz e abaixa o subsonico pra uns 30hz....

Eu usava dois assim em uma caixa bem pequena 62L e tocados por uma T4.2k e os bixinhos rendiam muito subgrave e numca abriram o bico!

baixar a sintonia, vai tormar mais musical os tornados, mas como percebi ele curte o pancadão, nao sei se ele vai agradar baixando para 50hz.

outro detalhe, antes de mandar baixar o subsonico do modulo do colega, seria interessante analizar a caixa dele antes, como ele nao postou e baixar o subsonico, sem esta analise os tornados irão queimar com 90% de chance.

pois o tornado é um falante limitado, e facilmente ele ultrapassa o x-max abaixo de 40hz, isso ate na caixa do manual, então como vc aconselha ele baixar o sub sonico para 30hz??

colega deixa o subsonico em 50hz, se vc ainda tem amor a seu bolso, pois o reparo do tornado de 15 é só R$ 300,00 cada 1 viu !!!!!!

Editado por wendell_rm

Compartilhar este post

Link para o post

sei disso não viu.

Compartilhar este post

Link para o post

Ontem baixei a sintonia para 50 hz, ficou lindo e ouvir, mas ainda tem pouco sub grave e bastante pancadão. Vou descer o subsonico para uns 40 hz e aumentar o ganho para ver como fica, quero um meio termo para ficar bem agradável. Liguei na saída front do rádio e com HPF em 50 hz (só tem 50hz ou 80hz ou 125hz), daí ficou bem pouco de subgrave e pancada seca, mesmo assim toda vez que vou regular vem alguém pedindo para baixar o volume pois as casas ficam com as prateleiras vibrando hehehehehehe

Ainda não sei como regular low pass do SD2500, como ele vai de 50hz a 15khz não tem como que achar o 500 hz do tornado, só depois que eu colocar os crossover.

Fiz um vídeo, assim que der eu posto para a galera ver como está ficando.

Quanto aos drivers, por enquanto estou mais pelos D405 e os Snake SD110, vamosver mais algumas opniões.

Valeu galera, vão postando idéias para me ajudar...

Obs: como faço a caixa para os 15PW3 ??

Compartilhar este post

Link para o post
Ontem baixei a sintonia para 50 hz, ficou lindo e ouvir, mas ainda tem pouco sub grave e bastante pancadão. Vou descer o subsonico para uns 40 hz e aumentar o ganho para ver como fica, quero um meio termo para ficar bem agradável. Liguei na saída front do rádio e com HPF em 50 hz (só tem 50hz ou 80hz ou 125hz), daí ficou bem pouco de subgrave e pancada seca, mesmo assim toda vez que vou regular vem alguém pedindo para baixar o volume pois as casas ficam com as prateleiras vibrando hehehehehehe

Ainda não sei como regular low pass do SD2500, como ele vai de 50hz a 15khz não tem como que achar o 500 hz do tornado, só depois que eu colocar os crossover.

Fiz um vídeo, assim que der eu posto para a galera ver como está ficando.

Quanto aos drivers, por enquanto estou mais pelos D405 e os Snake SD110, vamosver mais algumas opniões.

Valeu galera, vão postando idéias para me ajudar...

Obs: como faço a caixa para os 15PW3 ??

Quanto aos drivers eu nem pensaria... compraria logo as d405...

Comparativo:

sd110

Diâmetro da garganta 1 (25mm)

Impedância nominal 8 ohms

Resistência DC 5,9 ohms

Potência de programa musical 100W

(400W corte em 2 KHz, 18 dB/oitava mín)

Sensibilidade 108dB SPL (1W/m)

Resposta em freqüência 800Hz a 17KHz

Fluxo magnético 1,5T (15.000 gauss)

Diâmetro da bobina móvel 1 3/4 (44mm)

Material da bobina Fio retangular

(cooper clad aluminium)

Diafragma Titânio (susp. em PETP)

Crossover recomendado Mínimo 1,5 KHz ou acima

(18 dB / oitava mín)

Dimensões Prof. 73mm / Diâm. 110mm

Peso líquido 1,7kg

d405

Driver Selenium D-405 Fenólico 75w RMS / 150wrms prog. musical

Impedância: 8 ohms

Diâmetro da Garganta: 50mm

Diafragma Fenólico

Potência RMS: 100 watts

Potência PMPO: 150 watts

Crossover 500Hz)

300Hz ? 7kHz (-10 dB)

110 dB SPL (c/ Corneta HL 4750-SLF)

Diâmetro da Bobina: 100mm

Peso do Imã: 2.640 g.

apenas analizando já da pra ver que vc ta comparando banana com maça.

Compartilhar este post

Link para o post

o meu

só acho que 4 pw3 é demais...

2 ja ta bom...

minha opniaao ;x

Sorte ae...

acompanhando...

Compartilhar este post

Link para o post

Mudanças no projeto e novas configurações.

Rádio Pioneer 7780 - 100%

Crossover Booster 50x - 100%

Soundigital SD 400 - 100%

ou SD1000.ab - 0%

Driver Selenium D405 + ST Trinium - 0%

ou Snake SD3100 Titanium - 0%

Bateria Power Stroke 98A + 130A - 100%

Soundigital SD2500 - 100%

Selenium Tornado 1100 - 100%

Caixa 80 lts bruto, sintonizada em 48hz, HPF 50hz, subsonico 45hz e lowpass 250 hz. Já tinham me dito que o Tornado não funciona tocando pancadão, fica feio, bonito fica tocando gravão com bastante subgrave. Futuramente vou trocar a caixa por outra com 100 lts bruto, acho que vai melhorar bastante.

Até o fim do ano quero estar com 4 un 8PW3 ou 2 un Selenium MB1200 para fechar 100% o trio.

Será que assim fica bom?

Opniões, dicas e críticas são muito bem vindas!

Compartilhar este post

Link para o post

Opa... bom dia..

Entao cara.. vi que vc melhoro a bateria, com certeza muda muito.. Cabos? sem dó hein pode por 35 / 50mm pra alimenta bem, mesmo porque a SD 2500 é pouco pros tornado.

Pelo que notei voce queh o gravezao bem forte neh, fica bom mas vai falta e muitos os medio grave, como voce falou sobre os MB, acredito vai dar muita diferença.

Ja comprou os drivers? eu particularmente nao gosto das selenium, acho muito estridente, prefiro mais o timbre da hinor, por exemplo a HDI 400 foi uma corneta que me surpreendeu pela qualidade sonora.

Outra dica, nao se usa muito 8" em trio, 2 MB de 12 fecha certinho teu set.

Eu uso 2 HPL 15" bem grave, e 2 Eros 312lc pra medio grave e nao tenho do que reclamar, fica muito balanceado e com qualidade com as 2 corneta e 2 ST da hinor.

Abcos!

Compartilhar este post

Link para o post

Esses 08 pw3 são excelentes. Tente deixá-los em caixa cornetada que ficará show!!!

Os Selenium mb1200 acho muito caro e vc precisará de mais amplificadores e alimentação tb...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...