Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Spoock

Estanhar cabos de bitola grande

Recommended Posts

Eu não estanho cabos pra alta corrente... dependendo do serviço, fica até pior, pois o cabo só fará contato em pequenos pontos que estejam mais altos.

Kleber acredito que deveria estanhar para um melhor contato , o estanho não é muito rigido ja e permide uma pequena

moldagen ao fazer o aperto na maioria dos terminais, o que vai garantir ja um bom contato,

Vai evitar o cabo e conector de oxidar;

E ter uma acabamento mais uniforme isso vai depender do soldador também;

Não é atoa que as conexões internas de alta corrente são estanhadas...

Para que não aconteça o mau da solda fria deve se aquecer o cabo e derreter o estanho com ele mesmo, e não soprar deixe que esfrie sozinho.

Editado por Caluta

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não se estanha cabos de bitola grande, porque ele vai ficar rigido e não fara contato bem, apenas nos pontos mais externos.

O certo é não estanhar.

Para "crimpar" o terminal, usa-se ou um alicate proprio pra isso (ja postaram na primeira pagina) ou simplesmente umas boas marteladas. Não tem santo

que tire esse cabo de dentro de lá, e se você tirar vai ver que ao martelar, os fios de cobre se fundem, tornando o contato muito mais eficiente.

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber acredito que deveria estanhar para um melhor contato , o estanho não é muito rigido ja e permide uma pequena

moldagen ao fazer o aperto na maioria dos terminais, o que vai garantir ja um bom contato,

Vai evitar o cabo e conector de oxidar;

E ter uma acabamento mais uniforme isso vai depender do soldador também;

Não é atoa que as conexões internas de alta corrente são estanhadas...

Para que não aconteça o mau da solda fria deve se aquecer o cabo e derreter o estanho com ele mesmo, e não soprar deixe que esfrie sozinho.

A não ser que você gaste um tempo lixando até a solda ficar perteitamente reta, vai perder muito ponto de contato, até porquê ela não é tão maleável assim.

Basta ver manuais de instalações elétricas que não recomendam estanhar as conexões, mas sim fazê-las por pressão. Se for estanhar, se faz por cima da conexão, e não entre os fios.

Compartilhar este post

Link para o post

A não ser que você gaste um tempo lixando até a solda ficar perteitamente reta, vai perder muito ponto de contato, até porquê ela não é tão maleável assim.

Basta ver manuais de instalações elétricas que não recomendam estanhar as conexões, mas sim fazê-las por pressão. Se for estanhar, se faz por cima da conexão, e não entre os fios.

Mas e se for feito o esquema que citaram acima?

Vc encaixa o conector, esquenta a ponta dele com maçarico, e vai enfiando estanho no buraco do conector até escorrer embaixo... ele vai se moldar certinho com as paredes do conector, não só se moldar como grudar nas paredes tb!

Compartilhar este post

Link para o post

Nem todo conector pega solda direito... muitos deles precisam ser preparados antes.

O ideal é sempre pressão. Você crimpa direitinho, depois estanha. O estranho serve como proteção mecânica, até porquê não é tão bom condutor quanto um metal.

Compartilhar este post

Link para o post

eu uso morsa pra prensar terminais de mangueira de alta pressão no terminal, depois dou um ponto de mig. antigamente eu ia no martelo mesmo e antes disso eu usava um machado industrial de 500w

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se todo estão pensando assim... mas o que me refiro é PRESSÃO máxima no conector, e depois estanho.... jamais estanhar a ponta de um cabo e depois conectar...

Compartilhar este post

Link para o post

O correto é usar um MD6 (Mecânico) ou Y35 (Hidráulico), mas quem compra esses brinquedos? Eu tenho algumas matrizes em casa ainda (sim, pra cada bitola tem uma matriz) mas é MUITO caro, cerca de R$ 120,00 UM conjunto de matriz.

Quem mexe com sistemas PESADOS no dia-a-dia, acho até viável um MD6 e uns 3 ou 4 pares de matrizes, pois é um investimento razoável em ferramenta e você gasta 10 segundos pra trocar a matriz e 10 segundos pra fazer o serviço...

Estanho, na minha opinião, DEPENDE, em cabo flexível (encordoamento classe 4 ou 5) se o conector for BEM crimpado, não vejo problema algum (estou falando de conector de compressão, não de pressão (rosca)), mas isso até uns 16mm, onde se crimpa manualmente e a deformação da "luva" causa o "preenchimento forçado", mas em cabos mais parrudos, é um CAOS pra entrar o conector depois de estanhado, não vejo necessidade alguma, só dificulta o serviço e perde-se tempo.

Bom mesmo é crimpar cabo rígido (classe 2), aquele fica uma belezura, estanho é bobagem.

E saber que a cia de energia elétrica daqui EXIGIA estanhar ligar a energia... kkkkkk Se tivesse um ponta sem estanho os cara fodão não ligavam sua energia... kkkk Não sei como está hoje, mas pelo emnos quando eu parei de trampar com elétrica, cabo classe 2 eles não obrigavam mais a estanhar...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu aperto com um alicate desse o conector....

produto_12564_01_00040_detail.jpg?r=667582507

Depois esquento o conetor e ele esquenta a ponta do cabo com um maçarico desse

img1_ferramentas.jpg

Depois coloco o estanho pelo buraquinho do conetor... ele suga tudo .

onde eu trabalho foi comprado um prensa cabo desse ai, acho que foi em torno de uns 900 ou 700reais, e amaca ate 120mm, se quizer usar bitola maior o negocio vai ficar umas 5vezes mais caros.

e o certo e crimpar com um alicate correto, que vcs vao ver o que e pressao, mais pra quem nao quer gastar tanto, tenta apertar o maximo que der, e comprar um macarico daqueles citados acima e preenche, gostei daquele chaveirinho, aquilo, para um instalador de som que geralmente usa bitolas de ate uns 35mm e muito melhor do que ferro, esquenta bem e depois e so passar o estanho que ele entra e prenche o espaco e dando mais condutividade. e menos perda.

ate

Editado por tezza2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...