Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
-removido-

Carputer para PUG206

Recommended Posts

O meu trio eu controlo simplesmente baixando o volume :vts

Vou precisar desligar os amplificadores. O do estéreo vai consumir 160W contínuos, mesmo em repouso. Pra mantê-lo junto com o do mini-trio fica tenso.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom... ontem botei o bicho pra rodar em casa com a nova config no áudio, e achei os primeiros problemas... Um GAP que surge de vez em quando, como se fosse um CD arranhado... curtinho, mas numa música ocorre umas 2 ou 3 vezes. Investigando, olhem o que achei:

29884521.jpg

Meu procesamento dá uns picos meio sinistros... só aconteceu depois das 2 placas de som. Tirei os plugins, mas não é culpa deles... O Foobar é que fica pesado quando precisa trabalhar em multicanal. PS: Viram como ele está fazendo milagre com apenas 128mb de RAM????

Configurações do ASIO:

Mapeamento maroto dos canais... hehehehe

52064167.jpg

PAinel do ASIO4All

79083350.jpg

Consegui baixar o processamento pra 80% de pico aumentando o buffer das duas pra 1024 (2048 nas duas deu uns GAPs violentos!), zerando o Latency Compensation... tentei tudo que era possível, melhorou mas não resolveu 100%.

Agora é tentar descobrir um jeito de aliviar o processamento.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

Porquê aumenta significativamente o tempo que ele leva pra entrar e pra voltar da hibernação.

Quando você manda ele hibernar, ele pega todo o conteúdo da RAM, grava no disco e desliga a máquina. Na volta, ele copia tudo de volta pra memória e volta de onde parou. Quanto mais memória, mais demora.

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber ... veja se este artigo não pode lhe ajudar:

http://www.outros.net/2009/08/28/como-melh...-no-windows-xp/

É um procedimento de otimização do Windows, usado pros netbooks que possuem disco SSD lentos. Mas o procedimento na verdade, funciona para qualquer Windows.

O esquema mais bacana é a utilização do EWF, que transforma a "memória em disco". Resultado: boots e desligamentos extremamente rápidos, eu utilizo a funcionalidade e o ganho é real. Desvantagem: você perde as informações alteradas, pq elas foram gravadas em memória, não em disco.

(O gerenciador permite a você salvar as informações, se desejar). Provavelmente você precisaria aumentar a RAM. O computador volta mais rápido do que em uma hibernação, mas você não poderá mais retomar a música de onde ela parou ...

Vlw!

Compartilhar este post

Link para o post
mas essa demora é tão significativa assim?

Alguns segundos.... falando pode não parecer muito, mas quando você está lá, esperando o som começar, qualquer tempinho vira uma eternidade. Lembro quando vi o primeiro MCC da Audiobank... levava quase 10 segundos até começar a tocar, esquentando as válvulas. Parecia que não ia tocar nunca.

De qulquer forma, pro que estou usando, parece que a RAM está mais que bem dimensionada. Dá pra ver que o arquivo de paginação mal alcança a RAM, e a memória física fica quase 50% livre.

De qualquer forma, vou testar se botando mais RAM o sistema fica mais rápido como um todo, por usar menos disco. Mas duvido muito, do jeito que está aí ela está muito rápida. Roda até AVI no WMP10 sem o menor lag.

Compartilhar este post

Link para o post
Kleber ... veja se este artigo não pode lhe ajudar:

http://www.outros.net/2009/08/28/como-melh...-no-windows-xp/

É um procedimento de otimização do Windows, usado pros netbooks que possuem disco SSD lentos. Mas o procedimento na verdade, funciona para qualquer Windows.

O esquema mais bacana é a utilização do EWF, que transforma a "memória em disco". Resultado: boots e desligamentos extremamente rápidos, eu utilizo a funcionalidade e o ganho é real. Desvantagem: você perde as informações alteradas, pq elas foram gravadas em memória, não em disco.

(O gerenciador permite a você salvar as informações, se desejar). Provavelmente você precisaria aumentar a RAM. O computador volta mais rápido do que em uma hibernação, mas você não poderá mais retomar a música de onde ela parou ...

Vlw!

O site caiu... mas vou ver se tem algo a fazer ainda, pois a versão do XP que eu peguei já é intensamente otimizada, dizem que roda até em Pentium 100 (o que eu não desejo testar, de fato... hauhauhau). Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post
O site caiu... mas vou ver se tem algo a fazer ainda, pois a versão do XP que eu peguei já é intensamente otimizada, dizem que roda até em Pentium 100 (o que eu não desejo testar, de fato... hauhauhau). Valeu!

Lol, vou fazer um carputo com meu p166 parado aqui hahaha.

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber... Já tive este problema também!

Tem três soluções...

Primeira: Rodar mídia apenas em WAV ou Mp3 (parece que não, mas FLAC consome mais processamento que esses dois outros).

Segunda: Troca o driver :vts Asio4All é péssimo!

Terceira: Manda rodar em 16 bits mesmo, não permita 24... Pare de usar ressampler e mande fazer todo o processamento em 44.1 kHz.

Você pode também tentar fazer o processamento de áudio externo.... Me chama no MSN que eu te passo 3 programinhas para você brincar, é rapidinho instalar e lá pode-se aumentar bastante o buffer, evitando esses pipocos.

Mas eu, se fosse você, dava uma aumentada nesta ram ae... 256 não vai te matar! Meu computador demora mais para hibernar do que para iniciar normal :vts

Ae liga a fonte DC-DC no alarme do carro, para o pc ir iniciando antes de você chegar no carro... Já alivia uns 15 segundos. Fora que eu estou me condicionando a deixar o carro esquentar um pouco... Só saiu da garagem a hora que começa a tocar música, meu motor agradece (eu acho).

Edit: No meu, a causa era o calor... Quando esquentava, ficava lerdão e começava a dar os pipocos... Perdia MUITO rendimento. Ae eu mandava rodar WAV e parava de dar problema, ou desabilitava o áudio 24 bits ou ainda o processamento em 96 kHz.... No penúltimo campeonato, para evitar esse tipo de problemas, cheguei a jogar o buffer em 4096 para a placa de som. No foobar mesmo, deixava baixinho....

Editado por João Guilherme

Compartilhar este post

Link para o post
...

Primeira: Rodar mídia apenas em WAV ou Mp3 (parece que não, mas FLAC consome mais processamento que esses dois outros).

...

João, você está certíssimo e isso tem uma explicação. Não sei se foi falado no tópico (apesar de eu ter lido tudo, minha memória sempre falha), mas o FLAC é um formato de compactação lossless porque trabalha diferente do MP3, por exemplo (isso é obvio, mas o que vem a seguir não). O MP3 "capa" a música, da mesma forma que uma transformação de BMP p/ JPEG faz, não tem volta, você nunca mais terá o arquivo original. Já o FLAC trabalha como o Winzip, ele comprime, mas consegue te trazer de volta todas as informações originais, por isso ele é lossless e é essa descompactação que consome mais processamento.

Compartilhar este post

Link para o post

uhauhau ate o klebao indo SQ/TRIO? hehehe

pow velho ta ficando show em...

uma dica pro trio... um par de 8pw3 e um super tweeter ja deve ficar bem melhor que os mids... eu pelo menos curto demais o pw3 medio grave bem legal... timbre legal, ficaria algo interessante eu acho... =)

pow gostei da indeia da interface pra ligar/ desligar o trio... hehehe o meu eh no conector mesmo... toda vez que for ligar o trio tenho que baixar o banco desplugar o kit 2 vias... ligar os drivers e ligar o conetor do PW3... uhauha sistema meio lusitano mais tb... 1 min e ta tocando... rs

Editado por Rodrigo_KBLO

Compartilhar este post

Link para o post
uhauhau ate o klebao indo SQ/TRIO? hehehe

pow velho ta ficando show em...

uma dica pro trio... um par de 8pw3 e um super tweeter ja deve ficar bem melhor que os mids... eu pelo menos curto demais o pw3 medio grave bem legal... timbre legal, ficaria algo interessante eu acho... =)

pow gostei da indeia da interface pra ligar/ desligar o trio... hehehe o meu eh no conector mesmo... toda vez que for ligar o trio tenho que baixar o banco desplugar o kit 2 vias... ligar os drivers e ligar o conetor do PW3... uhauha sistema meio lusitano mais tb... 1 min e ta tocando... rs

vc é de ipatinga? hahahaha o povo aqui adora colocar 2 MG de 8, 10 até 12" no tampao e um supertweeter no meio..

eu vou colocar 2 hinor star de 8" no tampao(em esquema que ja disse em algum lugar ai em cima)...ainda nao sei se mantenho os dois de 6" no tampao, ou se faço um suporte em fibra, na tampa do porta-malas igual ao do Dovillio Jr (so que com acabamento nao-tuning).. estes com uma chavinha tictac pra ligar ou desligar.

dsc00038jp8.jpg

eu ia comprar este suporte, quando ele trocou o fiesta num novo focus, mas, infelizmente, o suporte quebrou la na casa dele.. =/

Editado por Lucas Mendanha

Compartilhar este post

Link para o post

Testei isto... ficou igual a MP3. Até os gaps ficaram iguais.

Segunda: Troca o driver :vts Asio4All é péssimo!

Qual o melhor? Achei aqui o ASIO2KS, mas só vejo o povo falando do ASIO4ALL. Lembrando que minhas placas genéricas não tem ASIO nativo.

Terceira: Manda rodar em 16 bits mesmo, não permita 24... Pare de usar ressampler e mande fazer todo o processamento em 44.1 kHz.

Já está assim, ambas só rodam em 16 bits. Tirei o resampler, com ele o processamento bate em 100% e fica tudo recortado.

Você pode também tentar fazer o processamento de áudio externo.... Me chama no MSN que eu te passo 3 programinhas para você brincar, é rapidinho instalar e lá pode-se aumentar bastante o buffer, evitando esses pipocos.

Essa parte, sem chance. Quero tudo "bit exato", nada de jogar via VAC pra outro processador... vai do foobar mesmo, que eu não perco em performance.

Mas eu, se fosse você, dava uma aumentada nesta ram ae... 256 não vai te matar! Meu computador demora mais para hibernar do que para iniciar normal :vts

Vou testar... tenho mais 2 pentes de 128.

Compartilhar este post

Link para o post

VAC é bit exato, perdas zero. Basta reprogramar o sample. O meu trabalha com bit exato de 22kHz a 250kHz e não usa processamento nenhum, simplesmente pega de um lugar e joga em outro.

E os programas que me referi, são de áudio profissional. Não acredito que sejam piores que os plug ins (amadores) do foobar.

Boa sorte com a RAM. Na pior das hipoteses, melhora o cooler e faz um overclock no processador... Existem coolers bem mais eficientes e silenciosos que os originais. Será meu próximo up no carputer, um desses.

Edit: Sobre o Driver, eu tive resultados muito melhores usando os nativos da placa de som, que não são Asio. Os seus, provavelmente, são RealTek. Talvez valha a pena dar uma pesquisada, para a minha placa onboard não senti diferença de realtek para asio, na offboard eu senti alguma. Pode ser que eu errei em configuração, claro. Outro dia testo de novo.

Editado por João Guilherme

Compartilhar este post

Link para o post

Jão, os drivers são os nativos do windows mesmo. Só que, sem ASIO, eu não tenho como mapear as duas placas pra funcionarem ao mesmo tempo... este é meu drama.

Vou testar os drivers asio disponíveis pela internet... vamos ver se algum me salva.

Compartilhar este post

Link para o post
Jão, os drivers são os nativos do windows mesmo. Só que, sem ASIO, eu não tenho como mapear as duas placas pra funcionarem ao mesmo tempo... este é meu drama.

Vou testar os drivers asio disponíveis pela internet... vamos ver se algum me salva.

Você ta usando duas placas estéreo Kleber??

Ja pensou em usar uma multi canal?

Compartilhar este post

Link para o post
Você ta usando duas placas estéreo Kleber??

Ja pensou em usar uma multi canal?

Já, mas as USB 5.1 que testei, todas eram MUITO ruins. Além de caras.

Se eu tivesse slot PCI ficava mais fácil, mas nem isto eu tenho.

Compartilhar este post

Link para o post
Se eu tivesse slot PCI ficava mais fácil, mas nem isto eu tenho.

Por isso optei por computador normal :vts

É... Mapear 2 placas de áudio ao mesmo tempo, acho que só Asio...

A sua solução é outro processador ou paciência... e aumentar buffer =p

Compartilhar este post

Link para o post

Cabral, pro ano que vem pretendo comprar um receiver USB e usar com DACs TDA1543 da Philips... acho que será a melhor opção nesse nível. Por isto nem animo de pegar um kit desses... vc pegou pra montar aqui, ou já encomendou montado?

Jão, depois de muita briga, depois de testar umas 5 opções de driver ASIO, consegui fazer o processamento ficar o tempo todo abaixo de 60%! Indiscutivelmente, o ASIO4ALL é o melhor mesmo, nenhum outro driver mapeava 2 ou mais placas de som. Acertei a configuração e agora roda macio. Acabaram os GAPs, mesmo rodando APE a partir de um HD USB.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa .. pedi só com o CI soldado .. o resto montarei aqui. Comprei só uma agora, conforme forem os testes, encomendo a segunda. Talvez peça um kit de cada modelo, para avaliar se tocam diferente.

Vlw!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom... atualizando...

Depois de alguns dias lixando, lixando, acertando e corrigindo (e lixando de novo), parti pra pintura novamente. Aí já desmontei o carro pra pintar logo tudo: A parte de cima do console, onde fica o comp. de bordo, e as capas das maçanetas internas. Agora fica faltando só pintar os peitinhos, quando estiverem prontos.

Diria que ficou 90%, mas tá bom. O meu grande drama é que, TODA vez que ia pintar, começava uma ventania ESCROTA. Como não dá pra pintar em local fechado dentro de casa, o jeito era pintar no quintal, em local um tanto abrigado do vento, mas não muito. E vento traz poeira. Tá, mas não atrapalhou muita coisa. Uns pequenos detalhes apenas.

Tudo pintado com spray preto, e lixado pra deixar a tinta bem lisa (isto melhora o brilho). O console está com verniz apenas onde não houve retoque, mas lixei todo após isto pra pintar.

pb020232.jpg

Tudo envernizado. Aprendi a manha de envernizar. FINALMENTE!

pb020233.jpg

Tentando mostrar o brilho...

pb020234.jpg

pb020235.jpg

A parte mais complicada de tudo foi o verniz. Pra fazer um black piano (ou qualquer coisa que pareça um) é obrigatório aplicar uma grande quantidade de verniz, pra dar profundidade. MAS o verniz em spray é muito fino, se aplicar muito ele, além de escorrer, leva dias pra começar a secar... fica uma bosta.

Desta vez eu fui aplicando de duas em duas demãos espaçadas em 2 minutos. Dava duas, deixava 2 horas, dava mais duas. Fiz isto 3 vezes. Vantagem? Não escorreu, deu boa profundidade, e secou ao toque em poucas horas. Por segurança, já que na tentativa anterior o verniz acabou marcando por conta de pequenas batidas, tô deixando quieto por 3 dias pra poder começar a mexer.

Compartilhar este post

Link para o post

ta ficando bem legal kleber... mas pelas fotos nao esta parecendo um blackpiano ainda.... talvez pela luminosidade do ambiente quando vc tirou a foto...

mas espero estar logo logo no carro pra ver como vai ficar! Pintar é um saco mesmo hehe... e pra ficar bom tem sempre que apanhar um pouquinho, comigo eh assim ainda rsrs!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...