Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

gu_mazza

[OFF] Módulos, MegaCaps e Voltimetros

Recommended Posts

Postado em

Olá amigos Foristas.

Em um churras desses onde todo mundo sae bebados, surgiu uma discução envolvendo os componentes do tema ai em cima.

A discução era em relação a se ter um produto no mercado em que tenha tudo em uma coisa só. Discutimos o pq nenhuma empresa feis isso ainda, se os custos seriam viáveis, se haveria gande procura, a comodidade de comprar um produto completo ao invés de comprar tudo separado. Discutimos tudo que se possa imaginar, sabe né, bebado tem cada idéia na cabeça... :pirou:

Resolvi colocar a discução aqui no forum pq há muita gente que entende do assunto e acho que podemos chegar num concenso.

Vamos discutir os prós e contras das seguintes combinações:

Voltimetro + MegaCap:

Sabemos que na maioria dos Mega temos um voltimetro que só é acionado quando o mega está em uso ou qdo se dá uma carga nele.

Pq não construir um Mega em que o voltimetro ligue qdo se ligua o som?

Não é sempre que estamos escutando o som alto e precisamos do Maga, acho que ajudaria a controlar melhor qto de tesão a bateria está me forneçendo ainda.

Voltimetro + Módulo:

Essa opção seria apenas para módulos parrudos, acima de 1000W.

Como já nesse nivel temos bastante potencia e o correto é se ter bateria extra (não que em sistemas mais fracos não precise), então um voltimetro ajudaria muito o pessoal a monitorar seu sistema.

Pq não temos produtos assim?

Módulo + MegaCap:

Esse é um problemão.

O Mega gera muito campo magnético que acaba gerando interferências nos componentes do módulo e consequentemente distorção e ruidos.

Pense bem? Imagine um módulo que consiga amplificar sem ter percas de potencia nos picos de corrente.

Acredito que com a tecnologia de hoje, os fabricantes conseguam amenizar ou até mesmo abolir o campo magnético que chega até os componentes, assim conseguindo unir um Mega com o módulo.

Quais os contras dessa junção, por não ainda terem lançado algo assim?

Módulo + MegaCap + Voltimetro:

Apenas peguei o problema acima e uni o voltimetro.

Há algum problema em unir os três?

Caso já tenha sido discutido isso aqui no forum, peço mi desculpas, mas não achei nada aqui.

Vamos disutir pessoal. :legal:

Postado em

Amigo,

concordo com vc... mas pra que um fabricante vai fazer tudo num aparelho se ele pode te vender tudo separado e aumentar os lucros? Vide a Alpine, antes concentravam praticamente tudo em um CD, hoje pra ter as mesmas coisas vc precisa comprar vários aparelhos separados.

Meus amplificadores têm voltímetro e o meu MC tb tem voltímetro e ainda serve como distribuidor!

Postado em
Amigo,

concordo com vc... mas pra que um fabricante vai fazer tudo num aparelho se ele pode te vender tudo separado e aumentar os lucros? Vide a Alpine, antes concentravam praticamente tudo em um CD, hoje pra ter as mesmas coisas vc precisa comprar vários aparelhos separados.

Meus amplificadores têm voltímetro e o meu MC tb tem voltímetro e ainda serve como distribuidor!

Então amigo é isso ai que discutimos lá.

E disse o mesmo que vc mas me contrariaram.

Disseram que é muito melhor se ter tudo em uma coisa só do que comprar separdo, e que se a fabricante fizesse isso estaria vendendo mais.

Tenho um MegaCap aqui que tem voltimetro, só que só mede qdo está ligado, o que não acontece qdo escuto som baixo.

Quais seus módulos e Mega?

Postado em

[OFF] } Não é sempre que estamos escutando o som alto e precisamos do Maga, acho que ajudaria a controlar melhor qto de tesão a bateria está me forneçendo ainda.[/OFF] ROFLMAO []-[]

, o voltimetro do MC realmente só tem interesse em picos de consumo mas deve ter artesanalmente como deixar ele ligado sim

Cara acho que deve-se tambem ao custo sao produtos caros e unilos só deixaria mais caro ainda

:rolleyes:

Postado em (editado)
Resolvi colocar a discução aqui no forum pq há muita gente que entende do assunto e acho que podemos chegar num concenso.

Vamos discutir os prós e contras das seguintes combinações:

Voltimetro + MegaCap:

Sabemos que na maioria dos Mega temos um voltimetro que só é acionado quando o mega está em uso ou qdo se dá uma carga nele.

Pq não construir um Mega em que o voltimetro ligue qdo se ligua o som?

Não é sempre que estamos escutando o som alto e precisamos do Maga, acho que ajudaria a controlar melhor qto de tesão a bateria está me forneçendo ainda.

Voltimetro + Módulo:

Pq não temos produtos assim?

Módulo + MegaCap:

Esse é um problemão.

Módulo + MegaCap + Voltimetro:

Apenas peguei o problema acima e uni o voltimetro.

Há algum problema em unir os três?

Então é um bom assunto hein! :rever1:

Voltimetro já é parte fixa dos mcs né! hehe E eu já vih uns que tem remote só não sei se ele liga com o player e fica ligado independentemente de mudança na tensão... exemplo: 12005088071.jpg

Que eu tenha visto só tem 1 módulo com voltimetro! Esse explosound: 3AD313_3.jpg

Agora módulo com mc é dificil, tem esse problema que vc falou, tem o problema do lucro das empresas em ganhar 2x(1 no módulo e outra no mc) e tbm o módulo não tem lugar pra "abrigar" um mc dentro, só se aumentar o tamanho dele, ai não ia ficar muito bonito... Assim penso eu...

Não tem problema em unir módulo + mc + voltimetro, só os problemas pra unir o módulo com o mc! já citados! hehe

abraço

Editado por corsa212
Postado em (editado)
Então amigo é isso ai que discutimos lá.

E disse o mesmo que vc mas me contrariaram.

Disseram que é muito melhor se ter tudo em uma coisa só do que comprar separdo, e que se a fabricante fizesse isso estaria vendendo mais.

Tenho um MegaCap aqui que tem voltimetro, só que só mede qdo está ligado, o que não acontece qdo escuto som baixo.

Quais seus módulos e Mega?

Então, meus amplificadores são um Alpine MRV-F545 V12 e um PDX 2.150 (ambos têm voltímetro). O meu MC é um Soundstream de 4 Farad - não lembro o modelo (ele tem um distribuidor embutido nele tb).

Editado por Charrua_rs
Postado em
Módulo + MegaCap:

Esse é um problemão.

O Mega gera muito campo magnético que acaba gerando interferências nos componentes do módulo e consequentemente distorção e ruidos.

Pense bem? Imagine um módulo que consiga amplificar sem ter percas de potencia nos picos de corrente.

Acredito que com a tecnologia de hoje, os fabricantes conseguam amenizar ou até mesmo abolir o campo magnético que chega até os componentes, assim conseguindo unir um Mega com o módulo.

Megacapacitor gera campos magnéticos que provocam interferências? Desde quando?

Dentro de um amplificador existem inúmeros capacitores... porquê eles não provocam ruídos? Pois é... Pela sua prórpia construção, a única coisa que um capacitor não consegue criar é um campo magnético.

Quanto a não produzirem, pode existir aquela idéia de que não fazem pra vender tudo separado... Mas a realidade é que não fazem porquê não vende. Entre um amplificador com megacapacitor que custe 1000, e um sem que custe 800, adivinha quem vende, e quem não vende???? Pois é.

Além disto, num amplificador, é muito mais útil ter capacitância depois da fonte, e não antes dela.

Postado em

Eu acho muito legal unir tudo...

Mas entre comprar um amplificador meia boca, com capacitor e voltímetro, prefiro comprar um bom sem nada disso..... E claro que entre o bom com tudo isso, e um pouco melhor sem isso... Fico com o pouco melhor.

Como o melhor amplificador do mundo é caro de mais, e sempre por um pouquinho a mais você compra algo melhor, acho que não venderia não.....

Mas é uma idéia interessante para amplificadores Hi-End... Fora do alcance da maioria..

[]'s

Postado em

Dentro de um amplificador existem inúmeros capacitores... porquê eles não provocam ruídos? Pois é... Pela sua prórpia construção, a única coisa que um capacitor não consegue criar é um campo magnético.

Quanto a não produzirem, pode existir aquela idéia de que não fazem pra vender tudo separado... Mas a realidade é que não fazem porquê não vende. Entre um amplificador com megacapacitor que custe 1000, e um sem que custe 800, adivinha quem vende, e quem não vende???? Pois é.

Além disto, num amplificador, é muito mais útil ter capacitância depois da fonte, e não antes dela.

Depois da fonte que vc diz.. é entre a fonte e o estágio de amplif? Ou seria entre a fonte e a bateria?

Postado em

Blz Kleber?

Em relação ao campo magnético tbm já cheguei a pensar pq os caps dos ampli. não geram campos que interferem.

Mas pq no manual dos Mega eles aconselham a colocar o Mega a X de distancia do ampli.?

Com relação a custos de vendas dos módulos, acredito que se for feita uma propaganda bem legal do módulo completo, as vendas seriem bem interessantes, e tbm qdo se junta tudo em uma coisa só muitas veses os custos sempre caem um pouco.

Ex: pagar 800 no módulo + 300 no Mega, ou pagar 1000 nos dois módulo + mega.

O problema do mega é que não é todo mundo que conheçe, então seria para um público mais específico, e como sitei a propaganda, nela é possível insinar a necessidade de um mega de forma simples.

Postado em

Gu Mazza, quanto a recomendações de distância, não sei, porquê nunca vi, mas um capacitor definitivamente não gera campos magnéticos. Isto porquê não se comporta como um indutor. Pode ser que, em alguns modelos, algum outro componente, como o próprio voltímetro, gere algum campo de alta frequência.

Quanto ao mercado, veja bem... as pessoas simplesmente compram equipamentos, não querem sequer gastar com instalação. Se o som puder tocar sem megacapacitor, ele já sai da lista, por isto que um equipamento destes tem pouca demanda.

Aqui pelo fórum mesmo dá pra observar quanto preconceito existe a respeito de megacapacitores, e quanta besteira sobre eles se propaga. Megacapacitores (pasmem, mas vou dizer) são fontes de energia MELHORES que qualquer bateria, na condição de acumuladores (ou seja, quando se usa o som com o carro em movimento). Com o carro desligado eles não apresentariam autonomia pra manter o som ligado, mas pense bem... são melhores por váaaarios motivos. Só que custam BEM mais caro.

Postado em
Megacapacitores (pasmem, mas vou dizer) são fontes de energia MELHORES que qualquer bateria, na condição de acumuladores (ou seja, quando se usa o som com o carro em movimento). Com o carro desligado eles não apresentariam autonomia pra manter o som ligado, mas pense bem... são melhores por váaaarios motivos. Só que custam BEM mais caro.

Sempre achei isto, inclusive sempre tentei defender, mas sem experiência prática nenhuma :vts

Que bom que ouvi de alguém "graduado" :vts

Postado em
Gu Mazza, quanto a recomendações de distância, não sei, porquê nunca vi, mas um capacitor definitivamente não gera campos magnéticos. Isto porquê não se comporta como um indutor. Pode ser que, em alguns modelos, algum outro componente, como o próprio voltímetro, gere algum campo de alta frequência.

Quanto ao mercado, veja bem... as pessoas simplesmente compram equipamentos, não querem sequer gastar com instalação. Se o som puder tocar sem megacapacitor, ele já sai da lista, por isto que um equipamento destes tem pouca demanda.

Aqui pelo fórum mesmo dá pra observar quanto preconceito existe a respeito de megacapacitores, e quanta besteira sobre eles se propaga. Megacapacitores (pasmem, mas vou dizer) são fontes de energia MELHORES que qualquer bateria, na condição de acumuladores (ou seja, quando se usa o som com o carro em movimento). Com o carro desligado eles não apresentariam autonomia pra manter o som ligado, mas pense bem... são melhores por váaaarios motivos. Só que custam BEM mais caro.

Kleber concordo com tudo que disse, agora meu problema está em enfiar na cabeça dos carinhas tudo isso que vc disse.

Entende?

Postado em

Pois é, rapaz... tô até escrevendo um artigo a respeito de dimensionamento elétrico, provavelmente o primeiro artigo a respeito em toda a internet (pq nunca vi nada a respeito), envolvendo bateria x capacitores x alternador.

Exatamente pra ver se acaba o disse-me-disse. Ainda tô atrás de umas fórmulas pra poder fundamentar o artigo, mas acho que até o FDS já deve estar pronto.

Eu diria que vai ter muita gente revoltada, pq vai contra o que muitagente aprendeu... desde acabar com esse negócio de achar que bateria se mede em A/h, até o motivo pelo qual os capacitores são infinitamente melhores que as baterias, exceto em sistemas de Trio, por conta da autonomia.

Falando nisto, se alguém souber a fórmula do tempo de descarga de um capacitor pela corrente consumida (ao invés de resistência), tô precisando...

Postado em
Pois é, rapaz... tô até escrevendo um artigo a respeito de dimensionamento elétrico, provavelmente o primeiro artigo a respeito em toda a internet (pq nunca vi nada a respeito), envolvendo bateria x capacitores x alternador.

Exatamente pra ver se acaba o disse-me-disse. Ainda tô atrás de umas fórmulas pra poder fundamentar o artigo, mas acho que até o FDS já deve estar pronto.

Eu diria que vai ter muita gente revoltada, pq vai contra o que muitagente aprendeu... desde acabar com esse negócio de achar que bateria se mede em A/h, até o motivo pelo qual os capacitores são infinitamente melhores que as baterias, exceto em sistemas de Trio, por conta da autonomia.

Falando nisto, se alguém souber a fórmula do tempo de descarga de um capacitor pela corrente consumida (ao invés de resistência), tô precisando...

Olha só que legal, vou ficar aqui no aguardo do seu artigo.

Faço eng. elétrica, mas estou no primeiro ano ainda, vou tentar te ajudar nas fórmulas..rsrrsrs

Qdo pronto vc vai divulgar onde esse artigo?

Postado em

Esse é o livro de eletricidade básica que uso. Nele tem a formula de descarga do cap com uma resistencia (pág. 92, 93).

Da uma olhada no livro e quem sabe vc não consiga achar o que procura, ou formular sua próprias formulas. Vou tentar tbm mas acabei de entra no assunto e está tudo muito fresco ainda, preciso açar um pouco as idéias... :rolleyes:

Postado em

Esse é o livro de eletricidade básica que uso. Nele tem a formula de descarga do cap com uma resistencia (pág. 92, 93).

Da uma olhada no livro e quem sabe vc não consiga achar o que procura, ou formular sua próprias formulas. Vou tentar tbm mas acabei de entra no assunto e está tudo muito fresco ainda, preciso açar um pouco as idéias... :rolleyes:

http://www.2shared.com/file/6881988/e5749d...vio_Markus.html

Postado em
um mega capacitor pode ate nao ter. Mais um banco de Capacitor mostruoso... esse aqui tem. Ai so vai faltar o voltimetro.

Puts não é atoa que esse Fosgates são gigantescos....rsrsrsrs

Será que a placa dele é de dupla camada? Pq ai só tem capacitor, cade os outros componentes?...srsrrsrs

Postado em

Falei como meu Professor e a formula é a mesma que se usa com uma resistência, é só vc usar a lei de ohms e calcular a Req do sistema com o ampli tocando no máximo ou na potência que vc deseja, ai aplica na fórmula de descarga do Cap e tcham ai está a "coisa".

Agora se vc quizer calcular isso variando a corrente fornecida ao do módulo, ai é uma encrenca, vai envolver a eficiência da bateria, corrente de pico, tempo de recarga....... Cara melhor trabalhar imaginando que o módulo consome a mesma corrente constantemente e fazer os calculos, ou vc vai ter que procurar um físico fudido e desenvolver isso.

Espero ter ajudado.

abrass

Postado em

Valeu Gu.... consegui chegar a resultados (não sei se tão precisos) usando a fórmula pra calcular Ripple em fontes...

C = 5 * I / U * f

Como precisava pra 1 segundo, botei f como 1 e deu o resultado como esperava.

Tô com a maior parte escrita, mas tô dando uma simplificada, pq tá técnico demais. Vou montar um sitezinho pra abrigar o artigo e uma calculadora de bateria/cabeamento/capacitor/fusíveis a partir do consumo do amplificador...

Postado em
Valeu Gu.... consegui chegar a resultados (não sei se tão precisos) usando a fórmula pra calcular Ripple em fontes...

C = 5 * I / U * f

Como precisava pra 1 segundo, botei f como 1 e deu o resultado como esperava.

Tô com a maior parte escrita, mas tô dando uma simplificada, pq tá técnico demais. Vou montar um sitezinho pra abrigar o artigo e uma calculadora de bateria/cabeamento/capacitor/fusíveis a partir do consumo do amplificador...

Kleber vc é o cara...rsrsrsrs

Poxa esse site vai quebra o galho de muita gente, inclusive a minha... :legal:

Muito legal e fico no aguardo de noticias.

abrass

Postado em

Mais um no aguardo do site....

Atualmente tenho 160 A de bateria, e comprei um capacitor de 10 farads (da fosgate, portanto confio na capacitância).

Em breve um teste... O que é melhor, muita bateria, muito capacitor, ambos ou nenhum! :vts

Aguardem!

Postado em

Semana que vem... essa semana deu uma atrasada... sem falar que tenho que programar bastante coisa em PHP ainda.

Mas bem, fazendo os cálculos, já deu pra achar umas coisas interessantes... uma delas é que, pra graves rápidos (bumbo seco, etc) 1F pra 560W de consumo (não de potência aplicada) é o mínimo. Pra graves extendidos (hip hop, dance e etc), 1F pra cada 140W de consumo, o que dá uma autonomia de 1 segundo com 10% de variação.

Tem mais, bem mais... a maior parte ainda tá no bloquinho onde tô fazendo os cálculos... heheheheh. De qualquer forma, a calculadora vai dar valores ideais pro megacapacitor, valor pra bateria auxiliar, fusíveis, cabos... vai ficar BEM legal.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...