Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

SantosAutoParts

MTX 9515 - Gol Quadrado

Recommended Posts

é...

o que tocava antes?

SD1000... tocava até legal.. mas não fazia mta coisa no sub! Fora que clipava muuito antes de chegar perto do limite do sub!

Sub batendo bobina eh sinal de amplificador com pessimo controle nas baixas frequencias.. ou excesso de potencia + um possivel descontrole..

Na verdade foi excesso de potencia em determinada frequencia! Pois a música que usei desce bem abaixo de 20hz.. e o sub não foi feito pra suportar mais de 2000wrms abaixo de 20hz ;)

Pelas simulações da caixa, quanto mais aproximava de 20hz, mais o sub excursionava.. e nos 23hz se não me engano, ele já ultrapassava x-max"! Foi algo totalmente previsível!

Quanto ao bater bobina, eu raramente faço isso! Fiz isso exatas duas vezes (menos de 4 segundos somados) só pra demonstração... e vou fazer uma terceira vez pra fazer um vídeo pra vcs!

Na verdade, só de ultrapassar o x-max já é bonito demais de se ver!

wendell.. quanto a ultrapassar o x-max, vc mesmo sabe que o SD não responde perto de 20hz... ele simplesmente corta! Já testei até SD8000 no T9 (respeitando os limites do sub) e não excursionava igual ao Stetsom. Inclusive nos testes de frequencia (usando wav q foram baixadas no RoE) o SD morre nos 20hz (abaixo disso ele fica MUDO)... já o Stetsom, até uns 5hz ele ainda dá sinal de vida (mas com atenuação)..

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
wendell.. quanto a ultrapassar o x-max, vc mesmo sabe que o SD não responde perto de 20hz... ele simplesmente corta! Já testei até SD8000 no T9 (respeitando os limites do sub) e não excursionava igual ao Stetsom. Inclusive nos testes de frequencia (usando wav q foram baixadas no RoE) o SD morre nos 20hz (abaixo disso ele fica MUDO)... já o Stetsom, até uns 5hz ele ainda dá sinal de vida (mas com atenuação)..

bloom,

é o seguinte, comparar um modulo com subsonico com outro que tem ausencia do mesmo componente é complicado demais.

quanto a Sd nao descer, basta vc colocar em flat sem nenhuma atenuação de SLOPE e verá ele descer dos 20hz, testei e comprovei isso.

quando me gerou a duvida, o meu sub estava sendo cortado em 50hz a 36db/8ª bastou mudar o slope para 12db/8ª, poderia ser 6db, mas comparei com os demais recursos dos aparelhos mais acessiveis no mercado, e o sub respondeu, então o problema nao é o modulo, nesse caso meu, e sim foi a regulagem do player

Compartilhar este post

Link para o post

Conversei com juliano e o mesmo falou que a única forma dum SD3000 (ou outro SD) descer abaixo de 20hz seria com alteração no subsonico (hardware mesmo!).

QUando fiz os testes usei 3 players diferentes (pioneer, jvc e alpine).. e sem nenhum tipoo de crossover... com alimentação de sobra e tudo que se tem direito! E o SD respondeu com uma certa deficiencia nos 20hz, muitíssimo apagado nos 15hz +/-.. e abaixo disso, nada!

Já o stetsom, nas mesmas condições.. respondeu flat em 20hz, flat em 15hz.. uma leve perda em 10hz e uma perda consideravel em 5hz! ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Conversei com juliano e o mesmo falou que a única forma dum SD3000 (ou outro SD) descer abaixo de 20hz seria com alteração no subsonico (hardware mesmo!).

QUando fiz os testes usei 3 players diferentes (pioneer, jvc e alpine).. e sem nenhum tipoo de crossover... com alimentação de sobra e tudo que se tem direito! E o SD respondeu com uma certa deficiencia nos 20hz, muitíssimo apagado nos 15hz +/-.. e abaixo disso, nada!

Já o stetsom, nas mesmas condições.. respondeu flat em 20hz, flat em 15hz.. uma leve perda em 10hz e uma perda consideravel em 5hz! ;)

para mim, esse detalhe >> "alteração no subsonico (hardware mesmo!)" é novidade, ja que o mesmo foi comprovado que realmente desce além dos 20hz :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia Bloom !

O SD1000.1D do modelo mais antigo como o seu não responde tão bem em subgrave, ate porque um amplificador dessa potencia para esse sub nunca render bem mesmo. Mas os modelos novos e todo o resto da ja tocam ate 5Hz, inclusive fiz uns videos mostrando isso.

Se quiser podemos mandar um SD2500 pra vc testar nas mesmas condições.

Abs !

Compartilhar este post

Link para o post

fala Wendell,

vc sabe que entre o manual e o ouvido tem uma grande diferença, não sei se vc já escutou o Stetsom, mas ela é diferende da Soundigital, pelo menos a 2k5d em comparação a sd3000...

de ouvido a stetsom parece descer mais, ter mais controle de cone, mais qualidade na entrega da potencia que vem progressivamente, parece amplificador AB...

como já "discuti" com o subsonic em outro topico, esqueça a teoria e a parte tecnica, escute os modulos se possivel juntos, e compare, força a sd pode ter até mais...

dois comentarios teu retirado do topico do CesarDKR

"tava esperando so vc falar isso rsrsrs

eu tinha o SD2300 e tirei para por o SD3000, tive a conclusão que o SD2300 tem mais subgrave em relação ao 3000, nao sei porque mas demostrou isso no meu sistema

Cesar, eu iria de Stetsom 2k5, mas o que inviabiliza é o alto custo do stetsom em relação ao SD"

"nao tinha percebido que baixou o valor do stetsom 2k5,

velho nunca meu sd 3000 desceu assim, te falo serio mesmo, eu ficava com o stetsom !!!!!

concerteza desce nos 20hz, o sub para nessa parte que parece que ele vai pular fo** da caixa, ele para mesmo"

Compartilhar este post

Link para o post
fala Wendell,

vc sabe que entre o manual e o ouvido tem uma grande diferença, não sei se vc já escutou o Stetsom, mas ela é diferende da Soundigital, pelo menos a 2k5d em comparação a sd3000...

de ouvido a stetsom parece descer mais, ter mais controle de cone, mais qualidade na entrega da potencia que vem progressivamente, parece amplificador AB...

como já "discuti" com o subsonic em outro topico, esqueça a teoria e a parte tecnica, escute os modulos se possivel juntos, e compare, força a sd pode ter até mais...

dois comentarios teu retirado do topico do CesarDKR

"tava esperando so vc falar isso rsrsrs

eu tinha o SD2300 e tirei para por o SD3000, tive a conclusão que o SD2300 tem mais subgrave em relação ao 3000, nao sei porque mas demostrou isso no meu sistema

Cesar, eu iria de Stetsom 2k5, mas o que inviabiliza é o alto custo do stetsom em relação ao SD"

"nao tinha percebido que baixou o valor do stetsom 2k5,

velho nunca meu sd 3000 desceu assim, te falo serio mesmo, eu ficava com o stetsom !!!!!

concerteza desce nos 20hz, o sub para nessa parte que parece que ele vai pular fo** da caixa, ele para mesmo"

blz nelinhu ??

acho que vc não leu direito tambem o restante do topico

eu citei sim, e depois completei em um post, e anteriormente no topico do " MTX 9515 + SD3000" eu deixo claro que meu sub e modulo estão sendo cortados pelo 880prs com a seguinte configuração:

no 880prs ele tem corte 3 vias com slope que varia entre 6db até 36db/8ª

50hz a 36db/8ª é o corte que eu uso, se eu quiser que ele excursione feito um LOUCO, basta eu colocar o slope em 6db/8ª

então não adianta tentar falar que é isso e aquilo, mas o meu som estava com uma configuração errada para tal fim (sub louco excursionando), bastou mudar o slope que ele faz isso, mas com controle e linearidade em sua resposta

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda continuo achando que excursionamento "feito louco" é problema de controle de cone! hehehehehehehehe

Compartilhar este post

Link para o post
Ainda continuo achando que excursionamento "feito louco" é problema de controle de cone! hehehehehehehehe

vc matou a charada

Compartilhar este post

Link para o post
no 880prs ele tem corte 3 vias com slope que varia entre 6db até 36db/8ª

50hz a 36db/8ª é o corte que eu uso, se eu quiser que ele excursione feito um LOUCO, basta eu colocar o slope em 6db/8ª

isso nao é subsonico.. e sim passa baixa.. lpf.. nada tem a ver com ele responder mais baixo.. pode colocar o corte em 72db/8ª que o subgrave em 20hz~30hz é o mesmo..

Compartilhar este post

Link para o post
Bom dia Bloom !

O SD1000.1D do modelo mais antigo como o seu não responde tão bem em subgrave, ate porque um amplificador dessa potencia para esse sub nunca render bem mesmo. Mas os modelos novos e todo o resto da ja tocam ate 5Hz, inclusive fiz uns videos mostrando isso.

Abs !

Mas isso os modelos novos né? pq o sd3000 tem o subsonico \"minimo\" em 20hz! ou seja, ele capa de 20hz pra baixo!

Convenhamos que, como vc me falou por email, menos de 10% dos subs do mundo vão suportar tanta potencia (ex.: 3000wrms @ 15hz ou menos) sem destruir!

Não estou dizerndo que os SD sejam inferiores ao stetsom ou que o stetsom tenha pior controle de cone! Estou apenas Contando o que aconteceu e as coisas que vejo por aí. Os subsonicos dos SD anteriores impediam eles de descer abaixo de 20hz! Não sei esses novos.

Outra coisa.. o Stetsom é contra-indicado em muitos sistemas, pois o mesmo NÃO TEM subsonico! A não ser que a pessoa coloque um subsonico externo (crossover externo/player q tenha subsonico) ou faça uma caixa pensando na ausencia de subsonico!

Ainda continuo achando que excursionamento \"feito louco\" é problema de controle de cone! hehehehehehehehe

Então se for por isso, os Alpine/Clarion/Fosgate que o pessoal usa nos vídeos (inclusive o do Steve Meades) também não tem NENHUM controle de cone... pois o comportamento do stetsom é exatamente similar ao deles!

A caixa foi projetada pra isso mesmo! Beirou os 20hz (ou menos) a excursão vai aumentando de forma descontrolada!

Pros que \"só acreditam vendo\", segue a simulação (feita pelo wendell mesmo):

http://img268.imageshack.us/gal.php?g=conee.jpg

EDIT: Colocar a foto. O imageshak mudou! :banghead:

Compartilhar este post

Link para o post
isso nao é subsonico.. e sim passa baixa.. lpf.. nada tem a ver com ele responder mais baixo.. pode colocar o corte em 72db/8ª que o subgrave em 20hz~30hz é o mesmo..

ernany,

em momento algum eu falo que o LPF é subsonico.

Compartilhar este post

Link para o post

Subsonico na verdade seria um HPF!

Obs.: Acabei de ver o SD2500, e o subsonico dele "começa" em 20hz. Ou seja.. teria como ele responder abaixo de 20hz num estado "original"? Se tiver, das duas, uma: Ou o subsonico é falho (não tá cortando o que devia, ou seja, 20hz e abaixo) ou vcs estão mentindo! =P

Compartilhar este post

Link para o post

bloom,

segue a imagem de seu projeto :legal:

eu que fiz e tenho o arquivo aqui ainda, aplicando 3000rms, seu mtx ou o meu, passa do xmax na frequencia de 26hz, mas isso aplicando os 3000rms continuos, como nem eu nem vc tem bateria para manter isso, então nem cogita essa possibilidade

mtxbloom.jpg

não comentarei mais sobre o assunto, qualquer coisa me chama no msn, para nao desvirtuar mais do que ja esta o topico do amigo

Compartilhar este post

Link para o post
ernany,

em momento algum eu falo que o LPF é subsonico.

ta com problema de interpretação Wendell??

o que eu quiz dizer é que.. cortando 50hz em 36db ou 6db... a resposta inferior permanece a mesma... no caso do bloom o sub dele excusiona mais no subgrave.. o seu nao.. cortando em 6db vc ganha excursao por volta de 50hz.. ou seja pra cima...

e é fato que.. vc cortando em 50hz 36db/8ª.. mais a resposta manca do sd3000 no subgrave.. seu sub realmente nao excrusionara muito.. por isso quando corta em 6db ele ganha excrusao. mas é nas frequencias acima.. NAO ABAIXO..

eu hein...

Compartilhar este post

Link para o post
ta com problema de interpretação Wendell??

o que eu quiz dizer é que.. cortando 50hz em 36db ou 6db... a resposta inferior permanece a mesma... no caso do bloom o sub dele excusiona mais no subgrave.. o seu nao.. cortando em 6db vc ganha excursao por volta de 50hz.. ou seja pra cima...

e é fato que.. vc cortando em 50hz 36db/8ª.. mais a resposta manca do sd3000 no subgrave.. seu sub realmente nao excrusionara muito.. por isso quando corta em 6db ele ganha excrusao. mas é nas frequencias acima.. NAO ABAIXO..

eu hein...

entendi,

eu realmente interpretei mal o que vc falou, li rapido e entendi errado, reconheço :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
entendi,

eu realmente interpretei mal o que vc falou, li rapido e entendi errado, reconheço :legal:

:legal: :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Manda pra mim.

O Stetsom 2500 q estou usando a stetsom me emprestou por quase 1 mes de testes. No fim acabei

gostando tanto que comprei.

Faço uns videos comparando ambos e boto no forum aqui depois.

Compartilhar este post

Link para o post

Bloom, da uma olhada nesse topico, tem um video do SD3000 tocando bem plano ate quase 10Hz, e isso com carga, que tem muita diferença em relação a um teste a vazio, tambem tem as explicações sobre como funciona o nosso filtro subsonico, abraço !

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=132356&hl=

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, acabei pegando um MTX 7512.... por enquanto vou dar uma adiada no projeto do T9 pois estou pensando em abrir uma loja física e precisarei do máximo de $ possível.

Qual módulo vocês recomendam pra tocar bem esse 7512?

Compartilhar este post

Link para o post
Opa.

Não é muito não? O sub pede 400w rms..

Tava pensando num T1200

Um sd1.000/t1200/ht1000 ficaria bem legal!

abraço

Compartilhar este post

Link para o post
Um sd1.000/t1200/ht1000 ficaria bem legal!

abraço

Exato!!

Inclusive, se tiver interesse num SD1000 usado, MP!

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...