Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

edi2006

Nova Caixa para meus 2 Khromus Alpha 15"

Recommended Posts

Se for em V, esteja ciente de que não pode 'surrar' mto eles.. pq senão haverá desgaste precoce!

Pelo que eu tô vendo Bloom, vou ter que meter a serra na minha caixa logo enquanto ainda não colei o carpete, e no caso fazela frente a frente, mais com 24cm de distância, será que vai ficar melhor?

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera acho que vou arriscar no duto retangular, Qual a sintonia para a camara dos alpha? 50hz tá bom, a abertura tera 26cm de largura.

2 perguntas:

1. Qual a sintonia para a camara dos alpha? 50hz tá bom

2. Qual seria as medidas do duto retangular?

Compartilhar este post

Link para o post
Pelo que eu tô vendo Bloom, vou ter que meter a serra na minha caixa logo enquanto ainda não colei o carpete, e no caso fazela frente a frente, mais com 24cm de distância, será que vai ficar melhor?

Abraços

Charles Rafael

Cara.. tu sabe q tem trilhões de "mini-fatores" que influenciam! Então, falar com 100% de certeza que vai ficar bom, só um engenheiro formado com especialidade em acústica ou coisa parecida poderia responder!

Mas, falando de modo bem 'generalizado', a lógica é que fique melhor mesmo! A caixa em "V" acaba criando mais pressão no fundo (do V) e menos na frente (na boca)... como as frequencias mais baixas possuem ondas maiores, são "expulsas" de forma mais brusca e consequentemente não acumula tanto. Já ela reta, a distância é igual o que faz com que praticamente todas as ondas (independente da frequencia) se choquem e "somem" antes de sair do habitáculo. Como o subsonic (se não foi ele, favor corrigir) mostrou num belo exemplo, manifold nada mais é do que fazer somar as pressões dos falantes!

Compartilhar este post

Link para o post

me falaram que o certo é 25 cm de abertura hehe

Pergunta:

Dutada sintonizada em 50hz

Manifold sintonizada em 50hz

QUAL É O GANHO DA MANI?

Compartilhar este post

Link para o post
[OFF]...é isso ae, o Guto fazendo moda novamente! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

errado vc bloom, quem fez moda foi o IVO e não o [guto] :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

estou testando 3 caixas destas aqui, 2 com falantes de 18 e 1 com 15 e como estou fora de casa, não posso explicar muita coisa, mas ja adianto, ta grande demais para ser usado 65L nessa manifold usando as Alpha

pode colocar 60L brutos e sintonia em 55hz.

o fundo da cx, se for em "V", que aconselho pois tem melhor rendimento em trio, afinal ninguem vai querer subgrave em trio, rrsrsr

mantenha assim 8cm o fundo e 40cm a frente, na abertura central :legal: assim vai diminuir demais a pressão do falante contra o outro :legal: evitando maiores cancelamentos

Compartilhar este post

Link para o post
me falaram que o certo é 25 cm de abertura hehe

Pergunta:

Dutada sintonizada em 50hz

Manifold sintonizada em 50hz

QUAL É O GANHO DA MANI?

isso eu posso falar, q testei as 2 e foi com SDS de 15

dutada 76L sintonia em 55hz

dutada, o grave ia a no maximo 15m do carro com força, e SPL sem perda depois disso, era muito grande a perda.

manifold 56L sintonia em 55hz

maior ganho de SPL e mais subgrave, principalmente quando passa de 15m, a distancia que o grave vai, é enorme, me afastei a 30m do carro e a perda foi minima, é estranho ate, pois diminui a litragem e eu obtive maior subgrave, em relação a dutada, alem de ficar menos seca.

Compartilhar este post

Link para o post
estou testando 3 caixas destas aqui, 2 com falantes de 18 e 1 com 15 e como estou fora de casa, não posso explicar muita coisa, mas ja adianto, ta grande demais para ser usado 65L nessa manifold usando as Alpha

pode colocar 60L brutos e sintonia em 55hz.

o fundo da cx, se for em "V", que aconselho pois tem melhor rendimento em trio, afinal ninguem vai querer subgrave em trio, rrsrsr

mantenha assim 8cm o fundo e 40cm a frente, na abertura central :legal: assim vai diminuir demais a pressão do falante contra o outro :legal: evitando maiores cancelamentos

Em assim fica melhor do que a quadrada, em v tb toca subgrave e 60 L ta bom?

Compartilhar este post

Link para o post

E aí amigo????????

Valeu a pena no investimento da caixa????

O projeto saiu caro ou barato, depois que vc ouviu e viu o rendimento???

Compartilhar este post

Link para o post
isso eu posso falar, q testei as 2 e foi com SDS de 15

dutada 76L sintonia em 55hz

dutada, o grave ia a no maximo 15m do carro com força, e SPL sem perda depois disso, era muito grande a perda.

manifold 56L sintonia em 55hz

maior ganho de SPL e mais subgrave, principalmente quando passa de 15m, a distancia que o grave vai, é enorme, me afastei a 30m do carro e a perda foi minima, é estranho ate, pois diminui a litragem e eu obtive maior subgrave, em relação a dutada, alem de ficar menos seca.

será que fica bom tipo:

Alpha : manifold reta de 60L cada camara, duto retangular e abertura central 26cm

15 pw5a : manifold em v com 40L cada e abertura em 45cm e final 10cm

Compartilhar este post

Link para o post

kkkkkk

lembro que conversei com o ticosom, pioneiro no estado aqui com essas caixas manifolds, me deixou bastante curioso de saber mais sobre elas....

ai dei umas olhadas na audiolist e vi que era bastante interessante, foi ai que surgiu a ideia de fazer pro meu carro sedan... postei até o link pro pessoal no topico tal... demorei um certo tempo pra começar a montagem...

foi até na epoca que o guto deixou de postar aqui no forum..... ai dando uma olhada no orkut acho ele comentando sobre essas caixas, falando que ia fazer, logo dps do link da audiolist que postei.. (não que ele nao tenha visto antes, mais pode não ter se atentado ao fato de ser simples e com resultado satisfatorio)..

eu nao tenho merito nenhum nisso... afinal só fiz o que aqui é feijao com arroz e mostrei um pouco pra galera aki.....

agora em termos de ficar tirando fotos feito DIY, nem curto isso.... o pessoal quer tudo na mão..... que ensine a fazer tudo certinho....

Compartilhar este post

Link para o post
E aí amigo????????

Valeu a pena no investimento da caixa????

O projeto saiu caro ou barato, depois que vc ouviu e viu o rendimento???

valeu sim a pena, cada $$ gasto, so de ver meu grave engolindo 2 de 18 kkkkkk

nao saiu caro para mim diogenes, pois eu mesmo faço tudo :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
valeu sim a pena, cada $$ gasto, so de ver meu grave engolindo 2 de 18 kkkkkk

nao saiu caro para mim diogenes, pois eu mesmo faço tudo :legal:

Vc pode postar fotos ai do projeto?

Compartilhar este post

Link para o post
Vc pode postar fotos ai do projeto?

abrirei um topico em breve, lá postarei mais detalhes, e com autorização do amigo CARADOSOM postarei medidas, senão não postarei as mesma, somente fotos .

semana que vem estarei concluido todo layout da mala, com isso logo em seguida, abrirei o topico :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
agora em termos de ficar tirando fotos feito DIY, nem curto isso.... o pessoal quer tudo na mão..... que ensine a fazer tudo certinho....

realmente Ivo, o pessoal depois dessa moda de DIY, não pesquisa mais nada, não procura saber do fundamento e nada mais, é só pedir medidas e sai fazendo logo as cx e etc. <_<

isso é o que eu conversava, em parte, com o MOTI, que ultimamente não vejo interesse algum da galera em geral, de pesquisar sobre qualquer assunto, ai alguns procura saber fontes para o tal, outros começam a abrir um monte de topicos banais, enchendo o sevidor de LIXO, porque tem preguisa de pesquisar se algum topico semelhante ja tenha sido aberto.

e este foi um dos pontos chaves do que eu sugeri ao moti, por isso que hj, quando abre qualquer topico, se não observaram, ele 1º pesquisa para ver se não tem nada semelhante, já para auxiliar tal assunto, e observo que ja ta melhorando e surtindo efeito :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Não vamos "disvirtuar" o tópico né, até porque aqui é um fórum, ajuda quem quer, da maneira que achar coerente.

amanhã vou tirar as medidas do meu carro, conversando com o Ivo bichona, ele achou que ficaria bom uma caixa com 60 litros e 2 dutos de 4" por 25cm, sintonia em 50hz.

Logo posto evoluções.

realmente Ivo, o pessoal depois dessa moda de DIY, não pesquisa mais nada, não procura saber do fundamento e nada mais, é só pedir medidas e sai fazendo logo as cx e etc. <_<

Compartilhar este post

Link para o post

Antigamente acho que não tinha essa de 'ahh não vou postar medidas, sintonia bla bla'

ta parecendo que um quer ser melhor que o outro ou saber mais, ahh sei lá, ta estranho isso :S

será que é pq tem gente que ganha a vida (ou parte dela) nisso? Aí não compartilham seus conhecimentos/testes/resultados?

Dos fóruns que participo esse é o ÚNICO que vejo disso... (pode até ter nos outros, mais disfarçam ;P huehu)

Wendell eu nao quiz me referir a você nao, nao leve a mal meu desabafo =D

Compartilhar este post

Link para o post
Antigamente acho que não tinha essa de 'ahh não vou postar medidas, sintonia bla bla'

ta parecendo que um quer ser melhor que o outro ou saber mais, ahh sei lá, ta estranho isso :S

será que é pq tem gente que ganha a vida (ou parte dela) nisso? Aí não compartilham seus conhecimentos/testes/resultados?

Dos fóruns que participo esse é o ÚNICO que vejo disso... (pode até ter nos outros, mais disfarçam ;P huehu)

Wendell eu nao quiz me referir a você nao, nao leve a mal meu desabafo =D

tranquilo msseu,

peço perdão ao criador do topico, se eu fui meio grosseiro, mas a intenção é, como fui buscar sobre o assunto, quero forçar, sim forçar a que outros busquem tambem.

o que eu me refiro assim, peço tambem que ninguem leve nada a mau, nem tão pouco sou o maioral aqui, e sei muito menos que outros aqui.

o que eu quero, almejo aqui no AUTOFORUM hoje é, que volte a conduta de antigamente cara, que todos iriam com sede para buscar e estudar sobre os assuntos pertinentes ao que querem, e tá complicado isso, está mesmo, vc sabe do que eu falo e vou citar novamente:

hoje somente é chegar e abrir um topico coma seguinte frase: ( cx .. pra falante ... ) e

com isso, o cidadão ja vai logo, quero que toque "assim e assado", não aprende nada, sabe porque?? porque, ele ja vai pedindo logo para outro simular e postar logo as medidas de mão beijada, mas se ele procurasse saber como faz isso, alem de se ajudar, iria ajudar outros tambem.

só falo o seguinte: vamos estudar mais, afinal isso é um forum, vamos aprender a usar os soft's que temos disponiveis, bassbox, winisd e afins, eu aprendi mexendo neles no escuro, qualquer um pode ser no mesmo modo, mas coma juda tambem, pois se quando a pessoa tem realmente interesse de aprender, quem ensina terá o maior prazer em atender as duvidas e sanar as mesmas :legal:

voltando ao topico,

as medidas, vou explicar porque não postei, eu pedi ao caradosom, para me ajudar nessa caixa, pois estava sem entender como calcular a inclinação da camara do meio, e com isso, eu me propus a testar.

porque deste teste, que estou fazendo, não postei medidas delas, sabem porque?? porque se eu fizer isso, vão copiar ela de imediato, e se tiver erro nela?? se ocorrer algum dano no falante, devido a erro de calculo?? quem será o responsavel?? EU

então ja citei e volto a citar, quando eu concluir tais testes, com musicas e faixas de frequencias pura e tiver uma opinião definitiva da mesma, abrirei um topico somente para este fim, inclusive, estou reformulando todo meu sistema do trio, justamente para analisar mais detalhadamente tal caixa

espero que todos entendam

wendell

Compartilhar este post

Link para o post
Não vamos "disvirtuar" o tópico né, até porque aqui é um fórum, ajuda quem quer, da maneira que achar coerente.

amanhã vou tirar as medidas do meu carro, conversando com o Ivo bichona, ele achou que ficaria bom uma caixa com 60 litros e 2 dutos de 4" por 25cm, sintonia em 50hz.

Logo posto evoluções.

amigo releia o post nº 40 nesta mesma pagina, e depois o anterior a este de agora :legal:

breve abrirei um topico sobre essa cx :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Tranquilo Wendel, te entendo perfeitamente!

Você é um dos caras que admiro a conduta aqui no fórum! =)

Compartilhar este post

Link para o post
(wendell_rm @ 19/06/2009 - 23:16) *

tranquilo msseu,

peço perdão ao criador do topico, se eu fui meio grosseiro, mas a intenção é, como fui buscar sobre o assunto, quero forçar, sim forçar a que outros busquem tambem.

o que eu me refiro assim, peço tambem que ninguem leve nada a mau, nem tão pouco sou o maioral aqui, e sei muito menos que outros aqui.

o que eu quero, almejo aqui no AUTOFORUM hoje é, que volte a conduta de antigamente cara, que todos iriam com sede para buscar e estudar sobre os assuntos pertinentes ao que querem, e tá complicado isso, está mesmo, vc sabe do que eu falo e vou citar novamente:

hoje somente é chegar e abrir um topico coma seguinte frase: ( cx .. pra falante ... ) e

com isso, o cidadão ja vai logo, quero que toque "assim e assado", não aprende nada, sabe porque?? porque, ele ja vai pedindo logo para outro simular e postar logo as medidas de mão beijada, mas se ele procurasse saber como faz isso, alem de se ajudar, iria ajudar outros tambem.

só falo o seguinte: vamos estudar mais, afinal isso é um forum, vamos aprender a usar os soft's que temos disponiveis, bassbox, winisd e afins, eu aprendi mexendo neles no escuro, qualquer um pode ser no mesmo modo, mas coma juda tambem, pois se quando a pessoa tem realmente interesse de aprender, quem ensina terá o maior prazer em atender as duvidas e sanar as mesmas thumb.gif

voltando ao topico,

as medidas, vou explicar porque não postei, eu pedi ao caradosom, para me ajudar nessa caixa, pois estava sem entender como calcular a inclinação da camara do meio, e com isso, eu me propus a testar.

porque deste teste, que estou fazendo, não postei medidas delas, sabem porque?? porque se eu fizer isso, vão copiar ela de imediato, e se tiver erro nela?? se ocorrer algum dano no falante, devido a erro de calculo?? quem será o responsavel?? EU

então ja citei e volto a citar, quando eu concluir tais testes, com musicas e faixas de frequencias pura e tiver uma opinião definitiva da mesma, abrirei um topico somente para este fim, inclusive, estou reformulando todo meu sistema do trio, justamente para analisar mais detalhadamente tal caixa

espero que todos entendam

wendell

Que mané pedir desculpas cara, sua ajuda foi fundamental para construção da minha caixa, ah e tenho novidades, já esta quase pronta, a angulação fico com 12cm de fundo e 40cm de frente, 60l cada camara com 2 dutos de 4".

acho que amanha irei fazer uns testes!

Compartilhar este post

Link para o post

Faz os teste ae que to curiosão pra saber como que ficou! =)

Compartilhar este post

Link para o post

Uma dica amigo, faça os testes com comprimento de dutos variados, começe com 25cm, 20cm, 15cm, e por último a medida que já vem normal nos dutos que é 10cm, testes todas essas medidas, com umas 3 músicas que voce costuma escutar, mais que tenham ritmos de graves diferente, tipo, um de axé, outro, forró, outro um hip-hop, mais que sejam músicas e ritmos que voce tem o costume de escutar e que voce irá usar no seu trio.

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

tranquilo...

Cara desde quando entrei no fórum a conduta do pessoal é a mesma, então deixo esse assunto de lado =/

calculei minha caixa...

largura total da mala

91 cm

vou fazer a frente com 33 cm 25 cm de abertura e mais 33 cm

43 cm de altura

42,5 cm de fundo

totalizando 60 litros, 2 dutos de 4' por 25 cm, sintonia em 50hz

quem quizer eu passo o desenho, comigo não tem preguiça

abraços

amigo releia o post nº 40 nesta mesma pagina, e depois o anterior a este de agora :legal:

breve abrirei um topico sobre essa cx :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...