Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

edi2006

Nova Caixa para meus 2 Khromus Alpha 15"

Recommended Posts

Postado em

Dae galera, atualmente meus 2 alpha de 15"(sd1800), estão em uma dutada de 85L para cada o grave não vai muito longe com spl, será que rola tentar uma manifold para eles?

Postado em
Mas eu acho que vou fazer a caixa do zero mesmo, então faço +/- com uns 75L por camara?

é, eu faria uma caixa de uns 70~75L brutos em cada camara. A abertura central obedecendo a regra de 2/3 do diametro do falante, acho que nao tem erro...

Postado em
é, eu faria uma caixa de uns 70~75L brutos em cada camara. A abertura central obedecendo a regra de 2/3 do diametro do falante, acho que nao tem erro...

Os alpha é de 15" qual seria +- essa abertura? o correto é ficar um falante de frente pro outro igual a caixa do guto né?

Postado em
Os alpha é de 15" qual seria +- essa abertura? o correto é ficar um falante de frente pro outro igual a caixa do guto né?

26cm de abertura, mais 75L acho que é demais pra uma manifold, eu faria com no máximo 60L viu.

Abraços

Charles Rafael

Postado em

já que a moda é essa né, andei lendo que mani em V compromete a vida util do falante, por forçar ele por causa da angulação (um ponto recebe mais pressão que os demais), a dica é rodar (1/4) o auto falante a cada 3 meses pelo menos <_< .

confere?

Postado em
já que a moda é essa né, andei lendo que mani em V compromete a vida util do falante, por forçar ele por causa da angulação (um ponto recebe mais pressão que os demais), a dica é rodar (1/4) o auto falante a cada 3 meses pelo menos <_< .

confere?

Eu nao sabia dessa, sentido até faz!

Agora vamos esperar respostas dos mais sábios heheh :legal:

Postado em

confere?

tbm li isso no audiolist!!

Postado em
26cm de abertura, mais 75L acho que é demais pra uma manifold, eu faria com no máximo 60L viu.

Abraços

Charles Rafael

Valew Charles , acho que vou fazer ela com 1m de largura total e 26 a abertura, e 65L cada camara, dai se eu quizer posso ir diminuindo a litragem para testar,

Mas agora mais uma duvida, dutos retangulares ou redondo?

Postado em
Valew Charles , acho que vou fazer ela com 1m de largura total e 26 a abertura, e 65L cada camara, dai se eu quizer posso ir diminuindo a litragem para testar,

Mas agora mais uma duvida, dutos retangulares ou redondo?

Pronto, faça nessa litragem mesmo, e vá testando com litragens menores. Sobre os dutos com certeza os redondos ainda mais que é para testes.

Abraços

Charles Rafael

Postado em

confere?

cliquei no obrigado sem querer -.-

Ps. A informação parece estar correta sim.

Postado em

De nada bramer kkkkkkk

no audiolist tem algumas coisas interessantes sobre essa caixa, melhor viver com a dutada mesmo.

cliquei no obrigado sem querer -.-

Ps. A informação parece estar correta sim.

Postado em

Ai galera, já comprei a madeira para fazer a caixa, so falta agora terminar o projeto , Eu possuo tb um par de 15pw5a e eu quero usalos em uma caixa que toque bem seco, alguma dica?

Postado em

Sim isso é verdade.

Mas isso é recomendado para quem usa as SB1000 q é uma mainfloid.

Não acredito q essas mainfloid "automotivas", precisem disso pois o negocio da sb é q ela é muito grande e a frenquencia dela é baixa, forçando o woofer coisa q essas mainfloids "automotivas" n fazem pois trabalham com litragem mais baixa e fraquencia mais alta.

Postado em
Ai galera, já comprei a madeira para fazer a caixa, so falta agora terminar o projeto , Eu possuo tb um par de 15pw5a e eu quero usalos em uma caixa que toque bem seco, alguma dica?

Uma manifold com baixa litragem e sintonia alta vai dar esse som seco que voce quer, mais acho melhor voce ir numa dutada com freq. alta mesmo.

Abraços

Charles Rafael

Postado em

confere?

Confere sim! E em "V" a resposta tende a criar pico nas altas (80hz acima).. já angulação reta, o pico fica mais uniforme, ajudando tb nas baixas! ;)

Mas com angulação reta vc perde alguns preciosos litros.. enquanto que em "V" a perda é bem menor! Sinceramente? eu não usaria em "V"! Até a SB da snake, eles recomendam q gire o falante de tempos em tempos! Ou seja, a caixa que o fabricante indica, não é "perfeita" =P rsrs

[OFF]...é isso ae, o Guto fazendo moda novamente! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Postado em

Não vamos criar atritos, nickiowa.. por gentileza!

Manifold já tinhamos muitas aqui... mas ele fez um tópico bem detalhado, inclusive com vídeos, o que acabou deixando a galera "atiçada". Acredito que poucos tinham visto uma caixa com efeito manifold tocando na prática! =)

Postado em

Bloom acho que você tem razão com relação aos falantes em "V" ficar um som com picos acima de 80hz, no meu sistema tá des se geito, por isso indico a fazer ela frente a frente mesmo, até pelo fato dese conseguir um melhor controle decone também.

Abraços

Charles Rafael

Postado em
Não vamos criar atritos, nickiowa.. por gentileza!

Manifold já tinhamos muitas aqui... mas ele fez um tópico bem detalhado, inclusive com vídeos, o que acabou deixando a galera "atiçada". Acredito que poucos tinham visto uma caixa com efeito manifold tocando na prática! =)

Sim, foi depois que o guto aprovou este tipo de caixa que resolvi fazer, ah eu não estou puxando saco de ninguem, agradeço tb o Charles, Caradosom e todos vcs que estão me ajudando mesmo!

Postado em
Uma manifold com baixa litragem e sintonia alta vai dar esse som seco que voce quer, mais acho melhor voce ir numa dutada com freq. alta mesmo.

Abraços

Charles Rafael

Os alpha ja comecei a fazer a caixa, vai ser com 60L cada camara e 26cm de abertura(falantes um de frente pro outro) para dar grave e sub grave,

E os 15pw5a será que uma em v com pico acima de 80hz? ou uma dutada de quantos litros e frequencia?

Postado em
Os alpha ja comecei a fazer a caixa, vai ser com 60L cada camara e 26cm de abertura(falantes um de frente pro outro) para dar grave e sub grave,

E os 15pw5a será que uma em v com pico acima de 80hz? ou uma dutada de quantos litros e frequencia?

Edi, como os PW5 vão ter que toca r até uns 1khz +ou- eu usaria uma dutada normal mesmo, acho que uns 60L com sintonia em 80hz deve ficar filé.

Abraços

Charles Rafael

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...