Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

bramer

Caixa p/ Over Sub 18-800

Recommended Posts

Postado em
O tópico dá bom demais hein, tô acompanhando de perto, o que o Renan citou sobre o efeito psico-acustico era o que eu tava imaginando, nesse caso pra trio seria melhor em V né, pra ter mais pegada nem que seja pelo fato da caixa conseguir subir um pouco na frequência.

E sobre a litragem Bramer, tá boa sim cara, como o Diógenes falou e eu mesmo já vi, 70L é a média mesmo, e pra trio é isso aí, ainda mais que querendo ou não, ali a um acoplamento de resposta, que com certeza faz o som render melhor no subgrave, se comparado a uma caixa com 70L pra cada com falantes lado a lado.

Abraços

Charles Rafael

ai ai aaai!

Estou quase 100% decidido a fazer a manifold com os 67L brutos mesmo.

Uso o falante normal ou com o conjunto magnético pra fora (centro) ?????? Alem de ganhar alguns litros na camara (que podem ser valiosos!), existe mais algo a se levar em consideração nesse caso????

Postado em

eu quero saber TUDO dai hehe

litragem, sintonia, falante usado, videos dela tocando, testes com varios estilos musicais, resposta, controle de cone, impressões suas...

Não esconda NADA!

suaehuah

Postado em
ai ai aaai!

Estou quase 100% decidido a fazer a manifold com os 67L brutos mesmo.

Uso o falante normal ou com o conjunto magnético pra fora (centro) ?????? Alem de ganhar alguns litros na camara (que podem ser valiosos!), existe mais algo a se levar em consideração nesse caso????

Bem eu já testei e prefiri com os falantes pra dentro Bramer, mais o Ivo testou e disse que não teve diferença, lhe indico a também fazer o seu próprio teste cara, só deixar o espaço ali necessário para poder fazer um teste com o imã pra fora ou com o cone.

Abraços

Charles Rafael

Postado em

Kara se tu vai fazer com 67L butros tem q usar a o imã para fora, se n vai fik uma batida meio seca ou então faz com uns 78/79L brutos com o imã para dentro q fik +/- 70L livres, e a sintonia deixa em 50hz, simula ai e faz com duto retangular.

Postado em

com o redimento que vc ta tendo nessa sua caixa, eu não modificaria uma VIRGULA no projeto dela, só faria o novo madeiramento tipo pancadão, sinceramente.

Postado em
não eu entendi sim Renan !!!

Meu problema é que acredito demais no meu ouvido rsrsrs , tipo , pode ser coisa de minah cabeça , mas Eu acabei ARREBITANDO na cabeça que ficou melhor rsrsrs e isso é um problema rsrsrs

mas entendi sua teoria , CLARO ... e vou usa-la pra nova caixa rsrsrs !

Guto,

Ninguem melhor que teu ouvido pra dizer que a caixa tá boa!

Caixa acústica é uma ciência muito peculiar e extremamente pessoal.. o som que para mim é bom pra vc pode ficar uma porcaria.

As teorias existem para nos dar diretrizes e desenvolver novas idéias, mas os ideais só a gente pode definir!

Att,

RenanLopes

Postado em
Renan, o que vc acha da caixa que postei acima?

Bramer,

Te sugiro simular conforme citei (Band Pass) e analisar se o resultado te serve.

Deixando claro que o que simulamos em software é a cursa elétrica do sistema, as componentes acústicas devem ser somadas para contribuir ou não com teu sistema.

Se não dispoe de curvas acústicas para análise considere que o efeito manifold tende a somar um punch na região de sintonia dessa câmara coletora.

Att,

RenanLopes

Postado em
Kara se tu vai fazer com 67L butros tem q usar a o imã para fora, se n vai fik uma batida meio seca ou então faz com uns 78/79L brutos com o imã para dentro q fik +/- 70L livres, e a sintonia deixa em 50hz, simula ai e faz com duto retangular.

Pois agora. Pelo que eu pesquisei, os over 18' tem 22cm de altura total (fodeu), sendo assim, não teria como colocar OS DOIS com o imã para o centro.

Seria possivel colocar um com o Imã para o centro e o outro normal? Adicionando 3cm de largura da camara deste segundo (para compensar a litragem consumida pelo corpo do falante). Vale lembrar que esses 3cm seriam retirados da abertura central.

Isso seria viavel?

Alem do fato de inverter a polaridade de um dos falantes, existe mais alguma fator que deveria levar em consideração no uso de um sistema assim?

O fato de reduzir a litragem da camara central e usa-la com 29cm internos. Tem algum problema?

Sendo assim, ficaria:

|__67L__|__65L__|__74L__|

..cone - imã / cone - imã..

HELP :banghead

Postado em

ah, esqueci de falar.

Fiz um desenho da caixa dos MG.

As camaras dos falantes estão com 35L brutos, sintonizadas por volta de 82hz (pico por volta de 110~120hz). Quem sabe eu pegue um par de eros 12' 400rms pra ligar no t-1.2k

caixamg.jpg

Postado em

Fala galera...

Andei dando uma mechida no set. Por economia e viabilidade resolvi que não vou mecher na caixa dos 18' e nem na estrutura em geral do set atual. Pois pra mim é algo bem seguro (tudo tampado com uma chapa de 20mm² e caixas parafusadas na longarina).

Andei apenas melhorando alguns equips, agora se encontra assim:

T-2k + 2 over 18 800wrms

T-1.2k + 2 eros 400wrms

T-170.2 + 4 drives e 2 st

Dub mag + 307d2 (dentro)

Como precisava de espaço para colocar todos os módulos atras do banco do carona, peguei um t-170.2 para tocar as cornetas, pensei que seria algo "meia boca", porem o resultado foi mto acima do esperado. O amp é MINUSCULO, esquenta um pouco, tem bons terminais e toca MTO hahaha. Gostei bastante. Liguei 2 drives + 1 st em cada canal...fico show de bola.

Os eros estou usando uma caixa ridicula (seladinha 20L), logo quero refazer e puxar uns 40L para cada em uma dutada. Mesmo assim já deu uma bela diferença ao que era antigamente...Com uma pegada + forte no médio grave, o trio parece que já toca bem mais, incrivel a sensação que da...

infelizmente não tenho fotos e mto menos videos. Acabei de arrumar tudo e regular agora a noite. Sai com a lona aberta curtindo uma musica e parece que foi aprovado, alguns alarmes, mta gente olhando de longe, grave ta até forte (na minha opinião) e já deu pra notar a diferença dos eros tocando até dentro do carro.

Logo eu posto alguma novidade

;)

Postado em

Pô Bramer, eu já estava era esperando você postar o quanto estava feliz com sua manifold, hehehe, mais tem nada não, o bom é que você tá feliz com o seu setup cara. Esses 2 Eros devem estar ajudando naquela paulada seca hein, quando jogar uma dutadinha neles como você quer é que vai ficar melhor ainda. Do geito que eu te conheço Bramer o próximo up vai ser no modúlo de grave, hehehe.

Abraços

Charles Rafael

Postado em

haha, queria era ter um sd-3k para os overs...mais nem tudo é perfeito né?

tenho minha pequena familia de taramps atras do banco e já estão me atendendo mto bem..

pois é, eu queria uma manifold sim, mais estou sem empenho para fazer a caixa e querendo ou não, ainda gosto dessa minha aqui, pq a hora que vem a musica com subgrave, o negócio fica duka...não da pra ficar sem isso :P

outro motivo que me levou a não mecher na caixa dos overs é que na minha caçamba ela se transforma numa "cornetada dutada" (existe isso? hehe). Agora quando fizer as caixas dos 12' certinho como eu quero, a corneta dos 18' vai ficar perfeita.

um desenho rapido pra mostrar como estara +/- (olhando de cima). A abertura entre as caixas dos eros vai ser de exatos 60cm. Tudo tampado com uma chapa 20mm² parafusada nas caixas e presa nessa chapa (na abertura) fica fixado os 4 drives.

._______.

|_______|

|\ /|

|_\ /_|

Postado em
haha, queria era ter um sd-3k para os overs...mais nem tudo é perfeito né?

tenho minha pequena familia de taramps atras do banco e já estão me atendendo mto bem..

pois é, eu queria uma manifold sim, mais estou sem empenho para fazer a caixa e querendo ou não, ainda gosto dessa minha aqui, pq a hora que vem a musica com subgrave, o negócio fica duka...não da pra ficar sem isso :P

outro motivo que me levou a não mecher na caixa dos overs é que na minha caçamba ela se transforma numa "cornetada dutada" (existe isso? hehe). Agora quando fizer as caixas dos 12' certinho como eu quero, a corneta dos 18' vai ficar perfeita.

um desenho rapido pra mostrar como estara +/- (olhando de cima). A abertura entre as caixas dos eros vai ser de exatos 60cm. Tudo tampado com uma chapa 20mm² parafusada nas caixas e presa nessa chapa (na abertura) fica fixado os 4 drives.

._______.

|_______|

|\ /|

|_\ /_|

Sabia que tu queria era 1 SD3000, hehehe.

Existe cornetada dutada sim, eu usava uma ué. Seguindo sua idéia aí vai ficar legal, vai mandar mais longe o ganho, vai seguir a teoria das canhão dutada, não sei se vai render tão bem quanto, mais vai tocar muito forte sim.

Abraços

Charles Rafael

Postado em

acabei de desenhar como vai ficar:

caixa1w.jpg

caixa2w.jpg

caixa3.jpg

Vale lembrar que é meu primeiro desenho no SketchUp, até que não fico ruim. Mais as escalas não estão mto corretas hehe

As laterais externas das caixas dos Eros 12' vai ser em fibra provavelmente (e não reta como no desenho), pois ela vai ter de aproveitar bem o espaço naquele local.

Estou em duvida quanto a litragem e sintonia da mesma. Acho que consigo tirar por volta de 40~45L. Ela possui 2 furos pois em um deles vai o ST e no outro o DUTO 4'. Qual comprimento de duto usar?

O falante a ser usado é o Novo Eros 312LC 400rms

Postado em

a caixa dos 12" vai ser uma espécie de funil pros 18"?

se for é bom caprichar os reforços se não ela vai desmontar logo logo =D

Abraços e acompanhando Bramer.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...