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Guto de Almeida

°º°º° ))) S.Q. GA.audio. ((( °º°º°

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Essa musica do Lil Wayne - A milli é algum remix seu ?

se tiver como passar ela eu agradeço

 

 

 

 

 

PS: o Trio ta show pelo que deu para escutar no video =)

 

 

Abrçs

 

eu achei na net ae um dia ... nos 4 shared da vida ... num tem nem nome de quem fez não ... é uma música Normal ... só introdução diferente ... tem nada de mais não !!!

 

Eu tô feliz pacas com o resultado ... quem sabe daqui uns meses não entra 4 de 18" no carro ... (o projeto já tá Pronto)

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Fala Guto gostei do resultado, ta mandando um gravão loko para fora...

 

Abraços...

 

 

Como Todos sabemos , Camera mente um pouco , CLARO ... mas os alarmes dos carros não é montagem não rsrsrs ... é que não deu pra ver os alarmes dos carro que estavam do outro lado da rua quando tocou a segunda música ! rs

 

e mais engraçado ??? Com a mala FECHADA , isso não acontece ... não dispara nada ... só com a mala aberta !

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O famigerado Alvaro J R falando sobre a manifold no audiolist, ele detonou varias duvidas...

 

 

"a ideia é de algo como uma camara de compressão, e depende da capacidade volumetrica e da potencia do falante, ou melhor do SPL pra simplificar.

mas não chega a ser algo critico não, volumes entre 1/4 e 1/2 do volume interno util da caixa ja é um bom valor inicial. tambem poderia se basear pelo VAS do falante, mas ja seria muita frescura. usando um volume tal que um falante não ocasione carregamento demais ao outro ja é de bom grado.

 

como é certo que ira perguntar qual seria a distancia minima entre os falantes, começe por algo como 2/3 de Dd. "

 

obs.

 

1- DD = diametro do falante

 

2- manifold nao eh uma BP

 

 

rsrsrs eu li isso ae antes de "PEGAR 2 DUTADAS E COLOCAR UMA DE FRENTE PRA OUTRA" , na verdade eu tava lendo mais um monte por ae rsrsrs , e não vou mentir , tava com medo de perder madeira ... pois tinha o medo que muitos tem ... de um falante na frente do outro num dar som nenhum !

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pq cortes passivos? ta com intenção de usar em festas e em potencias profisionais?

 

 

É isso TAMBÉM !

 

na verdade esses cross da Celestion estava aqui faz TEMPO parados ... de uma caixa 3 vias que usava pra fazer festinha quando tinha meus 17 Anos ...

 

ae como eu queria usar 3 vias no Carro na parte de voz , eu acabei usando esse cross ... a unica mer** é que o cross é 8 ohms e os falantes (todos) tb são ... então vc nunca consegui mandar o som FORTE mesmo nas caixinhas , pois o meu boss manda (teóricos) 300 RMS em 4 ohms ... então no meu caso estou mandando (teóricos) 150 RMS =( ...

 

E faço festinha de amigos com esse som de boa tb !

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queria sabe o nome das musicas e te dar parabens denovo

ta mtu fera o som mesmo

pena q aki em rio grande nao pode mais ter som em carro :(

 

 

Flo Rida - Right Round

Lil' Wayne - A Milli

 

valew pelos elogios cara !

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po*** perdi mesmo o encontro e a oportunidade de escutar essas caixas..

 

O melhor do video é a mensagem final

kakaka

boa.

 

 

 

rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs ... Mas num é a Pura verdade ??? fala sério ?

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O famigerado Alvaro J R falando sobre a manifold no audiolist, ele detonou varias duvidas...

 

 

"a ideia é de algo como uma camara de compressão, e depende da capacidade volumetrica e da potencia do falante, ou melhor do SPL pra simplificar.

mas não chega a ser algo critico não, volumes entre 1/4 e 1/2 do volume interno util da caixa ja é um bom valor inicial. tambem poderia se basear pelo VAS do falante, mas ja seria muita frescura. usando um volume tal que um falante não ocasione carregamento demais ao outro ja é de bom grado.

 

como é certo que ira perguntar qual seria a distancia minima entre os falantes, começe por algo como 2/3 de Dd. "

 

obs.

 

1- DD = diametro do falante

 

2- manifold nao eh uma BP

 

Esse era meu grande ponto de discordância do Paulo Duto (pronto, vai chover xingamentos aqui). Pra ele uma câmara qualquer na frente do falante já configurava uma BP, por impor carga acústica e limitar a resposta.

 

Quanto ao Manifold, tinha uns gráficos na audiolist sobre os estudos da EV, mostrando as curvas de resposta em acoplamento direto e acoplamento manifold. Coisa bem legal pra quem quer começar.

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Kleber , vc não entendeu que é :

 

qualquer um que tenha duas dutadinhas com duto nas laterais pode colocar uma de frente pra outra e pronto....

 

*** http://autoforum.com.br/index.php?s=&s...t&p=1854388

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

uahuahuahauhauhauhauahuahuaha

 

 

 

Tendeu Kleber ?

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É Guto, pelo que o vídeo mostra parece tá rendendo muito forte mesmo, só diz mais uma coisa, tu usou quantos litros pra cada protech?

 

Abraços

 

Charles Rafael

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[DESABAFO MODE ON]

 

charles já disse que não vou comentar sobre isso ...

 

tem gente que manja MUITO por aqui (nossa pros lado do Nordeste é o que mais tem aqui no fórum rsrsrs) ... eles podem te ajudar ... eu prefiro não falar nada =) !

 

espero que entenda ... e se não entender , tudo bem ... sem crise rsrsrs vai ser mais um na minha infiniiita lista !

 

[DESABAFO MODE OFF]

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Esse era meu grande ponto de discordância do Paulo Duto (pronto, vai chover xingamentos aqui). Pra ele uma câmara qualquer na frente do falante já configurava uma BP, por impor carga acústica e limitar a resposta.

 

Quanto ao Manifold, tinha uns gráficos na audiolist sobre os estudos da EV, mostrando as curvas de resposta em acoplamento direto e acoplamento manifold. Coisa bem legal pra quem quer começar.

 

bom, Kleber... não acho que as manifolds trabalhem da mesma forma das BPs, ENTRETANTO, uma manifold configurada tal qual essa do guto tem um efeito de banda passante!

 

na realidade a manifold gera o dobro do ar deslocado em um mesmo espaço, gerando maior SPL que em um acoplamento simples, onde se tem simplesmente ondas adjacentes "facilitando" a propagação da onda gerada pelo outro falante!

 

comparativamente pode-se interpretar como se o acoplamento convencional (lado a lado) é como se fosse o "vácuo" de uma corrida de NASCAR, o carro da frente facilita o deslocamento do de trás, e com isso o de trás consegue ter maior desempenho. Já o acoplamento manifold é como se vc colocasse os 2 motores dos 2 carros em um só deles, o mesmo peso e resistência (atrito) para vencer, mas com 2 vezes mais força!

 

no caso da caixa, o ar à frente do falante é o peso e resistencia a ser vencida, e os auto falantes os motores, lado a lado, o ar deslocado por um, facilita o rendimento do outro, aumentando o SPL, quando frente a frente em uma área restrita, se tem X litros de ar sendo empurrados atraves de um pórtico de X cm², se vc colocar somente 1 falante, vc tem um esforço para deslocar esse ar, com 2 falantes, o deslocamento do ar fica bem mais fácil, e vc garante interferencias construtivas até uma certa frequencia, aumentando BEM MAIS o SPL, mas aplicável a uma faixa menor!

 

manifold NÃO é igual a band pass, mas compartilha algumas características!

 

to com uma madeira e caixas sobrando la em casa e uns 3 tipos de falantes de 5", 6", 6.5" acho q vou fazer uns testes com manifold, considerando a frequencia de trabalho etc!

 

 

e GUTO, colocando 2 falantes frente a frente vc REALMENTE pode conseguir som nenhum (ou quase)... mas tem q inverter as fases, ué! tu sabe disso! na mesma fase, ESSE não seria um medo meu! meu maior medo com manifold é um pico excessivo em alguma frequencia indesejada!

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a caixa ficou com 52cm de altura por 50 de largura !!!

 

como eu já disse aqui ... esse formato de caixa que fiz (um de frente por outro literalmente) existe um canselamento enorme de 150hz pra cima ... então não serviria se não fosse pra SUB ... mas alguns ae fazem uma inclinação que dizem ser pra empurrar o audio mais pra longe , e que toca mais pra cima nada freq... ae já não sei , nunca testei !!!

 

 

Obrigado por responder!

Vi o video, e o som realmente parece estar forte!

Parabens pelo projeto.

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bom, Kleber... não acho que as manifolds trabalhem da mesma forma das BPs, ENTRETANTO, uma manifold configurada tal qual essa do guto tem um efeito de banda passante!

 

na realidade a manifold gera o dobro do ar deslocado em um mesmo espaço, gerando maior SPL que em um acoplamento simples, onde se tem simplesmente ondas adjacentes "facilitando" a propagação da onda gerada pelo outro falante!

 

comparativamente pode-se interpretar como se o acoplamento convencional (lado a lado) é como se fosse o "vácuo" de uma corrida de NASCAR, o carro da frente facilita o deslocamento do de trás, e com isso o de trás consegue ter maior desempenho. Já o acoplamento manifold é como se vc colocasse os 2 motores dos 2 carros em um só deles, o mesmo peso e resistência (atrito) para vencer, mas com 2 vezes mais força!

 

no caso da caixa, o ar à frente do falante é o peso e resistencia a ser vencida, e os auto falantes os motores, lado a lado, o ar deslocado por um, facilita o rendimento do outro, aumentando o SPL, quando frente a frente em uma área restrita, se tem X litros de ar sendo empurrados atraves de um pórtico de X cm², se vc colocar somente 1 falante, vc tem um esforço para deslocar esse ar, com 2 falantes, o deslocamento do ar fica bem mais fácil, e vc garante interferencias construtivas até uma certa frequencia, aumentando BEM MAIS o SPL, mas aplicável a uma faixa menor!

 

manifold NÃO é igual a band pass, mas compartilha algumas características!

 

to com uma madeira e caixas sobrando la em casa e uns 3 tipos de falantes de 5", 6", 6.5" acho q vou fazer uns testes com manifold, considerando a frequencia de trabalho etc!

 

 

e GUTO, colocando 2 falantes frente a frente vc REALMENTE pode conseguir som nenhum (ou quase)... mas tem q inverter as fases, ué! tu sabe disso! na mesma fase, ESSE não seria um medo meu! meu maior medo com manifold é um pico excessivo em alguma frequencia indesejada!

 

 

beeem bacana a explicação ... vou ser bem Sincero com vc ... eu não imagina isso tudo ae não rsrsrs ! Mas enfim , bom que agora aprendi e sabendo isso , posso pensar em novas caixas OpO ...

 

quanto ao medo ... eu tinha mesmo fazer o que ??? mas depois que vi funcionando fiquei impressionado ... Mas pra tocar oq ue tá tocando , teve que rolar um processamento de sinal (mais conhecido como EQUALIZAÇÃO !!!) , mas nada que não fosse feito conscientemente e com parcimônia ...

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e tava RE-lendo o que vc colocou ae SubSonic e pensei numa coisa ... Talvez se eu ARREDONDAR consideravelmente o FUNDO da caixa , onde os 2 falantes ficam de frente um ao outro , eu posso ganhar um Pouco mais de SPL =) , mas tb pode ser que se eu diminuir demais o espaço onde os 2 falantes de encontram posso perder um pouco de freq. mais baixas =( ...

 

Mas se eu arredondar , pode ser que eu REDUZA ainda mais o "atrito" que vc comentou no ex. acima , e com isso o ar sairá mais rapidamente !

 

tá certo meu raciocínio ?

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Deve ter sido ruim de acertar a caixa pra tira um gravo para rua, que fica ate ruim de mexer estragar o que ta bom.

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e tava RE-lendo o que vc colocou ae SubSonic e pensei numa coisa ... Talvez se eu ARREDONDAR consideravelmente o FUNDO da caixa , onde os 2 falantes ficam de frente um ao outro , eu posso ganhar um Pouco mais de SPL =) , mas tb pode ser que se eu diminuir demais o espaço onde os 2 falantes de encontram posso perder um pouco de freq. mais baixas =( ...

 

Mas se eu arredondar , pode ser que eu REDUZA ainda mais o "atrito" que vc comentou no ex. acima , e com isso o ar sairá mais rapidamente !

 

tá certo meu raciocínio ?

 

cara... é uma idéia bem válida sim! sem contar que vc reduz o turbilhonamento ali nos cantos, esse turbilhonamento é desperdício de energia!

 

o conceito de manifold vem de conexões hidráulicas, onde se "junta" varios canos em um unico lugar (tal qual uma caixa coletora) e a partir daí vai para um único cano de esvaziamento, é o mesmo conceito do coletor de escapamento, onde se junta os 4 ou 6 tubos do motor em 1 ou 2 canos (6x2 COMANDA!!!)

 

uma coisa q eu faria é posicionar as torres mais afastadas, e não dando continuidade ao "duto"... é questão de experimentar com e sem elas e ver como fica melhor, esse "tunel" maior pode gerar ganho de SPL, mas a difração, e o carpet ali tbem provoca um atrazo no ar passando , q pode alterar desde a sintonia até perda de SPL geral

 

é parecido com calcular camara de compressão e garganta de corneta, quanto menor o volume e menor a "saida" maior o SPL, mas menor a resposta de baixa frequencia e pior o timbre! eu usaria o manifold pra reforçar a porção alta do grave, pra gerar kick mesmo, como vc tá fazendo, deixando o subgrave por conta da camara traseira, já que se pode aproveitar os 2 lados (sem trocadilho)

 

eu desconheço as formulas pra esses cálculos, eu me basearia no calculo basico de boca de corneta pra definir o tamanho do "buraco" q sai o manifold, e pra volume eu usaria qqr coisa entre 1 e 2 Vd, sendo q creio q perto de 1 se teria mta perda de qualidade no grave!

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FRENTE rsrsrs ? Eita , num entendi Murilão ... Não seria o FUNDO ???

 

 

Eu pensei nisso assim que via caixa será que se tiver uma meia lua no fundo ajuda, ou canto quebrado.

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FRENTE rsrsrs ? Eita , num entendi Murilão ... Não seria o FUNDO ???

 

Deve ser assim que ele diz guto.

Como na imagem 3 ai.

 

manifold-1.png

 

Aproveitando a deixa, seria melhor ou pior fazer a caixa como na imagem2? unido as camaras dutadas dos 2 falantes.

E quanto a figura 1 como ficaria sera Q ia melhorar ou piorar?

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cara... é uma idéia bem válida sim! sem contar que vc reduz o turbilhonamento ali nos cantos, esse turbilhonamento é desperdício de energia!

 

o conceito de manifold vem de conexões hidráulicas, onde se "junta" varios canos em um unico lugar (tal qual uma caixa coletora) e a partir daí vai para um único cano de esvaziamento, é o mesmo conceito do coletor de escapamento, onde se junta os 4 ou 6 tubos do motor em 1 ou 2 canos (6x2 COMANDA!!!)

 

uma coisa q eu faria é posicionar as torres mais afastadas, e não dando continuidade ao "duto"... é questão de experimentar com e sem elas e ver como fica melhor, esse "tunel" maior pode gerar ganho de SPL, mas a difração, e o carpet ali tbem provoca um atrazo no ar passando , q pode alterar desde a sintonia até perda de SPL geral

 

é parecido com calcular camara de compressão e garganta de corneta, quanto menor o volume e menor a "saida" maior o SPL, mas menor a resposta de baixa frequencia e pior o timbre! eu usaria o manifold pra reforçar a porção alta do grave, pra gerar kick mesmo, como vc tá fazendo, deixando o subgrave por conta da camara traseira, já que se pode aproveitar os 2 lados (sem trocadilho)

 

eu desconheço as formulas pra esses cálculos, eu me basearia no calculo basico de boca de corneta pra definir o tamanho do "buraco" q sai o manifold, e pra volume eu usaria qqr coisa entre 1 e 2 Vd, sendo q creio q perto de 1 se teria mta perda de qualidade no grave!

 

 

Então SubSonic , eu fiz esse testinhu ae que vc disse de tirar as Torres ... e o Sub grave CAIU ... então isso quer dizer que essa "extensão" ajuda e MUITO na faixa de Sub grave (melhor dizendo , entre 60hz e 75hz) , mas se perde no Atack ... tanto é que eu não consigo tocar música de pancadão (que tem aquele pico de 120hz constante) ... é até engraçado vc passar a Varredura de Freq. (já fiz tb) ... eu passo a varredura completa , e se tem (vou tentar descrever de forma simples) :

 

 

 

15kz = bem atenuado , devido ao drive que não é nenhuma maravilha , mas visto que a maioria dos MP3 que se escuta em trio esses 15khz SOMEM na própria compressão do MP3.

 

12kz ~ 2Khz = beeem aceitável e super linear , o que faz com que se tenha a impressão de CLAREZA do áudio .

 

1khz ~ 600hz = Bem linear tb ... mas nesse ae eu RALEI pra deixar natural o áudio , pois pra fazer gritar é 2 palitos , mas o Celetion de 6" é um FILHO DA PUTA e deixa MUITO gostoso o som

 

500hz ~ 150hz = ae eu acho que falta pegada , mas infelizmente o meus meninos de 8" da Over não são milagrosos ao ponto de dar a pegada de um falante de 12" de médio grave

 

140hz ~ 120 hz = começa a ficar meio fraco

 

120hz ~ 90hz = acontece um BURACO bem considerável !

 

80hz ~ 50hz = BUUUMMM , um PUTA de um ganho Desgraçado ... realmente FORTE comparado a todo o resto !!!

 

40hz ~ 20hz = Não Existe , não Toca de forma alguma , só consome energia de minha bateria rsrsrs , então eu já coloco o subsonico !

 

 

 

Eu acho que já sei como resolver esse problema ... Vou mexer na sintonia das camaras onde estão os Sub600 ... Vou tampar aquele Duto retangular (que eu não gostei do DESENHO dele) e vou colocar 3 Dutos de 4" na nas laterais e brincar de sintonia até conseguir devolver o atack sem perder o Sub grave ... se não conseguir , irei partir pra 12" de Médio grave mesmo , infelizmente !

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Deve ter sido ruim de acertar a caixa pra tira um gravo para rua, que fica ate ruim de mexer estragar o que ta bom.

 

 

dá um medo da po*** mesmo rsrsrs ... mas é um risco ... tem que aprender com os erros né ? rsrsrs !

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Deve ser assim que ele diz guto.

Como na imagem 3 ai.

 

manifold-1.png

 

Aproveitando a deixa, seria melhor ou pior fazer a caixa como na imagem2? unido as camaras dutadas dos 2 falantes.

E quanto a figura 1 como ficaria sera Q ia melhorar ou piorar?

 

 

Gostei da imagem "1" , parece ser a mais correta ... Visto que vc elimina todos os cantos de canselamento né ??? Mais deve ser foooda fazer isso rsrsrs teria que FAZER outra caixa !!!

 

e quanto a juntar a camaras ... ixi , num sei não , mas num parece uma boa idéia ... Mas na realidade eu não sei explicar rsrsrs rsrsrs

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Acredito q na 3° seria mínimo o ganho de algo,

 

to levando mais fé na 1° , mais só fazendo testes.

 

O grande problema é que criamos uma falsa ilusão que um abafa o outro ja comentado até, isso pq os cones estão frente a frente tem mais teoria sobre o comprimento da onda etc.

 

mais o principio de funcionamento lembra a mtl-2 porem com o conjunto magnético virado para dentro. E essas sim tocam forte.

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