Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

IvoAcioly

Winisd... Como fazer?

Recommended Posts

Postado em

Seguinte, 2 perguntas surgem:

1ª Como simular um alto em free-air (sem caixa)?

2ª Simular um alto falante por exemplo com 02 dutos de 4" por 20cm, seria mesma coisa que na pratica (caixa) colocar 01 de 4" por 30cm e + 01 de 4" por 10cm (resultando 40cm, mesmo da simulacao anterior)?

Dúvidas loucas eu sei, mais vamos ver se alguém tem a resposta.... rsss :)

Postado em
Seguinte, 2 perguntas surgem:

1ª Como simular um alto em free-air (sem caixa)?

2ª Simular um alto falante por exemplo com 02 dutos de 4" por 20cm, seria mesma coisa que na pratica (caixa) colocar 01 de 4" por 30cm e + 01 de 4" por 10cm (resultando 40cm, mesmo da simulacao anterior)?

Dúvidas loucas eu sei, mais vamos ver se alguém tem a resposta.... rsss :)

respondendo sua primeira pergunta e bem simples na parte de volume da caixa coloque um valor absurdamente alto tipo 20,000 ou 40,000 mil litros assim o efeito no falante a particamente nulo pois o volume que ele tem que deslocar não afeta o volume da caixa

ja na questão dos dutos entra na oarte chamada vents lá tem varias opções de diamentro e quantidade de duto .

o que vai mudar em relação a 1 duto para 2 a grosso modo e que a velocidade de ar com 2 dutos ficaria bem menor em relação a 1 evitando em muito o ruido de sopro nas baixas frequencias em falantes que deslocam muito ar

Postado em

Mas, pelo que eu saiba, não se pode colocar dutos com tamanhos diferentes, pelo menos não no WINISD. Não seria a mesma coisa, seria diferente, só não sei citar o quão diferente.

Postado em

Ivo essas dos dutos aí num rola não cara, tem que ser do mesmo diametro, ou então nesse caso voce teria que fazer os 2 de modo que somando dessem 80cm de comprimento, mesmo assim não sei se seria correto dutos com medidas diferentes.

Abraços

Charles Rafael

Postado em
respondendo sua primeira pergunta e bem simples na parte de volume da caixa coloque um valor absurdamente alto tipo 20,000 ou 40,000 mil litros assim o efeito no falante a particamente nulo pois o volume que ele tem que deslocar não afeta o volume da caixa

ja na questão dos dutos entra na oarte chamada vents lá tem varias opções de diamentro e quantidade de duto .

o que vai mudar em relação a 1 duto para 2 a grosso modo e que a velocidade de ar com 2 dutos ficaria bem menor em relação a 1 evitando em muito o ruido de sopro nas baixas frequencias em falantes que deslocam muito ar

tipo, no caso da 1ª pergunta, tinha dado uma pesquisada anteriormente e achei algo parecido com o que vc disse... colocar ela como selada e alitragem tão alta que fique proximo do "Fsec" axo que é isso no Winisd....

só que o resultado fica tão fraco, mais tão fraco, seria que é isso mesmo?

Postado em
tipo, no caso da 1ª pergunta, tinha dado uma pesquisada anteriormente e achei algo parecido com o que vc disse... colocar ela como selada e alitragem tão alta que fique proximo do "Fsec" axo que é isso no Winisd....

Abaixo de 100 hertz é dificil tocar em free air oO'

Lembro do meu subwoofer, ligando ele fora da caixa, com LPF em 125, é como se estivesse desligado :vts dava para ver o bixinho pulando, mas sem som nenhum praticamente

Postado em
Abaixo de 100 hertz é dificil tocar em free air oO'

Lembro do meu subwoofer, ligando ele fora da caixa, com LPF em 125, é como se estivesse desligado :vts dava para ver o bixinho pulando, mas sem som nenhum praticamente

Teoria X Realidade ... ow dúvida cruel né ???

Bom , o João deu um bom ex. ... no caso de um sub woofer se estiver em FREE MESMO (sem nem baffle entre o falante) não se escuta NADA de freq. SUB (que normalmente é pra baixo de 80hz) , em alguns casos se escuta alguma coisa mais é coisa de - 30DB comparado a 1Khz (escutando com o mesmo falante) por ex. ...

Resumindo não se tem eficiência !

No caso de 6x9 em tampão , se tem rendimento de sub grave , pois a mala do carro é a caixa ... Como o dudu disse . Então se o caso realmente for de "simular" um falante no tampão , a resposta do dudu está corretissima ! (já fiz isso no WinIsd e funciona bem parecido com a realidade !)

Sei que isso num tem nada a ver com o assunto do tópico mais é questão de curiosidade mesmo !

O Renan Lopez da Selenium (grande amigo) me disse uma vez coisas sobre DUTOS , e eu estava pensando em sintonizar uma caixa de médio grave certa vez em 300hz (coisa de minha cabeça) , e ele foi bem categórico ao dizer : Duto não tem serventia acima de 200 Hz !!!

Como sou teimoso , resolvi Testar e fiz a tal caixa , e o duto ... Eu tampava e soltava a mão do Duto e o som era o MESMO (com o corte que foi feito que era na casa dos 250hz) , comprovei que realmente é verdade !

Postado em

sim e isso mesmo pois falante que foi projetado para trabalhar com garga acustica alta "" caixa " em modo free air tipo tampão ou bafle infinito que é total isolamento das ondas traseiras das frontais se tem, muito pouca eficiência pelo descontrole rapido do cone pois não tem a "" carga acustica "" para ajudar a frear o cone

ex ficticio :

falante que suporta tipo 300w rms em caixa acustica sendo construido para tal garga acustica quando colocado em tampão ou infinit bafle com digamos 60 ,70 w rms já esta no seu limite mecanico e já esta ultrapasando seu xmax ai quando se aplica mais potencia e aquela bateção de bobina em altos estalos e eficencia bem baixa no quesito som .

para esses casos existem falantem que trabalham com pouca carga acustica os chamados free air esses já tem um bom rendimento nesse tipo de instalação sendo que se for utilizado em caixas rendem bem mais ; mas as caixas para tais falantes costumam ser bem grandinhas para que possam atingir frequencias bem baixas

normalmnente esses falantes tem o QTS ALTO

ex desses falantes para analizar seus parametros

hinor star

arlem black

arlem ss

revenge F

pioneer f

bomber one f

são totos falantes que podem trabalhar em cargas acusticas baixas mas tambem podem ser usados em caixas sendo que para um grave bem profundo suas caixas ficam bem grandes em relação as mesmo falantes de mesma polegada feito para a versão box

Postado em

meu problema é o seguinte.....

como alguns viram a foto da minha nova caixa, 1 alto falante fica virado pra dentro da caixa, impossibilitando que o duto passe de 10cm...

mais como tem 02 dutos por isso pensei nessa possibilidade, de um ficar maior que o outro.....

só um exemplo, na simulação se coloquei 2 dutos com 20cm por exemplo, na pratica poderia colocar 1 com 30cm e outro com 10cm resultando os mesmo 40cm totais???

independente se um vai soprar ou não (isso só vamos ver na pratica, a velocidade de um lado vai ser maior que o outro)..

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...