Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

fagner.rubens

duvidas sobre o soundigital 3.000 novo modelo??

Recommended Posts

Postado em

'Caluta'

Bom eu acho dificíl de levar um cabo solto do cofre do motor para dentro do carro ou caçamba até uma bateria auxiliar...

Tudo bem Caluta ???

Então vejamos um exemplo:

Você tem no motor uma Bateria de 100A/H e seu Alternador é de 90A/H, no porta malas do seu carro você tem uma Bateria de 150A/H e o(s) Amplificador(es) esta(ão) ali pertinho da Bateria de 150A/H ai você precisa protejer o carro em dois pontos bem próximo da Bateria do Motor e bem próximo da Bateria do porta malas, assim, em caso de curto no meio do caminho a energia é cortada nas duas pontas !!!

Agora entre o Amplificador (que deve estar no porta malas) e a Bateria de 150A/H não precisa pois ai o cabo corre solto !!!

Abraço !!!

João Otávio

Postado em
'Caluta'

Bom eu acho dificíl de levar um cabo solto do cofre do motor para dentro do carro ou caçamba até uma bateria auxiliar...

Tudo bem Caluta ???

Então vejamos um exemplo:

Você tem no motor uma Bateria de 100A/H e seu Alternador é de 90A/H, no porta malas do seu carro você tem uma Bateria de 150A/H e o(s) Amplificador(es) esta(ão) ali pertinho da Bateria de 150A/H ai você precisa protejer o carro em dois pontos bem próximo da Bateria do Motor e bem próximo da Bateria do porta malas, assim, em caso de curto no meio do caminho a energia é cortada nas duas pontas !!!

Agora entre o Amplificador (que deve estar no porta malas) e a Bateria de 150A/H não precisa pois ai o cabo corre solto !!!

Abraço !!!

João Otávio

Entendi diferente

Com o amplificador do lado da bateria quase tudo fica bom, é possível usar até cabo mais fino

Postado em

'muriloalvares'

como o fusivel serve para proteger a bateria, deve ficar sempre o mais proximo possivel do borne (+)... de cada bateria

Não Murilovisk ... eu escrevi que o fusível proteje o carro da Bateria !!!

Abraço !!!

João Otávio

Postado em

'Caluta'

Entendi diferente

Com o amplificador do lado da bateria quase tudo fica bom, é possível usar até cabo mais fino

Não Caluta ... mesmo o Amplificador estando perto da Bateria o Cabo de Energia (+) e (-) tem que ser o especificado pois a Amperagem de consumo é alta !!!

Abraço !!!

João Otávio

Postado em
Não Caluta ... mesmo o Amplificador estando perto da Bateria o Cabo de Energia (+) e (-) tem que ser o especificado pois a Amperagem de consumo é alta !!!

Abraço !!!

João Otávio

[^]

Postado em
'Caluta'

Entendi diferente

Abraço !!!

João Otávio

Eu sei. eu sei,

Citei o CABO MAIS FINO como opção em CUSTO ele estar próximo a alimentação NÂO que é melhor .

Um cabo 35mm pode ser usado em até amps de 5KW RMS tranqüilamente se tiver menos de 50cm.

Postado em

'muriloalvares'

Sim Joao,

O fusivel protege a bateria

Não Murilo ... a não ser que em acontecendo um curto entre o Cabo (+) e a lataria do carro a sua prioridade seja a Bateria não descarregar ... mas sinceramente a prioridade é resguardar o patrimônio maior que é o carro de um possível incêndio !!!

e

a distancia influencia diretamente na bitola do cabo, quando mais curto menor a bitola necessaria.

Isso técnicamente ... mas a grande maioria dos consumidores são leigos na parte técnica ... e de mais a mais não ha necessidade de se aprofundarem muito principalmente quando a questão é "distância menor do cabo de energia" !!!

Abraço !!!

João Otávio

Postado em

Joao, fusivel eh pra proteger a bateria. Um curto-circuito alem de descarregar pode danificar ela.

Pra evitar que o carro pegue fogo se usa extintor... sempre acompanhado de uma boa instalacao.

Sobre o cabo, eh a fisica, o pangare pode gritar, espernear e entrar no JEC, mas a fisica sempre ganha...

Se resta alguma duvida sobre dimensionamento, observe o tamanho do filamento de um fusivel de 200A, por exemplo. Eh pequeno porque o comprimento eh minusculo.

Postado em

'muriloalvares'

Joao, fusivel eh pra proteger a bateria. Um curto-circuito alem de descarregar pode danificar ela.

Pra evitar que o carro pegue fogo se usa extintor... sempre acompanhado de uma boa instalacao.

Sobre o cabo, eh a fisica, o pangare pode gritar, espernear e entrar no JEC, mas a fisica sempre ganha...

Se resta alguma duvida sobre dimensionamento, observe o tamanho do filamento de um fusivel de 200A, por exemplo. Eh pequeno porque o comprimento eh minusculo.

Murilo, então você esta priorizando protejer a Bateria e não "evitar" o fogo oriundo de um curto !!!

O extintor de Incêndio "apaga" o fogo e não "evita" o fogo !!!

Minha paixão por Matemática e Física se da por ela ser exata, eu sei que a Bitola do Cabo pode variar conforme a situação de uso por isso não resta alguma dúvida !!!

Mas como a grande maioria dos membros deste Fórum são leigos seria "vaidade em excesso" querer levar as fórmulas ao pé da letra nesse caso, o uso de um cabo de energia tão curto, basta manter a bitola sujerida pelo fabricante do Amplificador !!!

Abraço !!!

João Otávio

Postado em
'muriloalvares'

Murilo, então você esta priorizando protejer a Bateria e não "evitar" o fogo oriundo de um curto !!!

O extintor de Incêndio "apaga" o fogo e não "evita" o fogo !!!

Minha paixão por Matemática e Física se da por ela ser exata, eu sei que a Bitola do Cabo pode variar conforme a situação de uso por isso não resta alguma dúvida !!!

Mas como a grande maioria dos membros deste Fórum são leigos seria "vaidade em excesso" querer levar as fórmulas ao pé da letra nesse caso, o uso de um cabo de energia tão curto, basta manter a bitola sujerida pelo fabricante do Amplificador !!!

Abraço !!!

João Otávio

Rapaz, o fusível na verdade é pra proteger o cabeamento. Logicamente que ele irá proteger a bateria por tabela.

E até onde eu sei, a física não é tão exata assim não hein?! :legal:

A matemática pode até ser.. mas a física, duvido muito viu?!

Realmente é um certo preciosismo esse dimensionamento diminuto dos cabos para distancias mais curtas. O custo realmente é ínfimo nesse caso (geralmente não dá 10 reais de diferença). E fora que quanto menos perdas por efeito joule melhor.

Agora eu acho que todos estamos aqui no fórum para ampliar nossos conhecimentos, então é interessante que os membros saibam que se pode usar SIM cabos mais delgados no caso de menor distancia.

Abraços!

Postado em
a mais uma coisa hehe onde vc compra essa bateria q fica em 14 e 15 volts depois de uma hora de som ser for barata quero 12 hehe [^][]-[]

hauhauhauhaua :vts

arruma umas pra mim tbm! [¨]

Postado em
Deposita R$ 220,00 mais o valor do fret, i me manda teu endereço!!

que eu te envio!!

vai querer??

hand26

Que bateria é esta?

Abraço

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...