Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Raphael Rockiando

Caixa Isobárica

Recommended Posts

Postado em

Alguém possui uma caixa em configuraçao isobárica?

Ela compensa ser montada uma vez q se usa metade da litragem necessária para 2 subs?

Projetei uma caixa para 2 Endurance Line de 12'' e o F3 dessa caixa chegou a 30Hz e numa dutada normal o ''maximo'' q consegui foi 39Hz.

Opinioes serao muito bem aceitas.

Postado em

Opa. Olha, com 2k eu não sei, mas tinha um sub da JAMO que era isobarico.

2 falantes de 6" isobaricos numa band-pass de 4ª ordem.

Falem o que quiser, mas o bixinho respondia bem até 30Hz... Dai para baixo já havia uma perda consideraval... Me arrependo amargamente de não ter tirado fotos dele... Vendi faz uns 6 meses...

Eh uma estilo de caixa muito bom, mas tem uma grande deficiencia no grave de ataque, o famoso, TUM TUM TUM. Para sistemas de qualidade é muito boa!

Para SPL nem tanto...

Ok?

Abraços!

Postado em

Ei um amigo meu tem uma com 2 Pioneer de 12 modelo Closed antigos que dão bons graves, porem quem progetou acertou na Kgad... e até ja tentou fazer outra iguau mas não conceguiu!!!

Mas vai fundo! Acho que ficara satisfeito...

Postado em

Eu usei e projetei algumas caixas Isobáricas.

Resumindo bastante o assunto, a desvantagem é que vc terá metade da pressão sonora de uma caixa comum (-3dB) e precisará do dobro da potência.

Além disso, vc terá algumas perdas de amortecimento.

Como vantagens, existe o cancelamente das diferenças de linearidade dos subs, oq elimina praticamente todas as distorções.

Se ela for ABSOLUTAMENTE bem construida, dará o resultado simulado, com esses detalhes q eu comentei.

Não esqueça que este suposto milagre de usar metade do volume para atingir frequências ultra baixas, acarreta diversas outras dificuldades, tais como delay, excursão, potencia aplicável e etc.

O projeto deve considerar tudo isso.

Se vc possuir boa potencia e pouco espaço é interessante.

[]s

Ri7

Postado em (editado)

Se eu colocar dois subs de 12'' numa caixa de 50l. com um sub na frente da caixa e o outro na lateral da caixa, seria isobárica, ja q ela precisaria de 50 l pra cada sub?

Palavras de Marcelo Lacerda:

''Utilizar 2 subs em configuracao isobárica é a mesma coisa q conseguir um sub com o valor de Vas dividido por 2. Dessa forma a caixa fica com a metade da litragem q seria necessária caso fosse utilizado apenas um sub. Além disso, na config. isobárica, um sub iria ajudar no controle de excursionamento do outro(enquanto um puxa outro empurra), o q diminiu substancialmente a distorcao e aumenta a potencia aplicável. Mas como nem tudo sao flores, o rendimento desse conjunto cai cerca de 3dB."

Editado por Raphael Rockiando
Postado em
Se eu colocar dois subs de 12'' numa caixa de 50l. com um sub na frente da caixa e o outro na lateral da caixa, seria isobárica, ja q ela precisaria de 50 l pra cada sub?

Não. Isobária seria se vc tivesse uma câmara mínima (com o menor volume possível) entre os falantes, e atrás DE UM DELES, a outra caixa, com o volume. Neste caso, onde cada um trabalha bem com uma caixa de 50 litros, vc poderia ter uma caixa de 25 litros, com dois falantes em esquema isobárico, que teria o mesmo resultado (a grosso modo).

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...