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Valeu as dicas Kleber!

[2]

 

Mesmo não sendo para mim :vts

 

Mas já vou anotando todas, que vão ser úteis! :rolleyes:

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Depende do sub de 10" e depende dos objetivos. Muita gente gosta de 10" para SQ, mas eu não vejo uma muralha intransponível para usar um bom sub de 12". Tem toda a história de velocidade, ataque etc e tal, mas tem como ficar satisfatório. A priori, 1000w é potencia para um woofer/sub spl, inaceitável para SQ, mas tem um subzinho "vagabundo e muito ruim" chamado morel ultimo que é de 1000wrms e 3k de pico (que eu duvido que alguém fale que é "desmedido"), então tudo é relativo, como já dizia Einstein.

A zica mesmo é que nao tenho um puto dum tostão no momento para trocar nada.

 

Kleber, adianta aquele seu protótipo que você tinha comentado há uns tempos atras :P

All hail Velokleber!

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Jão seu malandrinho fuçando aqui, capaz de você não gostar de sub baixo. Eu mesmo achava que não ia gostar, mas achei uma proeza. Mas a diferença no SPL é brutal se deixar em 63 ou 80Hz, mesmo sem abrir o slope.

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Jão seu malandrinho fuçando aqui, capaz de você não gostar de sub baixo. Eu mesmo achava que não ia gostar, mas achei uma proeza. Mas a diferença no SPL é brutal se deixar em 63 ou 80Hz, mesmo sem abrir o slope.

 

Por isso tenho 2, dutada e 1400W de amplificador :rolleyes:

 

Não sofro com falta de SPL tão cedo :vts

 

Ahh... E fuçando... Sempre :P

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Depende do sub de 10" e depende dos objetivos. Muita gente gosta de 10" para SQ, mas eu não vejo uma muralha intransponível para usar um bom sub de 12". Tem toda a história de velocidade, ataque etc e tal, mas tem como ficar satisfatório. A priori, 1000w é potencia para um woofer/sub spl, inaceitável para SQ, mas tem um subzinho "vagabundo e muito ruim" chamado morel ultimo que é de 1000wrms e 3k de pico (que eu duvido que alguém fale que é "desmedido"), então tudo é relativo, como já dizia Einstein.

A zica mesmo é que nao tenho um puto dum tostão no momento para trocar nada.

 

Kleber, adianta aquele seu protótipo que você tinha comentado há uns tempos atras :P

All hail Velokleber!

 

Cara, esse lance de sub de 10" preta, 12" não presta, 15" passa longe, é crença infundada... preconceito besta que, infelizmente, vai SEMPRE habitar na cabeça de muitos.

 

Tem sub de 21" vintage que tem conjunto móvel mais leve que sub de 10" ou mesmo de 8". O famoso sub "branquinho" mesmo, em questão de funcionamento é pior que muito sub de 12", porquê, pra chegar numa Fs baixa, eles adicionaram tanta massa ao cone que o Qts ficou em 0,9. É um subzinho ruim, mas, pelo tamanho, dá pra fazer algumas coisas que ficam melhores, tipo usar muitos deles e cortar bem baixo, já que ele tem total tendência ao grave mononota.

 

Quanto a sub de alta potência, considerando que um JL Audio de 125W tem x-max de 8mm, é de se esperar que um sub de 1000W tenha, PELO MENOS 40mm de x-max. E, de fato, consiga deslocar isto tudo.

 

O problema é que a vasta maioria dos subs pesados, inclusive o alpine Type R, JL W7 e etc, usam conjuntos móveis mais amortecidos, pra reduzir o deslocamento. O sub precisa de muita potência pra fazer qualquer movimentozinho, perde detalhamento, perde em tudo. Só rende na porrada.

 

Ah, sim, quanto ao protótipo... vou tentar ir com ele tocando pro campeonato...

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Fala Pad, gostei muito do seu projeto e em bvre irei iniciar o diy no carro da minha namorada, ja compramos tudo, falta chegar.

 

Então, tenho algumas duvidas:

 

Foi facil tirar a canaleta do twetter? começa por cima? por baixo?

Tem como me mandar mais fotos do seu porta-malas? Vou mostrar pra ela e ver se ela gosta.

Ali no porta-malas aonde foi massa plastica foi algo por baixo ou só massa mesmo?

Quantos litros deu essa caixa?

 

obrigadao, e meus parabéns pelo projeto!

 

abraço!

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Se forem as colunas, começe a tirar por cima, puxando pela borracha, perto do meio do carro. A do passageiro (com o PQP) tem que tirar com chave, se não me engano é torx. São presas com presilhas, basta puxar com um pouco de força. O local para por os tweeters tem que cortar. (Eu sempre imagino quando for vender o carro com aqueles buracos...)

 

As "abinhas" ali no porta malas foram feitas com massa. Não me recordo se tem algum pedacinho de mdf para segurar por baixo, mas se for é pouca coisa. A caixa ficou com aproximadamente 30 litros. Ficou bem rente a tampa do step, mais que isso só se for mudando a inclinação, aí tem que ver como fica o encaixe na parte de cima.

 

E veja os locais específicos que você quer fotos e eu tiro, fica mais fácil assim.

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Desculpa pessoal, não vi a respostas.

 

Pablo: É forro de teto, se não me engano do opala diplomata 83. Chatinho de achar, e tem que usar um cola boa para aplicação. (foi 3M spray)

 

Guto: Sacanagem nada... Cara esse é o primeiro sistema de audio que eu monto, aprendi quase tudo aqui no forum mesmo. Vamos ver o que dá. Sacanagem é o Casão, esse sim. Essa máfia de brasilia viu...

 

Ajudis! Çocorru! Relpis!

 

Galera, surgiu a oportunidade de vender meu amp mono (kicker). Teria que tocar tudo com o a/d/s, que dá conta do recado. Seria cross passivo, 2x75 (o kit é especificado para 2x60) e 1x150 para o sub (200w nominais). Será que fica bom? Será que fica ruim? Perco muito sem biamplificação? Como fica regulagem de T.A. nesses casos? Alguém que ja testou sabe dizer se fica "bão"?

 

Abraços

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Desculpa pessoal, não vi a respostas.

 

Pablo: É forro de teto, se não me engano do opala diplomata 83. Chatinho de achar, e tem que usar um cola boa para aplicação. (foi 3M spray)

 

Guto: Sacanagem nada... Cara esse é o primeiro sistema de audio que eu monto, aprendi quase tudo aqui no forum mesmo. Vamos ver o que dá. Sacanagem é o Casão, esse sim. Essa máfia de brasilia viu...

 

Ajudis! Çocorru! Relpis!

 

Galera, surgiu a oportunidade de vender meu amp mono (kicker). Teria que tocar tudo com o a/d/s, que dá conta do recado. Seria cross passivo, 2x75 (o kit é especificado para 2x60) e 1x150 para o sub (200w nominais). Será que fica bom? Será que fica ruim? Perco muito sem biamplificação? Como fica regulagem de T.A. nesses casos? Alguém que ja testou sabe dizer se fica "bão"?

 

Abraços

 

 

Pow, como assim, sacanagem!!??!

 

É meu primeiro campeonato, oras!!!

 

Também vou para aprender :legal:

 

Ok, surgiu a oportunidade de vender o amp mono... Vc vai vender por q motivo?? Só pelo $$ mesmo ou há algum UP à vista?

 

Abraços!

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Pow, como assim, sacanagem!!??!

 

Sacanagem sim!

 

Agora, pelo menos o Kleber não está na iniciante! Se não eu ia para a Amador que eu teria mais chances!

 

Tem pelo menos umas 3 pessoas que eu nem tenho chance de competir...

 

Logo, pegar quarto lugar seria um primeiro para mim! Se eu continuar em décimo, vai ser como se tivesse subido 3 posições! :vts

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Cara, eu nunca FUI a um campeonato de som automotivo!

 

Vou para aprender e o que MENOS importa é a colocação ;) (pelo menos na primeira participação :vts)

 

Pad, como vc tem o cross passivo, pode testar.

 

Para minimizar as perdas do TA, vc pode TENTAR AO MÁXIMO deixar os mids na mesma distância de seus tweeters correspondentes. É possível fazer isso no seu carro?

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Cara, eu nunca FUI a um campeonato de som automotivo!

 

Vou para aprender e o que MENOS importa é a colocação ;) (pelo menos na primeira participação :vts)

 

Pad, como vc tem o cross passivo, pode testar.

 

Para minimizar as perdas do TA, vc pode TENTAR AO MÁXIMO deixar os mids na mesma distância de seus tweeters correspondentes. É possível fazer isso no seu carro?

Casão os campeonatos serve para outras pessoas avaliarem o sistema de som.É sempre bom ta participando você sempre cresce e corrige os defeito,pois quando o sistema de som é o nosso o ouvido acaba acostumando,e ai avaliações fica complicado tu sempre precisa de uma referencia !!!!!

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Sacanagem sim!

 

Agora, pelo menos o Kleber não está na iniciante! Se não eu ia para a Amador que eu teria mais chances!

 

Tem pelo menos umas 3 pessoas que eu nem tenho chance de competir...

 

Logo, pegar quarto lugar seria um primeiro para mim! Se eu continuar em décimo, vai ser como se tivesse subido 3 posições! :vts

 

Sou cabaço em campeonato também... vou acertar um pouco mais chato do que eu acertaria pro dia-a-dia, e vamos ver o que dá. Hauhauhauhau.

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O problema é que a vasta maioria dos subs pesados, inclusive o alpine Type R, JL W7 e etc, usam conjuntos móveis mais amortecidos, pra reduzir o deslocamento. O sub precisa de muita potência pra fazer qualquer movimentozinho, perde detalhamento, perde em tudo. Só rende na porrada.

Perfeito.... :legal:

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Era vender por vender, talvez venham ups ano que vem, mas esta dificil.

Mas por enquanto vou ficar com o kicker mesmo, o comprador mudou seu projeto.

 

O jeito vai ser testar 3-way passivo. Então Casão, eu li que o tweeter tem que ficar até 6,X cm do midrange para não ocasionar problemas inversão de fase.

 

Eu posso por o tweeter em praticamente qualquer lugar, ia perguntar para vocês qual a melhor posição levando em consideração dimensões de palco e principalmente imagem e foco. Qualquer coisa inverto a fase do tweeter no cross e "resolvido".

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Olha, eu estou estudando bastante a questão do posicionamento do falante e em especial dos tweeters e midranges.

 

Muita gente fala muita coisa diferente, instalando em muito carro diferente e, assim, é difícil seguir um rumo seguro ou até mesmo ser guiado por algo assim.

 

Descobri que o tipo de tweeter importa, o tipo de domo, o mesmo vale para o midrange, etc...

 

NO MEU CASO, os falantes precisam ser mais direcionados ao motorista mesmo (e DÁ-LHE T.A.!!!!!). Claro, isso na teoria, pois na prática tudo pode ser melhor off-axis... Ou apenas 30º off... É complicado, hehehe!

 

O ideal seria vc SABER qual o grau de diferença de resposta on e off axis dos seus equipamentos.

 

As frequências abaixo de 80hz são teoricamente omnidirecionais, então não é preciso preocupar-se com o direcionamento do sub, pelo menos! :P

 

Há os que enfatizam que a resposta do falante depende do interior do veículo e da dinâmica das reflexões. Estas malditas fazem ser impossível um acerto de uma grande área ficar perfeito, logo, o que se faz é ajustar tudo para o pequeno espaço em que será feita a audição. Junte a isso EQ de 1001 bandas e RESOLVIDO!!!! LOL

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Bom...

 

Você é meu concorrente, mas também amigo...

 

O Sergio quando avaliou meu carro reclamou do tweeter... Disse que estava tentando puxar o palco para cima, e que tweeters naturalmente sobem o palco. Logo, talvez, fosse interessante testar o tweeter abaixo do mid-range (você vai usar 3 vias?! Eu esqueci, enquanto estou digitando..)

 

Eu competi sem acabamento na coluna (não deu tempo). Segundo ele, se eu fizesse um acabamento com algum tecido que absorvece bem o som, ia melhorar MUITO a resposta do meu tweeter, e essa tendência dele puxar o palco para cima.

 

Entendeu alguma coisa que falei?!

 

Bom... Apenas para dar um exemplo de alguém que enfatiza que depende do interior do veículo, como o casão falou.

 

Se você for colocar no painel do Fox, que é de "prástico", seria interessante forrar os lugares onde o tweeter pode refletir... Como você vai fazer? Nem idéia!

 

Depois eu lembro de olhar direito e com carinho para dentro de um Fox... Minha mina está com um alugado, até chegar o carro dela...

 

Não que eu entenda alguma coisa, mas quem sabe, por sorte, tenho alguma idéia diferente e interessante.

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Para tentar diminuir esse efeito que o Joao falou

Tem gente que usa manta acrilica

É tipo uma espuma para diminuir o damping...

acho que pode ajudar...

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Olha, eu estou estudando bastante a questão do posicionamento do falante e em especial dos tweeters e midranges.

 

Muita gente fala muita coisa diferente, instalando em muito carro diferente e, assim, é difícil seguir um rumo seguro ou até mesmo ser guiado por algo assim.

 

Descobri que o tipo de tweeter importa, o tipo de domo, o mesmo vale para o midrange, etc...

 

NO MEU CASO, os falantes precisam ser mais direcionados ao motorista mesmo (e DÁ-LHE T.A.!!!!!). Claro, isso na teoria, pois na prática tudo pode ser melhor off-axis... Ou apenas 30º off... É complicado, hehehe!

 

O ideal seria vc SABER qual o grau de diferença de resposta on e off axis dos seus equipamentos.

 

As frequências abaixo de 80hz são teoricamente omnidirecionais, então não é preciso preocupar-se com o direcionamento do sub, pelo menos! :P

 

Há os que enfatizam que a resposta do falante depende do interior do veículo e da dinâmica das reflexões. Estas malditas fazem ser impossível um acerto de uma grande área ficar perfeito, logo, o que se faz é ajustar tudo para o pequeno espaço em que será feita a audição. Junte a isso EQ de 1001 bandas e RESOLVIDO!!!! LOL

 

Sim, entre o céu e a terra há muito mais que supõe a nossa vã filosofia.

 

MAS há fatos... e contra eles não se pode ir contra.

 

Rígidamente on-axis:

 

Contras:

- Foco ao centro prejudicado, devido à falta de reflexões no centro do veículo, que não são ideais, mas ajudam a reconstruir a ambiência. Difícil de resolver.

- Menor profundidade.

- SPL da via à esquerda é 30% superior à da direita, em média. Fácil de resolver.

 

Prós:

- Maior definição e foco fora do centro.

- Palco mais largo

- Maior linearidade na resposta

- Menor influência das reflexões no painel e em outros objetos, exceto no vidro da janela, pela proximidade.

 

Totalmente off-axis:

 

Contras:

- Pior resposta em frequência, especialmente nos médios e agudos, onde o ângulo de emissão vai se estreitando (ou seja, vai ganhando direcionalidade). Pra isto os falantes geralmente vêmn com um gráfico de resposta polar.

- Perda severa no foco, já que o que chega aos ouvidos vem de forma TOTALMENTE indireta. Só reflexões, e o que "sobra pros lados" na emissão dos falantes.

- Palco mais estreito, já que as reflexões se fazem ao centro, não nos extremos.

 

Prós:

- Maior profundidade, pela reflexão no parabrisa

- Foco ao centro melhorado (como consequência da piora nos extremos).

 

Ou seja, cobertor curto. Você tem que escolher se cobre mais a cabeça ou os pés.

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Boa tio Kleber!

 

Bom, vou fazer uma mutretinha que estava pensando aqui e vejo com os aerolitos tocam.

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