Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

vitorcastro

Som na Burgman

Recommended Posts

Fala galera, blz?

Tem tempo q eu não posto aqui... Mas voltei pra pedir a ajuda de vcs numa idéia q eu tive. Tenho uma Burgman 125 e esses dias pensei em bolar um sonzinho pra instalar nela. Só de curtição, pq provavelmente eu nunca vou abrir o bagageiro pra ficar botando som por aí, hehe!

Os problemas desse projeto são dois: primeira a limitação do sistema elétrico da moto, e segundo o espaço, q se restringe ao bagageiro sob o banco.

O amplificador q eu pretendo colocar é o CD-800, da Digisound, um booster com entradas RCA, baixo consumo e uma boa potência. A fonte de som poderia ser qq coisa, ou um MP3 ou meu celular (N95) mesmo.

Agora o grande problema está nos falantes: o q usar? O espaço é bem restrito, e os falantes ficariam muito juntos, anulando a necessidade de um sistema estéreo. Mais importante pra mim seria a presença de graves nesse som. Assim sendo, pensei em colocar um woofer ou um midbass de 6" mais um coaxial, ou um midrage e um tweeter. O q vcs me sugerem? Como eu poderia fazer essa instalação se o módulo é estéreo? Eu poderia até usar dois cabos Y pra mesclar os canais, isso seria o de menos... Mas como eu poderia fazer pra tirar o melhor proveito possível desse som?

Grande abraço a todos, e desde já obrigado pela ajuda!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Graves? Impossível. Dá pra ter um gravezinho legal (zinho!) usando uns triaxiais. Eu colocaria os Bravox Ultra ou os Pioneer, ambos são bons de grave. Uns 2 ou 4 triaxiais de cada lado (depende do que vc tá afim de gastar e do espaço) já dão um som bem legal.

A segunda opção é colocar um woofer de 8" de cada lado (Spyder trio, por exemplo, tem que ser 4 ohms), uma D-210 com cornetinha bem curta e um tweeter de cada lado. A necessidade de espaço diminui, mas vc vai ter bem menos grave.

Compartilhar este post

Link para o post

Sei que não estou ajudando em absolutamente nada... mas onde vc pretenderia instalar os falantes? Pergunto isso pq minha namorada tem uma scooter dessas e não me vem a cabeça como possa ser possível isso. Vc usaria alguma espécie de conversor para alimentar o Digisound? Fiquei bem curioso com a idéia...

Compartilhar este post

Link para o post

O que tem de biz com 6x9, triaxial, corneta e até sub aqui não ta escrito.

procura no google pra vcs verem.

na burgman deve ser mais fácil ainda de montar.

abraços e boa sorte com o som.

Compartilhar este post

Link para o post

E eu pensando que era aqueles bugs de andar na praia! :banghead

Bom, pra fazer zuada mesmo ehhe, tem os Pioneer com difusor de agudos de 6" de 35Wrms - 4ohms e cone de polipropileno, se esse amplificador tem impedância mínima de saída de 2ohms, 4 falantes desses já irá fazer bastante zuada, com gravezinhos bons.

Um par de woofers de 8" spyder trio de 4ohms com um par de ST-200 tbm vai fazer bastante zuada tbm.

Compartilhar este post

Link para o post

entra la no pequenas notaveis que salvo engano alguem pelo menos tentou fzer isso ja

no orkut vi um cara tb que tava desenvolvendo em escala comercial, mas nao sei em que findou

sei la, acho esqusito tu parar no sinal e ver a burgminha com som

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, vcs não entenderam! O sonzinho vai ser montado no bagageiro q fica debaixo do banco, escondido, pra ouvir com a motoca parada e o banco aberto! Não vai ter nada por fora, não! Nada a ver com esses sons q os caras montam nas Dream e Biz da vida... No Youtube tem vários vídeos de scooters na Europa com som assim, só não tem a receita, hehe!

Ah, e obrigado aí pelas respostas!

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Ahhhh sim... bota 4 traxiais de 5" num tampãozinho embaixo do banco, e senta a peia. Mas vai ser interessante vc colocar pelo menos umas 2 baterias de moto (aquelas de 12Ah) e um disjuntorzinho, pra poder desligar o sistema elétrico da moto e ficar usando só as baterias. 4 baterias seriam o ideal, mas ocupa mais espaço.

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, tô pensando em usar o ampzinho em mono e ligar 2 triaxias desses de 5 num canal e no outro ligar um wooferzinho ou até mesmo um bom e velho 6MB2 q eu tenho guardado aqui em casa. O mid ficaria numa caixinha q seria embutida no tampão (ocupado metade do bagageiro) e os triaxiais ficariam na outra metade, free air, onde tb ficaria instalado o amp, por baixo. O problema seriam os cortes... Gostaria de cortar até uns 200hz pro mid e botar os triaxiais pra falar de uns 100hz pra cima. Os triaxiais são moleza, só usar capacitores... Mas e o woofer? Andei vendo no ML e o povo lá cobra pelo menos R$ 50 pra fazer um crossoverzinho pra ele. Tá doido, muita grana pra gastar numa brincadeira.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara... eu já pensei nisso.. e usaria um falante de alto rendimento em caixa ideal... melhor q encher de falante "marromenus".

Eu tentaria por ex.: Um 10pw3 + ST (ou d220ti)... ou 2x8' (algum de boa sens, tipo over, snake..) :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

acho que o pessoa vai me matar, mas quer uma receita simples!

peda dois 6x9 H-bosta, ou dois selenium quadriaxiais de 60W cada,

ai tu faz uma caixinha de fibra, pq qualquer 6x9 em caixinha (dutada, ou ate mesmo selada!) faz um bom barulho e com uns graves ate legaizinhos!

vc faz a Caixa Oval tipo um, 0 so que uma das pontas vc deixa um espaço pra uma bateria de 7A, ou 10A, de modo a ocupar menos espaço possivel. e deixa um lado da caixa plano, assim qnd vc chegar em qualquer lugar vc fira a caixinha, e coloca ela direcionada pra vc!

O modulo usa um Digisound mesmo, ele é baratisimo, e é guereiro! hsuahsuahs, ai vc acha um lugar que ocupar menos espaço pra ele! tenta achar algum que tenha saida a ohms

se vc achar que a bateria é pouca, compra uma outra igual, e coloca entre as pernas, ou ate uma baratinha ai de uns 35-40A e ja coloca o modulo onde a bateria de 7A ia ficar, assim ocupa menos espaço ainda.

de quebra da pra usar ate em casa.

Compartilhar este post

Link para o post

Então, eu tava pensando em algo simples assim mesmo... Mas como o simples não tem graça e pra quem curte som, por mais sem necessidade q seja, a empreitada só tem graça qdo a gente complica pelo menos um pouquinho, hehehe!

Andei medindo aqui o bagageiro da Burgman hj e constatei q colocar 2 6X9 é impossível! E como eu falei lá em cima, tava querendo usar 2 ou 3 falantes, um full e outro pro grave. Eu tenho aqui um Selenium 6MB2 q eu adoro, e tava querendo colocá-lo em associação com 2 triaxiais. Tinha pensado em 2 de 5", como falei lá em cima, e acho q dependendo do falante talvez até dê, mas talvez usar falantes de 4" seja mais garantido. Vcs acham q faria muuuuuuuita diferença? O falante seria o seguinte:

http://www.leosound.com.br/loja/product_in...roducts_id=2426

Se fosse colocar de 5", usaria ou o Selenium ou esse Bomber, q é até mais barato e não é feio:

http://www.leosound.com.br/loja/product_in...roducts_id=2569

A vantagem de usar o de 4" é q com o espaço q sobraria daria pra colocar um woofer de 8". Eu achei esse Bravox aqui ideal, pela baixa potência (já q o amp seria fraquinho), alta sensibilidade e resposta razoável:

http://www.leosound.com.br/loja/product_in...roducts_id=2662

Qual seria o melhor setup?

Mais uma vez, obrigado aí pela ajuda q vcs tão dando!

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

gosto mais da selenium no quesito axiais..

e ja escutei e digo que toca mt bem dois de 5" da selenium como o que vc colou ai de 4"

agora qnto a Sub de 8", esse ai é bom, mas eu ñ intendo de nada sobre volume, seria bom achar um que peça uma litragem pequena, e que tenha uma sensibilidade alta..

acho que a galera aqui do trio sabe de algum falante assim de cabeça, mas eu nao sei...

Compartilhar este post

Link para o post

Esse mid que vc quer colocar só vai ocupar espaço e consumir energia, o que vc não tem muita pra gastar...

Eu colocaria os 4 triaxiais de 5" mesmo. Se não couber ladoa lado, vc pode fazer um tampãozinho assim: --\ /--\ /--

Ou seja, os falantes vão inclinados, 2 a 2.

Vai dar um som bem gostoso, basta usar bons triaxiais. Fuja dos Selenium...

Compartilhar este post

Link para o post

Pra vcs terem idéia do espaço disponível:

Peguei as medidas dos falantes e fui lá medir o baú... E cheguei a conclusão de q dá pra colocar 1 de 6" + 2 de 5" ou 1 de 8" com 2 de 4"... Ou então os 4 de 5" como o Kleber sugeriu. Aliás, Kléber, qual triaxial vc recomenda? Tem q ser barato, hein!

Ah, e qto ao mid ou o woofer serem inútil, eu só queria ver se com um deles eu conseguiria um pouco mais de grave... Não subgraves, mas uns graveszinhos só.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Pra vcs terem idéia do espaço disponível:

Peguei as medidas dos falantes e fui lá medir o baú... E cheguei a conclusão de q dá pra colocar 1 de 6" + 2 de 5" ou 1 de 8" com 2 de 4"... Ou então os 4 de 5" como o Kleber sugeriu. Aliás, Kléber, qual triaxial vc recomenda? Tem q ser barato, hein!

Ah, e qto ao mid ou o woofer serem inútil, eu só queria ver se com um deles eu conseguiria um pouco mais de grave... Não subgraves, mas uns graveszinhos só.

Abraços!

Rapaz... tinha um da Bravox, que era o Ultra... não sei se ainda existe. Dá uma procurada. E tem os pioneers, que são BEM mais equilibrados que os selenium. Nos classificados do fórum tem um user vendendo um monte de triaxiais com preço bom, dá uma procurada!

Compartilhar este post

Link para o post

Ressucitando o tópico, pra dar uma satisfação pra galera q me ajudou, hehe!

Montei o sonzinho na Burgman, ficou bacananinha até. Fala bem alto e sem distorcer muito. Só não tem muita utilidade, pois não sou daqueles q costumam ficar alegrando churrascos ou postos de gasolina, hehe!

Seguem abaixo duas fotinho do som pronto:

foto069vu6.jpg

w640.png

foto070ur6.jpg

w640.png

Qdo eu tirei as fotos ainda não tinha limpado tudo, por isso tá meio feio. Modéstia parte, ficou muito bonitinho e bem feito o meu serviço, hehehe!

Foram usados:

-Compensado 10mm

-Courvin anti-derrapante

-2 alto-falantes coaxiais Sony de 40W cada

-1 midbass Selenium 6MB2 de 60W

-1 amplificador Digisound CD800 (2x72W @ 2ohm / 2X45 @ 4ohm)

-1 botão liga/desliga para o amplificador

Liguei o amp na bateria com cabos de 8mm, e usei dois cabos Y na entrada RCA do amp pra poder mesclar os canais e fazer um mono. Em um dos canais liguei os coaxiais em paralelo (2ohm, 72W) e no outro liguei o mid (4ohm, 45W). A fonte do som pode ser qq coisa q tenha saída pra fones de ouvido. No meu caso tem sido meu cel, um N95.

Se a galera quiser, depois eu boto um videozinho do som pra vcs verem.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Pow tu tá chorando por causa de espaço?!

Eu já vi foi uma Honda Biz com dois Bravox Premium II de 12" instalados em cima do motor :pirou:

ahuahauhaua

Pense num som escroto, tosco e horrível o-o-

A idéia do kleber é boa, instalar 4 triaxiais de 5" debaixo do banco inclinados ou então eles apontando pra cima e mandando fazer um tampão no formato do porta-trecos da Bug.

Compartilhar este post

Link para o post
Pow tu tá chorando por causa de espaço?!

Eu já vi foi uma Honda Biz com dois Bravox Premium II de 12" instalados em cima do motor :pirou:

ahuahauhaua

Pense num som escroto, tosco e horrível o-o-

A idéia do kleber é boa, instalar 4 triaxiais de 5" debaixo do banco inclinados ou então eles apontando pra cima e mandando fazer um tampão no formato do porta-trecos da Bug.

Dudu, acho q vc não leu meu último post, hehe! O som já tá pronto, inclusive tem fotos aí em cima!

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

ficou muito bem montado!!

e deve ta com qualidade

parabens pelo trampo ae!!

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis