Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

meirellesead

TENDENCIA NO NORDESTE-TARAMPS/TORNADO 1100

Recommended Posts

Postado em

bem pessoal, como ja disse varias vezes aqui (p/ os q me conhecem)...

hj moro no Espireito santo.. mais antes ja morei no nordeste (Petroline - PE e Simoes - PI)...

bem..

indo visitar minha terra agora nesse fim de ano (por isso fiquei bastante ausente do forum).. pude perceber uma constante lá no piaui (pelomenos na minha cidade)

TODO CARRO LA TEM O SEGUINTE SET..

2 SELINUM TORNADO 1100 RMS 18"

10 DIVERS D250X OU HINOR..ETC

2 STW HINOR TRINYUN

(sem medio grave mesmo)...EU PARTICULARMENTE NUNCA GOSTEI DOS TORNADOS.. E SEM MEDIO GRAVE.. AFFF :pirou:

na maioria dos carros os modulos q tocam os tornado são taramps T4200 (com ganho baixo).. um outro tem um banda 3ND

e de todos os carros q têm tornado (todos mesmo) 1 ou os 2 tornados ja foram recondicionados (estão rasgando demais).. inclusive nos 7 dias q passei lá.. assisti (ao vivo) 2 resgando na minha frente enquanto tocava (carros diferentes).... enquanto q os taramps têm apresentado muitos problemas por lá... na maioria das vezes, os modulos simplismente apagam e ficam ligados só os coolers E NAUM TOCAM MAIS... q pode ser???

os poucos carros q naum tÊm tornado tÊm os EROS SDS 18" - 800 rms....(la so rola falante de 18").. sem medio grave mesmo..

outra coisa tbm.. é q todos os caras q têm tornado, por conta deles terem apresentado muitos problemas... estão trocando por um novo Woofer da EROS de 1500 rms 18".. eu vi tocando... tem um grave monstruoso...

daí.. me surgiram algumas duvidas..

* PQ OS TORNADOS ESTÃO RASGANDO TANTO?

* Q PROBLEMA É ESSE NAS TARAMPS??

* UM PRIMO MEU DE LA TA QUERENDO MONTAR UM SOM EM UM GOL GIII... QUAL SET ELE MONTARIA P/ NAUM PASSAR VERGONHA LÁ...LEVANDO EM CONTA Q TODOS OS SONS LÁ SÃO IGUAIS...2X18" + 10 DRIVERS + 2 STW...

meu primo ja tem:

2 Drivers D405

2 S. Tweeters Trinyum

1 Player Pionner 6980

1 Crossover Megacharge 4 vias

está na duvidas em quais woofers usar.e quantos tbm...a duvida dele esta mais pra 6x12" ou 4x15".. mais aberto a opiniões...lá niguem usa wofer de 12".. apenas um cara tem nos medios....ELE QUER MONTAR ALGO BOM E DIFERENTE DOS SONS Q TEM LÁ.. JA Q TODOS SÃO IGUAIS.... :banghead q vcs acham???

PS: ele quer usar medio grave.. e se for preciso.. tira o banco traseiro...

contamos com a opinião de todos...

abrax.. :legal:

Meirelles Souza

Postado em
bem pessoal, como ja disse varias vezes aqui (p/ os q me conhecem)...

hj moro no Espireito santo.. mais antes ja morei no nordeste (Petroline - PE e Simoes - PI)...

bem..

indo visitar minha terra agora nesse fim de ano (por isso fiquei bastante ausente do forum).. pude perceber uma constante lá no piaui (pelomenos na minha cidade)

TODO CARRO LA TEM O SEGUINTE SET..

2 SELINUM TORNADO 1100 RMS 18"

10 DIVERS D250X OU HINOR..ETC

2 STW HINOR TRINYUN

(sem medio grave mesmo)...EU PARTICULARMENTE NUNCA GOSTEI DOS TORNADOS.. E SEM MEDIO GRAVE.. AFFF :pirou:

na maioria dos carros os modulos q tocam os tornado são taramps T4200 (com ganho baixo).. um outro tem um banda 3ND

e de todos os carros q têm tornado (todos mesmo) 1 ou os 2 tornados ja foram recondicionados (estão rasgando demais).. inclusive nos 7 dias q passei lá.. assisti (ao vivo) 2 resgando na minha frente enquanto tocava (carros diferentes).... enquanto q os taramps têm apresentado muitos problemas por lá... na maioria das vezes, os modulos simplismente apagam e ficam ligados só os coolers E NAUM TOCAM MAIS... q pode ser???

os poucos carros q naum tÊm tornado tÊm os EROS SDS 18" - 800 rms....(la so rola falante de 18").. sem medio grave mesmo..

outra coisa tbm.. é q todos os caras q têm tornado, por conta deles terem apresentado muitos problemas... estão trocando por um novo Woofer da EROS de 1500 rms 18".. eu vi tocando... tem um grave monstruoso...

daí.. me surgiram algumas duvidas..

* PQ OS TORNADOS ESTÃO RASGANDO TANTO?

* Q PROBLEMA É ESSE NAS TARAMPS??

* UM PRIMO MEU DE LA TA QUERENDO MONTAR UM SOM EM UM GOL GIII... QUAL SET ELE MONTARIA P/ NAUM PASSAR VERGONHA LÁ...LEVANDO EM CONTA Q TODOS OS SONS LÁ SÃO IGUAIS...2X18" + 10 DRIVERS + 2 STW...

meu primo ja tem:

2 Drivers D405

2 S. Tweeters Trinyum

1 Player Pionner 6980

está na duvidas em quais woofers usar.e quantos tbm...a duvida dele esta mais pra 6x12" ou 4x15".. mais aberto a opiniões...lá niguem usa wofer de 12".. apenas um cara tem nos medios....ELE QUER MONTAR ALGO BOM E DIFERENTE DOS SONS Q TEM LÁ.. JA Q TODOS SÃO IGUAIS.... :banghead q vcs acham???

Meirelles Souza

Cara, tenho 2 tornados de 18' e 1 taramps 2500 rms, 3 pw3 de 10" e 4 cornetas d250x, o som esta bom de mais........ mas se vc gosta de racha de som vai de eros de 12 ou ultravox de 12, são o ção...... mas pelo menos uns 6 woofer ........... o unico problema que vi no taramps é se vc tiver pouca bateria o chip começa a piscar........... tornado e taramps tocam pra caramba....... flw...

Postado em

Ja tive tornados de 15" e hoje tenho os de 18" e te digo que ate hoje o unico problema que passei foi queimar a bobina de um deles, deixei na loja que comprei e me deram outro....

seguinte meu set é composto por 2 tornados 18" + sd3000

2 snake gtx 12" + t2000

power one + snake sd375

equalizador clarion

crossover megacharge, que hoje esta substituindo o stetsom(stx84) e indico para qualquer pessoa.

2 baterias moura 150ah + 1 bateria 90ah + fonte 100ah

e isso na minha opinião ta tocando muito... na cidade que moro alguns user como o wendell, davi grave, jonlima, sacibahia sabe que esse tipo de trio é top. E te digo que ate hoje nenhum set daqui me surpreendeu.

Postado em
Ja tive tornados de 15" e hoje tenho os de 18" e te digo que ate hoje o unico problema que passei foi queimar a bobina de um deles, deixei na loja que comprei e me deram outro....

seguinte meu set é composto por 2 tornados 18" + sd3000

2 snake gtx 12" + t2000

power one + snake sd375

equalizador clarion

crossover megacharge, que hoje esta substituindo o stetsom(stx84) e indico para qualquer pessoa.

2 baterias moura 150ah + 1 bateria 90ah + fonte 100ah

e isso na minha opinião ta tocando muito... na cidade que moro alguns user como o wendell, davi grave, jonlima, sacibahia sabe que esse tipo de trio é top. E te digo que ate hoje nenhum set daqui me surpreendeu.

melhor que isso ???????? só 2 disso :rever1:

Postado em

Meireles, ao meu ver o problema aí na sua cidade são 3 deles, 1º provavelmente instaladores de som qe nao conhecem muito como se regular um som dessa potência, 2º donos do som que querem que o mesmo toquem mais forte a todo custo, 3º os tornados de 1100 não são um sinônimo dos falantes mais fortes que temos por aí, ainda mais se estiver com algum "gargalo" na instalação, e se os taramps estão armando proteção é por má instalação mesmo, podem estar esquentando demais ondem foram instalados, podem estar com c abos e alimentação ineficiente, etc.

Abraços

Charles Rafael

Postado em

Eu acrescento ao que o Charles citou a caixa errada junto com cortes de frequencia errados,afinal de contas,da pra prever o nivel de um pessoal que usa Tornado 1100 sem MG e com uma penca de drivers.

Eu sou fã de carteirinha dos Snake,mas tenho que ser sincero,um dos falantes que guentam mais abuso é o Tornado,nao me agrada muito ouvi-los,ja os tive,mas que guenta tranco,isso sim!

Postado em
Meireles, ao meu ver o problema aí na sua cidade são 3 deles, 1º provavelmente instaladores de som qe nao conhecem muito como se regular um som dessa potência, 2º donos do som que querem que o mesmo toquem mais forte a todo custo, 3º os tornados de 1100 não são um sinônimo dos falantes mais fortes que temos por aí, ainda mais se estiver com algum "gargalo" na instalação, e se os taramps estão armando proteção é por má instalação mesmo, podem estar esquentando demais ondem foram instalados, podem estar com c abos e alimentação ineficiente, etc.

Abraços

Charles Rafael

EXATAMENTE!!! :+1

Infelismente aqui a mentalidade da maioria das pessoas que montam um trio desse porte é de " entupir, entubar, cobrir" todo mundo, tem pouco conhecimento e vão sempre na onda das instaladoras picaretas, aliás aqui não tem uma que preste, conheço o serviço de todas praticamente, sempre fazem uma cagada, ai já viu né, por exemplo 10 d250x totalizam 1000w rms suportados, mas só aplicam 400w, ai quando tu fala que 2 405 com a mesma potencia aplicada ficaria muito melhor e mais barato os caras faltam é te bater.

os problema que vc viu meirelles é caixa sem projeto algum, geralmente bem menores que o ideal, EQ com tudo no +, alimentação e instalação muito deficiente, geralmente colocam só uma bateria de 150 ah e querem que um T4.2 toque tudo e mais um pouco... medio-grave ja começaram a usar, 10pw3 na maioria, mas com não tem projeto e nao saber fazer os cortes corretamente, acaba ficando na mesma [^]

pode parecer que tô atacando as lojas daqui, mas a verdade é essa, infelismente :banghead

Postado em

UM PRIMO MEU DE LA TA QUERENDO MONTAR UM SOM EM UM GOL GIII... QUAL SET ELE MONTARIA P/ NAUM PASSAR VERGONHA LÁ...LEVANDO EM CONTA Q TODOS OS SONS LÁ SÃO IGUAIS...2X18" + 10 DRIVERS + 2 STW...

meu primo ja tem:

2 Drivers D405

2 S. Tweeters Trinyum

1 Player Pionner 6980

Meirelles Souza

De driver e st já tá ótimo, se ele puder trocar esse cross por um stetsom stx84 ou stx 62 ( depende dos woofers) seria bom tb, nao que o megacharge seja ruim, mas esse corte variavel dele num dá pra saber extamente em qual frequencia está

agora os woofer depende do que ele gosta... mais seco estilo pancadão vai de 12" mesmo, axo que os wpu 1209 daria um som muito bom chegando perto dos 50 hz, agora se ele quer mais subgrave e com um bom medio-grave indicaria os eros sds 18 + wpu 1209.

tambem não pode esquecer da alimentação, pelo menos 2 baterias de 150 ah e cabos de 25 mm e um BIG 3 já da conta dum set desse porte... mas tudo depende de quanto ele ta disposto a gastar!

Qualquer coisa tamo aqui pra projetar e instalar :rolleyes:

:legal:

Postado em

Ola eu to usabdo 2 tornado 1100 18'' em um 7k2d stetsom .... e olha nao tenho oq me queixar nao em rapaziada... eles guentamn um pau lasgado... mas definitivamente eles nao sao para medio grave nao... estou indo para 4 tornados agora de 18'' e para os medio 6 de 12'' magnum 600rms.. o som fika joinha....

quando a relaçao taramps tornado tem td pra der certo mas tendo um bom instalador ... meu 7k2d neim se quer esquenta tocando os tornado... tem algo errado nas instalaçoes de vcs ai...

Abraçoss

Postado em

É, essa do Taramps aí acontece comigo aqui, com um T4000, mas só quando ele é tirado do sistema e vai ser reinstalado.

Toda vez que ele volta pro carro, ele não liga, só o cooler que liga.

A solução é só desligar os positivos e ligar novamente. Daí dá aquela faísca característica de quando é conecatdo, e ta pronto;

Sei que não deveria ser assim, mas isso só resolve aqui no meu caso!

abraços

Postado em
É, essa do Taramps aí acontece comigo aqui, com um T4000, mas só quando ele é tirado do sistema e vai ser reinstalado.

Toda vez que ele volta pro carro, ele não liga, só o cooler que liga.

A solução é só desligar os positivos e ligar novamente. Daí dá aquela faísca característica de quando é conecatdo, e ta pronto;

Sei que não deveria ser assim, mas isso só resolve aqui no meu caso!

abraços

Segundo o cara que me vendeu uma T2.5 é uma proteção que aconteçe regularmente. (quando fui usar aminha pela primeira vez não funcionou foi tirar o positivo e colocar di novo que voltou tudo ao normal)

Postado em

[profecia ON]

vejo mais um tópico descendo a lenha na Taramp´s... :banghead

[profecia OFF]

Não sei explicar com termos técnicos, mas talvez isso aconteça quando a fonte acumula uma carga estática,provavelmente causada quando se coloca o cabo positivo e dá aquelas faíscas mais de uma vez, tipo o cara vai colocar o cabo e dá a faisca, o cara se assusta e coloca o cabo de novo acontecendo outra faisca, então a proteção pode "entender" que seja um curto.. REPITO, NÃO TENHO CERTEZA SE É EXATAMENTE ISSO QUE OCORRE, os técnicos em eletrônica podem explicar melhor..

pro modulo voltar ao normal, retire todos os cabos de força. remote, falantes e rca, pegue um pedaço de fio qualquer, encoste uma ponta na entrada do negativo(GND) e a outra no positivo (+12v)... vc vai ouvir um pequeno "TEC"... pronto, só religar tudo e curtir. MAS NAO SE ESQUEÇA PELAMORDIDEUS DE RETIRAR TODOS OS CABOS E FIOS ANTES!!!!

Postado em

Quanto aos tornados, aposto todas as fichas em caixa com sintonia altíssima, sem uso de subsônico. Aí vai pro saco mesmo, qualquer que seja o falante.

Já em relação ao Taramps... morte súbita assim, provavelmente, é por erro de projeto... mas aí só o fabricante deve saber.

Postado em
Não sei explicar com termos técnicos, mas talvez isso aconteça quando a fonte acumula uma carga estática,provavelmente causada quando se coloca o cabo positivo e dá aquelas faíscas mais de uma vez, tipo o cara vai colocar o cabo e dá a faisca, o cara se assusta e coloca o cabo de novo acontecendo outra faisca, então a proteção pode "entender" que seja um curto.. REPITO, NÃO TENHO CERTEZA SE É EXATAMENTE ISSO QUE OCORRE, os técnicos em eletrônica podem explicar melhor..

pro modulo voltar ao normal, retire todos os cabos de força. remote, falantes e rca, pegue um pedaço de fio qualquer, encoste uma ponta na entrada do negativo(GND) e a outra no positivo (+12v)... vc vai ouvir um pequeno "TEC"... pronto, só religar tudo e curtir. MAS NAO SE ESQUEÇA PELAMORDIDEUS DE RETIRAR TODOS OS CABOS E FIOS ANTES!!!!

Mais ou menos por aí, tire os cabos e deixe um tempo que ele vai descarregar a energia e deve voltar a vida. pra ilustrar de maneira simples é como pegar uma fonte atx e dar um curto, abraços

Postado em

"vão sempre na onda das instaladoras picaretas"

Para não sermos tão injustos, existem muitos picaretas, mas alguns querem trabalhar mais seriamente.

O que acontece é a falta de conhecimento e o fato de não se precuparem em se atualizar.

Tem alguns que trabalham com som a muito tempo e acham que não precisam de nada.

Alguns que acham que os dutos, servem apenas para sair o ar e os chamam de suspiro. Daí já dá para notar o que se pode esperar do resultado.

Infelismente aqui a mentalidade da maioria das pessoas que montam um trio desse porte é de " entupir, entubar, cobrir" todo mundo, tem pouco conhecimento e vão sempre na onda das instaladoras picaretas, aliás aqui não tem uma que preste, conheço o serviço de todas praticamente, sempre fazem uma cagada, ai já viu né, por exemplo 10 d250x totalizam 1000w rms suportados, mas só aplicam 400w, ai quando tu fala que 2 405 com a mesma potencia aplicada ficaria muito melhor e mais barato os caras faltam é te bater.

os problema que vc viu meirelles é caixa sem projeto algum, geralmente bem menores que o ideal, EQ com tudo no +, alimentação e instalação muito deficiente, geralmente colocam só uma bateria de 150 ah e querem que um T4.2 toque tudo e mais um pouco... medio-grave ja começaram a usar, 10pw3 na maioria, mas com não tem projeto e nao saber fazer os cortes corretamente, acaba ficando na mesma [^]

pode parecer que tô atacando as lojas daqui, mas a verdade é essa, infelismente :banghead

Postado em
Quanto aos tornados, aposto todas as fichas em caixa com sintonia altíssima, sem uso de subsônico. Aí vai pro saco mesmo, qualquer que seja o falante.

Bingo!!! é caixa pequena e duto de qualquer jeito, geralmente retangulares com grande área e bem curto.., em uma que fiz as contas tava sintonizada em 78 hz!

Já em relação ao Taramps... morte súbita assim, provavelmente, é por erro de projeto... mas aí só o fabricante deve saber.

acredito que isso occore por causa da instalação e alimentação... é raridade ver por aqui um carro com alimentação e cabos adequados, mas acho que o maior problema de todos são as fontes caseiras que usam muito aqui, so pra ter idéiaa tensão fica oscilando entre 13.5 e 15.8 v, se colocar no ociloscópio o gráfico vai ficar uma meia senóide...

pelo menos nos que instalei até hoje nao deu esse problema.

Postado em

Cara só digo uma coisa!!!! é complicado de acreditar....... não disendo que vc é um mentiroso mas.....hauhauha

Eu tenho 2 tornado de 15p e já fiz de tudo com ele, agora to usando ele para SPL com 1 e as veses 2 SD8000 e o unico problema que tive foi que uma das ocasioes souto ha calota central de um deles e foi só por um pouco de cola e coruuuuu nele. com um tornado de 15 + 1 SD8000 to dando 153,8db isso com o carro 100% original

tornadosd8kwp6.jpg

w800.png

Postado em
Bingo!!! é caixa pequena e duto de qualquer jeito, geralmente retangulares com grande área e bem curto.., em uma que fiz as contas tava sintonizada em 78 hz!

acredito que isso occore por causa da instalação e alimentação... é raridade ver por aqui um carro com alimentação e cabos adequados, mas acho que o maior problema de todos são as fontes caseiras que usam muito aqui, so pra ter idéiaa tensão fica oscilando entre 13.5 e 15.8 v, se colocar no ociloscópio o gráfico vai ficar uma meia senóide...

pelo menos nos que instalei até hoje nao deu esse problema.

falando em sintonia, será que vc podem me ajudar??????????????????? fiz uma caixa para meus tornados de 18" com 130 lts pra cada um com 3 dutos de 4' pra cada o que vcs achamm??????????????????? :legal:

Postado em

galera, andei meio off.. por isso naumm respondi ainda algumas perguntas aqui... esse fim de semana respondo todos e daremos continuidade.. p/ gente entender melhor o q esta acontecendo com os TORNADOS lá.. e ainda ajudar meu primo a montar o set dele lá...

Meirelles

Postado em

:+1 Éh isso mesmo!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...