Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
marcelomoti

som de qualidade: grave tem q ser estéreo

Recommended Posts

ANTES de fazer o som no meu carro, eu imaginei se dava pra fazer isso de colocar 1 sub pro baixo e outro pra bateria, e alguem me falou q nao dava e eu desisti... Mas entao a caixa para os dois subs teriam q ssr as mesmas?

Eu queria a mesma coisa...

 

Me disseram tbm que não da... p/ tocar os 2, o sub tem que ser bom mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pessoal

andei conversando com uma pessoa muito experiente em audio

e ele me contou uma coisa interessante

q eu nao tinha parado pra pensar

 

um sistema de qualidade, pra tocar concerto.. jazz... e outras músicas do genero

tem q ter 2 subwoofers, um ligado no canal esquerdo e outro no direito

 

pq?

 

imagine um palco, onde tem um contra baixo no lado direito e uma bateria no lado esquerdo

 

é correto q se tenha um subwoofer para cada instrumento a fim de minimizar o embolamento das ondas sonoras mas nao para separar os canais com a finalidade de fazer com q o grave de um instrumento venha de uma determinada direcao, isso é impossivel

faz sentido, nao?

num sistema onde se liga um subwoofer em bridge, o sinal é somado dando outra forma de onda

 

mas atenção essa afirmação cai por agua abaixo se vc escuta musica eletronica, pop, etc

onde a separacao dos canais dos subwoofers nao ajuda muito

 

 

 

muitos já sabiam

 

mas sempre é bom lembrar o pessoal

Concordo, mas uma caixa com boa reprodução de transientes já amenizaria muito o efeito, não? Talvez tornando-o até imperceptível, afinal, com as crianças na mala, e alguma diferença muito pequena deixaria de ser sentida.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Problema Marcelo que iso é válido para o ambiente teatral, showzal, mas pro carral... tenho minhas dúvidas, pois o sub vai aonde ?.... no porta malas... tente criar imagem estereofônica vinda do porta malas..... Alem disso frequencia baixas tem baixa diretividade.

ai concordo com o "Insano" (Mdiana) ponto pros "coturnos".... Mas estamos falando de graves e medio graves... subgraves são uma "bolha assassina"que se espalha e não se nota da onde veio...

 

A alguns anos (acho que foi na década de 60 :lol: ) saiu na som e carro uma matéria sobre sub woofers na frente, realmene qualidade melhor, mas praticidade... zero...

Notou que a maioria dos HTs só tem um sub com sinal L+R ?

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, nao podemos esquecer da scanspeak que tem uns midbass que respondem bem nessa faixa de frequencia que estao procurando...

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pessoal, nao podemos esquecer da scanspeak que tem uns midbass que respondem bem nessa faixa de frequencia que estao procurando...

 

:legal:

JoeyT acho que a questão não é exatamente os falantes responderem bem essa faixa de frequencia...tem alguns vários mid-bass e até sub-woofers de 6" que respondem bem...a questão é: O ambiente vai influenciar mto a resposta...em HT a percepção é clara em função do espaço que existe para a propagação dessas frequencias.

 

No ambiente "carral" é complicadissimo pois como o Sandro disse, as frequencias mais baixas simplesmente "invadem" o ambiente e assim fica dificílimo ter a percepção de onde está vindo tal instrumento.

 

Talvez com um par de subwoofer de 6" seja possível realizar tal façanha...pensando pelo lado físico da coisa, a área de cone é menor, tem mais agilidade e assim maior precisão...mas continuo achando que as frequencias mais baixas (creio que de 40hz pra baixo) continuem embolando e não criando a percepção devida...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

COmo tudo é relativo ao projeto, ou seja, com um belo projeto vc tem um subgrave na frente e em stereo! Só que vai dinheiro pra fazer isso!

 

E, como disse o Ronie, nada de sub no porta-malas. Aliás, porta malas é pra por bagagem..... Se eu pudesse eu colocaria dois L7 de 8" nas laterais do banco traseiro, faria uma máscara com os módulos nessas laterais junto ao sub e arrancaria tudo do porta-malas.... só deixaria um acabamento mais bonito e só.

 

Um dia eu vou fazer isso... Nada no porta malas. Aliás, com 2 kickers L7 assim, acho que uma resposta em stereo seria mais fácil hein@!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tirou as palavras da minha boca :P

 

ps.: marcelo é ESTEREO!!! nao esterio :legal:

 

 

abraços

ops!

falha minha

corrigi meu topico

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tirou as palavras da minha boca :P

 

ps.: marcelo é ESTEREO!!! nao esterio  :legal:

 

 

abraços

ops!

falha minha

corrigi meu topico

Já ouvi uma música "que esqueci o nome" em que a introdução é um som de tempestade em que os trovões "gravísimos" tocavam hora na esquerda hora na direita e no centro. quando ouvi no meu carro simplesmente não ouvi o som de trovão do lado direito. Aí eu joguei o botão do 4.8 para estéreo e ficou tudo certo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pessoal

andei conversando com uma pessoa muito experiente em audio

e ele me contou uma coisa interessante

q eu nao tinha parado pra pensar

 

um sistema de qualidade, pra tocar concerto.. jazz... e outras músicas do genero

tem q ter 2 subwoofers, um ligado no canal esquerdo e outro no direito

 

pq?

 

imagine um palco, onde tem um contra baixo no lado direito e uma bateria no lado esquerdo

 

é correto q se tenha um subwoofer para cada instrumento a fim de minimizar o embolamento das ondas sonoras mas nao para separar os canais com a finalidade de fazer com q o grave de um instrumento venha de uma determinada direcao, isso é impossivel

faz sentido, nao?

num sistema onde se liga um subwoofer em bridge, o sinal é somado dando outra forma de onda

 

mas atenção essa afirmação cai por agua abaixo se vc escuta musica eletronica, pop, etc

onde a separacao dos canais dos subwoofers nao ajuda muito

 

 

 

muitos já sabiam

 

mas sempre é bom lembrar o pessoal

Grande marcelo, blz?

 

Eu tinha sacado essa questão porém naum tinha me atenado, eu pensei que fosse cosia da minha audição eaheahaehae.

 

Outro detalhe que eu tenho percebido e vou tentar colocar em prática é que, fiz um teste aqui com um endurence deixando a resposa super plana com um pico de 3 db na frequencia de 55 a 65 hz e o f3 em 40 hz, notei com isso que ele ficou com o subgrave muito mais definido. Agora eu vou pegar um street bass e colocar ele com o pico de 95 a 105 hz para ver a outra deficinição, vou deixar n sistema os dois trabalhando juntos para ver o resultado.

 

Parei para me atenar nisso depois de eu ficar olhando a análise de algumas musicas, elas geralmetne dao um pico em 60 e 100 hz.

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal:

Eu gostaria de perguntar se algum de vcs,ja ouviu algum verdadeiro High-end,usando apenas "um" alto falante para as frequencias baixas?

 

Por exemplo : um par de "Nautilus",ou um par de "Wilson Audio",Dynaudio,etc...?

 

Ou será que o pessoal esta confundindo Home-theather 5.1 ou equivalente,que já tem uma saída específica para sub-woofer mono?(L+R).

 

Será que os sinais de baixa frequencia gravados em stereo nos estúdios do mundo inteiro,foram feitos para serem "Somados"(BRIDGE MONO),e será que essa soma não modificaria o timbre,alem de dobrar a amplitude??(+3Db)

 

Como será que o som de um carro "toca" com o grave na configuração stereo?

 

Eu fiz isso no meu carro. O resultado foi muito elogiado :vts

 

Eu estou com 2 woofers de 10 polegadas da Nakamichi(100WRMS cada) com 15 anos de uso,em duas caixas dutadas de 29 litros cada,no meu porta malas e na frente eu tenho um kit Dynaudio com 2 mid-bass de 5pol,e 2 tweters. e o corte de frequencia está em : Nakamichis de 50Hz p baixo,dinaudyo de 50 p cima e tweters em 3Khz p cima.

Eu gostaria de saber ,se alguem mais aqui do Forum,usa 2 subwoofers na configuração stereo,e como esta a ligação deles ,e o resultado final,?como ficou?

Valeu! :rever1:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Franco!!!

 

Da forma que estão instalados meus subs e pelos recursos dos meus equipamentos, posso optar por grave em estereo e mono.

 

Costumo gravar algumas faixas usando recusos de PAN (panoramic) e separação de efeitos (como Delay, reverb, Slap Back, ping pong, Tape echo, Flanger e Chorus - sinal original num canal e efeito no outro).

 

São feitas com um teclado ligado a um computador usando o Sonar 1.0 da Cakewalk pra fazer a mixagem, porem como a minha placa de som em casa é nojentona, fica com muito ruido, mas serve pra descobrir de onde vem o som. Estou louco pra comprar uma gravadora de DVD e uma placa 5.1 pra fazer a mesma brincadeira com Home Theaters :rolleyes:

 

Bem em casa fica bem claro o Estereo no grave mas no carro .... marrom

 

sente-se os graves em estereo, por conta dos mid bass, mas os sub graves não....

 

Meu carro é um sedã.

 

[]

 

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Respondendo ao Franco!

 

Já ouvi som hi-fi/hi-end com B&W, Paradigm, entre outras, com e sem subwoofer, e em configurações estéreo. Oq posso dizer é que SIM, no HT a diferença do grave "estereo" é fundamental.

 

Filme Não é música e Não existe música 5.1 (ainda).

 

Agora carro.

SIM! Já tive grave estéreo, no carro, e já pude fazer o teste usando mono OU estéreo. O resultado do ambiente é Tão precário que acaba se perdendo toooda essa "vantagem".

 

Opinião e testes MEUS.

 

[]s

Ri7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Qdo eu tiver 15 mil reais sobrando, vc vai ver um sistema de sub estereo bem loco!! ahahahahaahahaha

 

Só que pra isso teria que comprar um carro que tenha um bom painel e fazer esses subs na frente!

:o tudo isso é muito complexo vamos aos testes pessoal, quem sabe no proximo encontro não apareca carros que coloquem essas teorias no bolso B)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Marcelo já viu o modulo da MB QUARTda linha Q series a marca lançou tres modelos de amplificadores um de um, dois e quatro canais todos monos Utilizando-se do fator de pureza do de som, o ambiente se preenche com um só sinal de audio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 97 o corsa da zander´s tinha dois sub´s de 8´da JL no pezinho e em cima do painel medios b&w com tw focal.......acho que seria isto que o pessoal esta procurando....

:unsure: ola caro amigo

vc ouviu meus pezinhos , o que diria diante desta pauta a respeito do médio grave que eles tocam :pirou:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O carro do Alberto tem um médio grave muito bom, posso dizer animal, sendo assim está em estereo e naum gastou os cubos para isto......eu tenho a opção de colocar os meus sub´s em estereo mas tenho quase certeza que naum acontecer nada...tambem é um carro sedan....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Respondendo ao Franco!

 

Já ouvi som hi-fi/hi-end com B&W, Paradigm, entre outras, com e sem subwoofer, e em configurações estéreo. Oq posso dizer é que SIM, no HT a diferença do grave "estereo" é fundamental.

 

Filme Não é música e Não existe música 5.1 (ainda).

 

Agora carro.

SIM! Já tive grave estéreo, no carro, e já pude fazer o teste usando mono OU estéreo. O resultado do ambiente é Tão precário que acaba se perdendo toooda essa "vantagem".

 

Opinião e testes MEUS.

 

[]s

Ri7

Já existe sim música em 5.1, o Pink Floyd (ñ sei se vc conhece ou curte) lançou aqui no Brasil o album Dark Side Of The Moon gravado em SACD, que pelo que eu vi é o disco de audio em 5 canais

Editado por Tiago Fernandes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Thiago!

 

Temos outros títulos já.

Já ouvi este título e alguns novos da telarc, sacd, todos 5.1, inclusive o da Norah Jones, que não gostei.

Na minha opinião ainda falta bastante refinamento para q o surround seja de fato útil nas músicas.

 

Abraço,

 

Ri7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

...Mas voltando ao assunto do sub em estereo, será que fica legal se ligarmos um sub bobina dupla em 2 canais de um amp estereo (1bobina pra cada canal) ?

ao invés de ter dois subs?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De forma alguma!!!!!!!!

heheh

 

isso não é possível

A bobina dupla, na verdade, são 2 enrolamentos na MESMA bobina.

 

Se vc ligar sinais diferentes, além de criar problemas sérios de impedância para a saída do amplificador, irá literalmente destruir o falante.

 

[]s

Ri7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
De forma alguma!!!!!!!!

heheh

 

isso não é possível

A bobina dupla, na verdade, são 2 enrolamentos na MESMA bobina.

 

Se vc ligar sinais diferentes, além de criar problemas sérios de impedância para a saída do amplificador, irá literalmente destruir o falante.

 

[]s

Ri7

valew, vc salvou a vida do meu sub e do meu amp ! he he :rever1:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu estou com 2 woofers de 10 polegadas da Nakamichi(100WRMS cada) com 15 anos de uso,em duas caixas dutadas de 29 litros cada,no meu porta malas e na frente eu tenho um kit Dynaudio com 2 mid-bass de 5pol,e 2 tweters. e o corte de frequencia está em : Nakamichis de 50Hz p baixo,dinaudyo de 50 p cima e tweters em 3Khz p cima.

Eu gostaria de saber ,se alguem mais aqui do Forum,usa 2 subwoofers na configuração stereo,e como esta a ligação deles ,e o resultado final,?como ficou?

Valeu! :rever1:

Seriam o SP1010???? hum!!!! eu infelizmente nunca tive um carro que pudesse colocar dois subs, sempre tive apenas um sub. Mas eu acredito que frequencias muito baixas ainda mais dentro do carro fica díficil de perceber de onde vem vindo o sub-grave. A minha vontade é pegar um desses subs de 5", e usar na frente estéreo, formar 3 vias na frente, mas com sub, mid, tweeter + um ou dois subs atrás, mas respondendo bem baixo, tipo 35hz +ou-!! Hj temos vários subs de 5" bons, tipo focal, morel lançou uns agora, bem bacanas!!! Elate. Quem sabe um dia, quando o $$$ deixar!!! hehe!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o 5WS da focal me impressionou, como um bom 'sub-mid-bass' pra frente :)

 

pena que meu $$$ não vai deixar eu comprar :D

 

mas tbm nada de absurdo que os Vifa por exemplo do Diana não faça.

 

[]s

Ri7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Ri7 falou mais ou menos o que eu pensei......eu corto o sub em 30hz e a hora que o bixinho funciona..putz......o resto é tudo no pezinho.......acho que ficou legal o meu pezinho, apesar que da para melhorar....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E se usar um par de JL 6W0 em pezão dutado e um peito com mid range de 4" + tweeter?

Creio eu que, nessa configuração, o grave em STEREO seria bem aproveitado...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...